Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ídolos de 95 se reencontram e revivem histórias em General Severiano


Sede social do Botafogo foi aberta aos torcedores, que movimentaram o salão em busca de fotos e autógrafos dos atletas campeões brasileiros há 20 anos






Túlio Maravilha, o jogador mais assediado por parte dos torcedores.
Todos queriam uma foto com o artilheiro (Foto: Jessica Mello)
Em 17 de dezembro de 1995, Túlio Maravilha marcava um gol, Wagner defendia tudo, e o Botafogo empatava em 1 a 1 com o Santos no Pacaembu, resultado o suficiente para se tornar campeão brasileiro daquele ano. Em 17 de dezembro de 2015, os heróis daquela conquista se reuniram, como se fosse há 20 anos, para confraternizar e festejar o título. General Severiano foi aberta aos torcedores, que compareceram ao evento realizado na sede em busca de fotos e autógrafos dos ídolos.


Nem todos os atletas da campanha puderam comparecer, mas todos os que marcaram presença foram amplamente comemorados pelos torcedores, que souberam reconhecer os feitos de cada um. Túlio Maravilha e Donizete, no entanto, eram os mais assediados.


- Nosso lema era "um por todos e todos por um" e jogar com amor à camisa. Algo que falta no futebol hoje em dia. Atletas que joguem com amor à camisa e que comam grama, literalmente, pelo time. Eu comi. E estava gostoso. Gosto de campeão - brincou o artilheiro Túlio.

Paulo Autuori assina camiseta de torcedor em festa em General Severiano (Foto: Jessica Mello)

O reencontro dos ex-companheiros após 20 anos trouxe de volta à memória de cada um deles as lembranças daquele ano de 1995. Ou, como Donizete se referiu, "altas fofocas".


- Fofoca toda voltando. Altas fofocas. O Túlio é muito engraçado. Fico viajando na maionese com ele. Estamos muito felizes - descontraiu, aos risos, o Pantera.


Mesmo sentimento compartilhado por Wilson Goiano. O lateral mora em Goiânia há anos e pouco se desloca a outros lugares do país. Assim, vários jogadores daquela conquista ele nunca mais viu. Nesta quinta-feira, pode reencontrá-los.


Wilson Goiano e Iranildo: reencontro dos amigos e
ex-companheiros após 20 anos (Foto: Jessica Mello)
- Emoção em todos os sentidos. Jamir, Iranildo, Moisés... eram jogadores que eu nunca mais tinha visto. Moro em Goiânia, saio pouco. Tinha tempo que não via essa galera. Mas quando a gente vê um ou outro já passa todas as histórias na nossa cabeça. Cada personagem desses aí vem um filme. As brincadeiras, os momentos que tivemos juntos. Era um grupo muito forte, de muita amizade e de superação. Cada cumprimento, cada abraço, vem muitos episódios na cabeça da gente. Parece que estivemos sonhando - afirmou.


Os atletas tiveram uma área reservada no salão para a confraternização. Mas a maioria acabou circulando entre os torcedores. Em determinado momento da noite, todos se reuniram em volta da taça de 95, junto do técnico Paulo Autuori e do presidente da época Carlos Augusto Montenegro. O suficiente para gerar uma aglomeração intensa da torcida em busca de um registro.


- É campeão! É campeão! - gritaram os torcedores, como forma de homenagear os ex-atletas.


- Ninguém é sozinho. Existe um grupo de pessoas, um momento, uma circunstância. Claro que tive participação por fazer aquele grupo, totalmente audacioso, ousado, talhado para superar adversidades e desconfianças. Porque, naquela época, ninguém acreditava que o Botafogo poderia ser campeão. Dificuldades eram grandes, não tinha lugar para treinamento, time foi-se formando ao longo do campeonato, completamente desacreditado. Não adianta você passar uma mensagem se as pessoas que estão sendo lideradas não estiverem receptivas a ouvir. Grande lance de um treinador é fazer com que o grupo de jogadores acredite na mensagem, e aquele grupo estava completamente aberto - relembrou Autuori.


O evento em General Severiano marcou ainda o lançamento e sessão de autógrafos do livro "95 - A Tua Estrela Brilha", de Claudio Portella e Rafael Casé.

A cada foto tirada por Wagner, o ex-goleiro escutava suas façanhas e grandes defesas (Foto: Jessica Mello)

Por Jessica Mello Rio de Janeiro/GE

Vinícius recusa oferta do Botafogo e acerta com o Atlético-PR


Meia, que estava com passagem marcada para o Rio de Janeiro, decide defender o Furacão na próxima temporada




O futuro de Vinícius está selado. O meia, que defendeu o Fluminense nesta temporada, vai jogar pelo Atlético-PR em 2016. Nesta quinta-feira, o jogador declinou uma proposta do Botafogo e acertou com o clube paranaense.

O Botafogo negociava com Vinícius e havia a expectativa de que acontecesse um encontro na tarde desta sexta, com o representante do jogador. Vinícius, inclusive, estava de passagem marcada para a cidade o Rio de Janeiro. O jogador passa férias no Paraná.

Vinicius vai defender o Atlético-PR em 2016 (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)


Na manhã desta quinta-feira, no entanto, Vinícius se decidiu pela proposta do Atlético-PR e deve realizar exames nas próximas horas. A decisão do jogador surpreendeu até seus representantes que negociavam com o Botafogo. Após considerar alta a primeira pedida, o clube carioca acenava com um nova oferta, superior à proposta do Furacão.

Depois de um bom primeiro semestre, em que se firmou como titular do Fluminense, Vinícius fraturou o pé e ficou dois meses afastado dos gramados. No retorno, ele teve dificuldades de recuperar seu espaço. Sem ambiente nas Laranjeiras, ele foi liberado no fim de novembro.


Por Marcelo Baltar e Richard Souza Rio de Janeiro/GE

Emerson lamenta lesões que atrapalharam sequência no Galo e diz que pode ser feliz no Rio


Zagueiro aguarda detalhes burocráticos para acertar ida ao Botafogo



Emerson deve vestir as cores do Botafogo
O zagueiro Emerson deve vestir a camisa do Botafogo em 2016. O jogador tem contrato com o Atlético até agosto de 2017, e acerta detalhes burocráticos para defender o clube carioca.

Depois de passar o Brasileiro no Avaí, o defensor, mais uma vez, não deve ter oportunidades no Atlético. Emerson lamenta as duas lesões graves que sofreu quando estava em Belo Horizonte.

“Sei que é do futebol. Quando você machuca, perde espaço. O Atlético também fez uma excelente campanha este ano. O clube renovou com o Edcarlos (primeiro reserva da defesa). Estou feliz de estar sendo cogitado no futebol do Botafogo. São questões burocráticas para definir”, disse aoSuperesportes.

Os vencimentos de Emerson, quase que em sua totalidade, ficarão a cargo da equipe do Rio de Janeiro.

O diretor do Botafogo, Antônio Lopes, trabalhou com Emerson no Avaí e pediu a contratação do defensor para o próximo ano. O atleta está empolgado com a chance de ter uma sequência de jogos.

“No Botafogo, acredito que terei oportunidades. Posso ser feliz lá”, completou Emerson.


Botafogo retoma conversas, e reunião pode selar acordo com Camilo


Clube procura empresário do jogador e se mostra disposto a negociar novos valores. Atleta retorna ao Rio de Janeiro no domingo para definir seu futuro




Um dos primeiros alvos para 2016, Camilo voltou à pauta no Botafogo. Após considerar alto a primeira pedida do meia, o clube retomou as conversas e espera avançar pelo jogador, destaque da Chapecoense no Campeonato Brasileiro.

Nesta terça-feira, o gerente Antônio Lopes entrou em contato com o empresário Francis Leonardo. O clube ainda considera alta a pedida do atleta, mas está disposto a negociar. A vontade de jogar no Rio de Janeiro e, especialmente, no clube de coração do seu pai pesa, e Camilo aceita ganhar um pouco menos, desde que o Botafogo também apresente valores maiores do que na primeira proposta. O impasse, nas negociações, é o valor das luvas. 

Nome de Camilo voltou à pauta no Botafogo (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)

Desde o início da semana, Camilo está em um cruzeiro com a família e retorna ao Rio de Janeiro no domingo. O jogador já está ciente da nova procura do Botafogo e vai sentar com seu empresário no retorno ao Brasil. Está previsto um encontro entre Francis Leonardo e Antônio Lopes no início da próxima semana.

O Vasco, através de Eurico Brandão, filho do presidente Eurico Miranda, também já demonstrou interesse, mas não houve proposta oficial até o momento.

Camilo tem mais um ano de contrato com a Chapecoense, mas o empresário do atleta não acredita que o clube dificulte a saída do atleta. Existe a possibilidade de jogadores serem envolvidos na negociação.

Além de Camilo, o Botafogo já tentou o meia Vinícius, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Fluminense. Os valores, no entanto, são considerados altos e, por ora, a negociação está parada.

 

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE