Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Botafogo tem boas e más notícias após primeiro grande teste de 2024



Clássico contra o Flamengo deixou boas perspectivas e alguns receios a duas semanas da estreia na Libertadores



O jogo mais importante do primeiro semestre do Botafogo se aproxima. Em pouco menos de duas semanas o Glorioso vai entrar em campo pela segunda fase da pré-Libertadores para iniciar a trajetória na principal competição do continente. O time pegará o vencedor do duelo entre Aurora e Melgar.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora







"Carioca é laboratório ou não?": Pedro Dep comenta substituições do Botafogo (https://ge.globo.com/video/carioca-e-laboratorio-ou-nao-pedro-dep-comenta-substituicoes-do-botafogo-12338697.ghtml)


Na última quarta-feira, a equipe de Tiago Nunes teve o primeiro grande teste do ano no clássico contra o Flamengo. Apesar da derrota por 1 a 0, com gol de Léo Pereira no último minuto, a partida teve pontos positivos e negativos.



Pensando nisso, o ge destacou as boas notícias que o treinador teve pensando no futuro da temporada e também os pontos de preocupação que ele precisa solucionar:





Tiago Nunes durante o clássico contra o Flamengo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



O que foi bem

Estreia promissora

Foi só a primeira partida, mas Luiz Henrique deu um cartão de visitas interessante ao torcedor do Botafogo. Mesmo com apenas um treino completo com os companheiros, o camisa 99 foi o jogador mais perigoso ofensivamente da equipe.


Pelo lado direito infernizou a marcação de Ayrton Lucas, forçou cartão amarelo para o lateral e criou algumas das chances mais perigosas do time. Com mais tempo, pode ser a referência técnica que esse time precisa.





luiz henrique, botafogo, maracanã, carioca — Foto: André Durão



Boa perspectiva na direita

Se a lateral-direita era a grande lacuna no elenco do Botafogo desde o começo do ano, a atuação de Mateo Ponte no clássico contra o Flamengo deu esperança aos alvinegros de que a questão esteja a caminho de ser solucionada.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Após estreia no Botafogo, Luiz Henrique passa folga na Espanha para aniversário da filha


O jovem de 20 anos estreou como titular logo de cara em um jogo duro contra um rival e correspondeu. Fez um bom papel defensivo e mostrou que pode ser o titular do setor no longo prazo.


Ele terá a concorrência de Damián Suárez, que já está no Rio para assinar contrato, que tem mais experiência e é uma alternativa mais segura.


Sistema defensivo

A equipe teve sucesso se defendendo durante quase todos os 107 minutos da partida (contando os acréscimos do primeiro e do segundo tempo). Só sofreu gol no último minuto em uma falha individual do goleiro Gatito Fernandez.


A trinca de volantes no meio limitou os espaços do Flamengo no setor de criação e a dobras feitas por Júnior Santos e Luiz Henrique ajudaram a conter os avanços nas pontas. Obviamente, uma escalação condicionada pelo adversário, mas um bom sinal defensivamente.




Jéssica Maldonado analisa o Botafogo contra o Flamengo: "Foi bem, apesar do resultado" (https://ge.globo.com/video/jessica-maldonado-analisa-o-botafogo-contra-o-flamengo-foi-bem-apesar-do-resultado-12338654.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo



O que precisa melhorar


Queda no segundo tempo

Um fato que tem sido uma constante neste começo de temporada é a queda de desempenho da equipe no segundo tempo. Na sequência de três jogos sem vencer, por duas vezes o time levou o empate na segunda etapa depois de sair na frente, contra Portuguesa e Nova Iguaçu.


Contra o Flamengo, a diferença entre o primeiro e o segundo tempo ficou por conta da produção ofensiva. O Glorioso foi quem teve as melhores chances na primeira etapa, obrigando Rossi a fazer grande defesa em uma delas. Mas no segundo período passou a pouco chegar ao campo adversário.


Falta de criatividade

A trinca de meio-campo formada por Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê foi essencial no sistema defensivo para a partida. Porém o time ficou devendo ofensivamente. Foram duas boas chances na primeira etapa, ambas vindo de lances de bola parada.




Rafael Barros define Flamengo x Botafogo como duelo tático; entenda (https://ge.globo.com/video/rafael-barros-define-flamengo-x-botafogo-como-duelo-tatico-entenda-12338701.ghtml)



No segundo tempo, o Glorioso pouco ameaçou. Foram somente quatro finalizações em toda a partida, o menor índice do time desde do jogo contra o Cruzeiro no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023.


Nos últimos três anos, só em três oportunidades o Botafogo finalizou quatro vezes ou menos. Além dos dois jogos já citados, o outro foi na Taça Guanabara de 2022 contra o Fluminense. Os dados são do Espião Estatístico.


Reposição a Tiquinho Soares

Tiquinho Soares segue sendo a referência do ataque alvinegro e, quando está bem técnica e fisicamente, é um diferencial. Porém a reposição a ele tem sido problemática e gerado preocupações.


Tiago Nunes busca opções. Depois de utilizar Janderson e Matheus Nascimento no setor, o treinador colocou Júnior Santos por ali quando tirou o camisa 9 contra o Flamengo. Igor Jesus será reforço do clube, mas chega apenas no meio do ano.


tiquinho, varela, flamengo, botafogo, maracanã, carioca — Foto: André Durão



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro