Páginas

domingo, 11 de junho de 2023

Análise: Botafogo tem atuação digna de líder e prova que posição no Brasileirão não é por acaso



Equipe de Luís Castro tem desempenho de dominância contra o Fortaleza e tem até a sorte como aliada no Nilton Santos



O Botafogo joga, se comporta e se move como líder. E assim foi mais uma vez na vitória por 2 a 0 contra o Fortaleza, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Luís Castro provou (de novo) que, até agora, não joga como um azarão para estar onde está.








Botafogo 2 x 0 Fortaleza - Melhores momentos - 10ª rodada do Brasileirão 2023


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Textor decide deixar Libra e venderá direitos do Botafogo de forma independente: "Cansei de esperar"



Não que precisasse, mas o time contou até com boas camadas de sorte para construir o placar final. Tiquinho Soares, o cara da vitória, perdeu um pênalti. O camisa 9 provavelmente não iria pegar o rebote da defesa do goleiro João Ricardo, mas Lucero jogou a bola para frente na tentativa de cortar. Era tudo que o atacante queria. A hora chegou.


Mas o triunfo não foi baseado em sorte - pelo contrário. O Botafogo tomou a dianteira em busca do gol desde o início. O primeiro chute ao alvo veio ainda aos 20 segundos de jogo, em tentativa de fora da área de Rafael. Já era um indício do que estava por vir.


Com bola no chão, o meio-campo participativo, com Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo em noite inspirada, conseguiu compensar a noite pouco inspirada dos pontas Luís Henrique e Júnior Santos. Se a coisa não se desenvolvia pelos lados, o Alvinegro insistia e rodava a posse até achar um espaço. De lado a lado, com inversões de um flanco para o outro e bolas tentando furar a defesa do Fortaleza.





Tiquinho Soares comemora mais um gol pelo Botafogo — Foto: Marcelo de Jesus



No primeiro gol, o primeiro volante Marlon Freitas apareceu para cruzar perto da grande área, onde seis jogadores do Botafogo estavam. A quantidade era a mesma em relação aos defensores do Fortaleza. A bola procurou o artilheiro: Eduardo dividiu com Brítez e Tiquinho guardou.


O time teve a oportunidade de fazer mais gols na etapa complementar, mas "ficou" no segundo de Tiquinho. E assim o Botafogo segue em mais uma rodada garantido na liderança do Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Líder Botafogo terá quatro dias de folga no início da data Fifa, anuncia Luis Castro



Tiquinho Soares volta e marca duas vezes na vitória por 2 a 0 contra o Fortaleza, neste sábado. Botafogo é líder com 24 pontos na 10ª rodada



Mais informações em instantes.


O Botafogo venceu o Fortaleza nesta noite de sábado, no estádio Nilton Santos. A vitória por 2 a 0 - a oitava em 10 jogos - veio pelos pés de Tiquinho Soares. Ele marcou uma vez em cada tempo e isolou o Alvinegro na liderança da competição na 10ª rodada.





Botafogo 2 x 0 Fortaleza - Melhores momentos - 10ª rodada do Brasileirão 2023


Com 24 pontos, o Botafogo tem cinco na frente do Palmeiras, vice-líder, que enfrenta o São Paulo, no Morumbi, neste domingo. E vai ganhar um descanso. Aproveitando a data Fifa, que vai do dia 12 ao 20 - a seleção brasileira enfrenta Guiné, dia 17, e Senegal, dia 20 -, o técnico do Botafogo, Luis Castro, anunciou que vai dar folga para seus jogadores - e também para ele.



https://twitter.com/geglobo/status/1667724495224811525?s=20



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações do Botafogo: Tiquinho Soares é o melhor na vitória sobre o Fortaleza; veja notas

+ Textor decide deixar Libra e venderá direitos do Botafogo de forma independente


Serão quatro dias de folga e a reapresentação, com a volta dos treinamentos, será na quinta-feira. Luis Castro, inclusive, contou que vai viajar para Portugal, seu país natal.





Botafogo 2 x 0 Fortaleza: Luis Castro orienta equipe durante a partida desta noite de sábado — Foto: Marcelo de Jesus



Análise e "legado" de Luis Castro


Sobre a partida, Luis Castro comemorou a retomada da consistência ofensiva. No seu entendimento, o Alvinegro mostrou evolução das últimas partidas, principalmente nas ações no campo do adversário. O Botafogo teve 21 finalizações contra 9 do Fortaleza.


- Tínhamos como objetivo sempre terminarmos as jogadas em finalização. Era um objetivo nosso porque ficamos alguns períodos sem conseguir isso quando tínhamos a bola e a perdíamos até o momento de finalizarmos. Hoje (sábado), a equipe se manteve sempre equilibrada defensivamente, nunca abriu espaços. Mantendo-se sempre muito compacta - elogiou Castro.


O treinador destacou também a mudança tática que precisou fazer no segundo tempo, com as mexidas do Fortaleza. Ele contou como reajustou o time apenas com posicionamento diferente de seus jogadores de meio de campo.


- Tivemos um problema em determinado momento em que o Fortaleza começou a criar situações perigosas no início do segundo tempo. Tivemos que mudar o 1-2 do meio de campo para 2-1, o Tchê Tchê baixou para o lado do Marlon Freitas. O Carlos Eduardo passou a posição mais baixa, embora percorresse como um 10 no momento ofensivo. Tivemos que flutuar para dentro nossos pontas para quando o Fortaleza tivesse que rodar o jogo, termos mais unidade de proteção para pressionar a bola. Então tivemos que realinhar algumas coisas porque eles nos criaram muitas dificuldades até voltarmos ao jogo. Voltamos a ter consistência, voltamos a ter o domínio e o jogo foi correndo de forma controlada - disse o treinador.


Castro também valorizou o entendimento da equipe sobre os conceitos que trabalha desde que chegou ao Alvinegro. Citou o desgaste do mês de maio, com partidas consecutivas e muitas viagens, entre Copa do Brasil e Sul-Americana, mas preferiu destacar o momento importante no Brasileiro.


- Aquilo que mais quero quando partir do Botafogo é deixar espírito vencedor, essa mentalidade vencedora, a mentalidade que ninguém está acomodado com qualquer resultado que seja, da expressão que ele tenha. Com o lema que temos sempre: jogamos com qualquer equipe e em qualquer estádio do mundo sempre para ganhar - afirmou o treinador.


Mais uma vez, Luis Castro minimizou a vantagem do Botafogo na ponta da tabela. Lembrou que ainda é cedo e que há muita água para passar por baixo da ponte, mas se mostra animado com o ambiente que vê no vestiário e com o empenho para fazer uma grande competição.


- Temos que ser muito pragmáticos na análise. Está tudo muito no começo. Não consigo fazer balanço do campeonato de forma tão precoce.

+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧




Por Redação do ge — Rio de Janeiro