Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Atleta que mais atuou, Renan Fonseca descarta ser poupado: “Vale título”


Único jogador a iniciar todos os jogos do Bota na temporada, zagueiro quer jogar contra o Macaé e rechaça cansaço: “Há pouco estava de férias e louco para jogar”



Renan Fonseca foi o único jogador do Botafogo a iniciar as 15 partidas oficiais do clube na temporada. O descanso, no entanto, não faz parte dos planos. Mesmo com a equipe assegurada nas semifinais do Campeonato Carioca, não passa pela cabeça do zagueiro ser poupado na quarta-feira, contra o Macaé. Afinal, está em jogo o título na Taça Guanabara.

Renan Fonseca concede coletiva nesta segunda-feira no Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
- De jeito nenhum (quero ser poupado). Está valendo título, pô. Se vencermos (o Macaé), e o Flamengo tropeçar, seremos campeões. Vamos com a força total. No que depender de mim, quero jogar e ajudar em campo – assegurou o defensor.

Ao longo do Campeonato Carioca, o Botafogo vem enfrentando uma série de problemas musculares. Apesar de ser o atleta que mais jogou na temporada, Renan Fonseca garante estar inteiro e não se queixa de cansaço.




- O ano está apenas começando. Foram poucos jogos ainda. Me lembro que eu estava de férias há pouco tempo e louco de saudades de jogar – brincou o defensor.

No Botafogo há três meses, Renan Fonseca vive a expectativa de conquistar o primeiro título com a camisa do clube. No entanto, ele destaca a importância de uma vitória contra o Macaé, mesmo que o caneco não venha. Afinal, o segundo colocado da fase classificação terá a vantagem de jogar por dois empates nas semifinais.

- Acho que por tudo o que aconteceu no ano passado, estamos muito felizes de termos conseguido a classificação antecipada. Ao longo do campeonato, sempre estivemos em primeiro ou segundo. O foco sempre foi classificar e conseguir o titulo. O que estiver ao nosso alcance, vamos fazer. Quarta-feira vai ser uma final para nós. Vamos buscar a vitória. O Nosso papel nós temos que fazer. Até porque o segundo colocado leva uma pequena vantagem para a semifinal.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Diego Jardel, Mattos e Gegê vão a campo e ficam próximos do retorno


Em fase final de recuperação, trio treina nesta segunda-feira. Tendência, no entanto, é que eles sejam poupados visando as semifinais do Campeonato Carioca



O dia seguinte da goleada sobre o Madureira e da classificação para as semifinais do Campeonato Carioca foi de academia para a maioria dos jogadores do Botafogo. Apenas quem não iniciou a partida e alguns atletas em recuperação de lesões foram a campo.

Perto do retorno, Gegê, Marcelo Mattos e Diego Jardel trabalharam com o preparador físico Emílio Faro. Tássio, por sua vez, apenas correu. Foi a primeira vez que o atacante foi ao gramado após a torção no joelho, no clássico contra o Vasco.

Marcelo Mattos, Gegê e Diego Jardel em treino do Botafogo no Engenhão (Foto: Marcelo Baltar)

Diego Jardel, Gegê e Marcelo Mattos já estão em fase final de recuperação. Os três podem até retornar na quarta, diante do Macaé, mas dificilmente começarão a partida. A tendência, no entanto, é que eles sejam poupados para as semifinais. Apesar de o Botafogo ainda ter chances de conquistar a Taça Guanabara, o técnico René Simões já avisou que não vai precipitar os retornos dos jogadores. 
 
Tássio apareceu pela primeira vez no gramado após torcer
o joelho conta o Vasco (Foto: Marcelo Baltar)
Entre os titulares, Bill, Diego Giaretta, Carleto, Renan Fonseca, Alisson Brand e Tomas foram os únicos que foram a campo, já no final da atividade. Eles deram algumas voltas no entorno do gramado.

Durante o treino, membros do Comitê Paraolímpico Internacional vistoriaram o Engenhão. Entre eles, o presidente da entidade, Andrews Parsons. O grupo acompanhou alguns minutos da atividade.

Classificado para as semifinais do Campeonato Carioca, o Botafogo enfrenta o Macaé, nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio Nilton Santos. O Alvinegro ainda pode conquistar a Taça Guanabara, desde que vença e partida, e o Flamengo tropece diante do Nova Iguaçu.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Puma ou Kappa? Botafogo irá escolher fornecedora nesta segunda


DINHEIRO EM JOGO

por Rodrigo Capelo


O Botafogo irá decidir nesta segunda-feira se sua fornecedora de materiais esportivos será a Puma, com quem tem contrato até o fim do Campeonato Carioca, ou a Kappa, que ganhou concorrência preliminar realizada com Penalty e Go New (marca própria da Netshoes criada no fim do ano passado). A diretoria botafoguense espera anunciar a vencedora já nesta terça-feira.

A Puma é parceira do clube carioca desde 2011. O primeiro contrato, de três anos, expirou no fim de 2014. A empresa tinha decidido deixar o time, mas estendeu o acordo por mais quatro meses, até o término do Estadual, para que materiais esportivos já fabricados pudessem ser vendidos nas lojas e para que a diretoria alvinegra tivesse tempo para procurar novo fornecedor. Ciente das negociações com concorrentes, a marca alemã ganhou da equipe o direito de cobrir a melhor das três propostas de uma concorrência caso mudasse de ideia e decidisse ficar.

A Kappa já vestiu o Botafogo, após o rebaixamento à Série B em 2003, e agora tenta voltar ao clube, que seria o primeiro no Rio de Janeiro e o maior entre seus atuais patrocinados – Brasil de Pelotas, Criciúma, Goiás, Fortaleza e América-RN. Se bater a Puma e assinar contrato, a marca italiana coincidentemente voltará a ser fornecedora botafoguense após rebaixamento do time para a segunda divisão em 2014.

Garoto com futebol de gente grande: Fernandes ganha espaço no Botafogo


Aos 20 anos e recém-promovido ao profissional, jogador tem jeito de menino e ainda não comprou um carro. Em campo, porém, ele já conquistou René Simões e a torcida



A cena é incomum no meio do futebol. Um dos destaques da vitória sobre o Madureira, Fernandes e a família, ao lado de alguns torcedores, aguardavam um táxi na saída do Estádio Nilton Santos, em uma guarita para se proteger da chuva. Aos 20 anos, a revelação alvinegra ainda é um garoto e não tem carro. Dentro de campo, no entanto, o futebol é de gente grande.




Fernandes começou o jogo no banco e substituiu Tomas aos 10 minutos da etapa final, quando o Botafogo perdia por 1 a 0 para o Madureira. Com muita movimentação, o jovem deu nova dinâmica ao time e ajudou o Alvinegro a virar e vencer por 4 a 1. O gol foi a cereja no bolo da grande atuação. (veja no vídeo acima).

- Estou aí à disposição, sempre brigando pela posição. Fico feliz por ter entrado bem, marcado um gol e ter ajudado a equipe. Agora é manter o trabalho, já que temos essa fase final e vamos buscar coisas maiores – frisou Fernandes, na saída do Estádio Nilton Santos.

Após mudar a cara do Botafogo contra o Madureira, Fernandes se protege da chuva em uma guarita, enquanto aguarda táxi na saída do Estádio Nilton Santos (Foto: Marcelo Baltar)

Integrado no início do ano ao elenco profissional, Fernandes disputou 13 partidas e marcou dois gols pelo Botafogo. René Simões elogiou a atuação do garoto.

- O Fernandes entrou muito bem e vem jogando muito bem. Ele já tinha entrado bem no jogo da Paraíba (contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil). Além de ter uma técnica sensacional, ele tem muita inteligência – elogiou René Simões.

Com 33 pontos, o Botafogo assegurou uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. Na última rodada da fase de classificação, quarta-feira, contra o Macaé, no Estádio Nilton Santos, o time tenta o título da Taça Guanabara. Para isso, precisa vencer e torcer por um tropeço do Flamengo diante do Nova Iguaçu.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE