Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Zeballos diz que não vê problema em jogar como meia, mas reconhece dificuldade


Paraguaio, artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro ao lado de Sheik, com seis gols, disse que tem de ser esforçar para ajudar na marcação




Zeballos - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Zeballos é um dos artilheiros do Botafogo no
Brasileirão (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)

Artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro ao lado de Emerson Sheik, com seis gols, Zeballos está animado pela boa sequência de jogos como titular. Escalado muitas vezes na função de meia armador, o paraguaio reconhece que tem dificuldades para colaborar na marcação, mas garante não se importar em jogar fora de posição.

- A minha posição é de centroavante, mas não é um fato desconhecido para mim jogar armando o jogo, pois fiz isto em outros momentos da minha carreira. Tenho de dificuldade na marcação, mas já com o treinador (Vagner Mancini) e expliquei que não vejo problema em jogar fora da minha posição dadas as circunstâncias. Para um atacante é muito importante fazer gols. Joguei muitos jogos como meio campista, tentei render, mas como sempre disse, gosto mais de jogar perto da área. Me sinto feliz por ter continuidade e por estar jogando quase todas as partidas. - disse Zeballos, nesta quarta-feira, em entrevista à Rádio Brasil.

Nesta quinta-feira, contra o Goiàs, 19h30, no Maracanã, Zeballos estará mais uma vez em campo em busca do objetivo pricipal deste momento, que é tirar o Botafogo das próximidades da zona de rebaixamento. O paraguaio lamenta o fato de o time estar sempre pressionado, mas reconhece que a equipe não tem deixado a desejar em alguns momentos.
 
- O Botafogo não merece estar nas últimas posições na tabela de classificação. Mas sabemos que não fomos regulares. Vamos trabalhar para sairmos desta zona incômoda - afirmou Zeballos, lembrando que o Botafogo terá duas partidas em casa (Goiás e Grêmio) para se reabilitar no campeonato:

- Vamos jogar dois jogos no Maracanã e precisamos vencer, mas precisamos conseguir vitórias fora também. Temos de ter confiança para vencermos estas partidas. Serão quinze finais até o fim do campeonato (em referência às rodadas restantes para o término da competição). Temos que sair da zona de rebaixamento, que é uma situação dificil para os torcedores, para todos no clube, e para os jogadores


Leia mais no LANCENET! 

De olho nos jogos de quarta, Botafogo vê obrigação em vitória sobre o Goiás


Bolívar lembra que resultados da rodada podem recolocar equipe na zona de rebaixamento. Na quinta-feira, time pode entrar em campo na penúltima colocação



Normalmente, atuar na quinta-feira dá a uma equipe o benefício de um dia a mais de descanso e treino. Mas no caso do Botafogo, pode significar uma pressão maior pela vitória. Isso porque os resultados desta quarta-feira podem fazer o Alvinegro entrar em campo para enfrentar o Goiás, no Maracanã, novamente na zona de rebaixamento. A responsabilidade ainda é maior por conta das cinco partidas sem um resultado positivo no Campeonato Brasileiro.

Bolívar pediu atenção ao time para não ter mais jogadores expulsos de campo (Foto: Satiro Sodré / Botafogo)

O Botafogo começou a 24ª rodada na 16ª posição, mas com os mesmos pontos de Coritiba, Bahia e Criciúma, que estão na zona de rebaixamento. Como as três equipes jogam nesta quarta-feira, se pelo menos uma delas empatar, joga o Alvinegro para o Z-4. Além disso, se todas elas pontuarem, o time de Vagner Mancini vai começar a partida contra o Goiás na penúltima posição. O lanterna Palmeiras, que também joga nesta quinta, tem somente um ponto a menos.

- Sabemos que precisamos vencer, e dentro de casa isso é obrigação. Vamos começar uma nova etapa, com quase todos os jogadores à disposição, e isso é importante. O Goiás é um adversário complicado, mas precisamos somar pontos com urgência. Ainda mais porque depois dos jogos desta quarta podemos entrar novamente na zona de rebaixamento – alertou o zagueiro Bolívar.

No grupo, existe a consciência de que uma das chaves para o Botafogo voltar a vencer é evitar expulsões. Após a equipe ter cinco cartões vermelhos nos últimos cinco jogos, há o comprometimento de fazer com que o adversário não tenha mais essa vantagem dentro do campo.

- Algumas situações dependem do equilíbrio do atleta. Algumas vezes a arbitragem prejudica, o jogador acaba perdendo a cabeça. O Mancini vem nos cobrando isso, porque nos atrapalha muito. Agora na reta final não podemos mais perder ninguém – destacou Bolívar.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Botafogo faz animado rachão na véspera de partida contra o Goiás


Glorioso recebe o Esmeraldino nesta quinta-feira, no Maracanã, às 19h30





Bolatti - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Bolatti deve jogar no meio
(Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O Botafogo fez um animado rachão na tarde desta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão. A novidade foi a presença do argentino Bolatti, que não tinha treinado nos últimos dias. Ele deve substituir Airton, que deve ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por um pisão na cabeça do atacante Alexandre Pato.

O também atacante Emerson Sheik ficou na academia, mas não é problema para a partida. Ele será julgado na próxima segunda-feira pela expulsão e as declarações ainda no gramado do Maracanã na partida contra o Bahia.

O Glorioso é o 16° colocado do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos em 23 partidas. Depois do Goiás, o Glorioso encara o Grêmio, novamente no Maracanã, no domingo.


Leia mais no LANCENET! 

Airton pega dois jogos de suspensão por ato hostil contra Alexandre Pato


Volante deve cumprir suspensão diante do Goiás, mas Bota tenta efeito suspensivo


O volante Airton pegou dois jogos de suspensão por ato hostil contra Alexandre Pato. Julgado nesta quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador do Botafogo foi denunciado por “praticar agressão física”, no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pelo pisão na cabeça do atacante do São Paulo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Volante Airton acompanha seu julgamento no STJD (Foto: Fred Huber)

A pena mínima era de quatro jogos no artigo em que o volante foi enquadrado. Mas o departamento jurídico do clube conseguiu descaracterizar a agressão física para ato hostil e diminuir a punição. Como já cumpriu uma suspensão automática, Airton pode ficar fora contra o Goiás, nesta quinta, no Maracanã. A diretoria alvinegra, porém, tentará o efeito suspensivo.

- O primeiro passo foi dado, a descaracterização do artigo que prevê agressão física para o que trata do ato hostil, que no entendimento do Botafogo é o mais adequado. A pena de duas partidas acaba deixando ele fora do jogo contra o Goiás, mas já vamos interpor o recurso ainda nesta quarta para tentar o efeito suspensivo. Acreditamos que a pena deve e será reduzida. Nossa intenção é de que ele enfrente o Goiás - disse o advogado Aníbal Rouxinol Segundo.

O jogador também se defendeu ao descrever o lance.

- Infelizmente foi um lance em que eu e ele (Alexandre Pato) já havíamos discutido e eu errei em deixar a perna. Se fosse minha intenção de machucar, tinha machucado. Agora é cumprir e voltar para ajudar meus companheiros.

Por Fred Huber Rio de Janeiro/GE

Futura opção no banco, goleiro dos juniores treina com profissionais


Saulo, de 19 anos, deverá ficar como suplente de Helton Leite nas partidas em que Botafogo não poderá contar com Jefferson e Andrey


Desde a última segunda-feira, o grupo de goleiros do Botafogo tem um novo integrante. Titular da equipe de juniores, Saulo, de 19 anos, vem treinando com a equipe profissional. A ideia da comissão técnica é que o jogador comece o período de adaptação, já que em breve poderá ser relacionado para partidas do Campeonato Brasileiro.

O Botafogo vai ficar sem seus dois primeiros goleiros nos jogos contra Palmeiras e Corinthians. Isso porque Jefferson foi convocado para a seleção brasileira visando aos jogos contra Argentina e Japão. Ao mesmo tempo, Andrey, seu reserva imediato, vai integrar a Seleção sub-21, também para dois amistosos, retornando contra o Santos, pela Copa do Brasil.

Saulo, de 19 anos, treina com os profissionais do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)

Neste período, o titular será Helton Leite, que atuou em cinco partidas, todas pelo Campeonato Carioca. A comissão técnica não pretende utilizar Renan, que pediu para não atuar mais pelo Botafogo por negociar uma transferência que acabou por não se concretizar. Dessa forma, possivelmente Saulo ficará no banco de reservas nos dois jogos em que Jefferson e Andrey não estiverem à disposição de Vagner Mancini.

Saulo chegou ao Botafogo em setembro do ano passado e tem contrato até dezembro de 2015. Nascido em Belo Horizonte, o goleiro foi campeão carioca de juniores em 2014 e tem passagens por Cruzeiro, Atlético-PR e Corinthians-AL.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Gabriel confia no time: 'Tenho certeza de que o Botafogo vai sair dessa'


Volante exalta companheiros de equipe e analisa fase do Glorioso no Brasileirão




Gabriel - Botafogo (Foto:  Alexandre Loureiro/Lancepress!)
Gabriel tem confiança no Botafogo
(Foto: Alexandre Loureiro/Lancepress!)
Décimo sexto colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Botafogo está apenas um ponto à frente do Palmeiras, lanterna da competição. No entanto, na opinião do volante Gabriel, o Glorioso tem tudo para se afastar da zona de rebaixamento.

- Tenho certeza de que o Botafogo vai sair dessa, pela equipe que tem, pelos jogos que tem feito. Em três jogos ficamos com jogadores a menos. Isso pesou para não termos saído com resultados melhores. Contra o Bahia, nós perdemos dois jogadores importantes quando estávamos na frente. 

Contra o Atlético-MG, tivemos um expulso quando o jogo estava empatado. Não é desculpa, mas isso dificulta bastante - comentou.

O Alvinegro volta a campo nesta quinta-feira, quando enfrenta o Goiás, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.




Leia mais no LANCENET! 

Comportado, Jobson convence o Bota em uma semana e deve jogar quinta


Ideia da comissão técnica do Alvinegro é escalar o atacante, que vai usar a camisa 10, de 15 a 20 minutos na partida contra o Goiás, no Maracanã



Jobson no treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Depois de mostrar empenho e levar muitas dificuldades à defesa adversária, Jobson treinou entre os titulares nos últimos 10 minutos do coletivo realizado na manhã de terça-feira, exatamente uma semana depois de ser reintegrado ao elenco principal do Botafogo. A boa impressão causada na comissão técnica resultou também em outra decisão relâmpago: relacionado para a partida contra o Goiás, ele vai ficar no banco. A programação é que jogue de 15 a 20 minutos, de acordo com as circunstâncias do jogo desta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã. A convocação de Vagner Mancini é uma espécie de premiação pelo esforço de alguém que em pouco tempo conseguiu impressionar pela dedicação. Além disso, aparece como uma opção que agrada aos torcedores em meio à má fase da maioria dos atletas da posição.

Quando confirmou a reintegração de Jobson, Vagner Mancini deixou claro que tratava-se apenas do início de um processo de avaliação física, técnica e comportamental. Em uma semana, os relatos de pessoas que convivem com o atacante no dia a dia do Botafogo são de que ele foi aprovado com méritos em todos os aspectos. Desde a última sexta-feira, Jobson passou a morar na concentração de General Severiano. E por vontade própria. O objetivo é manter-se focado para voltar a jogar pelo Botafogo, controlar a alimentação e as horas de sono.

Mesmo nos treinos mais simples, Jobson tem mostrado dedicação de final de Copa do Mundo. Nos últimos dias, integrantes da comissão técnica têm pedido para que o atacante de 26 anos diminua a carga de esforço, já que temem alguma lesão por conta do longo período de inatividade. O jogador já perdeu três quilos e tem mostrado pontualidade e respeito aos horários. Na última quinta-feira e nesta segunda, por exemplo, foi o primeiro a aparecer no campo anexo do Engenhão, cerca de 30 minutos antes dos demais.

Jobson perdeu peso desde que retornou ao Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
Jobson ainda vai vestir a camisa 10 – sem dona desde a saída de Jorge Wagner –, o que indica mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, o tamanho da expectativa do clube por seu desempenho neste retorno. Aliás, o comportamento do atacante pós-estreia tem sido motivo de atenção daqueles que o rodeiam. Por isso, o gerente alvinegro Wilson Gottardo tem sido a pessoa mais próxima, mostrando a todo momento a necessidade de manter o comprometimento e não perder o foco, deixando de lado as tentações que o prejudicaram até então.

– Desde que o Jobson voltou ao Botafogo, várias pessoas já tentaram se reaproximar dele. São propostas de assessoramento e outras coisas do tipo. É importante mantê-lo distante de tudo isso – afirmou uma pessoa próxima ao jogador, que também é acompanhado de perto por Rodolpho Cezar, seu advogado.

Os jogadores do Botafogo também têm sido agentes importantes na tarefa de fazer Jobson desenvolver seu futebol. Vizinho do atacante no Engenhão, já que seu armário fica ao lado do de Jobson, o volante Gabriel prevê que o companheiro será fundamental para o grupo na reta final do Campeonato Brasileiro.

– Procuro conversar com ele no vestiário, ressaltando que precisa se concentrar e jogar bola, porque é um grande jogador e vai nos ajudar muito. O Jobson sabe que precisa de nós, e nós precisamos dele. Por isso queremos que volte bem – frisou.

Advogado afirma que não há restrições para escalações

Quando estava no Al-Ittihad, Jobson teve o contrato rescindido sob a alegação de que supostamente teria se recusado a fazer um exame antidoping, o que poderia lhe render uma punição de até quatro anos, como divulgou Comitê Antidoping da Arábia Saudita no dia 25 de março. O advogado do atacante, Marcos Motta, afirmou que não há risco caso ele seja escalado pelo Botafogo.

– Não há restrição nenhuma. Isso está sendo contestado na Fifa, já que não há documentação nenhuma sobre o caso – disse.

Por Fred Huber e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE