Páginas

sábado, 9 de outubro de 2021

Análise: Botafogo convence, se reconecta com torcida e retoma confiança na reta final


Resultado e boa atuação servem não só para tabela, mas também para superar rusgas deixadas pela derrota no jogo anterior. Contra o CRB, time teve apoio da arquibancada para vencer




Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 CRB, pela 29ª rodada do Brasileirão Série B



Mais do que três pontos, a vitória da última sexta-feira sobre o CRB deu ao Botafogo a chance de passar por cima das rusgas com o torcedor e retomar a confiança no momento em que a briga para voltar à elite chega à reta final.


+ Enderson exalta torcida do Botafogo após vitória



Esse é o saldo dos 2 a 0 para além da tabela da Série B. No campo e bola, o resultado significou mais conforto dentro do G-4, até pela vitória contra um adversário direto. A reboque, o clube se reconectou com a torcida depois das polêmicas da semana anterior, viu a festa nas arquibancadas e mostrou uma vez mais a consistência que apresentou desde o início da arrancada no campeonato.


- Queria fazer um agradecimento muito especial ao torcedor que esteve aqui e aos que mandaram energias positivas de alguma forma. A gente não quer que o torcedor deixe de criticar ou se manifestar. O que a gente quer nesse momento é que todos estejam juntos porque falta muito para a gente terminar essa jornada - resumiu o técnico Enderson Moreira.


+ Após solada no rosto, Navarro tranquiliza: "Estou bem"





Noite foi de boa atuação e festa da torcida — Foto: André Durão/ge



O jogo era especialmente tenso porque aconteceu menos de uma semana depois da derrota em casa para o Avaí. Resultado péssimo não só para a tabela, mas também no sentido extracampo pela corneta da torcida e a reação de Enderson, que irritou ainda mais os alvinegros. O problema tomou conta dos dias seguintes sem ser 100% superado.


A melhor resposta, como sempre, veio no campo. O Botafogo, dessa vez, superou um adversário igualmente difícil, que estava empatado em pontos na tabela. Uma vitória que foi construída com a ajuda do torcedor nos momentos mais complicados.


Na arquibancada, os alvinegros evitaram a bronca e focaram no incentivo. Até mesmo quando o CRB fazia jogo duro e o Bota tinha dificuldade para criar chances, na primeira metade do primeiro tempo. No final, aconteceu a festa merecida. Com aglomeração, é verdade, o que já era esperado por todos, quem foi e quem organizou o evento.



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "O acesso para a Série A de 2022 está encaminhado" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-o-acesso-para-a-serie-a-de-2022-esta-encaminhado-9932814.ghtml)


Jogo de fases

No campo, o duelo com o CRB não foi fácil. O primeiro tempo mostrou um jogo duro, digno de dois times que estão na mesma altura da tabela. O início exigiu paciência tanto do time quanto da torcida. Até a expulsão do zagueiro Caetano, aos 30 minutos, que aconteceu quando o Bota já começava a tomar conta da partida.



O caminho para a vitória foi o lado direito. Por lá, Warley ganhou fácil do lateral Guilherme Romão na velocidade e teve o reforço de Chay para sobrecarregar o defensor adversário. Antes mesmo da expulsão, o time conseguiu duas boas jogadas de linha de fundo naquele lado. Com a superioridade numérica e ainda mais espaço, saiu por lá o cruzamento de Chay que atravessou a área e encontrou Marco Antônio, no primeiro e único gol da etapa inicial.





Marco Antônio fez o gol que encaminhou a vitória — Foto: André Durão/ge


Os erros do CRB facilitaram o que se apresentava como um jogo muito difícil. Havia equilíbrio em chances criadas e posse de bola. A equipe visitante chegou ao Nilton Santos pronta para neutralizar os pontos fortes alvinegros, e conseguiu por boa parte do primeiro tempo. Até entregar o jogo nas próprias falhas. No fim, Carlinhos fechou a conta com um gol nos acréscimos.


Há tempo para comemorar, mas não muito. Nesse domingo, o time já começa o trabalho para a próxima rodada, que acontece na terça-feira, contra o Cruzeiro, fora de casa. O Botafogo está na vice-liderança e soma 51 pontos na tabela da Série B. A diferença é de três para o líder Coritiba e para o CRB, que está na quinta posição.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro