Páginas

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Sem regularidade e sem Libertadores: como foi o Brasileirão do Botafogo


Alvinegro começa campeonato em alta, faz jogos marcantes, mas perde essência e sofre queda brusca de rendimento que o tira da Libertadores 2018. Destaques individuais salvam campanha








O Botafogo que tomou o gostinho da Libertadores em 2017 agora vai ter que aprender a caminhar sem ela. A campanha no Campeonato Brasileiro degringolou no fim, e a classificação para a Libertadores que parecia assegurada escapou por entre os dedos.


Não só pela perda da vaga, mas o desempenho alvinegro de modo geral na Série A desse ano ficou muito abaixo de 2016: 53 pontos contra 59. E também do que foi projetado com a espinha dorsal do time mantida e o elenco reforçado por nomes de peso. A equipe chegou a ter a melhor campanha do returno, mas terminou com a melancólica 10ª posição.


Mas não só de decepções foi o Brasileirão alvinegro. Confira um resumo da participação dos comandados de Jair Ventura:


Jogo chave: Botafogo 1 x 2 Atlético-GO


Melhores momentos: Botafogo 1 x 2 Atlético-GO pela 35ª rodada do Brasileiro 2017


O Alvinegro vinha de derrota em casa, mas tinha uma nova oportunidade de se redimir com sua torcida. E que chance: enfrentar o lanterna e na época já praticamente rebaixado Atlético-GO dentro do Nilton Santos. Mas o time perdeu.


A derrota por 2 a 1 gerou uma crise que acompanhou o time até a última rodada, em clima de protestos da torcida e com direito à invasão em treino. Semanas depois, o pesadelo virou realidade com a perda da vaga na Libertadores que estava na mão.


Melhor jogo: Botafogo 3 x 1 Vasco



Melhores momentos de Botafogo 3 x 1 Vasco pela 9ª rodada do Brasileirão 2017



O Botafogo encantou no primeiro semestre, e é dos seis primeiros meses que apresentou também sua melhor exibição na Série A: contra um Vasco completo com Nenê e Luis Fabiano, a equipe fez 3 a 1 no Nilton Santos, fora o baile.


O artilheiro Roger marcou dois, Victor Luis fez um golaço de falta, e o Alvinegro abriu 3 a 0. Sofreu o único gol nos minutos finais, em um lance polêmico de Rabello com Luis Fabiano. Exibição de gala, com um detalhe: Montillo e Camilo, principais nomes do time, estavam no banco.


Pior jogo: Botafogo 0 x 1 Atlético-PR


Melhores momentos: Botafogo 0 x 1 Atlético-PR pela 34ª rodada do Brasileirão 2017


O Alvinegro vinha de vitória sobre o Sport fora e tinha dois jogos seguidos em casa para embalar rumo à Libertadores. Mas logo no primeiro tropeçou, e feio. Derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR em um jogo onde tudo deu errado.


Debaixo de chuva, o time esfriou junto com o tempo e não conseguiu criar praticamente nada. Foram só duas chances de gol, com Pimpão e Guilherme. E até Gatito, antes herói, falhou, traído pela bola molhada e tomando um raro frango.


Quem decepcionou: Leo Valencia


Leo Valencia ainda tenta se firmar no time de Jair (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Não faltaram candidatos ao posto de maior decepção do Botafogo no Brasileiro. Montillo chegou como grande contratação, mas pouco jogou e pediu a rescisão após sequência de lesões. Camilo, maestro do time na arrancada de 2016, despencou de rendimento e foi até barrado antes de ser trocado por Brenner com o Internacional.


Mas talvez a maior decepção tenha sido Leo Valencia. Não que o chileno venha jogando menos que Montillo ou Camilo fizeram ao longo do campeonato, só que o retorno dado ainda foi pouco diante da expectativa criada. Em 13 jogos, o meia teve duas assistências e nenhum gol. Porém, mostrou ter potencial para evoluir em 2018.



Melhor jogador: Gatito Fernández


Gatito Fernández pegou oito pênaltis no ano, quatro no Brasileiro (Foto: André Durão)


Eleito pela torcida como o "craque da galera" do Botafogo, Gatito Fernández teve uma temporada espetacular em 2017. No Brasileiro, manteve as ótimas atuações da Copa do Brasil e principalmente da Libertadores. Defendeu quatro pênaltis e fechou o gol em partidas como por exemplo o empate por 1 a 1 com o Avaí e na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia.


