Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Testado de titular, Carli tem contrato rejeitado na CBF por faltar documento


Argentino substitui Renan Fonseca em coletivo. Para regularizar vínculo, Botafogo aguarda declaração do Quilmes comprovando ausência de terceiros em negociação





Carli treinou entre os titulares em coletivo nesta
quinta-feira (Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
Depois de ter conseguido regularizar praticamente todo o time titular para a estreia do Campeonato Carioca, o Botafogo voltou a treinar em General Severiano e teve o argentino Carli no lugar de Renan Fonseca, poupado da última parte da atividade. O zagueiro estrangeiro, porém, ainda não está liberado para estrear pelo clube e passou por uma situação inusitada na tarde desta quinta-feira: teve seu contrato rejeitado pela CBF. O motivo? Falta uma declaração do Quilmes, seu ex-time na Argentina, comprovando que não vendeu nenhuma parte dos direitos do atleta a terceiros. A Fifa vetou a participação de investidores em transações no final de 2014, e a confederação brasileira aderiu à norma em janeiro do ano passado. A diretoria alvinegra ainda aguarda a chegada do documento nesta sexta para o defensor poder jogar no sábado.


No treino, Ricardo Gomes realizou um coletivo diferente, onde parava bastante para orientar o time e permitia a repetição de jogadas. A ausência foi Gervasio "Yaca" Núñez, que voltou a sentir dores musculares e fez apenas um trabalho à parte em campo com o preparador físico Emilio Faro e junta a Neilton, que se recupera de lesão. Mas o meia não preocupa para a estreia do Carioca, segundo informou o próprio Botafogo. A equipe titular foi armada com Jefferson, Diego, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Rodrigo Lindoso, Luis Ricardo - ainda não regularizado -, Gegê e Luís Henrique. O técnico chegou a testar um esquema mais ofensiva, com Ribamar no lugar de Lindoso, mas deu prioridade à formação inicial.


O coletivo terminou com o placar de 1 a 0 para os titulares, golaço de Lizio cobrando falta no ângulo. Na sequência, Ricardo Gomes permitiu a Lindoso também bater, mas o volante parou em Helton Leite. O posto de cobrador oficial está vago no Botafogo desde as saídas de Daniel Carvalho e Thiago Carleto no fim do ano passado. Gegê também vem treinando o fundamento.


O Alvinegro volta a General Severiano na manhã desta sexta-feira, e Ricardo Gomes fará os últimos ajustes na equipe que enfrenta o Bangu, às 17h (de Brasília) deste sábado, em São Januário, pela primeira rodada do Carioca. Os desfalques já confirmados são Fernandes, expulso na final do Carioca do ano passado, Bruno Silva, ainda não inscrito, além de Neilton e Sassá, lesionados. O Botafogo está no Grupo B, ao lado de Flamengo, América, Bonsucesso, Friburguense, Madureira, Tigres e Volta Redonda.

Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Lizio liso? Apresentado, boliviano do Bota espera corresponder ao apelido


Meia elogia adaptação ao país, se candidata a cobrador de faltas e aprova trocadilho da torcida com o seu nome: "Que possam ver em mim um jogador que desequilibra"





Foi só Damián Lizio, meia argentino e naturalizado boliviano para defender a seleção do país, desembarcar no Brasil com status de camisa 10 que a torcida do Botafogo logo se animou. Nas redes sociais, logo pipocou um trocadilho com o seu nome: Lizio liso, que virou até hashtag no Twitter. Após vir treinando desde o início de janeiro em General Severiano, ter participado da pré-temporada do clube em Domingos Martins, no Espírito Santo, e já ter até entrado em campo - no amistoso contra a Desportiva Ferroviária no último sábado -, enfim ele conseguiu resolver todas as pendências contratuais e foi apresentado oficialmente pelo Alvinegro na noite desta quinta-feira ao lado do gerente de futebol, Antônio Lopes. Questionado se já sabia do apelido dado pelos botafoguenses na internet, o jogador de 26 anos sorriu ao dizer que sim e espera corresponder à expectativa criada em torno de si diante do maior desafio de sua carreira.

Antônio Lopes e Damián Lizio na apresentação oficial do meia pelo Botafogo (Foto: Thiago Lima / GloboEsporte.com)



- Sim, quero dizer muito obrigado, vi o comentário que a torcida me fez com respeito a ser liso, creio que é muito gracioso. Que seja para o bem. Que as pessoas possam ver em mim um jogador que desequilibra, e eu possa ir bem.


Já se passou quase um mês desde que chegou ao Brasil, e Lizio garante estar se adaptando rápido. Com passagens por países como Kuwait e Chipre, o meia disse que já vivenciou culturas muito diferentes e que a brasileira é parecida com a da Argentina.


- Adaptação está sendo muito boa, compreendo muito o que falam, há muitos sul-americanos no Brasil e aqui no Botafogo. Joguei em países com culturas mais difíceis, já os brasileiros são carismáticos, é muito mais fácil desfrutar dos treinos e jogos. A adaptação vai ser muito rápida - garantiu o jogador, que já se mostrou à vontade com a temperatura do Rio e não titubeou ao responder o que é mais difícil, o calor ou a altitude?


- A Altitude.


No treino desta quinta, Lizio foi escalado como titular no lugar de Gervasio "Yaca" Núñez e marcou o único gol do coletivo, um golaço de falta no ângulo de Helton Leite. O meia se colocou como candidato a cobrador oficial de faltas do time - posto vago desde as saídas de Daniel Carvalho e Thiago Carleto - e sonha alto com o Botafogo.


- Normalmente cobro as mais frontais. Cobro também as laterais ou escanteios, mas prefiro as perto da área. (Espectativa) De ganhar o título, ser campeão do Carioca. Não conheço muito dos rivais ainda, mas creio que o Botafogo por sua história tem que almejar ser campeão.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Botafogo avança por fornecedor e deve voltar de roupa nova à Série A



Clube carioca encaminha acerto com a Topper, que deve substituir a Puma, a partir de maio. Marca já fabricou uniformes alvinegros entre 1999 e 2001





Sai Puma, entra Topper. Nova fornecedora de material
deve estrear no Brasileiro (Globoesporte.com)
A volta do Botafogo para a Série A do Campeonato Brasileiro será de roupa nova. Com contrato com a Puma até o fim de abril, a Topper se encaminha para ser a nova fornecedora de materiais esportivos do Alvinegro a partir do Brasileirão.

As negociações acontecem desde o ano passado. Além da Topper, o Botafogo teve propostas da Pênalti e da Dry Word, empresa canadense que acertou com o Fluminense. O acordo com o Tricolor prevê exclusividade no Rio de Janeiro, mas o Alvinegro garante que os canadenses nunca foram a primeira opção.

O acordo com a Topper está encaminhado, mas ainda não foi fechado. O Botafogo ainda discute os detalhes finais, como tempo de contrato, por exemplo. A tendência é que o acordo tenha duração de três anos. Os valores não foram divulgados.

- Diria que está 80% fechado. Na próxima semana, devemos ter novidades – disse o diretor comercial do Botafogo, Klay Salgado, sem citar o nome da empresa.

Procurada pelo Globoesporte.com, a Topper disse que não vai se manifestar sobre o assunto, neste momento.

O contrato com a Puma acaba em 30 de abril, e a empresa tinha a prioridade, até dezembro, caso cobrisse as ofertas dos concorrentes. O Botafogo estendeu o prazo até o fim de janeiro. Porém, como os alemães não se manifestaram, o Botafogo dá como certa a saída da marca, no clube desde 2011.

Apesar de o contrato com a Puma encerrar em abril, o Botafogo já definiu que usará o uniforme da marca alemã, caso chegue à decisão do Campeonato Carioca, prevista para os dias 1º e 8 de maio. As camisas da nova marca, provavelmente a Topper, estrearão somente no Campeonato Brasileiro.

A Topper forneceu uniformes para o Botafogo entre 1999 e 2001.


Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE