Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Solução? Junior Santos vira nova opção no Botafogo para Luís Castro



Atacante é colocado na ponta-direita e se destaca em vitória contra o Coritiba; posição é uma das mais carentes do elenco





Junior Santos tem mostrado serviço no Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Em meio à sequência recente de jogos da equipe do Botafogo, o técnico Luís Castro parece ter encontrado uma nova opção para o sistema ofensivo: Júnior Santos. O atacante foi colocado na ponta-direita contra o Coritiba e se destacou na vitória por 2 a 0 no último sábado, pelo Brasileirão.




Ele foi uma das peças que chegaram na última janela. Se no lado esquerdo do ataque já havia mais opções no terreno ofensivo, já se tinha mais peças de reposição, na direita não era a mesma coisa, o que gerava até mesmo uma sobrecarga nos titulares da posição - e é nisso que Júnior Santos pode chegar com muita utilidade.


CONTRIBUINDO NO ATAQUE

A chegada de Junior Santos foi importante para a equipe alvinegra neste sentido. O jogador estreou marcando gol na partida contra o Juventude fora de casa. Desde então, ele não tem sido regularmente titular pelo Botafogo, mas na maioria das vezes entrou bem, dando ótima contribuição ofensiva.

Na última partida diante do Coritiba em casa, Junior Santos começou como titular e teve uma boa atuação, tendo acertado todos os dribles, finalizando jogadas por conta própria, além de ter acertado duas finalizações na trave e chegou a ser bastante elogiado pelo treinador Luís Castro.



ESFORÇO DEFENSIVO

Além disso, outro ponto interessante com relação à atuação de Júnior Santos na partida contra o Coritiba é a contribuição na marcação que o jogador deu. Presente em grande parte dos lances no ataque, também foi importante na recomposição. Tanto que, por várias vezes, ele ocupou o lado direito no terreno de defesa para atrapalhar as ações do time adversário.

O ponta também teve ótimos números nas ações de defesa. Ganhou seis de sete divididas no chão e um de dois duelos aéreos, além de um corte.


DRIBLADOR

Junior Santos tem um aproveitamento em dribles de 73% de acordo com o "Sofascore" e teve em média, 67 minutos por jogo. Além disso, ele também tem mais de duas finalizações por partida. Ótimos números para um jogador que atua na parte de ataque do campo.

É certo que Junior Santos teve um bom começo no Botafogo e aproveitou bem a oportunidade que teve no último jogo para jogar de titular. Desde a estreia o jogador tem mostrado bastante serviço e pode ser a peça de recomposição ideal que faltava para Luís Castro na ponta direita, visto que é capaz de dar a “dor de cabeça’" no que se trata da titularidade na posição.



E MAIS: Rodrygo marca, 'baila' com Vini Jr, e Real Madrid bate Atlético no clássico pela La Liga Mauro Cezar detona jogador do Flamengo em origem do pênalti para o Fluminense: 'Todo errado' Meia do Atlético de Madrid está perplexo com repercussão de frase sobre Vini Jr Jornalistas criticam atuação de Claus no Fla-Flu: 'Como Felipe Melo não foi expulso?' 'Daria R$ 5 mil para ver o Flamengo não ser campeão', dispara ex-jogador do clube



Fonte: LANCE/Luan Fontes*Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo aproveitará 10 dias sem jogo para descanso, trabalho e recuperação



Time volta a treinar na quarta-feira, uma semana antes da partida contra o Goiás, pela 28ª rodada



A última Data Fifa antes da Copa do Mundo reserva ao Botafogo de Luís Castro mais tempo para descansar, trabalhar e recuperar seus jogadores. Esse é o planejamento do clube para os 10 dias que separam a vitória do Coritiba no último sábado para o jogo com o Goiás, dia 28 de setembro. Desde que o técnico português chegou ao Botafogo, nunca houve uma distância tão grande entre um jogo e outro.


O Botafogo volta a treinar, já de olho na próxima partida, apenas na quarta-feira. Ao todo, são três dias de folga. A equipe deve ter sessões de treino até terça da outra semana, quando viaja para Goiânia, enfrentar a equipe de Jair Ventura.





Luís Castro terá bastante tempo para conversar com os jogadores antes da partida com o Goiás — Foto: Vitor Silva/Botafogo



A expectativa é que neste período alguns jogadores voltem a ficar à disposição. Segundo o último boletim do Núcleo de Saúde e Performance do Alvinegro, Gustavo Sauer e Diego Gonçalves estão recuperados e podem jogar. Já Patrick e Paula, Carlinhos e Joel Carli estão em transição.


O técnico português celebrou que o intervalo gerado pelos jogos de seleções permita que ele possa encontrar soluções internas nos treinos. Por outro lado, o treinador já comentou que prefere jogar partidas no meio e fim de semana do que ter um período maior de treinos.


- Neste caso concreto, vamos aproveitar para solidificar algumas coisas que temos. É um time novo e é importante termos esse período juntos após um período de descanso que vamos ter nesses dias. Descansamos e depois partimos para um ciclo de dias seguidos até o Goiás, que vai ser importante.


+ Análise: Luís Castro roda elenco para devolver vitória em casa ao Botafogo




Cartola: Víctor Cuesta, do Botafogo, faz gol e é o maior pontuador do sábado na rodada #27 (https://ge.globo.com/cartola-fc/video/cartola-victor-cuesta-do-botafogo-faz-gol-e-e-o-maior-pontuador-do-sabado-na-rodada-27-10946561.ghtml)



+ Luís Castro afirma não sentir alívio com vitória do Botafogo: "Em paz com nossa consciência"



Vitória traz semana mais tranquila

O reencontro com os três pontos em casa e o aumento da distância para a zona de rebaixamento também ajuda na semana de trabalho. Terminar a rodada no meio da tabela também faz com que o período de treinos seja mais tranquilo e sem a pressão de ter que buscar o resultado como visitante.


Se antes da partida contra o Coritiba o Botafogo ainda não tinha vencido como mandante no returno, agora o jogo virou e a sequência é positiva. A equipe de Luís Castro acumula sete pontos nos últimos nove possíveis e tem uma derrota nos últimos sete jogos, mas também só venceu duas vezes. Fora de apenas uma partida desde que estreou pelo Bota, em 20 de julho, Marçal também comemorou o tempo livre que terão.


- É muito melhor o pós-jogo quando você ganha. Tudo fica mais tranquilo, você consegue executar o trabalho durante a semana com mais foco, sem aquela pressão de ter que fazer ponto. Nos últimos três jogos somamos sete pontos. Agora é aproveitar esse bom momento, também recuperar aqueles que estão sentindo uma coisa ou outra e quem está voltando de lesão para estarem com a gente. Então é descansar para o próximo jogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Botafogo vence o Coritiba e encerra série negativa em casa (https://globoplay.globo.com/v/10946383/)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


É interessante também que os comandados de Luís Castro consigam assimilar bem o que o treinador deseja para a equipe. Depois do período sem jogos, o Bota terá pela frente uma sequência intensa de jogos no mês de outubro - quase o dobro do que teve em setembro - com sete partidas em 26 dias.


Décimo lugar no Campeonato Brasileiro, o Botafogo subiu duas posições e está com 34 pontos. A distância para o provável G-8 ainda é de nove pontos, mas a vantagem em relação à zona de rebaixamento aumentou para seis. O Goiás, próximo adversário, é o nono, com 37. Caso vença a próxima partida, marcada para dia 28 de setembro, às 21h45 (de Brasília), o Bota subirá mais uma posição.