Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Presidente do Botafogo revela plano de Textor para reformar Nilton Santos



Presidente da associação também promete estátua de Garrincha com asas em novo museu




O Botafogo planeja uma obra profunda para aumentar as arquibancadas do Nilton Santos e aproximar o torcedor do campo de jogo. O presidente da associação, Durcesio Mello, revelou o que seria o plano principal de John Textor, dono da SAF alvinegra, para reformar o estádio.


+ Piazon pode se recuperar a tempo do clássico





Estádio Nilton Santos, cedido pela prefeitura até 2051 — Foto: Gustavo Garcia/ge


- O projeto é baixar o campo dois metros e fazer uma arquibancada até onde vão os camarotes. Os setores superiores continuariam onde estão, o camarote vai para a frente e aí haveria uma arquibancada de onde são os camarotes até o campo. É a ideia do John, uma obra gigantesca. Seria obra de um ano, teria que jogar em outros lugares - disse em entrevista ao podcast "Glorioso Connection".


O estádio Nilton Santos está cedido à associação Botafogo de Futebol e Regatas e terá a exploração repassada à empresa comandada pelo americano. Para assumir o contrato, Textor acertou com o poder público autorização para mexer no estádio, como revelou o prefeito Eduardo Paes. O acerto ainda não saiu do papel, e as obras não têm data oficial para começar.


+ Júnior Santos, da quarta divisão paulista ao Botafogo em poucos anos




Botafogo perde chances e só empata com o lanterna do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-chances-e-so-empata-com-o-lanterna-do-brasileirao-10870162.ghtml)




Estátua prometida para Garrincha

Na mesma entrevista, Durcesio prometeu que Garrincha ganhará uma nova estátua no fim desse ano. A homenagem da vez terá asas, em referência ao "anjo das pernas tortas". A intenção é que a peça seja inaugurada junto do novo museu do clube, em dezembro desse ano.


- O farol de 30 metros de altura vai ser inaugurado no dia 8 de dezembro juntamente com a estátua do Garrincha de asas. Tem que ser aprovado, mas já estamos com duas museólogas trabalhando em tempo integral no Botafogo, a empresa é seríssima que está fazendo, fizeram no Boca, River, Benfica... Também estão fazendo o do clube da Gávea (Flamengo) e quero inaugurar antes do deles (risos) - afirmou.


+ Leia mais notícias do Botafogo


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Lucas Piazon volta a treinar no campo com elenco do Botafogo



Meia aparece em fotos com o restante do grupo; ele estava "em transição" na última atualização do clube



O Botafogo está mais perto de ter o retorno de Lucas Piazon entre os relacionados. O meia voltou a treinar com o restante do elenco após ficar fora de três partidas pelo Campeonato Brasileiro. Nas fotos divulgadas pelo clube nesta terça-feira é possível vê-lo treinando com os companheiros.


De acordo com a última atualização médica do clube, que não informa quais lesões os jogadores têm, Piazon estava "em transição". Além dele, Carli, Carlinhos e Diego Gonçalves também constavam, mas eles não estiveram no treino desta terça.


+ A gênese de Júnior Santos com a camisa 37 no Botafogo





Lucas Piazon voltou a treinar com os companheiros nesta terça-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Confira a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro



Com isso, o retorno de Lucas Piazon está cada vez mais próximo. A tendência é que ele esteja à disposição do técnico Luís Castro para o clássico com o Flamengo, mas a presença do camisa 43 ainda não é certa.


Pelo Botafogo, Piazon tem 13 jogos e um gol marcado, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Ceilândia. Ele foi titular oito vezes e entrou no decorrer do jogo em cinco oportunidades. Também recebeu um cartão vermelho na confusão depois da vitória contra o Internacional.


+ Leia mais notícias do Botafogo




Aos 9 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Lucas Piazon do Botafogo contra o Ceilândia (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-9-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-lucas-piazon-do-botafogo-contra-o-ceilandia-10503734.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



O Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 18h (de Brasília), quando enfrenta o Flamengo, no Nilton Santos, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota é o 14º colocado, com 27 pontos e está a quatro da zona de rebaixamento. Já o rival é o terceiro, com 40 pontos.


Botafogo aumenta distância para Z4, mas cai na tabela após rodada do Brasileirão



Botafogo cai para 14ª na classificação do Campeonato Brasileiro após empate com o Juventude; próximo adversário é o Flamengo





Time do Botafogo comemora gol contra o Juventude (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Uma rodada entre o "céu e o inferno" para o Botafogo. Após o empate em 2 a 2 com o Juventude, o time comandado por Luís Castro caiu duas posições na classificação do Brasileirão, mas aumentou a distância para o Z4.


+ Fala, Doente! LANCE! estreia podcast do Botafogo nesta terça-feira


O Glorioso terminou a rodada com 27 pontos e ocupando a 14ª posição. O clube foi ultrapassado por Goiás e Fortaleza, que venceram, respectivamente, Atlético-MG e Corinthians.


Ao mesmo tempo, nenhum dos times que está abaixo do Glorioso venceu na rodada, o que fez a distância para a zona de rebaixamento aumentar. O Avaí, primeiro time na degola, foi derrotado pelo Internacional.

A distância para o time catarinense aumentou de três para quatro pontos - 27 contra 23. Coritiba (22), Atlético-GO (22) e Juventude (17) completam o Z4.

O Botafogo enfrenta o Flamengo às 18h do próximo domingo no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 24ª rodada. Se vencer, a equipe chega a 30 pontos e pode alcançar até a 11ª colocação. Em caso de empate, o máximo a ser alcançado é o 13º lugar. Com uma derrota, o time pode terminar em 16º, apenas uma posição acima do Z4.


E MAIS: Jeffinho toma conta de posição e se confirma como titular do Botafogo
Luís Castro rechaça risco de rebaixamento no Botafogo: 'Minha equipe não olha para baixo'
Júnior Santos vibra com gol, mas lamenta empate do Botafogo: 'O time só tem a crescer'
Rafael volta a atuar pelo Botafogo depois de 208 dias
'Construído aos poucos', Botafogo tem problemas graves a resolver logo para não olhar 'para baixo'



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

A gênese de Júnior Santos com a camisa 37 no Botafogo


Atacante estreia com gol e escolheu o número por causa história bíblica de José do Egito



A caminhada de José Antonio dos Santos Júnior no Botafogo começou com um gol logo na estreia, três dias após a apresentação oficial como reforço do clube. Contratado aos 45 do segundo tempo da segunda janela de transferências, o atacante, encarado pela diretoria como boa oportunidade de mercado, tem visto a carreira profissional se desenrolar com mais velocidade de cinco anos pra cá. Antes disso, foi bem diferente.


O capítulo 37 do livro de Gênesis, na Bíblia, conta o início da história de como José, filho preferido de Jacó, foi vendido pelos irmãos ciumentos como escravo. Ele é negociado para um membro da Guarda do Faraó e se destaca no trabalho, mas é preso injustamente. Na cadeia, interpreta sonhos dos companheiros de cela que se concretizam e faz o mesmo com o faraó, ajudando o Egito a passar por severa estiagem após abundância. Nesse período, os irmãos que o venderam foram pedir ajuda ao faraó. José os ajudou e ainda reencontrou o pai anos após ser dado como morto.


O ensinamento da história fala sobre a importância do perdão, de como o sonho pode ter força para as pessoas, além da relação entre pai e filho. O José, do Botafogo, começou tarde como jogador profissional. Depois de tentar na Bahia, estado que nasceu, havia desistido de continuar no futebol e achava que ser servente de pedreiro perto de Conceição do Jacuípe seria seu destino. Mas na última chance que deu ao futebol, foi retribuído.


+ Rafael volta ao Botafogo após 208 dias com apoio no ataque e vacilo atrás





Júnior Santos comemora o primeiro gol pelo Botafogo, marcado na estreia — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Botafogo tem 30% de aproveitamento contra times da parte de baixo da tabela


- O número 37 é porque me chamo José, José Antônio. Em Gênesis, capítulo 37, tem a história de José, que eu me identifico bastante, é muito bonita. Então uso a camisa 37 por causa disso. José foi vendido pelos seus irmãos e depois virou governador do Egito. Teve muitos momentos de dificuldade, foi preso e acredito que tenha dito: "Eu tive tantos sonhos e Deus não concretizou isso na minha vida". Acredito que ele tenha sentido isso psicologicamente, mas ali no final Deus realizou o sonho dele. Então lembra minha história também... Eu não desisti do futebol e, com 23 anos, Deus realizou meu sonho também.


O sonho realizado começou quando terminava a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Apesar do nome, era a quarta prateleira da competição estadual e destinada a jogadores até 23 anos. Lá, atuando pelo Osvaldo Cruz, Júnior ainda era apelidado de "Berimbau". Magro, foi apenas no último jogo da competição que Edivaldo Ferraz, empresário de jogadores e que estava lá para assistir outro atleta indicado, o viu em campo.


Júnior Berimbau Santos se destacou na partida mesmo com o forte calor em São José dos Campos já que percorria o campo todo e o agente foi conversar com ele. A ideia era colocar o atacante na primeira divisão paulista. Acionou uns contatos e, pela boa relação que tinha com o presidente do Ituano da época e hoje coordenador da Seleção, Juninho Paulista, o colocou para treinar durante a pré-temporada da equipe para o Paulistão de 2018.


+ Análise: Botafogo decepciona em empate, mas dá boas perspectivas




Botafogo perde chances e só empata com o lanterna do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/botafogo-perde-chances-e-so-empata-com-o-lanterna-do-brasileirao-10870162.ghtml)



+ Confira a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro


- Combinei com o Juninho de deixar fazer a pré-temporada e no fim a gente voltava a se falar. Se não quisesse, tudo bem. Peguei o Júnior Santos (que ainda era "Berimbau") sem celular e chuteira e seguimos pra Itu. Em Itu, dei uma estrutura pra ele morar e uma condição financeira também. Havia uma rejeição inicial da comissão técnica por ser um atleta amador, que não tinha feito base, mas eu via potencial nele. No último dia da pré-temporada, na data limite para inscrever, conseguimos convencer a diretoria a relacionar ele para os jogos.


Júnior deixou a família na Bahia e foi seguir o sonho em São Paulo. Como disse em entrevista em 2018 (à época na Ponte Preta), o pai havia dito para ele ir em frente porque tinha dois filhos para cuidar e que segurava as pontas por lá. Pouco depois de Júnior chegar ao Ituano, José Antonio, o pai, teve um AVC e perdeu parte da memória. Mesmo assim, o filho jogador de futebol sempre teve a certeza de que o pai veria onde ele chegou quando estivesse melhor da saúde.


Na estreia como titular do Ituano, marcou o gol da vitória diante do Red Bull Brasil. Foram outros três gols naquele Campeonato Paulista, além de uma assistência. As credenciais apresentados no Estadual chamaram atenção de outros times brasileiros e Júnior Santos foi disputar a Série B do Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta.


+ Em 1 ano, atacante sai da várzea para o Paulistão e se surpreende com guinada





Júnior Santos e o empresário Edivaldo Ferraz no Ituano — Foto: Arquivo pessoal


+ Gol, drama com pai e exemplo na preleção da Ponte: noite especial emociona Júnior Santos


Na Macaca, Júnior Santos também marcou o primeiro gol logo no jogo de estreia. Emprestado pelo Ituano, foram nove gols e quatro assistências. O acesso do time de Campinas não veio, mas o atacante subiu mais uma vez de divisão por mérito dele mesmo. O destaque valeu uma ida ao Fortaleza, a pedido do então técnico do time Rogério Ceni em 2019.


Assim como José do Egito reencontra o pai anos depois de sair de casa, com Júnior também foi mais ou menos assim. De volta para o Nordeste, ele também marcou no primeiro jogo como titular. No Fortaleza, foi campeão da Copa do Nordeste e artilheiro (ao lado de Gilberto do Bahia). E lembra daquela promessa de que o pai veria onde o filho chegou? Então, seu José Antonio estava no Almeidão para ver Júnior ser campeão regional contra o Botafogo-PB e também pôde ver o filho dar uma casa para a família pobre e humilde do interior baiano.


Depois do destaque no primeiro semestre com Rogério Ceni, Júnior foi para o outro lado do mundo atuar no Japão. Por lá, atuou em três times diferentes e só não fez gol na estreia como titular em um deles. Foi na Ásia que José Júnior ficou sabendo da morte de José Antonio.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Júnior Santos junto com o pai e o irmão após a conquista da Copa do Nordeste — Foto: Reprodução/Instagram


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


A volta ao Brasil foi em grande estilo, mas poderia ter sido ainda melhor. O tradicional gol na estreia como titular saiu de novo, só que sem a vitória desta vez, e ele teve boas chances para fazer mais. O sono ainda não está tão adaptado, até porque são 12 horas de diferença, mas a expectativa é que daqui pra frente as coisas caminhem ainda mais rápido. A questão vai ser a concorrência com Tiquinho Soares, Erison e Matheus Nascimento.


- Fico feliz, quem ganha com isso é o Botafogo. O Luís vai ter várias opções ali, fico feliz de ser mais uma opção pra ele. Os jogadores da frente têm muita qualidade, são todos jogadores excelentes, então a qualidade do Botafogo aumenta e o mister vai decidir quem vai jogar. Daqui a pouco regulo o sono. Já estou conseguindo dormir melhor, então essa semana aí vou estar bem melhor, mais adaptado.


A gênese de Júnior Santos no Botafogo é com um gol a menos na meta dos oito que colocou até o fim do ano, até quando vai o contrato de empréstimo com o Sanfrecce Hiroshima. No que depender do foco e da vontade do camisa 37, veremos mais vezes o número do capítulo favorito do livro de Gênesis do atacante nas fotos do time.





Júnior Santos foi titular no primeiro jogo pelo Botafogo apenas três dias depois de ser anunciado — Foto: Vitor Silva/Botafogo