Páginas

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Cícero vê necessidade de reação rápida no Botafogo: "Nossa gordura deu uma queimada, ultrapassou o limite"


Volante diz que time "engasgou" após parada da Copa América, afirma que é preciso melhorar ofensivamente, mas garante equipe no "caminho certo"




Cícero concede coletiva no Botafogo — Foto: Fred Gomes


Ciente de que o Botafogo vive seu pior momento na temporada, pelo menos em relação a resultados - são seis jogos sem vitórias e quatro derrotas consecutivas -, o volante Cícero fez análise realista sobre a atual fase. Para ele, a gordura obtida antes da pausa pela Copa América foi queimada, e bons resultados são necessários. Apesar da sinceridade, afirmou que a oscilação era possível diante de fortes rivais e garantiu que a equipe está no caminho certo.


- Iniciamos muito bem o Brasileiro. Barroca é o treinador ideal pelo modelo de jogo nosso. A gente está meio embolado agora, deixou o pelotão dar uma distanciada, nossa gordura deu uma queimada, ultrapassou o limite. Vi que pegamos jogos muito difíceis, com equipes de maior investimentos.


- Times que têm um padrão por estarem jogando há muito tempo. O Botafogo mudou muitas peças. A equipe deu uma melhorada nos últimos dois jogos. Temos tudo fazer um grande jogo na Ressacada para ter uma semana leve e tentar voltar trilhar o caminho do início.


Cícero citou os adversários enfrentados pelo Botafogo após a pausa, além do Grêmio, último rival antes da parada, como duelos difíceis. E destacou que é natural apresentar irregularidade durante a competição.


- Em relação ao time, quem escala é o Barroca, ele sabe o que vai ser melhor. Esse momento que estamos vivendo, eu até particularmente sabia o que as coisas poderiam acontecer ou não. Sabíamos que teríamos uma sequência muito pesada. Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e os dois da Sul-Americana. Nossa equipe começou o campeonato ganhando forma. Todas as equipes têm turbulência.


Confira outros tópicos:


"Engasgada"

- Tínhamos que voltar muito fortes, poderíamos dar uma engasgada. A gente acabou engasgando. A gente não podia continuar engasgado. Agora que a Sul-Americana foi embora, temos que focar todas as nossas forças no Brasileiro.


Só criar mais não adianta


- Criamos mais contra Flamengo e Atlético-MG, mas a gente tem ciência que não adianta criar e não fazer o gol. A gente precisa dessa melhora ofensiva para ter melhores resultados, mas o caminho não está errado. Está certo. A gente precisar dar uma resposta para terminar bem o campeonato.


Santos, dedicado exclusivamente ao Brasileiro, é exemplo?
- Santos saiu muito precocemente das outras competições e está focado só no Brasileiro. Tem excelente equipe e um excelente treinador. Independentemente dos outros, a gente tem que pensar não. Pode ter certeza que o Botafogo estará muito forte no Brasileiro daqui para frente. Vejo sim esperança nesse time, porque a gente trabalha muito para isso.


Mais elogios a Barroca

Temos um treinador muito capacitado. Está chegando agora e tem muita gana de ganhar. O Botafogo tem uma melhora suficiente para disputar qualquer jogo de igual para igual.


Coragem contra rivais poderosos

Independentemente se os times têm mais investimento ou não, temos de ter coragem. Temos vários jogadores experientes e os meninos que tentamos dar suporte. Se não estamos conseguindo bons resultados, a gente precisa fazer algo a mais para sair vitorioso.


No caminho certo

O caminho está certo, não adianta desesperar. A gente sabe que a torcida está carente de um título nacional ou internacional. Meu recado é que a gente está muito ciente dessas coisas e muito focado para que o Botafogo saia vitorioso.


Pedido de paciência com jovens e atletas que já foram alvos
Nos jogos, a gente pede para que não peguem no pé de um ou de outro. É o caso do Marcinho, Gilson está conseguindo dar uma reviravolta impressionante. A gente precisa ter a confiança nos jogadores daqui. Os jovens são patrimônio do clube, até para darem um retorno financeiro para o clube.


Minha intenção é permanecer no Botafogo por muito tempo, mas o legado que quero deixar é de um grupo que vai tentar dar uma resposta. A gente vai proteger os meninos. Quando entra em campo, se começa esse negócio da vaia, quem sai prejudicado somos nós.


Durante os 90 minutos, a gente espera que o torcedor dê o melhor de si. Se as coisas não saírem do jeito que imaginavam, aí sim pode vaiar. Quero deixar aqui o pedido para que não estraguem o patrimônio do clube.


Postura positiva contra o Flamengo

A gente saiu atrás em jogos e conseguiu virar. Às vezes quando se toma um gol. Contra o Flamengo, tivemos uma atitude muito grandiosa para tentar empatar e virar. Peça e esquema é com o Barroca, mas nós jogadores temos que estar cientes para continuar brigando


Necessidade de acordar

Turbulências acontecem, mas você não pode ficar parado nelas. Conseguimos ganhar clássicos, quem sabe a gente pode encarar outra sequência para voltar de vez ao Brasileiro e lutar por coisas grandes?


Atenção ao setor ofensivo

Fora de campo, a equipe é unida. Quando tiver a bola no pé, a gente tem saber o que fazer. Fazer melhor a tabela, fazer melhor a triangulação. Barroca dá muita ênfase ao setor ofensivo. A gente precisa concluir em gol, porque o gol que vai te trazer as vitórias e o conforto.


Bem em Florianópolis, onde jogou pelo Figueirense e enfrentou várias vezes o Avaí, rival do domingo


Não quero criar polêmica, tive retrospecto bom em Florianópolis, inclusive contra o Figueirense. Espero que essa sorte possa ajudar o time a conseguir bom resultado para voltarmos de vez ao Campeonato Brasileiro.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Último dia de janela mostra início de possível ‘nova era’ financeira no Bota


Alvinegro chegou a acordo e desembolsaria quantia por Nicolás Blandi e Darío Aimar, mas fim da janela não permitiu; fundos sairiam de projeto que desejava evolução da equipe




Nicolás Blandi e Darío Aimar quase foram para o Botafogo (Foto: Lance!)


Demorou, mas o Botafogo mostrou que está ativo no mercado. O Alvinegro, que convive com problemas financeiros em 2019, foi um dos protagonistas do último dia da janela de transferências internacionais no país, na última quarta-feira. O Glorioso tentou contratar e encaminhou acertos com Nicolás Blandi, do San Lorenzo, e Darío Aimar, do Barcelona-EQU, mas esbarrou no tempo hábil para registrar os contratos e ficou sem nenhum dos atletas.


Apesar da decepção gerada pela falta de acordo com os possíveis reforços, era praticamente inviável pensar que o Botafogo, um clube que entrou no mês de julho devendo dois meses de salários aos jogadores, iria ao mercado atrás de atletas estrangeiros para reforçar o elenco. Mas isto faz parte de um novo fator dentro dos bastidores. 


O Botafogo continua com problemas financeiros, inegavelmente. A situação das contratações seria possível a partir de um grupo liderado por botafoguenses ilustres, com o intuito de qualificar o elenco e evitar com que a equipe de Eduardo Barroca encontre dificuldades para se manter na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e termine a temporada de forma positiva.
É importante ressaltar que, caso o Botafogo seja rebaixado no torneio, será praticamente impossível que a entrada dos irmãos Moreira Salles no futebol do clube se concretize, por conta da diminuição do valor da cota de televisão. João e Walter, porém, não estiveram envolvidos em nenhuma das negociações pelos jogadores - como divulgado anteriormente, os dois não aplicarão nenhum valor no Alvinegro até que todo o processo de entrada seja regularizado.


O Glorioso chegou perto, mas não contratou nenhum jogador. A partir disto, é esperado que esse grupo dentro do clube se mobilize para encontrar possíveis reforços dentro do mercado interno, já que transferências internacionais serão permitidas apenas em janeiro de 2020. O Botafogo, portanto, provavelmente vai ao mercado em busca de jogadores que atuam no Brasil para melhorar o elenco.


O último dia da janela internacional, porém, foi um 'epílogo' do que pode vir a acontecer com a chegada dos irmãos Moreira Salles - e outros investidores - e a consequente entrada de dinheiro nos cofres do Botafogo, que pode voltar a ser protagonista no mercado.



Fonte: Lancenet/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)