Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

Sorrisos, insônia e apoio de Jefferson: Renan tem dia de herói no Botafogo




Sem jogar há nove meses, goleiro volta contra a Cabofriense e se destaca com belas defesas. Feliz, revela dificuldade para dormir e mensagem do capitão alvinegro





Após nove meses sem disputar uma partida oficial, Renan retornou ao time do Botafogo neste domingo, contra a Cabofriense, com a missão de substituir Jefferson. A desconfiança sobre a inatividade do goleiro durou pouco. Com uma sequência de grandes defesas logo nos primeiros minutos, Renan tornou-se um dos destaques da vitória que reconduziu o Alvinegro à liderança do Campeonato Carioca.




Desde então, Renan não disfarça os sorrisos. A grande atuação e o carinho da torcida e dos companheiros complementaram a alegria de voltar a jogar. Após o jogo, o goleiro recebeu, via o aplicativo “WhatsApp”, os parabéns de Jefferson, direto da França, onde o titular está com a seleção brasileira. Já em casa, foi difícil dormir.

- Assim que cheguei ao ônibus após o jogo, vi que tinha uma mensagem no telefone do Jefferson me parabenizando pela atuação. Sempre existiu isso entre nós. Realmente temos uma amizade... Foi especial. Cheguei em casa por volta de meia noite, e todos estavam dormindo. Fiquei sozinho mesmo. Fui dormir de madrugada, depois de 3h. Fiquei vendo os lances na televisão. Há tempos não encontrava dificuldades para dormir – brincou o goleiro, com um sorriso de orelha a orelha.

Renan foi um dos principais nomes do Botafogo na vitória sobre a Cabofriense, em Macaé (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Renan, que fez pelo menos quatro grandes defesas contra a Cabofriense, não define sua atuação como uma resposta aos críticos. O goleiro acredita que sempre houve a confiança dentro do Botafogo, mesmo nos momentos difíceis, quando chegou a ser a quarta opção com o técnico Vagner Mancini, no ano passado.

- Acho que não é uma resposta. Já estou no Botafogo há um bom tempo nessa condição de reserva, jogando sempre que o Jefferson é convocado. Acredito que, até pelo carinho que recebo da torcida, todos confiam em mim. Isso é natural. Mas claro que estou muito feliz pelo jogo e por poder voltar a jogar. Não tem nada melhor, ainda mais com uma vitória. Foi uma tarde perfeita.

De olho no futuro, Renan acredita que a atuação contra a Cabofriense possa lhe abrir portas no futuro, dentro ou fora do Botafogo. No momento, no entanto, o goleiro garante que o objetivo é ajudar o clube a fazer uma grande temporada em 2015.

- É sempre bom jogar bem e poder ajudar. Com certeza nenhum jogador quer ser reserva a carreira toda. Sempre jogo quando o Jefferson é convocado. Mas é claro que penso em jogar mais. Mas no momento tenho certeza do que eu quero. Quero continuar aqui e ajudar o Botafogo nesse ano de renovação do clube. Mais para frente, talvez no final do ano, a gente pode ver alguma coisa nesse sentido (procurar outro clube).

Confira outros trechos da entrevista:

Defesas
Foram defesas parecidas. Foi uma sequência. Acho que a que gostei mais foi a primeira, no chute do Marcinho. Defendi bem, a bola sobrou para o atacante, e consegui abafar, logo no início.


Braçadeira de capitão


Não foi a primeira vez, mas com certeza foi a mais especial. Foi uma honra. Claro que isso não é o mais importante, mas foi legal pela forma como aconteceu, especialmente pela confiança que o René depositou em mim. Isso, com certeza, me motivou ainda mais. Foi especial.

Liderança do Carioca

Importantíssima. Já estivemos lá e sabíamos que teríamos de estar no bolo e voltar na primeira brecha. Conseguimos com muita dificuldade nos últimos jogos. Espero que possamos seguir na liderança.

Início espetacular

Para mim, é lógico que foi excelente. Ganhei confiança e entrei realmente no jogo logo no início. Claro que foi um sufoco para o time, mas para mim foi ótimo. Acredito que passei segurança e confiança para o time. Depois a equipe se encaixou, se organizou e comandou o jogo.

Clássico no Engenhão

Para nós, é muito bom. Mas não vai ser isso que fará muita diferença, até porque o Vasco já jogou aqui. Esperamos que nosso torcedor compareça. Vai ser um bom jogo. Espero que possamos jogar bem e vencer o jogo.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Botafogo e Vasco levam o clássico de domingo para o estádio Nilton Santos


Clubes se entendem e decidem levar partida que vale a liderança para casa alvinegra



Engenhão vai receber clássico entre Vasco e Botafogo
 (Foto: Cauê Rademaker / GloboEsporte.com)
Menos de uma semana antes de Vasco x Botafogo, os dirigentes das duas equipes decidiram levar o clássico de domingo para o estádio Nilton Santos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de futebol alvinegro, Antonio Carlos Mantuano, após uma reunião na manhã desta segunda-feira na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

- Tivemos um encontro nessa manhã na federação e chegamos a um acordo de que o clássico de domingo será no estádio Nilton Santos. Os dois clubes acharam que esse e o melhor caminho, especialmente pela questão de custos do espetáculo. Amanhã teremos um novo encontro na Federação para definir a questão dos ingressos.

Com mando de campo da federação, a partida estava sem local definido e poderia ser disputada no Maracanã ou até mesmo em São Januário. Diante dos constantes conflitos por parte do Vasco com a Concessionária que administra o Maracanã, a decisão acabou sendo levar o clássico para a casa do Botafogo.

O Engenhão recebeu apenas um clássico no Campeonato Carioca, entre Vasco e Fluminense. Botafogo x Flamengo, Fluminense x Botafogo e Vasco x Flamengo aconteceram no Maracanã.

A quatro rodadas do término da primeira fase, as duas equipes brigam rodada a rodada pela liderança. Em razão da derrota do Vasco neste domingo para o Flamengo, o time de General Severiano reconquistou a ponta, após chegar aos 28 pontos - o Cruz-Maltino parou nos 26.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Jobson pode ter semana decisiva para renovação com o Botafogo


Diretoria e representante podem ter reunião nos próximos dias em busca de acerto. Tendência é de que atacante acerte novo vínculo por um período de um ano



Jobson passou em branco na vitória sobre a Cabofriense, mas
soma seis gols pelo Bota no Carioca (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Nesta terça-feira, restarão apenas 90 dias para o fim do contrato deJobson com o Botafogo. E as duas partes não pretendem esperar muito mais para resolver a situação. Por isso, a expectativa é de que, nesta semana, haja a segunda reunião entre diretoria e representante do atleta, que pode selar o destino do jogador. A maior probabilidade no momento é que o vínculo seja renovado pelo período de um ano.

Em sua primeira entrevista coletiva do ano, na última quarta-feira, Jobson reafirmou sua vontade de renovar e deixou claro que assinaria até mesmo um “contrato em branco”. Alguns dias depois, o Botafogo anunciou ter chegado a um acordo com o atacante em relação a salário e tempo de contrato, restando somente a formulação da minuta pelo departamento jurídico. No entanto, Rodolpho Cezar, advogado e representante de Jobson, garantiu que não tem contato com dirigentes alvinegros desde 3 de março - dia da primeira e única reunião até o momento - e, por isso, mostrou-se surpreso com as declarações do diretor de futebol Antônio Lopes.

Com salário de R$ 60 mil - teto do elenco estabelecido pela diretoria, com exceções de Jefferson e Marcelo Mattos -, Jobson deve ganhar até 40% a mais, se cumprir metas, como número de partidas disputadas e gols marcados. Em relação à dívida do clube relativa a direitos de imagem não pagos no ano passado, a nova administração avisou que neste ano será impossível qualquer acerto, por conta da falta de recursos financeiros.

Enquanto isso, Jobson vem mostrando que nem mesmo o grande volume de especulações acerca de seu futuro não vêm influenciando em seu desempenho dentro dele. O técnico René Simões aposta na permanência do atacante e acredita que ele conseguirá manter-se alheio à discussão sobre seu rumo.

- O Jobson está entregue a ele mesmo e está gerenciando bem sua vida. Fiquei feliz com o que ele falou sobre a renovação. Gratidão é uma qualidade que ninguém pode deixar de ter. Quando vemos um jogador querendo renovar de qualquer maneira é importante. O Botafogo sempre amparou o Jobson nos momentos difíceis, e reconhecer isso é muito legal - observou o treinador.

Por Gustavo Rotstein Macaé, RJ/GE