Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2020

Dirigente do Botafogo revela sondagem por Robben e ligação para gêmeos Fábio e Rafael


Vice-presidente comercial e de marketing, Ricardo Rotenberg garante que tenta convencer holandês a voltar ao futebol. Torcedores do clube, laterais podem ser reforços em 2021




O vice-presidente Ricardo Rotenberg colocou mais uma estrela internacional na mira do Botafogo: o atacante holandês Arjen Robben, de 36 anos. O dirigente, membro do comitê de futebol, garante que fez contato diretamente com o jogador para tentar convencê-lo a voltar ao futebol em entrevista ao "Canal do TF".


- Para mim, foi o melhor jogador da Copa de 2014. O Messi ganhou porque é o Messi e foi vice-campeão. Mas ele é meu ídolo, acho um grande jogador. Tem o risco porque está muito tempo parado. Sondei, ele soube e me respondeu. Ficou feliz com a procura do Botafogo - disse.



Holandês anunciou aposentadoria há quase um ano — Foto: REUTERS/Jon Nazca


Robben se aposentou em julho de 2019, quando se despediu do Bayern de Munique-ALE, onde é ídolo. O dirigente afirmou, ainda, que tem a ajuda do empresário Marcos Leite na tentativa, que não passou de sondagem até o momento. O agente ficou conhecido entre os alvinegros por ser intermediário do acerto com o japonês Honda. Ele também representa o marfinense Yaya Touré.


- Pedi ao Marcos Leite para ajudar a entrar contato com o Robben. Ele conseguiu o contato, falou com o empresário do Robben. Me ajudou nessa. Com o Obi Mikel, tratamos com outro cara. Mas o Robben foi com ele também. É muito difícil, está há muito tempo sem jogar e, se quiser, pode ganhar quatro vezes mais lá fora. Mas, ele sabe do Botafogo - completou.



Contato com os gêmeos


Outros dois possíveis reforços mencionados pelo cartola são os laterais gêmeos Fábio e Rafael. Apesar de formados no rival Fluminense, os dois se declararam botafoguenses e revelaram o desejo de jogar no clube de coração. O que, segundo Rotenberg, pode acontecer em 2021.


- O Fábio ficou muito emocionado por receber uma ligação de um dirigente do Botafogo. O Rafael também, disseram que são alvinegros até a alma. Liguei para eles e falei: "o Botafogo quer vocês". Mas, sabemos que os contratos deles vão até junho de 2021. Um pré-contrato só seria possível a partir de janeiro. Então, não podemos fazer nada até lá. Mas, as portas estão abertas. Eles deram entrevistas, falaram que gostariam de jogar no Botafogo. E respondi de volta: "o Botafogo também quer vocês" - afirmou.


Na mesma entrevista, VP garantiu que outros nomes foram oferecidos, como o português Ricardo Quaresma, o marfinense Salomon Kalou e o brasileiro Joãozinho. Rotenberg disse, também, que as conversas com Yaya Touré e Obi Mikel continuarão após a crise do coronavírus.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Sem registro no Bira, Carli aguarda novo contrato, mas Botafogo quer acordo para saída do zagueiro


Por ser estrangeiro, argentino tem vinculo vencido e não está cadastrado na Ferj, mas possui acordo até janeiro de 2021 com cláusula de renovação por mais uma temporada



O nome de Joel Carli saiu do Bira nos últimos dias. Apesar de ter acerto com o Botafogo até janeiro de 2021, a situação do argentino precisa ser regularizada a cada dois anos e ele está sem registro na Ferj. Com renovação automática até janeiro de 2022, o zagueiro ainda não teve o novo contrato executado, e o clube tenta um acordo para sua saída.


Carli chegou ao Botafogo no início de 2016 e assinou contrato até o fim de 2018. Há dois anos, o argentino prolongou o vínculo até dezembro, mas com cláusula que possibilitava a ampliação por mais um ano caso batesse a meta estipulada para 2019. Foi o que aconteceu quando o defensor participou de 31 jogos com a camisa alvinegra.


O salário do jogador é um fator que dificulta a permanência. Para a diretoria do Botafogo, os vencimentos atuais de Carli estão fora da realidade financeira do clube, mas ainda não houve proposta ao jogador. O Alvinegro tenta uma maneira amigável de se entender com o atleta, já que o não cumprimento do contrato pode gerar mais uma ação judicial. A reportagem procurou o estafe do atleta, que não quis se manifestar sobre o assunto.



Botafogo tenta acordo para saída de Joel Carli — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Se financeiramente o Bota avalia de maneira negativa, Carli tem apoio interno no departamento de futebol. O técnico Paulo Autuori conta com o argentino no elenco, apesar de não avaliá-lo como titular absoluto. Assim como os demais jogadores, que têm no zagueiro uma das principais lideranças do grupo.


Em 2018, Carli foi o herói do título carioca ao marcar um gol aos 49 minutos do segundo tempo e levar a decisão contra o Vasco para os pênaltis no Maracanã. Nesta temporada, o zagueiro atuou em cinco dos 12 jogos do Botafogo e foi para a quarentena como reserva. Marcelo Benevenuto e Kanu eram os titulares antes da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.


A perda de espaço do zagueiro, além de ser uma decisão da comissão técnica, também passa pela vontade do Botafogo de negociá-lo. Por duas vezes este ano, Carli esteve próximo do Sport, mas o Alvinegro acabou recuando, e a rescisão passou a ser prioridade do clube de General Severiano.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro