Páginas

domingo, 21 de julho de 2013

Bem posicionado no Brasileiro, Botafogo mira a Copa do Brasil




Com a vantagem do empate para se classificar, Oswaldo garante que vai enfrentar o Figueirense, quarta-feira, pensando em vencer o jogo




O Botafogo vem trabalhando a temporada sem estabelecer metas de pontuação ou determinar prioridade de competição. Depois de vencer o Náutico, sábado, em São Januário, o grupo já precisou se concentrar no confronto de quarta-feira, quando o time enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, pela terceira fase da Copa do Brasil.

No jogo de ida, o Botafogo venceu por 1 a 0. Agora, entra em campo com a vantagem do empate para se classificar e chegar às oitavas de final, fase na qual os clubes que disputaram a Taça Libertadores, com exceção do São Paulo, entram na competição, acompanhados do Vasco.

- Damos sempre a importância devida ao compromisso seguinte. Já começamos a pensar nesse jogo com o Figueirense na reunião no vestiário depois de vencer o Náutico. Há uma troca de ideias, alguns jogadores expressam seus sentimentos. Eu mesmo me referi ao próximo jogo, para o qual nossa equipe está preparada para jogar bem - afirmou Oswaldo.

Oswaldo de Oliveira quer o Botafogo no ataque contra o Figueirense (Foto: Satiro Sodré)

Apesar da vantagem do empate, o Botafogo vai entrar em campo pensando na vitória. Se mantiver a regularidade na competição, a classificação está bem encaminhada. Em cinco jogos disputados, o time ainda não sofreu gols na Copa do Brasil, o que seria suficiente para garantir a vaga nas oitavas de final.

- Não vamos jogar com o regulamento embaixo do braço. Vamos para ganhar o jogo. Como sempre digo, é lógico que no fim, se precisar, utilizaremos essa vantagem, mas não dá para ficar 90 minutos pensando em jogar com o resultado. Temos condições para vencer, e se fizermos um gol criaremos muitas dificuldades para o nosso adversário - disse Oswaldo.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Elias entra na briga por posição, mas Vitinho segue titular no Botafogo




Autor do gol que abriu caminho para vitória sobre o Náutico, atacante não pode atuar na Copa do Brasil. Oswaldo banca jovem revelação do clube





Vitinho completou quatro jogos seguidos como titular na vitória por 2 a 0 sobre o Náutico, sábado, em São Januário, assumindo a posição que era de Fellype Gabriel, negociado com o Sharjah, dos Emirados Árabes. 

Elogiado pelo técnico Oswaldo de Oliveira por sua dedicação, o jogador, no entanto, não tem conseguido o mesmo rendimento ofensivo de antes.Contra o Náutico, ele saiu no intervalo do jogo para a entrada de Elias. 

O jogador acabou marcando o primeiro gol (veja o vídeo) da vitória por 2 a 0 e teve boa participação no ataque. Quarta-feira, contra o Figueirense, em Florianópolis, pela Copa do Brasil, o atacante não pode ser utilizado por já ter defendido o Resende na competição. Mesmo assim, Oswaldo bancou Vitinho no time para o futuro próximo.

- Ele é titular e vai continuar sendo - afirmou Oswaldo.





A ideia inicial do treinador, inclusive, era tirar Lodeiro de campo. No entanto, como precisou repensar o sistema de jogo no segundo tempo, preferiu substituir Vitinho, já que o uruguaio estava mais acostumado a exercer a função que precisa de um meia.

Elias comemora o gol com o companheiro Rafael Marques (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

- Vitinho, embora não tenha sido brilhante, buscou mais o gol do que o Lodeiro, mas como ia mudar a característica do time, o Lodeiro está mais habituado a jogar nessa situação e faz melhor a leitura tática da equipe. Ofensivamente, ficaria com o Vitinho, mas precisava da equipe composta - explicou o treinador.

Vitinho vai encontrar dificuldade contra equipes que jogam assim. É difícil ser brilhante o tempo todo, principalmente tratando de um menino. Ele está aí para progredir e vamos tentar ajudar"
Oswaldo de Oliveira

No jogo contra o Náutico, o Botafogo enfrentou uma defesa bem fechada. Isso, segundo Oswaldo, atrapalhou o futebol jogado por Vitinho. O técnico segue apostando no jovem, de 19 anos, e acredita na sua evolução para aprender a enfrentar esse tipo de adversário.

- Ele vai encontrar dificuldade contra equipes que jogam assim. É difícil ser brilhante o tempo todo, principalmente se tratando de um menino. Ele está aí para progredir e vamos tentar ajudar - comentou Oswaldo.

Mesmo exaltando o talento de Vitinho, o treinador reconheceu a importância que Elias pode ter para o time na sequência do Campeonato Brasileiro. O jogador fez apenas o terceiro jogo com a camisa do clube e já conseguiu marcar o seu primeiro gol.

- Ele enriquece o nosso grupo. É agressivo e está seguindo uma progressão. Teve a chance e fez o gol. Aguardamos que tenha um crescimento e possa suprir a necessidade de um homem para fazer o gol - comentou Oswaldo.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Ouro em pó guardado na caixa: Seedorf, a preciosidade do Botafogo


Competitividade e jogadas ríspidas em campos pequenos despertam a preocupação de Oswaldo de Oliveira em relação ao holandês




Seedorf não fez gol na vitória sobre o Náutico nem participou das jogadas que levaram o time a vencer por 2 a 0 (veja os gols ao lado), sábado, em São Januário. Mesmo assim, o holandês mostra claramente sua importância para o Botafogo em sua ânsia de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde 1995.




Aos 37 anos de idade, Seedorf é o ponto de referência do Botafogo e desperta preocupação no técnico Oswaldo de Oliveira. Não que seu preparo físico esteja deixando a desejar, mas sim pelo que a competição exige.




Seedorf é assediado por torcedores na saída do vestiário em São Januário (Foto: Thales Soares)

A torcida também sabe disso. Ao fim do jogo, cerca de 20 botafoguenses foram recepcionar o holandês na saída do vestiário de São Januário. Ele teve paciência para tirar fotos com todos e autografar camisas do clube, mesmo tarde da noite.

- Quando fizemos o segundo gol, chegou a hora de organizar o time de forma mais contida. Seedorf estava sendo marcado individualmente e forçando muito. Ele é ouro em pó e a gente guarda na caixa - afirmou Oswaldo.

Na rodada passada, Seedorf recebeu uma forte entrada no tornozelo direito de Kleber na derrota por 2 a 1 para o Grêmio. O jogador saiu mancando para ser atendido fora do campo, mas voltou para terminar o jogo, pois o Botafogo já havia feito as três substituições.

- Seedorf é uma preciosidade. Tive muito medo domingo passado. Ele saiu com o pé inchado. Tenho uma preocupação grande nesse campeonato. São jogos muito competitivos, em campos diminutos, com jogadas ríspidas. Eu me preocupo não só com o Seedorf, mas com todos os grandes craques - comentou Oswaldo.

Se compararmos com outros campeonatos, estamos sendo brindados, apesar de toda a dificuldade de calendário, estádio, viagem e campo. Há uma alternância grande. Coritiba e Vitória nem eram citados no início como clubes pleiteando o título e estão ali, ainda que precocemente"
Oswaldo de Oliveira

O comportamento de Seedorf em campo foi mais uma vez elogiado pelo treinador. O holandês teve em seu encalço o volante Derley, responsável por uma intensa marcação individual, que exigiu ainda mais do meia do Botafogo.

- O Derley marcou muito bem e com lealdade. Não lembro de faltas que tenha feito. Mas mesmo assim o Seedorf conseguiu jogar. Com menor frequência, mas conseguiu - analisou o treinador do Botafogo.

Seedorf é usado por Oswaldo como exemplo do que o Campeonato Brasileiro tem apresentado. Segundo ele, esta edição é uma das melhores já disputadas entre as mais recentes, com jogadores de alto nível técnico, mesmo com todas as dificuldades impostas.

- Esse talento não é raro. Tem o Alex no Coritiba. O que é aquilo! Zé Roberto e Elano, no Grêmio, Ronaldinho Gaúcho. O Vasco trouxe o Juninho de volta. É muito jogador bom. Se compararmos com outros campeonatos, estamos sendo brindados, apesar de toda a dificuldade de calendário, estádio, viagem e campo. Há uma alternância grande. Coritiba e Vitória nem eram citados no início como clubes pleiteando o título e estão ali, ainda que precocemente - afirmou Oswaldo.

Mesmo com a preocupação em relação a Seedorf, o holandês estará em campo mais uma vez na quarta-feira, quando o Botafogo enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória carioca por 1 a 0.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Assumpção revela propostas e deixa futuro nas mãos de Dória: 'Não tenho como segurar'

Presidente do Botafogo disse que a propostas são acima do valor da multa rescisória do zagueiro e que ele está vendo seu próprio futuro



Dória e Seedorf - Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Dória com Seedorf após a vitória sobre o
Náutico (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Após negociar Jadson, Fellype Gabriel e Andrezinho, o Botafogo pode vender mais um jogador do seu plantel em breve. O zagueiro Dória recebeu propostas que extrapolam o valor da sua multa rescisória - cerca de 13 milhões de euros (aproximadamente R$ 38 milhões de reais). Quem fez a revelação foi o próprio presidente Mauricio Assumpção.

- O Dória, nesse momento, não posso garantir (a permanência). A negociação dele extrapolou a questão da multa rescisória. Quem tem interesse em pagar por ele, está pagando além da multa. Aí não tenho como segurar. Não é decisão do Botafogo, é decisão do atleta. O garoto, o empresário e a família estão vendo o futuro dele - disse Assumpção, em entrevista à Rádio CBN.

Sabendo que uma possível perda do titular da zaga poderia fazer o nível das atuações do Alvinegro cair, Mauricio disse que está fazendo um esforço para mantê-lo até o final do ano no clube.

- Estamos negociando para manter ele aqui até o final do ano. Não sei se será possivel, mas até agora não tem nada sacramentado. Porém, a janela ainda não se encerrou. Ainda estamos lutando contra a janela também (risos).

Desde que virou titular da equipe, no returno do Brasileiro do ano passado, Dória recebeu propostas de Juventus (ITA) e Barcelona (ESP), além de ofertas do Banco BMG - antigo dono de 20% dos direitos do zagueiro - para colocá-lo no Benfica (POR).


Leia mais no LANCENET!