Páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

Valentim reconhece atuação pobre e falta de agressividade do Botafogo: "A gente jogou pouco"


Após derrota para o Athletico-PR, treinador é bem direto e lamenta falta de criatividade da equipe na partida na Arena da Baixada


Albari Rosa/Gazeta do Povo



Melhores momentos de Athletico-PR 1 x 0 Botafogo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019



"A gente jogou pouco. Nós fizemos poucas tentativas de jogadas que treinamos". A afirmação de Alberto Valentim após a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR reflete muito bem a atuação do Botafogo na Arena da Baixada. O treinador afirmou o que ficou evidente aos olhos dos torcedores: o time não criou quase nada.


- A gente precisava ter vindo mais agressivo. Mais agressivo defensivamente para roubar mais bolas na intermediária e procurar jogar mais. A gente jogou pouco. Nós fizemos poucas tentativas de jogadas que treinamos, principalmente depois de uma semana cheia. Depois que a gente tomou gol, até fez algumas jogadas, mas a gente devia ter jogado um pouco mais. É difícil você jogar com o Athletico aqui e não incomodar o adversário.



Alberto Valentim revelou que, durante o intervalo do jogo, pediu mais criatividade aos seus comandados. Em campo, porém, a orientação não surtiu efeito, e o time novamente pouco atacou o rival.


- Foi a conversa que tivemos no primeiro tempo, sobre a necessidade de se jogar mais. No gol, a gente acabou perdendo a posse na saída de bola. A ideia é tentar fazer jogadas com segurança e agredir mais. Criamos muito pouco no primeiro tempo.


Confira mais tópicos da coletiva


A torcida do Athletico gritou "olé" aos 37 minutos do segundo tempo com apenas 1 a 0. É reflexo do jogo ruim que seu time fez? Do pouco volume e por pouco ter criado?

- Se tivéssemos sido mais agressivos, o que aconteceu depois dos 37 minutos minutos, inclusive, talvez não tivesse gritado olé. Se tivéssemos chegado mais no último terço, teria deixado a torcida mais temerosa e o próprio Athletico.


No que o Botafogo precisa melhorar?

- Precisamos melhorar essa marcação mais pressão, com mais roubadas de bola na intermediária ou na saída de bola do adversária. Para que ficássemos mais perto do gol. Não achei que as substituições renderam muito por conta dessa falta de jogo. Diego tentou algumas jogadas, tem qualidade. Rhuan tentou jogadas, mas não criamos grandes jogadas.



O escorregão do Valencia no fim foi a grande chance alvinegra. É um lance a se lamentar muito?


- Se o Valencia não escorrega, finalizaria. A jogada do Cícero foi boa, a gente rodou a bola, e o Léo entregou ao Cícero antes de finalizar.


Como fazer esse time ser agressivo contra o Corinthians?

- Treinando, corrigindo. A gente corrigindo na parte teórica. Corinthians se defende muito bem. Depois fazer as jogadas que tem. Ter coragem pra jogar. Temos que superar essa classificação esses momentos.


Carli vira preocupação após mais um cartão por reclamação?

- Cheguei a falar com o quarto árbitro, Joel é o nosso capitão, não acredito que tenha ofendido o Bráulio. Capitão serve para ser o representante do time para discutir entre aspas com o árbitro. Achei excessivo. Joel simplesmente foi conversar com ele antes de a bola ser recolocada em jogo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Curitiba, PR

Na capital onde foi mais feliz, artilheiro do Botafogo espera virada: "Estava inseguro, não desempenhei o Alex Santana"


Com "autocrítica elevada", volante afirma que ficou insatisfeito com atuação contra o Avaí e tirou a última semana para se livrar de qualquer receio provocado pela lesão no tornozelo


Como é possível reparar nas fotos que ilustram essa reportagem, Alex Santana estava à vontade em rápido papo com o GloboEsporte.com antes da partida contra o Athletico-PR, marcada para este domingo, às 18h, na Arena da Baixada. Paulista de Atibaia e cria da base do Internacional, o jovem de 24 anos não tem dúvidas: Curitiba, palco do duelo, é a cidade onde mais foi feliz na vida.


- Espero fazer um bom jogo amanhã (domingo), que a gente possa sair com três pontos, ia ser muito importante. Fui muito bem acolhido pela torcida do Paraná e gosto muito da cidade. Foi a cidade que mais gostei (de morar), com ambiente tranquilo, e a minha esposa gosta muito daqui também. Até pensamos em morar aqui depois que eu me aposentar - afirmou o sorridente Alex.



Alex Santana solta o sorriso em Curitiba, onde foi muito feliz com a camisa do Paraná — Foto: Fred Gomes


Foram quase duas temporadas no Paraná, onde despontou no cenário nacional e chamou atenção do Botafogo. E Alex Santana volta à capital paranaense com outro status. É, ao lado do zagueiro Gabriel, um dos dois principais reforços alvinegros contratados para 2019. Mas precisa se recuperar. Após uma semana de muita cobrança, diz-se livre de receios e pronto para voltar a brilhar.


Alex Santana é o artilheiro do time no ano, com 10 gols em 38 jogos. Lesão grave no tornozelo esquerdo, que afetou até os ligamentos do atleta, o tirou de oito rodadas do returno. Voltou a ser titular nos últimos dois jogos.


Por quê? De "autocrítica elevada" como o próprio se definiu, Alex afirma que não gostou nada de sua atuação contra o Avaí. Acredita que a grave lesão sofrida no tornozelo esquerdo, na rodada final do primeiro turno, o deixou inseguro. Mas a última semana foi fundamental para mandar esse sentimento para o espaço. Com muito trabalho, autorreflexões e bastante papo.


- Até pelo jogo anterior, eu estava meio inseguro, não desempenhei o Alex Santana que sou. Tenho autocrítica muito elevada. Não gosto de jogar mal.


- No jogo passado, me cobrei muito pela atuação, tinha que ver se o pé estava bom. Tive que me puxar muito nesses dias para me livrar dessa lesão de dois meses. Estava com a algo na cabeça que não ia conseguir, mas fiz todos os movimentos.



Torcedor Raimundo Filho, do Piauí, posa para foto com Alex Santana — Foto: Fred Gomes


Confira outros tópicos do papo com Alex Santana:


Essa insegurança que você diz ter sentido é normal, até porque o departamento médico do Botafogo cogitou lhe operar. Concorda?


Foi uma lesão complicada pra mim, pensaram em me operar, e para eu me adaptar à ela foi difícil. Nessa semana, que foi cheia, comecei a me adaptar melhor. Fiquei com medo, voltei receoso nos primeiros jogos. Agora comecei a me soltar mais, a voltar a ser o Alex.




"O pé tá bom"

Tirei isso da minha cabeça (a insegurança pela lesão), o pé tá bom. Essa semana me senti mais à vontade. No último jogo, não gostei nenhum pouco da minha atuação. Me cobrei, tirei a lesão da minha cabeça.


Além de muito trabalho, teve bastante papo essa semana. Quem conversou com você?


O Anderson Barros, o diretor (de futebol) do Botafogo, é um cara muito gente fina e conversou muito comigo. O Valentim também me deu uma moral muito bacana e me falou para tirar da cabeça essa lesão e só pensar em jogar futebol.


Você falou que Curitiba foi a cidade que mais gostou. E a Cidade Maravilhosa, Alex?


Sou um cara mais caseiro, gosto mais de casa e restaurante. No Rio, não saio muito, fico com mais com a minha esposa (Liliane) e as crianças (Lucca e Sophia). Em Curitiba, saía muito com a minha esposa para restaurantes.



Alex Santana se sente muito à vontade em Curitiba, onde brilhou pelo Paraná — Foto: Fred Gomes


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Athletico x Botafogo: veja como assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro




Arena da Baixada recebe Athletico x Botafogo — Foto: Infoesporte



Athletico e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h (horário de Brasília), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O Furacão vem de vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi, que recolocou a equipe no G-6. Em caso de vitória sobre o Botafogo e tropeço do Tricolor paulista na rodada, o Athletico pode até subir uma posição na tabela.


Depois de quatro derrotas consecutivas, o Botafogo se recuperou na última rodada e venceu o Avaí por 2 a 0, o que melhorou o astral de todos dentro do elenco alvinegro. Para se distanciar do perigo, o time de Alberto Valentim tenta o segundo triunfo consecutivo depois de muito tempo. Sabe a última vez que aconteceu? Em agosto, quando emplacou vitórias sobre os catarinenses (outro 2 a 0) e o próprio Athletico (2 a 1).


Tabela completa do Campeonato Brasileiro



Transmissão e Tempo Real: o Globo Esporte.com transmite a partida (menos para o Paraná), com narração de Rogério Correa e comentários de Bob Faria e Grafite. Após o apito final, o site transmite ao vivo análises da partida e entrevistas pós-jogo de técnicos e jogadores dos dois times.




— Foto: Infografia


Athletico - técnico: Eduardo Barros


Contra o Botafogo, o Athletico pode ter mudanças na lateral direita e no ataque. Em um dos treinos na semana, Khellven entrou na vaga de Madson, enquanto Thonny Anderson atuou de centroavante no lugar de Marco Ruben. Outra opção seria deixar Marcelo Cirino como centroavante e com Thonny na armação. Será a terceira partida do técnico Eduardo Barros no comando do Furacão.


Quem está fora: Santos (seleção brasileira); Adriano, Bruno Guimarães, Léo Cittadini, Jonathan, Lucas Halter e Matheus Rossetto (em recuperação)


Pendurados: Everton Felipe, Madson, Márcio Azevedo, Nikão, Rony, Thiago Heleno e Wellington.


+ Mais notícias do Furacão




Provável Athletico contra o Botafogo — Foto: GloboEsporte.com


Botafogo - técnico: Alberto Valentim


O Botafogo tem apenas dois desfalques em relação ao time que venceu o Avaí por 2 a 0. Yuri, suspenso, e Gatito Fernández, convocado pela seleção paraguaia, são as baixas. Luiz Fernando e Fernando, fora da rodada passada, voltam à equipe.


Quem está fora: Gilson, Marcinho, Rodrigo Pimpão e Marcelo Benevenuto (em transição); Gatito Fernández (convocado) e Yuri (suspenso).


Pendurados: Gabriel, Carli, Cícero, Luiz Fernando, Victor Rangel, Alex Santana, Marcinho, Bochecha e Leo Valencia.




Confira o provável Botafogo que enfrenta o Athletico na Arena da Baixada — Foto: GloboEsporte.com


+ Mais notícias do Fogão




— Foto: GloboEsporte.com



Braulio da Silva Machado (FIFA- SC) apita o jogo, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC). O quarto árbitro será Leonardo Sígari Zanon (PR) e o árbitro de vídeo será Rodrigo Dalonso Ferreira (SC).



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Curitiba