Páginas

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Time renovado e jovem: técnico Marcos Soares fala sobre desafios do Botafogo na Copinha


"A gente mudou a característica do nosso jogo, continuamos com a posse de bola, mas queremos ser mais objetivos nas finalizações", diz o comandante alvinegro




No Botafogo, profissional e base caminham juntos. Se o time principal começa 2020 com várias modificações, nas categorias inferiores não será diferente. Renovação é a palavra-chave do Alvinegro para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.


Com estreia marcada para o dia 3 de janeiro, contra o Visão Celeste, em Bauru, o Botafogo terá muitas caras novas na competição. Do elenco que disputará a Copinha, apenas seis atletas participaram do campeonato em 2019, sendo que três estão no time titular. Será esse o principal desafio da equipe, na visão do técnico Marcos Soares.


- É uma equipe muito renovada, pouco experiente em grandes competições. A diferença é que acho que essa equipe consegue ser um pouco mais intensa, e a gente mudou a característica do nosso jogo, continuamos com a posse de bola, mas queremos ser mais objetivos nas finalizações. Chegar com menos toques ao gol adversário é o nosso principal intuito esse ano. Mas temos que continuar com esse processo de renovação, não lamentar perdas e treinar os novos para dar alegrias à torcida do Botafogo.



Marcos Soares comandará o Botafogo na Copinha 2020 — Foto: Fabio de Paula/Botafogo



O Botafogo teve dois meses para se preparar para a Copinha. Além do time jovem e modificado, o Alvinegro terá outro problema: as baixas. Luis Henrique, Rhuan e Lucas Pimenta foram inscritos, mas não vão participar. O zagueiro Pimenta, que era o capitão da equipe, foi vendido ao Al Wahda, dos Emirados Árabes. Os atacantes Luis e Rhuan vão para a pré-temporada com o time profissional.


- Foram dois meses de preparação, e o foco da comissão foi na mudança total de comportamento, entendimento e readaptação dos novos jogadores. Fazê-los entender que, por mais que esteja tudo renovado, a gente consegue ser forte também. Foram perdas importantes, mas que conseguimos suprir com a qualidade interna do grupo. Fizemos contratações que se adaptaram bem, três já são titulares.


- Pensando só no sub-20 são baixas, mas ao mesmo tempo é o trabalho que vem sendo reconhecido. Todo mundo que trabalhou com esses meninos nas categorias de base, vendo eles chegando ao profissional, é muito gratificante. As reposições são naturais, a gente vem sempre preparando o que pode vir pela frente, é uma oportunidade para novos jogadores que serão importantes para o Botafogo no futuro. É o ciclo que não para nas categorias de base. A gente fica contente, porque o Botafogo valoriza muito esse trabalho de renovação. Esperamos que em 2020 mais meninos possam chegar ao profissional.



Depois de ser eliminado nas oitavas de final em 2019, Marcos Soares espera avançar mais na edição de 2020, mas reconhecendo os desafios que a Copinha proporciona aos jovens.


- A Copa São Paulo é um campeonato muito peculiar, muito rápido, são jogos de 2 em 2 ou 3 em 3 dias. Cada vez mais precisamos estar com o nível de atenção lá em cima. A gente está com um time mais intenso, parece um pouco mais focado, o que é importante principalmente nas fases finais. Ano passado fomos eliminados pelo Guarani em um jogo em que fomos melhor, mas eles foram mais eficazes. A gente tem que continuar sendo intenso, errar menos e, acima de tudo, estar focado em todos os momentos do jogo.


Provável time titular do Botafogo para a estreia na Copinha:

Andrew (2ª Copinha - em 2019 foi reserva)
Diego (recém-promovido do sub-17)
Sousa (2ª Copinha - em 2019 foi reserva)
Wesley (1ª Copinha)
Hugo (chegou no meio de 2019)
Romildo (reforço - chegou no fim de 2019)
Wendel (reforço - chegou no fim de 2019)
Maciel (1ª Copinha)
Renato (reforço - chegou no fim de 2019)
Ênio (2ª Copinha - foi um dos destaques da Copinha de 2019)
Maxuel (chegou no meio de 2019)



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro