Páginas

sábado, 23 de junho de 2012

Indefinição no setor de ataque movimenta Botafogo



Donos de características diferentes, Loco Abreu e Elkeson brigam por apenas uma vaga na frente para jogo diante da Ponte


    Loco Abreu e Elkeson (Fotos: Alexandre Loureiro)
    Abreu se sente inadptado com estilo dinâmico; Elkeson
    só atuou pelo Bota como meia (Fotos: Alexandre Loureiro)
     
    Com quase todo o time confirmado para o jogo deste domingo, contra a Ponte Preta, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda tem uma dúvida para o confronto. E é justamente no comando de ataque: Loco Abreu e Elkeson são os candidatos à vaga, com a iminente saída do argentino Herrera, e o treinador agora vive um dilema para escolher entre dois homens de características diferentes para que seja o encarregado pelos gols da equipe.

    Loco é um centroavante nato, mas tem tido problemas de adaptação com a proposta de Oswaldo, que gosta de movimentação no ataque. Já Elkeson corresponde a essas características, mas não joga na frente há muito tempo. Com isso, fica a dúvida: improvisar ou abrir mão da postura mais dinâmica no ataque?

    – São possibilidades. Abreu é de área, tem características para substituir Herrera. O Elkeson eu tenho procurado usar na função, está mais perto da movimentação que temos – disse o treinador botafoguense.
    Para tentar tirar a dúvida, o treinador realizou um coletivo, nesta sexta-feira pela manhã, envolvendo titulares e reservas. Loco e Elkeson jogaram, cada um em um tempo, no time principal, e marcaram gols: Abreu no primeiro tempo, Elkeson no segundo.

    No início da semana, Loco Abreu disse que não conseguia se adaptar ao estilo pedido pelo técnico e cogitou até mesmo deixar o Botafogo. Porém, o uruguaio tem mostrado empenho para atender ao pedido de Oswaldo. Antes do treino, ambos conversaram separadamente por cerca de 40 minutos.

    Elkeson, por sua vez, também realizou uma boa atividade e mostrou agilidade na movimentação e no toque de bola, mas não foi tão letal nas finalizações. Uma indefinição que promete perdurar até os últimos momentos antes da bola rolar, domingo à noite, no Engenhão.

    – A saída do Herrera me deixa sem tempo para decidir. Por isso, ainda estou analisando o que pode ser melhor – concluiu Oswaldo.
    SOBE E DESCE

    - Loco Abreu:

    Homem de área
    Loco Abreu é um atacante nato. Alto, forte fisicamente, bom no jogo aéreo e nas finalizações, é a referência do time no setor ofensivo e se tornou a principal opção para a posição com a iminente saída do argentino Herrera.

    Pouca mobilidade
    O uruguaio ainda não está adaptado à proposta de Oswaldo de Oliveira no ataque, que busca sempre a movimentação dos jogadores. Com 35 anos, Abreu não tem mais tanto fôlego e já declarou que “não quer brigar com a tática”.
    - Elkeson:

    Velocidade na frente
    Rápido e habilidoso, Elkeson é o nome que mais se encaixa na proposta de Oswaldo, relativa à mobilidade no ataque. O maranhense, que já atuou como segundo atacante no Vitória, tem sido testado como centroavante em alguns treinos.

    Fora de posição
    Apesar da agilidade, Elkeson não faz o papel de homem de área há muito tempo. Desde sua chegada ao Alvinegro, ele tem jogado mais aberto. Aliás, ele se notabilizou em 2011 mais pelos gols em chutes de fora da grande área.
    - Com a palavra:
    Gabriel Andrezo
    Repórter do Núcleo Botafogo

    "Loco: infindável faro de gol e esforço para agradar"
    Loco Abreu começou a atividade de ontem centralizado no ataque, como sempre, mas parecia disposto a atender às exigências de Oswaldo no que se refere à mobilidade. No começo do treino, buscava o jogo fora da área e até trocava passes com os companheiros nos lados do campo.

    Movimentando-se muito, mas sem perder sua característica de centroavante, o uruguaio marcou em jogada de oportunismo, após cruzamento de Fellype Gabriel. Se não teve tantas chances de gol nos 20 minutos em que ficou em campo, ao menos deixou sua marca e demonstrou vontade para se adequar ao estilo pedido pelo treinador.
    "Elkeson: agilidade e explosão que Oswaldo exige"
    Sem muito destaque no time de reservas no primeiro tempo, Elkeson vestiu o colete amarelo na segunda metade e parecia motivado a mostrar serviço ao técnico Oswaldo de Oliveira. Rápido e explosivo, já iniciou sua participação com um gol de cabeça.

    Com mais tempo para tentar convencer Oswaldo a colocá-lo no time, o meia ainda criou outras chances, que terminaram com defesas do goleiro Andrey. Animado, Elkeson chegou a colocar uma bola no travessão, após cabeçada.


    Por fim, a atuação pareceu consistente, mas a falta de uma referência na área pode ser um fator que contrário ao maranhense.

    Gabriel Andrezo Leia mais no LANCENET! 

    Problema no contrato quase mela acordo entre Botafogo e Seedorf


    Agente do jogador, Deborah Martín, reclamou de itens na parte relacionada a imagem do meia. Clube fez reunião de madrugada



    Seedorf - Botafogo (Foto: Ahmed Jadallah/Reuters)
    Seedorf ainda está perto (Foto: Ahmed Jadallah/Reuters)

    Por muito pouco todo o trabalho de meses foi por água abaixo. Toda confiança e o respeito que a representante Deborah Martín e Seedorf tinham pelo Alvinegro foram colocados em xeque quando fizeram a última revisão de contrato entre o clube e o jogador.

    A diretoria passou a madrugada de quinta-feira em contato direto com Deborah, que estava na Itália. No Rio, eram 4h. Em Milão, 9h. A reunião foi feita para selar o negócio e o anúncio seria feito após a coletiva concedida por Seedorf, na sede do Milan, três horas depois, às 7h (horário de Brasília).

    Porém, itens da exploração do contrato de imagem do holandês não estavam de acordo com as conversas das últimas duas semanas, o que criou um grande mal-estar entre as partes. A agente reclamou do ocorrido e por muito pouco não encerrou as negociações.

    O clima tenso se estendeu por quinta-feira e ontem, quando o clube realizou reuniões que duraram horas, para resolver o imbróglio cometido. O clube chegou a temer que o pior pudesse acontecer, mas as conversas constantes e a busca pelo acerto no contrato de imagem recolocaram o Botafogo próximo do acerto com o astro holandês.

    O Botafogo já tem data para apresentar Seedorf como o seu grande astro: 10 de julho. O departamento de marketing já prepara uma grande festa para a chegada do meia, mas continua o sigilo total nos corredores do clube
    .
    O holandês esperava o acerto na quinta-feira para que pudesse aproveitar os dias pedidos de férias com tranquilidade. Com a despedida do clube rossonero, ele pediu alguns dias para chegar ao Brasil.
    Deborah Martín esteve no Rio de Janeiro há duas semanas e se reuniu com a alta cúpula do Botafogo por dois dias. Desde então, as partes mantém contato.

    Ao se pronunciar na sede do Milan, quinta, Seedorf deu indícios que seu destino seria o Botafogo. Ele deu a entender que a questão financeira não será determinante, além de declarar que a decisão terá influência familiar. Sua esposa, Luviana Seedorf, é brasileira e está sendo decisiva na operação.

    Raphael Bózeo  Leia mais no LANCENET!