Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2024

Botafogo desembarca no Rio com clima leve após avançar na Libertadores: "Tem que fazer o pix"



Junior Santos comemora boa fase e destaca o trabalho do interino Fábio Matias



O Botafogo desembarcou no Rio nesta madrugada depois conquistar a classificação para a fase de Grupo da Libertadores, ao empatar com o Bragantino, em 1 a 1, em Bragança Paulista na noite de quarta-feira. O Alvinegro havia vencido o jogo de ida por 2 a 1 na semana anterior.




Júnior Santos comemora classificação do Botafogo na Libertadores e fase iluminada (https://ge.globo.com/video/junior-santos-comemora-classificacao-do-botafogo-na-libertadores-e-fase-iluminada-12434990.ghtml)


O voo chegou ao Galeão às 5h10. Apesar do cansaço com a viagem na madrugada, o ambiente entre os jogadores transmitia o alívio e o papel de dever cumprido para a missão mais importante do clube neste início de temporada.





Junior Santos, desembarque do Botafogo, no Galeão — Foto: Ronald Lincoln/ge



+ Fábio Matias exalta reconstrução do Botafogo: "Melhor lugar em que trabalhei"


Enquanto o atacante Junior Santos, autor do gol alvinegro, concedia entrevista no ge, outros atletas brincavam. Marçal filmou parte da entrevista com o celular. Afirmou que estava feliz, mas que o companheiro estava ainda mais.


- É um momento especial. Estou curtindo, mas venho trabalhado bastante para que as coisas aconteçam e têm acontecido.


- Sentimento de muita felicidade. Demos um passo importante no objetivo que a gente tinha de se classificar na Libertadores. Vamos aproveitar o momento e o dia de hoje. Vamos descansar e focar nos outros objetivos.





Marçal e Junior Santos, em desembarque do Botafogo no Galeão — Foto: Ronald Lincoln/ge



Para melhorar o clima, John Textor anunciou aos jogadores, ainda no vestiário depois do jogo, que fará uma bonificação de R$1 milhão ao grupo.


- Tem que ter. Tem que fazer o pix - brincou o atacante.


Junior Santos chegou a oito gols pelo Botafogo na Libertadores e é o artilheiro histórico do time na competição. Mas não é só ele que vive um momento excepcional. O treinador interino Fabio Matias segue invicto, com cinco vitórias e um empate desde que assumiu o comando do Botafogo. Sua continuidade para o restante da temporada é incerto, mas o retrospecto fala a seu favor.


- Ele é um grande treinador, está fazendo um grande trabalho e estamos felizes com o desempenho dele. Mas sobre o prosseguimento, a gente deixa para a diretoria, mas estamos contentes, sim com o trabalho que ele está fazendo. As vitórias mostram isso - considerou Junior Santos.


A quinta-feira será de descanso para os jogadores. Eles folgam e se reapresentam na sexta-feira de olho no jogo contra o Sampaio Corrêa, pela semifinal da Taça Rio, que está marcado para domingo, no estádio Nilton Santos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Ronald Lincoln — Rio de Janeiro

Resultados e classificação de Fábio Matias agradam, e reunião no Botafogo vai definir rumos por técnico



Diretoria retoma conversas com John Textor, que tem nomes levantados, a partir desta quinta-feira para tratar do assunto



O Botafogo conseguiu o primeiro objetivo de 2024: classificar à fase de grupos da Libertadores. E contou com um protagonista inesperado, o treinador interino Fábio Matias, que emendou a sequência de seis jogos de invencibilidade desde a saída de Tiago Nunes.





Bragantino 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2024


Após empatar em 1 a 1 com o Bragantino, o Alvinegro volta ao foco na definição do futuro treinador. Para isso, a ideia é que volte a ter reuniões a partir desta quinta-feira entre diretoria e John Textor, dono da SAF, para tratar do assunto.


A efetivação do treinador será um dos temas, já que os resultados e atuações do time são bem vistas. Assim como a classificação na principal competição sul-americana, que era o grande desejo do clube nesse início de ano. A reunião, como essa inicial, nao será definitiva, mas servirá para alinhar ideais da busca - ou manutenção - do técnico.



+ Júnior Santos esquece 2023 e celebra gol decisivo pelo Botafogo na Libertadores





Fábio Matias - Bragantino x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


No entanto, o empresário americano, desde a semana passada, levantou cerca de quatro nomes que ele considera que se encaixam no projeto. Não existe uma unanimidade, por isso o assunto voltará à pauta botafoguense. Os nomes se encaixam no que ele quer - embora uns com mais, e outros com menos pontos dentro da ideia do empresário.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


A tendência é que ele inicie a fase de entrevista mais a fundo, por vídeochamada, mas tudo passa pelas reuniões em que o tema será debatido, e os nomes colocados à mesa.


+ John Textor dá "bicho" de R$ 1 milhão aos jogadores do Botafogo por classificação na Libertadores





John Textor agradece Júnior Santos pelos gols contra o Bragantino — Foto: Jéssica Maldonado / ge


No entanto, o Botafogo segue pregando cautela. A sequência de treinadores de 2023 é vista como um alerta para a tomada de decisão atual. O perfil já está traçado, e Fábio atende a boa parte deles.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O clube enfrenta o Sampaio Corrêa no próximo domingo, e depois terá 10 dias de descanso com a Data-FIFA. Os jogos da fase de grupos começam no dia 3 de abril.




Jogadores do Botafogo celebram classificação na Libertadores com a torcida (https://ge.globo.com/video/jogadores-do-botafogo-celebram-classificacao-na-libertadores-com-a-torcida-12434818.ghtml)



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo sofre, mas "paga a conta" na Libertadores e conquista primeiro objetivo de 2024



Time liquida "dívida" com preliminares ao empatar em 1 a 1 com o Bragantino e chega, enfim, à fase de grupos



Tensão, gol, alívio, gol sofrido no fim, e maus presságios. O Botafogo conseguiu empate em 1 a 1 com o Bragantino e avançou à fase de grupos da Libertadores, na noite da última quarta-feira, em Bragança Paulista. Com o resultado, o primeiro objetivo de 2024 foi atingido. Só que mesmo com a vantagem, não foi fácil. Pelo contrário, o jogo foi marcado por tensão do início ao fim, mas o alvinegro conseguiu o resultado que servia e liquidou o "saldo devedor" das preliminares.





Bragantino 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2024


O clube poderia ter evitado a pré-Libertadores, mas sucumbiu em 2023, perdeu o título e a vaga direta na fase de grupos também. O saldo disso foi um calendário recheado no início de temporada, quatro jogos a mais na competição, em duas fases, que foram pagas nesta noite.


A estratégia do Bragantino era clara. Atacar pelo lados, com velocidade, e nas vulnerabilidades do Botafogo para buscar o gol que levaria a decisão para os pênaltis. O time da casa só conseguiria avançar no tempo normal se vencesse por dois gols de diferença.





Bragantino e Botafogo pela Libertadores — Foto: Ari Ferreira | Red Bull Bragantino


E assim martelou no ataque, principalmente na velocidade de Helinho pelo lado direito. Sobre Marçal, o atacante tentou a maior parte das jogadas do primeiro tempo, mas o lateral-esquerdo soube sofrer. Também contou com um sistema defensivo mais atento, compacto e entrosado, com Lucas Halter e Barboza afastando as investidas.


O Bragantino teve bola na trave e outras duas chances claras perdidas. Enquanto o Botafogo, pouco conseguiu construir na etapa inicial. Um pouco pelo nervosismo do meio-campo, que não colocava a bola no chão, outra porque contou com seu principal jogador, o artilheiro Júnior Santos, bem marcado por Juninho Capixada - outra boa ideia adotada por Pedro Caxinha.





Fábio Matias - Bragantino x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Enquanto isso, Fábio Matias pedia consciência e calma aos jogadores, que só chegaram com perigo em uma tentativa de chute de Tiquinho para surpreender o goleiro adiantado.


No segundo tempo, a tensão aumentou. Quanto mais perto do objetivo, mais nervoso o time parecia. E para complicar, o lateral-direito Damián Suárez foi expulso aos 22 minutos por falta em Capixaba. Na cobrança, na entrada da área, uma cobrança de falta perigosa foi afastada com a ponta dos dedos por Gatito.



2023 finalmente acabou para o Botafogo? Fabio Matias e Júnior Santos respondem (https://ge.globo.com/video/2023-finalmente-acabou-para-o-botafogo-fabio-matias-e-junior-santos-respondem-12434844.ghtml)


Com um a menos, e com o resultado o resultado que servia, o Botafogo se dividiu em atacar e defender. A defesa se distanciou do ataque e criou-se um vazio no meio de campo. Faltava criação, tranquilidade, mas sobrava, ainda, vontade.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Júnior Santos esquece 2023 e celebra gol decisivo pelo Botafogo na Libertadores


E foi na vitalidade de Hugo, que entrou no lugar de Savarino, que surgiu o gol, oito minutos após a expulsão. Um acalento aos alvinegros, que estavam cada vez mais perto da "linha de chegada". A jogada teve início com Gatito, que lançou a bola à frente, Tiquinho deu um toque de cabeça, para o lateral, que entrou em velocidade com boa jogada e viu Júnior Santos livre para marcar dentro da área.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Jogadores do Botafogo celebram classificação na Libertadores com a torcida (https://ge.globo.com/video/jogadores-do-botafogo-celebram-classificacao-na-libertadores-com-a-torcida-12434818.ghtml)



Para completar a tensão, o Botafogo cedeu o empate aos 40 minutos. Mesmo ainda com a vantagem da igualdade, a lembrança negativa das viradas e empates recentes eram inevitáveis - aos jogadores e ao torcedor. Mas sabendo sofrer, e no talendo do paraguaio Gatito, que foi o melhor em campo, o Alvinegro reescreveu a crônica que poderia ser de uma "tragédia anunciada", depois de tanto sofrimento.


Agora, o clube sorri. Sorri para a fase de grupos da Libertadores, que começa dia 3 abril.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro