Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Seedorf desfalca o Botafogo depois de emplacar sua maior sequência


Holandês chega a 10 jogos seguidos pelo clube nesta temporada, mas fica fora do clássico com o Vasco, depois da expulsão diante do Madureira



Seedorf trabalha para voltar ao time contra
 o Olaria,
domingo (Foto: Fred Huber )
A ausência de Seedorf não é algo comum para o Botafogo. Nesta temporada, ele havia ficado fora apenas dos dois primeiros jogos do time e emplacou 10 seguidos até ser expulso na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira. Com isso, precisará cumprir suspensão nesta quarta-feira, contra o Vasco, em Volta Redonda, pela quarta rodada da Taça Rio. Foi a sua maior sequência desde a sua estreia, dia 27 de julho de 2012, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no Engenhão. Antes, havia conseguido duas séries de oito jogos.

Por isso, o desfalque é reconhecidamente grande para o time. Com Seedorf, o Botafogo conquistou a Taça Guanabara, vencendo justamente o Vasco na final. O técnico Oswaldo de Oliveira optou pela escalação de Bruno Mendes no ataque, recuando Rafael Marques para a posição do holandês.

- Seedorf é unanimidade. Ele tem uma qualidade inegável e precisamos nos adaptar a essa situação - afirmou Oswaldo de Oliveira, que ainda espera pelo julgamento do jogador no Tribunal de Justiça Desportiva para sabe se a pena será ainda maior.

Apesar de estar fora do jogo, Seedorf costuma manter uma programação intensa no relacionamento com o grupo. No entanto, ele vem se queixando de dores musculares e não foi a campo nos três últimos treinamentos.

No ano passado, quando estava machucado, em novembro, Seedorf viajou com o grupo para Araraquara, no confronto com o Palmeiras, mesmo sem poder jogar. Desta vez, no entanto, Oswaldo não acredita que o fato irá se repetir.

- A não ser que ele queira. Mas ele sentiu uma dor no último treinamento e deve ficar se tratando para estar em condições de jogar na próxima rodada - afirmou Oswaldo.

Depois do Vasco, o Botafogo vai enfrentar o Olaria, domingo, em Volta Redonda. Neste jogo, o time não terá Jefferson e Dória, convocados para a seleção brasileira, que disputará um amistoso com a Bolívia, sábado, em Santa Cruz de la Sierra.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Após duelo decisivo, Botafogo e Vasco voltam a se enfrentar na Taça Rio



Glorioso venceu o primeiro duelo do ano, na final da Taça Guanabara. Desesperado na tabela, Vasco precisa pontuar para manter chances de classificação



Apresentação Vasco x Botafogo
Vasco e Botafogo se enfrentam nesta
 quarta, no Raulino de Oliveira
Um lado quer revanche e reencontrar o caminho das vitórias, o outro está mais tranquilo, mas também disposto a vencer.  Novamente cara a cara no Campeonato Carioca, Vasco e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, no Raulino de Oliveira.

No primeiro duelo do ano, o Alvinegro levou a melhor. Com uma vitória por 1 a 0 no Engenhão, os botafoguenses faturaram a Taça Guanabara e já estão na final do Estadual. Em situação dramática no Grupo A, o Cruz-Maltino busca a todo custo uma reabilitação.

YOTÚN GANHA CHANCE

Na lanterna do grupo, com apenas 1 ponto conquistado e nenhum gol marcado, o Vasco ainda acredita na classificação. A tarefa é difícil, mas o comandante Paulo Autuori afirma que tem confiança no potencial do time.

- O que vai dar sustentação é ganhar o jogo. Vitória é o que dá segurança. 

Essa equipe tem que ser muito mais efetiva. Temos condições disso. Em alguns momentos dos jogos mostramos isso - afirmou Autuori.

A equipe que vai a campo contra o Botafogo só terá uma mudança em relação ao time escalado na partida anterior, no empate com o Olaria. Thiago Feltri perde a vaga na lateral esquerda e o peruano Yotún ganha uma chance como titular.

Artilheiro da equipe no campeonato, com 7 gols, Bernardo, que desfalcou a equipe no último jogo devido a dores na coxa direita, deve voltar ao time e começar o clássico no banco de reservas.

SEM SEEDORF

Com a ausência do apoiador Seedorf, suspenso após expulsão polêmica contra o Madureira, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por mudar a estrutura tática da equipe do 4-2-3-1 para o 4-4-2 e escalou o atacante Bruno Mendes ao lado de Rafael Marques.

Se não pode contar com a principal estrela da equipe, o treinador terá o retorno do uruguaio Lodeiro, que não enfrentou o Madureira por estar defendendo a seleção do Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Um dos principais jogadores deste início de temporada alvinegro, Lodeiro já marcou três vezes no Estadual.

Apesar de viver ótima fase, ao contrário do rival desta quarta-feira, Oswaldo descartou um possível favoritismo do Glorioso.

- De forma nenhuma. Isso é algo corriqueiro do futebol. Várias outras vezes os papéis já estiveram invertidos. Quando o jogo inicia, isso (má fase do Vasco) é irrelevante. Estamos bastante concentrados. Independente do momento em que o Vasco esteja é sempre um grande adversário e nós respeitamos muito eles.

FICHA TÉCNICA

VASCO X BOTAFOGO

Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data-Hora: 3/4/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Luis Antonio Silva Santos (RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) Jackson Lourenço Massara Santos (RJ)

VASCO: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Wendel, Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenório - Técnico: Paulo Autuori.

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel e Lodeiro; Rafael Marques e Bruno Mendes - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Leia mais no LANCENET!  


Aos 18 anos, Dória comemora primeira convocação para a Seleção


Zagueiro do Botafogo tem experiência na equipe sub-20, que fez campanha ruim no Sul-Americano e não conseguiu vaga no Mundial da categoria



Dória comemora gol marcado
recentemente, contra 
o Madureira
(Foto: Fabio Castro/AGIF)
Aos 18 anos de idade, o zagueiro Dória foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal. Jogador do Botafogo, ele participou da campanha no Sul-Americano Sub-20, em janeiro, quando o Brasil acabou não conseguindo a classificação para o Mundial da categoria.

Dória se juntou ao goleiro Jefferson na lista de 18 convocados para o amistoso com a Bolívia, sábado, em Santa Cruz de la Sierra. O jogo será em homenagem ao torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morto ao ser atingido por um sinalizador de navio atirado durante o jogo entre Bolívar e Corinthians, pela Taça Libertadores.

- Estou muito feliz. É fruto de um trabalho que vem sendo bem feito no Botafogo. Agradeço de coração ao professor Oswaldo de Oliveira, que acreditou no meu potencial e me deu a chance de mostrar o meu futebol. Aos meus empresários Jouden e Marcelo, da VF Sports, que sempre me deram o suporte e a tranquilidade que eu precisava. E, é claro, a Deus, meu pai, minha mãe e minha noiva - disse Dória.

Ainda aos 17 anos, Dória assumiu a condição de titular da zaga do Botafogo durante a disputa do Campeonato Brasileiro do ano passado. Este ano, ele começou na reserva, mas recuperou a posição com a lesão de Antônio Carlos.

- Espero que seja a primeira de muitas, mas não vou fugir das minhas características e manterei os pés no chão - garantiu o zagueiro.

Nesta quarta-feira, Dória, mais uma vez, será titular ao lado de Bolívar, contra o Vasco, em Volta Redonda. Ele vai ficar fora do jogo com o Olaria, domingo, também em Volta Redonda.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Jefferson e Dória na lista para amistoso do Brasil contra Bolívia



Duelo será às 16h30 do próximo sábado, na cidade de Santa Cruz de la Sierra




Felipão durante o jogo do Brasil com a Rússia (Foto: Glyn Kirk/AFP)
Scolari não vai poder observar a força
 máxima do Brasil (Foto: Glyn Kirk/AFP)
A CBF divulgou em seu site oficial a lista de 18 convocados do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, para o amistoso do próximo sábado, contra a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. Como a partida é fora do calendário da Fifa para jogos internacionais, a lista foi formada só por peças que atuam no futebol brasileiro. A relação tem algumas surpresas, como o zagueiro Dória, do Botafogo, e o lateral Douglas Santos, do Náutico.

O jogo será no estádio Ramon Aguillera, às 16h30 (de Brasília), e a delegação vai fazer uma viagem relâmpago para o confronto, marcado pelo presidente José Maria Marin para "aproximar os dois países" depois da morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador de navio atirado por um membro de organizada do Corinthians.

CONFIRA A LISTA:

GOLEIROS
Jefferson - Botafogo
Matheus Vidotto - Corinthians

LATERAIS
André Santos - Grêmio
Douglas Santos - Náutico

ZAGUEIROS
Dedé - Vasco
Dória - Botafogo
Rever - Atlético Mineiro

MEIAS
Ralf - Corinthians
Paulinho - Corinthians
Arouca - Santos
Jean - Fluminense
Jadson - São Paulo
Ronaldinho - Atlético Mineiro

ATACANTES
Alexandre Pato - Corinthians
Leandro - Palmeiras
Leandro Damião - Internacional
Neymar - Santos
Osvaldo - São Paulo


Leia mais no LANCENET!

Montenegro garante devolução do Engenhão: 'Um castelo de areia'


Depois de conversar até com o prefeito, ex-presidente do Botafogo diz que reunião na quinta-feira será apenas para referendar a decisão do clube



Cobertura do Engenhão com problemas
(Foto: Agência Reuters)
Apesar de o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, manter uma posição de cautela com relação ao destino do Engenhão, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro já decretou a devolução do estádio para a prefeitura do Rio de Janeiro depois de sua interdição, resultado de um problema na cobertura, confirmada no dia 26 de março.

Montenegro afirmou que o clube não tem condições de arcar com os custos do estádio sem a realização de jogos e eventos. Como não há uma definição sobre o tempo que o Engenhão ficará fechado, ele conversou com Maurício e o prefeito Eduardo Paes para decidir pela devolução. Uma reunião quinta-feira, às 18h (de Brasília), em General Severiano, servirá para ratificar a decisão, segundo o ex-presidente.

- A reunião é só para referendar. Isso virou um mico. O Botafogo não pode pagar 500 ou 600 mil reais por mês pelo tratamento do gramado, a luz, os funcionários sem nenhum evento. Não sei se isso vai demorar cinco, oito meses ou dois anos. O Botafogo vai devolver isso para a Prefeitura e ela que trate de fazer tudo que é preciso para as Olimpíadas de 2016. A gente se vira, joga em Volta Redonda, no Maracanã, no Aterro, em qualquer lugar. Vamos ficar tratando o campo para os operários jogarem pelada depois? - disse Montenegro.

O Botafogo passou a administrar o estádio em 2007, depois dos Jogos Pan-Americanos. São quase seis anos. Montenegro afirmou que o clube não tinha conhecimento de nenhum dos relatórios feitos sobre a situação do Engenhão e da sua cobertura e lamentou o risco corrido durante esse período, já que a cobertura poderia cair com um vento de 63km/h.

- É um castelo de areia, um absurdo. O Botafogo correu um risco muito grande. Virou um problema de imagem para a empresa, que correu atrás de vários investimentos. A gente fica ouvindo a Delta, Odebrecht e ninguém tem culpa. Na hora de receber, eles souberam - reclamou Montenegro.


Como vai ser essa entrega, eu não sei. Se vai ser na sexta, sábado, quinta-feira à noite. O que não existe é a possibilidade de ser obrigado a ficar. Não é nosso. Se precisar, entrego a chave em juízo, mas queremos fazer isso em paz"

Carlos Augusto Montenegro

A devolução ainda desperta questionamentos com relação ao termo de concessão. No entanto, o ex-presidente garante que o Botafogo não pode ser obrigado a ficar com o estádio, ainda mais nessas condições em que se encontra.

- O prefeito está conversando com a gente o tempo todo e tem sido um grande parceiro. Ele não teve nada a ver com isso. Vai administrar outro pepino como aconteceu com a Cidade da Música. Ele sabe que não tem condição de o Botafogo continuar com o Engenhão. Como vai ser essa entrega, eu não sei. Se vai ser na sexta, sábado, quinta-feira à noite. O que não existe é a possibilidade de ser obrigado a ficar. Não é nosso. Se precisar, entrego a chave em juízo, mas queremos fazer isso em paz - garantiu Montenegro.

O clube ainda vai correr atrás dos culpados. Até o momento, não houve qualquer comunicação oficial sobre a interdição nem sobre o período em que o Engenhão ficará fechado. Por enquanto, os profissionais ainda treinam no local.

- Ninguém tem um plano B. Estão todos revoltados com isso. Talvez a gente continue treinando depois de entregar a chave, mas aí depende da Prefeitura - explicou Montenegro.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Montenegro sugere, mas Bota ainda não pensa em devolver Engenhão


Ex-presidente conversa com Maurício Assumpção e trabalha para ter reunião do conselho consultivo quinta-feira, quando assunto será discutido



Engenhão segue sem previsão de
reabertura
(Foto: Fred Huber)
A interdição do Engenhão já começa a ter consequências internas no Botafogo. O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro iniciou um movimento no conselho consultivo para convocar uma reunião geral e estudar a possibilidade de devolução do estádio para a prefeitura. Ele, inclusive, já conversou com o presidente Maurício Assumpção sobre o caso.

No entanto, a ideia ainda precisa de mais sustentabilidade antes de ser colocada em prática. Por enquanto, Maurício Assumpção tem outra preocupação, que trata do prejuízo com o qual o Botafogo vai arcar com a interdição do estádio. O valor ainda não foi contabilizado.


- O Montenegro conversou comigo sobre isso, mas por enquanto estou preocupado em recuperar o prejuízo que o Botafogo vai ter com isso - afirmou Maurício Assumpção.

O Engenhão foi interditado por causa de um problema na cobertura. No entanto, ainda há uma série de questões estruturais a serem resolvidas. O Botafogo vinha discutindo com a Caixa Econômica Federal a negociação do naming rights do estádio, mas com a situação atual, ela foi abortada.


Cobertura do Engenhão apresenta rachaduras em sua estrutura (Foto: Agência Reuters)

O movimento iniciado por Montenegro tem previsão de uma reunião para quinta-feira. Ele faz parte do conselho consultivo, formado por ex-presidentes e grandes beneméritos do clube.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Oswaldo comanda treino técnico e confirma time com dois atacantes


Antes de enfrentar o Vasco, treinador do Botafogo aprimora jogadas de bolas paradas e escala time com Rafael Marques e Bruno Mendes




renan e bruno mendes - Treino Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Bruno Mendes será titular contra o Vasco
 (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira comandou o último treino para o time do Botafogo antes do jogo contra o Vasco, que acontece na quarta-feira, ás 19h30, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Nesta terça-feira, no campo anexo do Engenhão, o treinador realizou uma atividade de bolas paradas, que durou mais de uma hora. Mais uma vez, as cobranças de faltas e escanteios ficaram por conta de Lodeiro e Lucas.

No lugar de Seedorf, suspenso, Bruno Mendes treinou mais uma vez e está confirmado ao lado de Rafael Marques no ataque. Além do camisa 10, Renato e Antônio Carlos, estão fora da partida desta quarta. Os dois jogadores participaram de uma atividade paralela a dos companheiros e não viajam com o grupo para Volta Redonda.

Após as atividades, Oswaldo concedeu entrevista coletiva e confirmou a formação do time com dois atacantes. Segundo ele, Bruno Mendes e Rafael Marques, têm condições de fazer um grande jogo contra o Vasco.

- O Bruno é um jogador jovem, que viveu um momento excelente no ano passado. Ele está se empenhando nos treinamentos. O Rafael iniciou os últimos jogos e vem melhorando. Tem muita mobilidade, participa bem dentro e fora da área, organiza. Essa será a função dele.

O time do Botafogo que inicia a partida contra o Vasco, é: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro; Rafael Marques e Bruno Mendes.

Oswaldo prega respeito ao Vasco e garante não mudar esquema



Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!