Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Botafogo: Patrick de Paula treina com bola e se aproxima de retorno



Volante, recuperado de uma paralisia facial, participa de atividade do Alvinegro e deve ser opção em jogo do Brasileirão contra o Goiás; Carlinhos e Del Piage também treinam





Patrick de Paula em treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Se não vai poder contar com Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, contra o Goiás, Luís Castro pode ter um retorno no setor para o Botafogo. Patrick de Paula treinou com o grupo em atividade realizada na tarde desta quinta-feira no Espaço Lonier, CT do clube.


+ Botafogo vai criar base de observação na Argentina e tem lista de jogadores 'na mira'


O camisa 8 desfalcou o Glorioso nas últimas três partidas por conta de uma paralisia facial. O meio-campista foi diagnosticado com a Paralisia de Bell e estava tomando medicações com substâncias que poderiam ser contraindicadas pelo antidoping.

Patrick não foi a única novidade na atividade. O volante Del Piage e o lateral-esquerdo Carlinhos também colocaram as chuteiras e participaram das atividades com o elenco.

Rafael, que sofreu um afundamento na face, participou da atividade sem máscara. O defensor também correu pelo campo e fez exercícios com os outros jogadores.

O Botafogo enfrenta o Goiás na próxima quarta-feira, às 21h45, na Serrinha, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Botafogo amplia área de scouting e monitora jovens na América Latina



Prospecção de promessas também acontece no Rio e em outras partes do Brasil



O Botafogo ampliou a área de scouting - área que conta com apreço de John Textor -, seguindo o planejamento em curso desde a implantação da SAF no clube. O clube comunicou, na tarde desta quarta (21), que o foco é melhorar o processo de mapeamento e prospecção de jovens atletas nas categorias de base.


+ Botafogo fica dois jogos seguidos sem sofrer gol pela primeira vez neste Brasileirão


Dentro do projeto, o Botafogo contratou um coordenador para a área de captação: Everson Rocha, que teve passagens por Santos, Athletico-PR e Coritiba. O monitoramento de promessas será mais intenso no Rio, mas já está sendo expandido para outros estados brasileiros e também para a América Latina.





Da esquerda para a direita: Brunno Noce, Everson Rocha, Alessandro Brito, Raphael Rezende e Henrique Simões, do Botafogo — Foto: Divulgação/BFR



- Vamos competir e ser muito agressivos no Estado do Rio de Janeiro e intensificar o mapeamento de atletas jovens no Brasil. O Clube precisa crescer de maneira organizada e estruturada nesse setor de grande importância dentro da SAF. Como projeto de curto prazo, estaremos monitorando e mapeando as principais escolas, academias, campeonatos e jogos no Rio - explicou Alessandro Brito, head scout alvinegro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


- Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco (presencialmente). Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração 'in loco', que traz uma sensibilidade além das ferramentas - finalizou Brito.


Quem é Everson Rocha

O novo coordenador da área de captação é curitibano e tem 35 anos. Ele é formado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco e tem MBA em Planejamento e Estratégia pela Universidade Positivo.




Com 6 dos últimos 7 gols, reforços da janela levantam Botafogo (https://ge.globo.com/video/com-6-dos-ultimos-7-gols-reforcos-da-janela-levantam-botafogo-10954499.ghtml)



Rocha iniciou a carreira no Athletico-PR, onde ficou entre 2002 e 2019, ocupando os cargos de Analista de Desempenho, Analista de Mercado, Negócios e Dados, Scout Externo do Profissional e Scout Interno. Ele retornou ao clube em 2021, quando foi Coordenador dos Núcleos Técnico/Metodológico e Scouting/Parcerias.


Entre as duas passagens, Rocha trabalhou no Santos, por duas temporadas. Lá, foi Gerente de Inteligência e Head Scout.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Departamento de Scouting


Alessandro Brito: Head Scout

Raphael Rezende: Coordenador de Mercado

Henrique Simões: Coordenador de Analytics

Alfie Assis: Coordenador de Desempenho

Everson Rocha: Coordenador de Captação

Vinicius Bispo: Analista de Desempenho

Rodrigo Mira: Analista de Desempenho

Brunno Noce: Scout Pro

Cristian Costa: Scout Pro

Botafogo vai criar base de observação na Argentina e tem lista de jogadores 'na mira'



Com investimentos recentes para área de scout, Botafogo vai enviar profissionais para assistir jogos do Campeonato Argentino até o fim do ano e tem 89 alvos definidos





Alessandro Brito, Head Scout, e André Mazzuco, diretor de futebol do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A parte prática dos investimentos feitos pelo Botafogo fora de campo está prestes a ser iniciada. Com chegadas recentes na área de scout, o Alvinegro pretende criar uma 'rede de observação' na Argentina para observar jogadores e, assim, ter ainda mais dados sobre possíveis alvos para a próxima temporada.


+ Auxiliar do Botafogo assiste jogo do Boca Juniors na Bombonera e empolga torcida


Profissionais do clube ficarão no país vizinho até o fim do ano. Eles vão assistir jogos selecionados do Campeonato Argentino com o intuito de ver jogadores já mapeados via dados e programas de análise de futebol. A intenção é ter uma certeza ainda maior se tal atleta pode prosseguir na busca de mercado do Glorioso.

O Botafogo tem um total de 89 jogadores mapeados no futebol argentino. Todas as posições estão envolvidas - o que não quer dizer que o Alvinegro quer contratar atletas para todos os setores, vale lembrar que o setor de mercado serve para analisar atletas que apareçam com destaque.

Haverá um 'filtro' para o Glorioso ter uma dimensão sobre o que fazer no mercado: desses 89 jogadores, a tendência é que o número seja bem reduzido após as observações in-loco. Depois, a quantidade x de atletas que restarem passarão por uma análise financeira e de necessidade em relação ao elenco do Botafogo. Se aprovados, aí sim entrarão na lista de alvos concretos do clube.


Tudo isso faz parte da fase de análise e mapeamento do Botafogo, que agora possui condições de expandir a área. O futebol argentino foi a escolha da criação de base do setor de mercado do Botafogo porque é o país que possui mais alvos de potencial.

- O primeiro passo na nossa chegada foi focar na primeira e segunda janelas de 2022: apoiar John, Castro e Mazzuco com informações e prospecções de atletas. Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco. Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração 'in loco', que traz uma sensibilidade além das ferramentas - explicou Alessandro Brito, Head Scout do Botafogo, ao site oficial do clube.


E MAIS: Willian diz que jogou bem no Corinthians e explica saída do clube
'Daria R$ 5 mil para ver o Flamengo não ser campeão', dispara ex-jogador do clube
Meia do Bayern amplia crise do clube com declarações fortes
Brasileiros do Zenit buscam naturalização, diz jornalista
Argentina vive 'crise' por conta das figurinhas do álbum da Copa do Mundo



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)