Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

Sem Emerson, Ricardo esconde time do Bota para encarar Volta Redonda


Técnico comanda treino sem zagueiros, com um a mais na linha, e faz mistério sobre quem será parceiro de Carli. Lindoso é poupado, mas segundo o clube não preocupa





Fernandes treinou entre os titulares e substitui o
suspenso Airton (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Ao que tudo indica, Emerson está fora da partida desta quarta-feira, contra o Volta Redonda. Com dores musculares na coxa direita, o zagueiro de 20 anos não foi a campo nesta terça e não deve ser relacionado. Mas Ricardo Gomes faz mistério sobre o seu substituto, e também sobre o time. Em General Severiano, o técnico comandou uma atividade tática com um a mais na linha e sem a presença de defensores. Renan Fonseca e Emerson Silva são as opções do treinador para ser o companheiro de Carli. Outra ausência foi a de Rodrigo Lindoso, que foi poupado por conta de fadiga muscular e ficou na academia. Mas, segundo o clube informou, o volante não preocupa. A única certeza é que Fernandes substituirá Airton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


No treino, Ricardo começou com Diego, Diogo Barbosa, Fernandes, Bruno Silva, Gervasio "Yaca" Núñez, Gegê, Salgueiro, Neilton e Ribamar. Mas não durou muito, e pouco depois os titulares deixaram o campo. A atividade continuou apenas com reservas. Entrou Luís Henrique no ataque, Octávio na lateral direita, Lucas Zen no meio de campo etc. Apesar de esconder o time, a tendência é que a escalação seja formada por Jefferson, Diego, Carli, Renan Fonseca (Emerson Silva) e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Fernandes, Bruno Silva e Gegê; Salgueiro e Ribamar. Sem Airton, Lindoso deve ser recuado para a posição de primeiro volante. Neilton também pode ser surpresa na equipe.

Na base do papo: Ricardo conversou com grupo no último treino antes da rodada (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Uma das partes do treino foi finalização, justamente a deficiência que a equipe apresentou na derrota para o Vasco. Quem voltou a treinar em General Severiano recentemente é Andreazzi. O volante de 21 anos havia sido emprestado para a Cabofriense, mas antes mesmo de estrear sofreu um problema no joelho, precisou operar o menisco e foi entregue ao departamento médico alvinegro. Ele já vem trabalhando no campo ao lado de Luis Ricardo e Sassá, que também se recuperam de lesão, e a previsão é que volte a jogar em maio.


Botafogo e Volta Redonda se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, pela quarta rodada da Taça Guanabara. Restando só quatro partidas, o Alvinegro é o quarto colocado com quatro pontos - à frente do Flamengo pelo número de gols marcados - e precisa ganhar a partida para não correr o risco de sair do G-4, que dá vaga na semifinal.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Diretoria do Botafogo inicia debate de proposta para reforma de seu Estatuto


Após comissão finalizar estudo semana passada e propor alterações, incluindo direito a voto ao sócio-torcedor, reuniões do Conselho Diretor começam a formatar texto final




Proposta de reforma do Estatuto deve ser levada ao
Deliberativo no meio do ano (Foto: Gustavo Rotstein)
Aos poucos, o Botafogo avança na reforma de seu Estatuto que passará a dar direito a voto aos sócios-torcedores nas eleições do clube, uma das promessas de campanha de Carlos Eduardo Pereira. A comissão composta por conselheiros e formada ano passado pelo presidente concluiu o estudo das propostas de alterações na Constituição alvinegra e apresentou o projeto na reunião do Conselho Diretor na semana passada. A partir da última segunda-feira, os encontros semanais estão debatendo os artigos para formular o texto final, que ainda precisará ser aprovado no Conselho Deliberativo e em Assembleia Geral de sócios. A expectativa é terminar o pente fino com o departamento jurídico e os vice-presidentes até julho, e no final do ano reformular o Estatuto.


Mesmo que as mudanças sejam aprovadas esse ano, a principal, que permitirá aos sócios-torcedores participarem das eleições, ainda não vai valer para o pleito em 2017. Isso porque haverá um tempo de carência de dois anos pagando as mensalidades em dia, a partir da reforma, para ter direito a voto. Entre as outras alterações propostas está a de dar mais espaço para a oposição internamente. No atual Estatuto, a chapa derrotada precisa ter um mínimo de 20% dos votos para eleger 14 entre os 140 conselheiros. O Botafogo vai propor reduzir esse percentual para 15% quando forem apenas duas chapas na disputa, e para 10% quando forem mais de três. Assim, correntes políticas opositoras poderão ter ao mesmo tempo representantes nos poderes do clube, como o Conselho Fiscal e a Junta de Julgamento e Recursos.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Botafogo assina com Marquinho, mas continua atrás de meia e centroavante


Alvinegro já tem pré-contrato com jogador do Macaé até dezembro de 2017 e segue de olho no mercado. Ainda esperando por Júnior Dutra, diretoria sondou Alan Kardec





Primeiro reforço para Brasileiro, Marquinho assinou
 até fim de 2017 (Foto: Tiago Ferreira/Macaé Esporte)
O Botafogo segue se movimentando no mercado para tentar reforçar o elenco para o Campeonato Brasileiro - as inscrições para o Carioca já se encerraram -, e Marquinhos Pedroso não é o único alvo. Além do lateral-esquerdo de 22 anos do Figueirense, que recebeu uma proposta de empréstimo, o Alvinegro carioca assinou esse mês um pré-contrato com o meia Marquinho, do Macaé, até dezembro de 2017. A diretoria já tinha um acerto verbal com o jogador de 26 anos, que terá salário de R$ 20 mil e chegará à General Severiano no fim do mês de maio, quando expira o seu vínculo com o Alvianil Praiano.


E a caçada não para por aí. Marquinho será o primeiro reforço para o Brasileiro e o sétimo meia do elenco, ao lado de Gegê, Gervasio "Yaca" Núñez, Leandrinho, Marcinho, Lizio e Salgueiro.


Entretanto, a diretoria ainda deseja mais um jogador que chegue para disputar a posição de titular e municie os atacantes, o que vem sendo considerado um problema da equipe. Leandro Aguiar, revelação do America neste Carioca, chegou a abrir negociações, mas o interesse acabou esfriando e o jogador acertou com a Tombense. Falando em atacante, a busca por um centroavante continua, tanto dentro quanto fora do Brasil. Alan Kardec, que vem sendo reserva no São Paulo, chegou a ser sondado, mas o clube paulista avisou que não tem o interesse de liberar o jogador.


Um dos alvos no exterior é Júnior Dutra, que está apalavrado com o Botafogo e recentemente abriu uma nova rodada de conversas para negociar a sua saída do Al Arabi, do Catar, onde não tem sido aproveitado. O Alvinegro ofereceu um contrato por empréstimo de uma temporada arcando apenas com a remuneração, mas para isso o brasileiro de 27 anos revelado pelo Santos precisa chegar sem custos. Com mais uma vaga para estrangeiros no elenco, a diretoria segue monitorando também o mercado sul-americano e analisando vários nomes atrás de um centroavante "cascudo". Apesar de não ter pressa, a primeira janela de transferências internacionais fecha no próximo dia 20 de abril.


Por Chandy Teixeira e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE