Páginas

sábado, 5 de agosto de 2023

Botafogo fecha "legião uruguaia" para a temporada e amplia histórico com o país; veja lista



Alvinegro conclui segunda janela de 2023 contratando o quarto jogador uruguaio na temporada somando times de base e profissional



O Botafogo fechou a janela de transferências do meio do ano com um perfil claro de contratações: jovens jogadores com potencial e... uruguaios. Os três reforços acertados pelo clube até aqui no período tem 23 anos ou menos e vieram do futebol uruguaio.





Diego Hernández, Diego Abreu, Mateo Ponte e Valentín Adamo, uruguaios do Botafogo — Foto: Infoesporte


Campeão do mundo sub-20, o país vizinho tem um trabalho de formação de jogadores que chamou atenção do Glorioso, até mesmo para atletas que não tem passagens pela seleção nas categorias inferiores, caso do último reforço, o atacante Valentín Adamo.




Giba Perez diz que Lage terá que refazer processos: "Não foi uma escolha do Botafogo" (https://ge.globo.com/video/giba-perez-diz-que-lage-tera-que-refazer-processos-nao-foi-uma-escolha-do-botafogo-11836385.ghtml)



O clube faz uma mapeamento de todo o mercado sul-americano através do departamento de scout, em busca de oportunidades de jogadores com potencial impacto dentro do campo e posterior retorno financeiro fora dele, um projeto semelhante ao que faz o Brighton na Inglaterra. Apesar do volume, não há um projeto específico em relação ao Uruguai.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo chega a acordo com Bastos, e contratação depende de visto de trabalho


A chegada de uruguaios começou antes mesmo da janela de meio de ano, com a contratação de Diego Abreu para o time sub-20. Filho de Loco Abreu, o atacante chegou ainda no primeiro semestre e já vem participando de partidas na base, com direito a gol sobre o Palmeiras nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria.



Aos 14 minutos do 1°T, Diego Abreu avança, arrisca de longe e empata para o Botafogo (https://ge.globo.com/video/aos-14-minutos-do-1t-diego-abreu-avanca-arrisca-de-longe-e-empata-para-o-botafogo-11801897.ghtml)



O segundo uruguaio a acertar com o Botafogo foi o atacante Diego Hernandez. Jogador do Montevideo Wanderers de 23 anos, o ponta-esquerda assinou com o clube em abril, mas só foi liberado para entrar em campo em julho, quando abriu a janela de transferências do segundo semestre.


Regularizado desde o dia 6 de julho, o atacante fez apenas dois jogos com a camisa alvinegra, ambos contra o Patronato entrando no segundo tempo, e tem um total de 65 minutos jogados sem participação em gols.


Nos últimos dias da janela de transferência, o clube acertou com mais dois nomes do Uruguai: o lateral-direito Mateo Ponte e o atacante Valentín Adamo. Nenhum dos dois está regularizado ainda para jogar.




Veja lances de Mateo Ponte pela seleção sub-20 do Uruguai (https://ge.globo.com/video/veja-lances-de-mateo-ponte-pela-selecao-sub-20-do-uruguai-11808633.ghtml)



Titular da seleção uruguaia sub-20, campeã do mundo da categoria, Ponte chega com a perspectiva de brigar por vaga de titular com o argentino Di Plácido. É tratado como uma joia no país e um ala equilibrado, nem muito ofensivo e nem totalmente defensivo.


Diferentemente do compatriota, o caminho para Adamo ser titular do time é bem mais complexo. Centroavante de origem, o jogador chega para encorpar o grupo e ser uma das peças de reposição para uma eventual ausência de Tiquinho Soares durante a temporada.



Veja todos os gols de Valetin Adamo, possível reforço do Botafogo, no Uruguai (https://ge.globo.com/video/veja-todos-os-gols-de-valetin-adamo-possivel-reforco-do-botafogo-no-uruguai-11829904.ghtml)



Relação com uruguaios

A relação do Alvinegro com jogadores uruguaios vem de longo tempo. O mais famoso deles, recentemente, é o centroavante Loco Abreu, um dos grandes ídolos do clube nos últimos anos e pai de Diego, um dos membros do atual quarteto.


Outros nomes recentes estão na memória recente dos torcedores, como o meia Nicolás Lodeiro, o volante Arévalo Ríos, ambos jogadores de Copa do Mundo pela seleção uruguaia, e o lateral-direito Federico Barrandeguy.





Loco Abreu, Botafogo — Foto: Divulgação / Botafogo


Na década de 1990, o clube teve também o zagueiro Hugo de León, que fez história com a camisa do Grêmio conquistando a Libertadores e o Mundial de 1983, e passou pelo Botafogo na reta final da carreira. Pesquisador da história do Glorioso, Rafael Casé listou os jogadores uruguaios mais antigos que passaram pelo clube:





* Não jogou uma partida oficial


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro