Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Recuperado, Neilton entra e garante vitória do Botafogo contra Cabofriense


Atacante sofreu lesão em janeiro e voltou neste domingo para marcar gol decisivo, de pênalti, no fim do jogo. Charles Chad descontou com um golaço: 2 a 1



O Botafogo sofreu, mas venceu a Cabofriense por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, com pênalti no último minuto e boa atuação de quatro jovens. Especialmente de Neilton. O jogador, enfim recuperado de lesão sofrida em janeiro, entrou na etapa final e decidiu a partida em cobrança de pênalti, aos 45 da etapa final. Além dele, Luís Henrique, Gegê e Ribamar infernizaram o goleiro Audrey, que fez ótimas defesas. Na Cabofriense, destaque também para Charles Chad, que marcou um golaço para empatar no primeiro tempo. Com o resultado, o Botafogo fica muito perto de garantir matematicamente sua classificação.

Líder isolado do Grupo B, o Botafogo ficou muito perto de garantir matematicamente a sua classificação com a vitória neste domingo. O próximo compromisso, porém, é complicado: o clássico contra o Fluminense, na quarta-feira, no Espírito Santo. No mesmo dia, a Cabofriense, sexta colocada no Grupo A, pega o Flamengo no Moacyrzão. A partida teve 2.398 pagantes (2.772 presentes) e renda de R$ 35.475,00.

Neilton retornou após período parado por lesão e decidiu partida para o Bota (Foto: Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)

O jogo começou com boa movimentação, e o Botafogo teve a iniciativa ofensiva. A Cabofriense respondeu com chute de longa distância de Carlinhos. Aos 17, Gegê entrou bem na área e por pouco não abriu o placar. A resposta foi à altura, três minutos depois, quando Charles Chad fez Jefferson mostrar porque é goleiro de seleção brasileira. Mas no minuto seguinte, em velocidade, Luís Henrique sobrou livre no ataque e não perdoou. Nada que desanimasse Charles Chad. Aos 24, ele disparou um pertado no ângulo do goleiro alvinegro: 1 a 1.

O Botafogo voltou para a etapa final com Ribamar no lugar de Yaca, e disposto a recuperar a vantagem no placar. Com menos de dois minutos, Luís Henrique perdeu duelo direto com Audrey. Os alvinegros insistiram com Gegê e Luís Henrique, ajudado por Ribamar, que deu melhor movimentação ao ataque. Ricardo Gomes, porém, sacou Gegê para a entrada de Neilton - que retornou após lesão sofrida em janeiro - aos 22 minutos. O ritmo caiu. Mas as oportunidades voltariam a surgir, como aos 37, quando Neilton fez boa jogada e Luís Henrique perdeu grande chance. No último minuto, Neilton bateu para o gol e a bola bateu no braço de defensor da Cabofriense. Ele mesmo cobrou e selou a vitória: 2 a 1.

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes elogia postura e vê Bota com moral elevado para clássicos


Treinador diz que sua equipe não foi brilhante, mas soube comandar as ações na vitória sobre a Cabofriense e encara duelos contra Flu e Vasco com otimismo



Ricardo Gomes volta para casa satisfeito com o Botafogo neste domingo. Não somente pela vitória suada por 2 a 1 sobre a Cabofriense, em São Januário, que garantiu os 100% de aproveitamento em cinco jogos na Taça Guanabara, mas também pela postura de sua equipe. Com clássicos contra Fluminense e Vasco pela frente, o treinador vê o Glorioso de moral elevado depois de dominar as ações do duelo contra o time da Região dos Lagos.

Achei o Botafogo mais coeso. Dominamos o jogo no segundo (tempo), sem ser brilhante. Nada fora de série, mas dominamos. Essa é nossa obrigação

Ricardo Gomes, treinador do Botafogo


Em entrevista coletiva após a quinta vitória consecutiva, Ricardo Gomes justificou a escalação do meio-campo com Aírton, Bruno Silva e Rodrigo Lindoso e analisou o desempenho botafoguense na partida.


- Foram 3 volantes de qualidade. Esse é meu argumento. O time atacou mais no primeiro tempo, mas não gostei muito, não. Gostei mais do segundo. No segundo, o adversário não finalizou. Achei o Botafogo mais coeso. Dominamos o jogo no segundo (tempo), sem ser brilhante. Nada fora de série, mas dominamos. Essa é nossa obrigação. Teremos dois clássicos nesta semana. Então, é descansar e pensar bastante. Temos que encarar com boas chances. Com moral, cinco vitórias, temos boas chances.


Com 15 pontos, o Botafogo é o líder do Grupo B da Taça Guanabara e encara o Fluminense, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no estádio Cléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.Confira abaixo os tópicos da entrevista de Ricardo Gomes:


Clássicos

Ricardo Gomes abraça Luis Henrique após
primeiro gol (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Vamos aumentar o nível dos adversários. Fluminense e Vasco são dois bons times. Vamos ver como serão nossas atuações. Será bom para observar o time. Temos boas chances.


Evolução

O time ainda precisa evoluir. Essa evolução que nós queremos. Não podemos não dominar. O jogo estava igual. Tínhamos movimentação, mas não tínhamos o domínio.


Ribamar e Luís Henrique juntos

Gosto muito. Agora, são dois garotos que estão começando, mas estão começando bem.


Neilton

Falei que seria no máximo 30 minutos. Foi o caso. Conhecemos a qualidade do Neilton. Ele está muito bem. Nem parece que ficou esse tempo todo parado. Entrou muito bem. Não vou adiantar a escalação, mas ele é uma boa opção. Acho difícil começar o próximo jogo, mas o Neilton desequilibra o setor defensivo adversário. Isso deixa o adversário preocupado em como marcá-lo. Essa qualidade que não eu quero perder. Sobre a cobrança de pênalti, isso já estava definido. Não é porque ele perdeu contra o Luverdense, que ele vai perder o posto de cobrador.


Confiança

É importante. Para mim o fato de dominar o segundo tempo é o mais importante. Não estou dizendo que jogamos muito bem ou fomos brilhantes.


Salgueiro

O Salgueiro está treinando muito bem. Nos treinos a gente percebe que ele está pronto para jogar. É um problema administrativo, uma questão burocrática. Se ele tiver condições legais, será mais uma opção contra o Fluminense.


Luís Henrique

Não foi bem no jogo passado, mas hoje foi muito bem. Teve boa movimentação, tentando chegar sempre à área. Contra o Resende, ele estava saindo muito da área e perdeu muitas bolas. Não é a característica dele. Fez escolhas erradas no jogo passado. Hoje ele fez escolhas certas.

Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/ge

Botafogo enfrenta a Cabofriense com dois objetivos: vencer e convencer


Líder, com 100% de aproveitamento, Alvinegro busca boa atuação para diminuir desconfiança da torcida. Adversário deve ter estreia de Andreazzi, em São Januário





O Botafogo entra em campo, neste domingo, contra a Cabofriense, às 17h, em São Januário, com dois objetivos: manter os 100% de aproveitamento e convencer. Líder do grupo B da Taça Guanabara, o Alvinegro ficará ainda mais próximo da classificação em caso de nova vitória. A intenção, no entanto, é conseguir uma boa atuação que agrade a torcida, que anda desconfiada com o time, apesar dos bons resultados.

Até por isso, o Botafogo terá uma nova formação neste domingo. O boliviano Damian Lizio dá lugar a Airton, recuperado de uma entorse no tornozelo. Com isso, o time terá uma trinca de volantes. A ideia é dá mais liberdade para Gegê e Gervasio Nuñez se aproximarem de Luís Henrique, no ataque. Outra novidade estará no banco. Após longo período de inatividade, Neilton fica como opção para Ricardo Gomes. O Botafogo lidera o Grupo B da Taça Guanabara, com 12 pontos. 


Ricardo Gomes terá Neilton à disposição pela primeira vez no ano. Atacante começa no banco 
(Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


Com campanha irregular neste início de Carioca - soma duas derrotas, um empate e uma vitória -, a Cabofriense deve enfrentar o Botafogo com poucas modificações em relação ao time que perdeu para o Friburguense na última rodada. Umas das possíveis novidades do técnico Eduardo Húngaro, que reencontra o ex-clube, no time titular é a entrada do volante Andreazzi, que está emprestado justamente pelo Botafogo, mas foi liberado pela direção alvinegra para atuar. Titular nas últimas três rodadas, Wendel ainda não marcou e pode deixar o time para dar lugar ao veterano centroavante Charles Chad.

O árbitro da partida será Daniel de Sousa Macedo, auxiliado por Michel Correia e Diego Luiz Couto Barcelos. A TV Globo transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.






Botafogo: após desfalcar o Botafogo contra o Resende, Airton volta ao time, mas Bruno Silva será mantido. Quem deixa a equipe é Lizio. Com isso o Botafogo terá um novo esquema, com três volantes. O time vai a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson, Diogo; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Gegê, Gervasio Nuñez; Luís Henrique.


Cabofriense: regularizado, Andreazzi pode pintar como uma novidade Tricolor Praiano no lugar do jovem volante Pedro Henrique. No ataque, Wendel, ainda sem convencer, briga por uma posição com Charles Chad. Com isso, a equipe tricolor deve seguir no 3-5-2 e ir a campo com Andrey, Leandro Euzébio, Juliano, Raphael Andrade; Júlio Lopes, Gilson, Pedro Henrique (Andreazzi), Franco; Carlinhos e Wendel (Charles Chad)




Botafogo: no departamento médico, Sassá e Octávio estão fora da partida. Salgueiro ainda não foi regularizado e também não joga.

Cabofriense: Ninguém




Botafogo: Aírton

Cabofriense: Ninguém

Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro/GE