Seu desempenho o fez até mesmo barrar o ídolo Jefferson, que voltou depois de grave lesão, e despertou o interesse do Napoli, da Itália. Na reta final do campeonato, caiu de produção junto com o time, tomou um frango na derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, mas ainda assim foi o melhor jogador alvinegro do Brasileiro.


A revelação: Igor Rabello


Igor Rabello formou uma das melhores zagas com Carli (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O zagueiro voltou após ser emprestado ao Náutico com a promessa de que teria oportunidades. Não só teve, como agarrou com unhas e dentes. O jovem de 22 anos entrou no time e não saiu mais. Jogou 31 das 38 rodadas e formou uma das melhores duplas de zaga do campeonato ao lado de Carli, o xerifão argentino capitão e líder da equipe.


De porte físico avantajado, o defensor se mostrou eficiente na bola aérea e no mano a mano. Cometeu algumas falhas de, certa forma, naturais até pela idade, mas o saldo foi muito positivo. Tanto que despertou o interesse de clubes da Europa, e o Botafogo renovou seu contrato até o fim de 2019. Mas vai ser difícil segurá-lo.


Destaque no Cartola: Bruno Silva


Bruno Silva foi o maior pontuador do Botafogo no Cartola: 140,40 pontos (Foto: Vítor Silva / SSPress/Botafogo)


Apesar de não ser um meia ofensivo, foi bastante lembrado pelos cartoleiros este ano. Com seis gols, cinco assistências e 63 roubadas de bola, terminou com média de 4,26 pontos em 33 jogos disputados. Caiu de produção junto ao time no fim do campeonato. Preço final: C$ 12.69.


Gatito, Roger e Victor Luis foram outros do Botafogo que se destacaram no fantasy game.


Ah, se a gente tivesse esses pontos... Botafogo 3 x 4 São Paulo



 Os gols de Botafogo 3 x 4 São Paulo pela 17ª rodada do Brasileirão


O botafoguense tem motivos de sobra para lamentar pontos perdidos ao longo do campeonato: Avaí em casa, derrota para o lanterna, viradas inacreditáveis no fim... Mas talvez a derrota que mais deixou feridas no torcedor e fez falta na caminhada para a Libertadores foi para o São Paulo.


O Alvinegro saiu atrás do placar, mas virou com dois de Marcos Vinícius e ampliou com Guilherme logo após Gatito defender um pênalti. A vitória parcial por 3 a 1 até os 38 do segundo tempo já permitia ao torcedor fazer contas pensando no topo da tabela. Mas o São Paulo fez três gols em oito minutos e tomou os pontos para si.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro

Botafogo se reúne com Cruzeiro e Inter por Bruno Silva; Mineiros saem na frente


Dirigentes dos dois clubes estiveram no Rio de Janeiro e apresentaram lista de jogadores para os alvinegros, que não devem ficar com o volante para 2018






Bruno Silva em partida da Libertadores 2017 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O futuro de Bruno Silva começou a ser decidido na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro, e o Cruzeiro saiu na frente do Internacional. A diretoria do Botafogo recebeu representantes dirigentes das duas equipes e ouviu as propostas, que incluiem jogadores. Por ora, a da Raposa foi mais bem avaliada pelos alvinegros.


Pelo lado do Cruzeiro, estiveram presentes na reunião Wagner Pires de Sá, presidente, e Itair Machado, vice de futebol. O Internacional foi representado por Jorge Macedo, diretor executivo. As propostas foram apresentadas para Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo, e Nelson Mufarrej, vice e que venceu as eleições no mês passado.


- Foi muito boa (a reunião). Agora falta nós acertarmos detalhes internos para ver se conseguimos conciliar nossos interesses. Foi muito boa, mas ainda faltam alguns detalhes. Isso é complicado. Essa engenharia financeira de transações... Se aceitam alguns jogadores nossos, valores. Isso são coisas internas. Depende do time (Botafogo). O jogador quer voltar, é mineiro, gosta de Minas. Nós somos parceiros em vários outros jogadores. Sempre tratamos com muita ética todos nossos negócios - disse o presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá.


O Inter prometeu fazer uma nova proposta ao Botafogo para poder contar com o volante na temporada 2018.


Bruno Silva foi um dos jogadores mais importantes do Botafogo na temporada, disputando 60 de 73 jogos, com nove gols marcados e oito assistências. Caiu nas graças da torcida alvinegra. Porém, a lua de mel acabou quando ele foi vaiado e fez gesto para o público de que iria embora do clube.


Fonte:GE/Por Felippe Costa, Marcelo Baltar e Thaynara Amaral, Rio de Janeiro