Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Botafogo recebe Cruzeiro por terceira vitória seguida



Alvinegro tenta chegar aos nove pontos diante de um Cruzeiro que ainda precisa convencer neste começo de Brasileiro



Apresentação Botafogo x CruzeiroBotafogo e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O clube carioca tenta chegar à terceira vitória consecutiva no torneio, enquanto os cruzeirenses tentam deslanchar de vez. Os mineiros empataram seus dois primeiros jogos e têm apenas dois pontos ganhos.

DESFALQUES E NOVIDADES

Mais uma vez, o Botafogo jogará desfalcado em uma partida do Brasileiro. Ao todo, seis jogadores estarão fora: os goleiros Jefferson e Renan, o zagueiro Antônio Carlos, o volante Marcelo Mattos, o meia Fellype Gabriel e o atacante Loco Abreu. Destes, apenas Jefferson e Abreu servem as seleções de seus respectivos países.

Renan, Antônio, Mattos e Fellype estão lesionados. O goleiro, aliás, sentiu dores na coxa durante o treino desta terça-feira e acabou sendo vetado. Para seu lugar, o técnico Oswaldo de Oliveira confia no jovem Milton Raphael, de apenas 21 anos. Ele fará apenas sua segunda partida como profissional pelo Alvinegro.

- O maior sentimento para mim, neste momento, é o de felicidade por esta oportunidade de jogar. E, acima de tudo, confiança pelo dia a dia pelo trabalho com esses goleiros que temos aqui, como Jefferson e Renan - afirmou o jovem arqueiro.

No meio-campo, Oswaldo manterá Vitor Júnior e colocará Elkeson de volta no time titular, no lugar de Fellype Gabriel, que ainda sente dores no joelho direito. Para o treinador, o rodízio constante na equipe é algo que deverá ajudar o Alvinegro a longo prazo, ao longo da disputa do Brasileiro:

- Em princípio, é uma expectativa que se preenche. Sabemos que esse rodízio será necessário. Teremos uma cara mais diferente, mas todos estão acostumados a trabalharem juntos e isso tranquiliza. Sempre digo aos jogadores que todos devem estar preparados para as oportunidades e acho que estão prontos.

CRUZEIRO: EQUIPE QUASE MANTIDA

Para o duelo com o Botafogo, em que busca o seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro contará apenas com uma modificação em relação à equipe que enfrentou o Náutico, no último dia 26 de maio. Na partida de logo mais, Mateus substituirá o zagueiro Victorino, convocado para a seleção uruguaia. Este será o primeiro jogo oficial do defensor com a camisa estrelada.

No meio de campo e ataque, o time do técnico Celso Roth não sofrerá alterações. No entanto, ele ganhou alguns reforços para o confronto. Leandro Guerreiro, recuperado de um incômodo na coxa direita, foi relacionado pela primeira vez após a chegada do comandante à Toca da Raposa 2. Além do volante, o treinador contará com Fabinho, recém-contratado pelo clube mineiro. O atacante, que deve ir para o banco de reservas, pode realizar sua estreia na equipe. O centroavante Anselmo Ramon, que cumpriu suspensão na segunda rodada do Brasileiro, também volta a figurar entre os convocados.

Se, por um lado, o treinador terá dois reforços para o jogo com o Alvinegro Carioca, por outro, Celso Roth não contará com alguns atletas considerados importantes. O meia Roger sofreu uma lesão logo após o técnico assumir a equipe e ainda não se recuperou. Os atacantes Wallyson e Walter também não foram relacionados. Enquanto o primeiro negocia sua renovação com o clube, o último ainda aprimora o condicionamento físico.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CRUZEIRO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 7/6/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e José Eduardo Calza (RS)
BOTAFOGO: Milton Raphael; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Vitor Júnior e Elkeson (Andrezinho); Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Léo, Mateus e Marcelo Oliveira; Amaral, Charles, Tinga, Souza e Montillo; Wellington Paulista. Técnico: Celso Roth.


Leia mais no LANCENET!

VÍDEO Terceiro goleiro do Bota, Milton Raphael, vira titular



Terceiro goleiro do Bota, Milton Raphael, vira titular



Oswaldo confia em Milton Raphael no gol Alvinegro


VÍDEO Oswaldo está 'curioso' sobre a chegada Seedorf








Oswaldo está 'curioso' sobre a chegada Seedorf











Site de torcedores do Milan diz que Seedorf assinou com Bota



Montagem de holandês vestindo a camisa do Botafogo foi tratada como imagem oficial do jogador por página italiana



Seedorf com camisa do Botafoto (Foto: Montagem)
Montagem de Seedorf com camisa do Botafogo foi
confundida com imagem oficial (Foto: Montagem)
 
A iminência da assinatura de Clarence Seedorf com o Botafogo fez o site "iMilanClub", de torcedores do Milan-ITA, afirmar que o negócio já está sacramentado. De acordo com a página, o meio-campista holandês teria assinado contrato com o clube alvinegro, mas sem dar maiores detalhes.

O site não-oficial do Milan ainda postou uma montagem em que Seedorf aparece com a camisa do Botafogo. No entanto, a legenda da foto dá a entender que se trata de uma imagem oficial: "Clarence Seedorf no Botafogo: a primeira foto".

O acordo entre Botafogo e Seedorf ainda não aconteceu, de fato. Um representante do jogador está no Rio de Janeiro e o acerto pode sair a qualquer momento. O ex-camisa 10 do Milan não renovará seu contrato com a equipe rossonera, que vai até 30 de junho. No momento, o jogador está na Polônia, onde será comentarista da Eurocopa pela BBC, rede de TV inglesa.


Leia mais no LANCENET! 

Alvo do Fogão, Tanaka é elogiado por alvinegros



Técnico Oswaldo de Oliveira e meia Vitor Júnior tiveram passagem pelo Japão e destacam qualidade do zagueiro


Marcus Túlio Tanaka (Foto: Reuters)
Marcus Túlio Tanaka é alvo do Botafogo desde 
o início do ano (Foto: Reuters)

A diretoria alvinegra segue se movimentando por reforços. Depois de se colocar próxima a Seedorf, o próximo alvo principal deverá ser o zagueiro nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka. Se depender do meia Vitor Júnior, o jogador já está aprovado para atuar no Alvinegro.

- Ele é um excelente zagueiro. No Japão, eles veem o futebol como um constante aprendizado e evolução. Posso dizer que o futebol de lá é forte e tem bons jogadores. O Túlio (Tanaka) se destacava por lá. Ele marca forte, contrói jogadas, joga na lateral, chegava na área e fazia gols. Se jogasse aqui no Brasil, faria sucesso - disse em entrevista coletiva.

O técnico Oswaldo de Oliveira, que indicou Tanaka para a diretoria alvinegra, fez coro com Vitor Júnior, mas cobrou um pouco mais de agilidade nas negociações pelo atleta.

- Nós estamos tentando viabilizar a vinda dele. O jogador é excelente, gosto muito dele. Gostaria muito de contar com ele aqui. Eu só não gosto muito desse tempo que está levando para chegarmos a uma decisão. Cria uma expectativa muito grande e ganha aquele aspecto novelesco. As pessoas já comentam: 'Ah! Aquela novela!' Mas tirando esta parte, seria muito bom tê-lo no Botafogo - disse o treinador alvinegro.



Leia mais no LANCENET! 

Oswaldo mostra otimismo na contratação de Seedorf




Treinador tenta fugir do assunto, mas acaba falando na possível chegada do meia holandês a General Severiano




Oswaldo de Oliveira - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Apesar de otimismo Oswaldo de Oliveira faz ponderações
sobre vinda do holandês (Foto: Alexandre Loureiro)
 
O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, mostrou otimismo quanto à contratação do meia Seedorf. O treinador tentou desviar do assunto, nesta quarta-feira, mas acabou entrando no tema.


- Claro que sei que há uma iniciativa, que, se for confirmada, trata-se de um grande passo de marketing e um grande nome para o campo também. A qualidade dele é indiscutível. Essa chegada preenche fatores importantes - disse.

Porém, Oswaldo de Oliveira destacou alguns pontos que são importantes para a adaptação do jogador de 36 anos, que jogou sua vida toda na Europa.

- É um jogador que vem de fim de temporada, tem 36 anos e vai jogar num ambiente desconhecido. Isso vai exigir uma adaptação dele. Mas, como tem esposa brasileira, passa férias aqui, é um atenuante. Acho que vai ser legal controlar esse aspecto - avaliou.


Leia mais no LANCENET! 

Renan e Fellype Gabriel não treinam e devem ser baixas



Caso goleiro não possa jogar, Milton Raphael deve ser titular. No meio, Andrezinho e Elkeson disputam a vaga de Fellype



Renan - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
 Renan naõ deve pegar o Cruzeiro nesta
quinta-feira (Foto: Alexandre Loureiro)
 
O goleiro Renan e o apoiador Fellype Gabriel não treinaram nesta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão, com a equipe do Botafogo. O goleiro sente dores no músculo adutor da coxa direita e estava desde a partida contra o Coritiba fazendo um trabalho especial, mas na terça, no meio do coletivo, deixou o gramado após uma defesa e não deve jogar contra o Cruzeiro.

Fellype se recupera de uma pancada no joelho direito e também é dúvida.

Como o titular da camisa 1, Jefferson, está servindo a Seleção Brasileira em uma série de amistosos nos Estados Unidos, o terceiro goleiro, Milton Raphael, de 21 anos, revelado nas divisões de base do Alvinegro, pode ganhar sua primeira chance na equipe.

No meio-campo, caso Fellype não possa jogar, Andrezinho, que retorna de um estiramento muscular na coxa esquerda, disputa a posição com Elkeson, que está na reserva, mas entrou bem no coletivo de terça e pode ficar vaga na equipe.

Botafogo e Cruzeiro, se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.


Leia mais no LANCENET! 

Engenhão tem pausa de onze dias e gramado melhora



Estádio tem, apenas em cinco meses, quase tantos jogos quanto grandes estádios europeus em uma temporada inteira



Engenhão (Foto: Gilvan de Souza)
     Engenhão receberá Botafogo x Cruzeiro, nesta quinta-feira, 
    pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Gilvan de Souza)
Núcleo Botafogo
Pela primeira vez na temporada o Engenhão teve uma pausa de onze dias sem jogos. Quem agradece é o gramado, que melhorou de forma considerável e está em ótima qualidade. Para manter o padrão alto, o Botafogo enviou uma solicitação à CBF, via Federação de Futebol do Rio de Janeiro, para que a carga de partidas seja reduzida e assim mantenha a qualidade do campo.

Porém, ficar sem atividade não é fato comum no estádio. Quando o Botafogo não utiliza, Flamengo e Fluminense mandam suas partidas no local. Neste ano, com menos de seis meses, já foram realizados 39 partidas no Estádio Olímpico João Havelange.

O número chega perto dos jogos realizados em toda a última temporada no San Siro, em Milão, estádio dividido entre a Inter de Milão e o Milan, que sediou 49 partidas. Já o Allianz Arena, na Alemanha, onde o Bayern de Munique e 1860 Munich jogam, foi palco de 42 em um ano. O Camp Nou, do Barcelona, recebeu apenas 29, quatro a mais do que todos os jogos no Carioca deste ano.

Para o agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado do Engenhão, a redução de partidas será primordial para que o gramado chegue até o fim do ano em alto nível:
– Estamos precisando diminuir o número de jogos no Engenhão. Desgasta demais. As pessoas querem comparar aqui com os gramados europeus. Não tem comparação. Lá se faz 20 ou 30 jogos por ano. Compare isso com um campo como o nosso – explicou ao LANCENET!.

A ideia é evitar o desgaste, já conhecido pelo acúmulo de jogos desde o fechamento do Maracanã. Se o pedido for acatado, Flamengo e Fluminense terão que criar alternativas para jogar. O gerente de futebol tricolor, Rodrigo Caetano, disse que só vai se pronunciar quando receber alguma documentação da entidade.

Volta Redonda, Macaé e São Januário são opções para os dois clubes. Enquanto aguarda, o Botafogo terá um verdadeiro tapete a sua disposição contra o Cruzeiro, amanhã.

EQUIPAMENTO AJUDARÁ NA MELHORA DO CAMPO
O Engenhão deverá contar em breve com um novo equipamento para manter o gramado em boas condições para a prática do futebol. O agrônomo Artur Melo afirmou que a máquina que mantém a iluminação sobre o gramado por mais tempo (o que faz a grama crescer) está prestes a ser adquirida.

Um dos grandes problemas do estádio é a cobertura, que impede a entrada de raios solares. Assim, há uma necessidade de implementação de tecnologias para que a grama do Engenhão se mantenha com alta qualidade.

– Estamos comprando uma máquina, com a ajuda de uma parceira, para suprir a falta de luz no inverno em certos setores do Engenhão, além de comprar sementes de boa qualidade para o gramado – afirmou Artur Melo.
As luzes emitidas pelo equipamento são semelhantes à energia solar e iluminam todos os setores do gramado, facilitando a fotossíntese, o que faz a grama se recuperar com mais facilidade. No inverno, com menos horas de sol, o gramado tem uma dificuldade maior de se manter em ótimas condições.

A iluminação artificial é uma tecnologia utilizada também em gramados da Europa, como o do Estádio de Wembley, em Londres.
- Com a palavra:
Sérgio Landau
Diretor executivo do Botafogo, com exclusividade ao LANCENET!

"Queremos dar boas condições a todos"
O que o Botafogo defende é o uso racional do gramado. Não há campo que resista a uma ocupação que chega a quarto usos semanais. Se isso caísse para, no máximo, três usos, para garantir um gramado em boas condições, seria melhor.
Queremos garantir boas condições para os clubes do Rio. Pedimos à CBF a redução no número de jogos por meio da Federação do Rio. Não sabemos sobre alternativas além do Engenhão, só queremos garantir qualidade a todos.


Leia mais no LANCENET!