Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Após quarta derrota em cinco jogos, Botafogo demite Marcos Paquetá e vai atrás de Zé Ricardo


Contratado há um mês para substituir Alberto Valentim, técnico deixa cargo com só uma vitória e apenas 20% de aproveitamento. Ex-treinador de Flamengo e Vasco volta a ser o alvo da diretoria



REUTERS/Jorge Adorno


Marcos Paquetá não é mais técnico do Botafogo. O comandante não resistiu à quarta derrota em cinco jogos e foi demitido pela diretoria logo após o revés por 2 a 1 para o Nacional-PAR na noite desta quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, pela segunda fase da Copa Sul-Americana. Contratado há pouco mais de um mês para substituir Alberto Valentim, o treinador não conseguiu resultados e nem convencer a torcida, saindo com apenas 20% de aproveitamento.


Marcos Paquetá entrou na sala de coletiva e avisou que não falaria. Logo após veio a notícia de sua demissão.

Paquetá sequer concedeu entrevista coletiva depois da partida. Ele compareceu à sala de imprensa do estádio, cumprindo exigência da Conmebol para os técnicos, mas pediu desculpas por não poder falar porque estava indo para uma reunião com a direção. O presidente alvinegro, Nelson Muufarrej, o vice de futebol, Gustavo Noronha, e o gerente de futebol, Anderson Barros, que comunicaram o desligamento ao treinador.


O auxiliar Esdras Lopes, que veio junto com o técnico quando ambos abriram mão de um contrato com o Pune City, da Índia, também deixará o cargo. Após 14 anos fora do Brasil, Paquetá enfrentou resistência da torcida desde antes de sua chegada. A pressão só aumentou, e até mesmo o Youtuber e empresário Felipe Neto, um dos patrocinadores do clube, cobrou sua demissão nas redes sociais. Em nota oficial, o Botafogooficializou a demissão:


"O Botafogo de Futebol e Regatas informa que Marcos Paquetá não é mais técnico do Clube. Após o jogo com o Nacional (PAR), nesta quarta-feira, uma reunião entre a Diretoria e o treinador definiu o fim do ciclo. O Botafogo agradece a Marcos Paquetá pelos serviços prestados".



Ex-Flamengo e Vasco, Zé Ricardo é o nome forte para assumir o Botafogo (Foto: André Durão)


Auxiliar permanente da comissão técnica, Bruno Lazaroni vai comandar os próximos treinos e o time contra o Santos no sábado, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Mas a diretoria já definiu um alvo para o cargo vago: Zé Ricardo. O clube já havia procurado o treinador após a saída de Valentim, mas não houve acordo na época. Anderson Barros é muito próximo do técnico, com quem trabalhou no Flamengo e Vasco, e é figura chave para a contratação.


Antes uma aposta em 2016, quando passou de auxiliar à efetivado no Flamengo, Zé Ricardo tem atualmente o nome consolidado no mercado. Após pedir para deixar o Vasco alegando problemas pessoais, o treinador esteve próximo de um acerto com o mundo árabe e foi procurado por Fluminense, Santos e Vitória neste período.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Fred Gomes e Thiago Lima, de Assunção, no Paraguai, e Rio de Janeiro

Carli completa 100 jogos pelo Botafogo e se declara: "Senti que era minha casa"


Contratado sem muita badalação em 2016, argentino conquistou os alvinegros, principalmente após o gol na final do Carioca deste ano. Novo vínculo vai até o fim de 2020



Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Uma vitória diante do Nacional, na noite desta quarta-feira, pela Sul-Americana, será muito importante para renovar o ânimo do Botafogo, mas também servirá para outro grande motivo: No Paraguai, o zagueiro Joel Carli completará 100 jogos com a camisa do Alvinegro e, por tudo que vem fazendo nesses quase dois anos, merece um resultado positivo de presente.


View image on Twitter




Noite especial para o zagueirão Carli, que completa 100 jogos com a gloriosa camisa nesta quarta-feira! Vida longa no Glorioso, Joel! 


Contratado em 2016 sem muita badalação, o argentino conquistou os alvinegros aos poucos e hoje é praticamente unanimidade, principalmente após o gol na final do Campeonato Carioca deste ano, que levou a partida para os pênaltis. O Botafogo acabou vencendo.


- Sinto uma satisfação muito grande. Hoje no futebol é muito difícil que um jogador faça 100 jogos com a mesma camisa, ainda em um clube tão grande como o Botafogo. Desde quando cheguei trabalhei forte para continuar e chego com uma felicidade muito grande. A partir de amanhã vou colocar novos objetivo e no caminho certo.



Gol do Botafogo! Carli pega sobra na área, chuta e marca, aos 48 do 2º tempo


Aos 31 anos, Carli renovou seu contrato com o Botafogo esse ano até até o fim de 2020 e espera que o casamento siga em evolução. Porém, não quis revelar o futuro...


- Sempre falei que sou muito agradecido ao Botafogo, ao futebol... Desde quando cheguei senti que era minha casa. Minha família sempre foi muito bem recebido. Sempre que estamos em um lugar em que gostamos muito, tentamos fazer sempre o melhor. Tenho uma meta, mas vou guardar para mim (risos). Por enquanto, quero comemora os 110 como, pois hoje no futebol isso não é fácil.



Carli, Botafogo (Foto: Thiago Lima)


Carli nunca quis deixar o Botafogo. Quando procurado pelo Peñarol, do Uruguai, mesmo na reserva, sequer quis ouvir a oferta. Assim como aconteceu com os mexicanos Leon e Pachuca em 2017. No Brasil, teve o nome especulado em Atlético-MG e Grêmio.


Nesta quarta-feira, contra o Nacional, às 19h30 (de Brasília), o argentino vai tentar construir mais um belo capítulo dessa história de muitas emoções com a camisa do Botafogo.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Assunção, Paraguia

Pressionado por maus resultados, Botafogo encara o Club Nacional pela Sul-Americana




Hoje é dia de jogo do Fogão!🔥 (@Esp_Interativo)


O Botafogo já está em Assunção para enfrentar o Club Nacional do Paraguai no estádio Defensores del Chaco no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana. A partida está marcado para às 19h30 de hoje, com transmissão exclusiva da FoxSport 2.

O Glorioso vem de uma derrota de 3 a 0 para o Internacional no Beira-rio e precisa, além de fazer um bom jogo contra os paraguaios, voltar ao Rio com um bom resultado para recuperar a imagem frente à torcida. Imagem essa, muito desgastada desde a estreia do técnico Paquetá no comando técnico da equipe.

Já são quatro jogos no Campeonato Brasileiro e o aproveitamento do time é muito baixo. Com formações diferentes a cada jogo, Paquetá coleciona três derrotas como visitante e apenas uma vitória contra a Chape, em casa. Em doze pontos disputados só conquistou três (aproveitamento de 25%). Foram sete gols sofridos (3 do Inter, 2 do Flamengo e 2 do Corinthians) contra um marcado por Marcinho.

Perdeu para o Corinthians por 2 a 0 em São Paulo levando gol antes dos três minutos e voltou a repetir a façanha diante do Flamengo quando levou dois gols antes mesmo dos sete minutos de jogo no Maracanã. Contra os paulistas, o time tentou a reação mas sucumbiu diante da falta de pontaria no primeiro tempo e na exibição de gala do goleiro Cássio no segundo. Já contra o rubro-negro, não teve reação. Com a desvantagem de dois gols no começo do jogo, o time se mostrou apático e sem forças para buscar o resultado. Nem mesmo a vitória por 1 a 0 sobre a Chape no Nilton Santos serviu para diminuir a desconfiança da torcida. Tanto que o time foi ao sul encarar o Inter de peito aberto e foi facilmente derrotado por 3 a 0 praticando um futebol de baixíssima qualidade. Arrisco a dizer que, ao contrário do esperado, o time vem caindo de rendimento a cada jogo e não há perspectivas de que o técnico tenha forças para reverter esse quadro. Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Depois da primeira vitória com Paquetá, Botafogo vai ao sul buscar pontos contra o Inter...


O certo é que as semanas de intensos treinamentos sob o comando de Paquetá não conseguiram dar um padrão de jogo à equipe e os resultados, de certa forma, mostram isso.


Assim termina a 16ª rodada do Brasileirão. Ainda tem muita
emoção vindo por aí! (SporTv)
Sem pontuar na última rodada do Brasileiro, o permaneceu com 20 pontos. Caiu da 10a. para a 11a. posição e se afastou seis pontos do Palmeiras que tem 26 e ocupa a última vaga do G-6 - outrora nosso objetivo na competição.

Dos vinte e sete pontos disputados como visitante (Sport, Cruzeiro, América, São Paulo, Vasco, Bahia, Corinthians, Flamengo e Internacional), o Bota conquistou apenas cinco. Empatou com o Sport e Bahia e venceu o Vasco. O aproveitamento de 18,5% é irrisório e permanece muito aquém do razoável.

Já em casa, dos vinte e um pontos disputados como mandante (Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Vitória, Ceará, Atlético-PR e Chapecoense), conquistamos quinze com as vitórias sobre Grêmio, Fluminense, CAP e Chape e os empates com o Palmeiras, Vitória e Ceará. O aproveitamento de 71,4% nesse caso, é muito bom.

Após 16 rodadas, a campanha continua fraca com cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas - três delas sob o comando de Paquetá. O aproveitamento que era de 44,4% caiu para 41,7% enquanto a média de gols continua cada vez mais baixa*. Em 16 jogos, marcamos 17 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 21 restando um saldo negativo de 4 gols.


*Gols do Botafogo na temporada: 8 Kieza, 8 Brenner, 4 Pimpão, 4 Rabello, 4 Lindoso, 3 Leo Valencia, 2 L. Fernando, 1 M. Vinícius, 1 Arnaldo, 1 Renatinho, 1 Carli, 1 Gilson, 1 M. Fernandes, 1 Marcinho e 1 contra.


Essa é a realidade do Botafogo que  hoje enfrenta o Nacional no Paraguai pela Sul-Americana e no sábado, o Santos de Cuca no estádio Nilton Santos pelo Brasileirão.

As equipes se enfrentaram apenas uma vez na história. Foi durante uma excursão do time alvinegro por terras paraguaias em 1952. O Alvinegro venceu o adversário por 2 a 0 com gols de Dino e Zezinho. Nilton Santos, um dos maiores ídolos do clube, não viajou com o time pois estava servindo à seleção carioca na oportunidade.

O Botafogo chegou a essa fase eliminando o Audax Italiano, do Chile. Venceu os chilenos fora de casa por 2 a 1 e sustentou a igualdade por 1 a 1 no Nilton Santos. Já o Nacional, penou para passar pelo modesto Mineros da Venezuela. Venceu a disputa de pênaltis após empates sem gols nos dois embates.

Sem poder contar com Jefferson, Gatito, Marcos Vinícius, João Paulo, Marcelo Benevenuto, João Pedro e Moisés, entregues ao DM; e Aguirre que cumpre o último jogo de suspensão em competições da Conmebol, Paquetá deve mandar a campo uma formação bem diferente daquela que foi derrotada pelo Inter no fim de semana.

Em compensação à tantas baixas, Pimpão, Lindoso e Kieza, que não jogaram contra o Inter, se juntaram ao grupo e estão à disposição do técnico para o jogo. O time que treinou hoje no campo da Conmebol foi formado por Saulo; Luís Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Lindoso, Matheus e Valencia; Luís Fernando, Pimpão e Kieza.

Se confirmado esse time como titular, o banco terá as presenças do goleiros Diego do Sub-20; do zagueiro Yago; do lateral Marcinho; dos volantes Marcelo e Jean; dos meias Renatinho e Leandrinho; e dos atacantes Brenner e Ezequiel... mais »



Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr