Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

DM do Botafogo: dois reforços sofrem lesões; Hugo e Matheus Nascimento contraem Covid-19


Atacante Vinicius Lopes passará por cirurgia; Klaus, zagueiro, tem lesão muscular




Na terceira semana de pré-temporada, o Botafogo já tem uma baixa importante: Vinicius Lopes, primeiro reforço anunciado no ano, será submetido à cirurgia após sofrer um trauma no pé esquerdo durante treino. A fratura foi no quinto metatarso, um osso no dorso do pé, próximo ao dedo mindinho.


O período de recuperação não foi anunciado pelo clube, mas lesões como esta - já sofridas por Neymar e Gabriel Jesus, por exemplo - costumam tirar os atletas de suas atividades por, pelo menos, dois meses (ge explicou o trauma em reportagem: clique aqui para entender).




Vinicius Lopes treina no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O zagueiro Klaus, outro reforço desta temporada, sofreu lesão muscular no posterior da coxa esquerda. Ele realiza tratamento, e o tempo de recuperação também não foi informado.



+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


Já as baixas por Covid são Matheus Nascimento, atacante, e Hugo, lateral. Segundo informe do Botafogo eles apresentam sintomas leves e são assistidos pelos médicos alvinegros enquanto estão em isolamento.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Felipe Ferreira, Daniel Borges e Igo Gabriel, que positivaram para o coronavírus na semana passada, têm retorno às atividades previsto para a próxima quarta-feira (19).



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Após foco em treinos físicos, Botafogo usa semana final de pré-temporada para montar time


Enquanto clube passa por revolução nos bastidores, futebol mantém o dia a dia de trabalho de olho no início de 2022. Preparador Edy Carlos fala sobre a preparação antes da estreia no Estadual






Botafogo aprova SAF para virar clube-empresa



Os holofotes foram roubados pelo noticiário fora de campo, mas o trabalho não parou para o time do Botafogo. Enquanto o clube passa por revolução nos bastidores, com a venda do futebol para John Textor, elenco e comissão técnica tocam a pré-temporada a todo vapor. Nesta segunda-feira, começa a última semana livre para treinos antes do pontapé inicial em 2022.


A preparação alvinegra tem como base o Estádio Nilton Santos, com campo de apoio no Espaço Lonier, CT em construção na Zona Oeste da cidade do Rio. Essa foi a rotina das últimas duas semanas, com muitos dias de trabalho em tempo integral e prioridade para o recondicionamento físico.


+ Contratações: veja quem chega e quem vai embora





Elenco começou os trabalhos no dia 3 de janeiro — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Agora, a pré-temporada chega à reta final. São oito dias até a estreia no Campeonato Carioca, em 25 de janeiro, às 21h (de Brasília), fora de casa, contra o Boavista. O foco sai dos trabalhos físicos para montagem e organização do time. Missão que é facilitada pela base mantida do elenco de 2021. Para explicar o processo, o ge convidou o preparador físico do Bota, Edy Carlos Soares.


+ Clube terá Comitê de Transição até finalizar SAF; saiba os nomes


Confira o bate-bola

Como vocês planejaram a pré-temporada?

A gente faz um trabalho integrado com todos os departamentos. Nos primeiros dias, fizemos todas as avaliações de protocolo. No segundo momento, é uma base mais de trabalho físico, mas sempre com trabalhos com bola também, para o Enderson desenvolver. Na primeira semana, o foco foi bastante no físico. Na segunda semana, tivemos mais trabalhos técnicos e táticos. Mas, com foco na questão física, de força, de resistência.


Como será essa semana final de preparação?

Nessa terceira semana, a prioridade vai ser na parte técnica e tática. A gente planeja dar uma carga forte nos primeiros dias, fazer uma recuperação no meio e partir para os ajustes para o jogo. Mas, sem esquecer que ainda estamos em processo de preparação, de reestruturação do clube e dos atletas. Vamos entrar em uma sequência de jogos grande, praticamente com dois jogos na semana. A partir dali, é o comando do Enderson e o processo de recuperação dos atletas.





Edy comanda os trabalhos físicos no clube — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Os atletas respondem bem? Estarão prontos para o dia 25?

Os jogadores estão respondendo muito bem. Estamos fazendo um controle criterioso com a fisiologia. Estão cumprindo todas as metas. Alguns atletas vão chegando no decorrer no trabalho, o que requer adaptação. Tem a questão da Covid-19, também, que faz perder um tempinho de treino. No geral, está sendo muito positivo, até porque perdemos poucos atletas para a Covid-19.


É um início de temporada, não dá para preparar os jogadores nas condições ideais ainda. Eles chegarão em uma boa condição de jogo, mas em adaptação. Nesse tempo de pré-temporada, a gente usa para suportar bem o restante do ano. O objetivo é estar bem não só no dia 25, mas manter por toda a temporada, que é bem longa e desgastante.


E os reforços, conseguiram acompanhar?

Temos uma atenção especial para alcançarem o restante do grupo. O fato de iniciar a temporada com a base que jogava com a gente é importante, porque se conhecem, conhecem o sistema de jogo, a forma do trabalho. Mesmo assim, o grupo muda e necessita de uma adaptação. No dia 25, contaremos com quem estiver em melhores condições, não importa se chegou depois ou se já estava no grupo.





Central do Mercado: Davi Barros fala sobre processo de aprovação da SAF no Botafogo (https://ge.globo.com/video/central-do-mercado-davi-barros-fala-sobre-processo-de-aprovacao-da-saf-no-botafogo-10211120.ghtml)



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro