Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Botafogo 'pune' Jobson por indisciplina e veta atacante em projeto de mil gols de Túlio



Tornar Jobson um ‘produto’ vendável é uma dura missão para o Botafogo. Sem muitas opções, o Alvinegro vislumbrava ao menos utilizar o jogador no projeto de mil gols de Túlio Maravilha, como uma forma de colocá-lo novamente na vitrine. Treinando em separado, o atacante faltou ao treinamento da última segunda-feira e deixou a diretoria decepcionada. Como forma de ‘punição’, os dirigentes vetaram a participação do paraense no “Túlio a 100 – 7 gols de solidariedade”.

Jóbson segura a camisa 7 do Grêmio Barueri ao lado do presidente Domingos Brito, do atacante Marcelinho Paraíba e do meia Rafael Chorão Antônio Boaventura
Com relação a sua utilização no Campeonato Brasileiro, a situação ficou ainda mais improvável após o novo ato de indisciplina do jogador. A possibilidade de Jobson voltar a vestir a camisa do Botafogo em uma competição oficial ainda em 2012 depende muito do que a equipe ainda estiver lutando no Campeonato Brasileiro. Parte da diretoria, faz lobby para que o atacante seja aproveitado caso o Alvinegro não esteja com chances matemáticas de chegar à Libertadores.

Atualmente, o Botafogo, com 44, está a 11 pontos do São Paulo, 55, último clube no G-4. Entretanto, o assunto causa uma verdadeira divisão na diretoria, já que alguns dirigentes consideram a reintegração de Jobson uma atitude errada. A cúpula de futebol leva em consideração a opinião dos líderes do elenco, que se posicionaram contra o retorno de Jobson ao grupo principal.

Um ex-atleta do Botafogo, que mantém contato com alguns amigos no clube, revelou ao UOL Esporte há um mês que o discurso não é animador para o retorno de Jobson. Segundo ele, vários atletas são contra a reintegração do atacante, incluindo alguns líderes influentes. “Vai dar m...”, disse.

Entretanto, o lado financeiro pode pesar. O Botafogo investiu R$ 3,6 milhões em 2010 por 60% dos direitos econômicos de Jobson e ainda não desistiu de reaver esse dinheiro, apesar de todas as polêmicas envolvendo o jogador. O atacante tem contrato com o Alvinegro até junho de 2015 e tem condições legais de atuar pelo Campeonato Brasileiro.

Enquanto o Botafogo não toma uma decisão sobre como irá aproveitar Jobson, o atacante continua treinando em separado. Além disso, o jogador tem se encontrado com o psiquiatra Dr. Roberto Hallal a pedido do clube, assim como ocorreu no início da temporada.

Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Bruno Mendes vira especialista em marcar contra clubes que o rejeitaram




Atacante do Botafogo já balançou as redes diante de Grêmio, Palmeiras e Vasco, clubes que lhe fecharam as portas após testes, quando mais jovem



Bruno Mendes - Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Bruno Mendes: de rejeitado a algoz
em dois anos (Foto: Bruno de Lima)
As muitas portas fechadas que encontrou na curta caminhada serviram de combustível para Bruno Mendes. Mas nada como um dia após o outro. Quando o atacante marcou os dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, na quinta-feira, pouca gente sabia que ali poderia estar uma resposta àqueles que não acreditaram nele.

Há dois anos, ainda buscando o sonho de ser profissional, o jovem foi levado para fazer teste no Vasco, mas não foi aprovado. E se o time cruz-maltino não quis, só restou a lamentação por perder o talento.
Aliás, Bruno ouviu uma coleção de “não” em 2010, quando deixou a cidade dele, Cruzeiro, no interior de São Paulo, para tentar a carreira de jogador, com 16 anos. E dos clubes nos quais foi reprovado, não foi só o Vasco que teve motivos para se arrepender amargamente. O Grêmio foi outro que não aprovou Bruno, também há dois anos.

Por ironia do destino, o gol de empate do Botafogo contra o mesmo Tricolor foi dele, há menos de uma semana, e praticamente tirou o time da briga pelo título brasileiro. O Palmeiras, primeiro clube em que ele fez testes, também sentiu na pele o faro de gol do novato artilheiro. No Paulista deste ano, o Guarani venceu por 3 a 1 e Bruno Mendes marcou o terceiro gol.

– O incrível é que foi reprovado no Palmeiras e fez gol contra eles. Fez gol no Grêmio, que também não o quis, e o tirou da briga pelo título, e agora o Vasco – disse Adílson, ex-zagueiro do São Paulo, que levou Bruno para fazer testes.

Além desses clubes, Fluminense e Juventude também poderiam estar com a joia hoje. É melhor todos os clubes ficarem de olho, porque, com esse espírito de vingador, pode sobrar para qualquer time.

JOGADORES BRINCAM: 'ELE TEM GPS NOS PÉS'

A afinidade de Bruno Mendes com o gol já chama a atenção dos jogadores do Botafogo, que se renderam a boa fase do artilheiro. Impressionado com o retrospecto recente do atacante de 18 anos, o zagueiro Dória brincou com o momento do novo xodó alvinegro.

– O cara sabe fazer gol mesmo. Entrou muito bem no nosso time e parece até que tem um GPS nos pés (risos) – brincou Dória.

Quem fez coro com o zagueiro foi o goleiro Jefferson, que fez questão de elogiar o brilho de Bruno Mendes, mesmo com pouco tempo.

– Ele é um artilheiro nato, estilo centroavante mesmo. A gente fica feliz por essa contratação do Botafogo e com certeza pode nos ajudar bastante, mas não podemos esquecer os outros – elogiou o goleiro.
Marcelo Mattos, que voltou ao time após cinco meses justamente na vitória sobre o Vasco, acompanhou de perto o sucesso de Bruno e lembrou do encontro com o atacante na Copa do Brasil, quando o atacante ainda estava no Guarani.

– Nós jogamos contra ele na Copa do Brasil e já sabíamos da qualidade dele. Tivemos a oportunidade de vê-lo jogar. Ele já fez muita coisa em pouco tempo. Tem muito a crescer, é um grande finalizador. Vai mostrar isso para todo mundo.
- Sabor de vingança:

Palmeiras - 8/4/2012
Ainda pelo Guarani, Bruno Mendes foi importantíssimo na vitória por 3 a 1 do Bugre sobre o Palmeiras. O gol, de cabeça, começou a mostrar o instinto de goleador dele.
Grêmio - 14/10/2012
Em seu segundo jogo pelo Botafogo, o jovem atacante entrou aos 38 minutos do segundo tempo e marcou um belíssimo gol. Na jogada, driblou dois marcadores e finalizou sem chances para Marcelo Grohe.
Vasco - 18/10/2012
Pela primeira vez como titular no Glorioso, Bruno Mendes correspondeu às expectativas e foi decisivo na virada sobre o Gigante da Colina, marcando dois gols e saindo como o herói do dia.
- Com a palavra:

Adilson
Ex-zagueiro do São Paulo, que levou Bruno Mendes para fazer testes
"Desde cedo, chamava atenção, chutava bem"
Levei o Bruno para fazer testes no Palmeiras, em 2010. Ficou uma semana e não foi aprovado. No Grêmio e no Fluminense, não conseguiu. Depois levaram para o Vasco e também não foi aprovado. Por último, no Juventude, falaram que ele foi muito abaixo dos outros. Mas ele sempre chamou a atenção.
Antes de eu voltar para Cruzeiro, em 2008, já tinha ouvido falar dele. Quando retornei, acompanhei de perto. Sempre chamou atenção e foi artilheiro.
- A opinião dos especialistas:

Qual a impressão deixada por Bruno Mendes após marcar dois gols no clássico?
"Fazer dois gols é sempre muito bom, mas dois jogos é bem pouco para analisar. Porém, se ele é capaz de fazer dois gols, é promissor"

Marcelo Damato
Colunista LANCE!
"Estou tendo uma impressão inicial muito boa. Como todo mundo viu, foi elogiado pelo Seedorf. Ainda é pouco mas é um inicio muito bom"

André Kfouri
Colunista LANCE!
"Parece que ele pode ser a solução. Mas é muito novo e passará agora a ser o centro das atenções. Precisa tomar cuidado para não se perder"

Thiago Bokel
Editor do LANCE!
"Em dois jogos, o menino mostrou que tem potencial. Quem sabe Oswaldo de Oliveira não encontrou o atacante que precisava?"

Sérgio Arêas
Editor do LANCE!


Raphael Bózeo Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET! 



E as opções viram a base para 2013


A euforia da torcida do Botafogo após a bela vitória no clássico contra o Vasco, na última quinta-feira, é mais do que justificada. Acredito que muito desse sentimento é por conta da esperança por dias melhores que renasceu justamente com os gols marcados pelo garoto Bruno Mendes, de 18 anos, num movimento semelhante, a meu ver, ao clima criado com a chegada de Seedorf, meses atrás.

O Botafogo não vai à Libertadores. Sete jogos sem vencer num Campeonato Brasileiro tão equilibrado não podem passar impunemente. Mas esse time, cercado de jovens de muito valor, certamente, dará muita alegria aos torcedores do Botafogo no futuro. Tenho certeza de que a temporada do ano que vem será de mais felicidade. E isso, claro, está ligado às conquistas de títulos.

O salto de qualidade é claro. Se neste ano a garotada da base entrou para, com todo respeito, tapar buraco pela falta de contratações pontuais, no ano que vem ela já entrará como realidade, como parte integrante do elenco profissional, com peso de titulares e com a confiança do torcedor alvinegro. Dória, Jadson, Gabriel têm status de titulares. Renan, Cidinho e Jeferson já mostraram que podem ser úteis quando precisar, fora os outros garotos que estão no dia a dia do elenco profissional evoluindo.

Esse time do Botafogo poderia ter brilhado mais já neste ano. Certamente. Mas seria por talentos individuais. Para 2013, um time está criado. O entrosamento será ainda maior. E com duas ou três peças, esse time pode conquistar títulos. Basta esperar.

Por Tiago Pereira Ninguém Cala/Lancenet

Bota perde Márcio Azevedo, mas terá Andrezinho e Lucas de volta


Lateral-esquerdo leva terceiro cartão amarelo e está fora do confronto com o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis. Lima deve ser o seu substituto



 Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, nesta quinta-feira, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro (melhores lances ao lado), o técnico Oswaldo de Oliveira terá o reforço do lateral-direito Lucas e do meia Andrezinho para o confronto com o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis. Os dois cumpriram suspensão no clássico. Em contrapartida, ele perdeu o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que levou o terceiro cartão amarelo.

No clássico, Oswaldo preferiu improvisar o volante Jadson como lateral-direito no lugar de Lucas. Ele poderia ter optado por Lennon, especialista na posição. Durante o jogo, ainda inverteu o posicionamento de Jadson com Gabriel, que acabou fazendo o cruzamento para o segundo gol.

Na vaga de Andrezinho, Elkeson voltou a ser titular depois de ficar no banco contra o Grêmio. Ele atuou mais avançado, fazendo parceria com Bruno Mendes, e quebrou seu jejum de gols, já que não marcava desde a vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, dia 9 de setembro. Para o confronto com o Figueirense, quem pode perder a posição é Fellype Gabriel, que saiu de campo vaiado no clássico.

Para substituir Márcio Azevedo, Oswaldo deve colocar Lima no time titular. Com isso, a escalação provável para enfrentar o Figueirense é a seguinte: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Lima; Gabriel, Renato, Seedorf, Andrezinho e Elkeson; Bruno Mendes.

Por Thales Soares Rio de Janeiro