Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2019

Trocas de técnicos e goleadas para os grandes: como chega o Sol de América para pegar o Botafogo


Jornalistas apontam os pontos fortes, fracos e os destaques do adversário do Alvinegro na segunda fase da Sul-Americana. Equipe levou de sete do Cerro e de quatro do Olímpia




O sorteio da Copa Sul-Americana colocou o Sol de América no caminho do Botafogo. O primeiro confronto pela segunda fase da competição será na próxima quarta-feira, em Assunção. Mas como chega para o duelo o clube que, assim como o Alvinegro, já teve Loco Abreu em seu elenco? A resposta passa por oito derrotas nos últimos 15 jogos, três mudanças recentes de treinador e goleadas sofridas diante dos principais clubes paraguaios.



Sol de América terminou o Torneio Apertura na oitava posição entre 12 times — Foto: Divulgação


O Sol de América terminou o Torneio Apertura na oitava posição entre 12 times. A competição acabou no último fim de semana com o título invicto do Olímpia. O campeão, aliás, goleou o Sol de América por 4 a 0. Mas ainda tiveram dois resultados piores: 7 a 2 para o Cerro Porteño e 6 a 1 para o modesto Sportivo San Lorenzo.


A irregularidade da equipe motivou mudanças recentes no comando técnico. Já são três treinadores diferentes apenas em 2019. Ever Almeida iniciou a competição e foi demitido na sétima rodada. Alfredo Vera comandou a equipe interinamente por quatro jogos e deu lugar ao atual treinador, o argentino Javier Sanguinetti.


- A equipe sofreu com muitas mudanças de treinadores nos últimos meses, o que influenciou notavelmente no rendimento da equipe. Apesar do oitavo lugar no Apertura, o clube mantém a ordem e a esperança de melhorar na próxima etapa (Clausura). Não estão ameaçados do rebaixamento, planejam reforçar o elenco e tem esperança de chegarem longe na Sul-Americana - explicou o jornalista Mauricio Caballero, da Tygo Sports.


Nas duas últimas edições da Sul-Americana, o Sol de América foi eliminado justamente na segunda fase. A equipe atual é considerada veloz e perigosa nos contra-ataques.


- É um time que se sente cômodo quando joga de visitante. Uma equipe que tem jogadores velozes do meio para frente e que é muito perigoso quando se defende, porque encontra espaços e sai no contra-ataque - frisou Christian Eduardo Mareco, jornalista do ABC Digital e da Rádio ABC Cardinal.


Botafogo e Sol de América se enfrentam nesta quarta às 19h15, pelo jogo de ida da segunda fase da Sul-Americana. A partida de volta está marcada para o dia 29 de maio, também às 19h15, no Nilton Santos.



César Villagra (à esquerda) marcou nove gols em 14 jogos do Apertura: é o artilheiro da equipe — Foto: Divulgação


Confira a análise completa dos jornalistas paraguaios:

Mauricio Caballero - Tygo Sports

Seu ponto forte é o contra-ataque, com jogadores dinâmicos e rápidos pelas pontas como Matías Pardo. O argentino joga como meia atacante, mas sabe se posicionar nas costas dos defensores. Outro destaque é Federico Jourdan, talvez o jogador mais técnico do elenco. Já o atacante César Villagra, um dos goleadores da equipe, é um jogador de muita entrega que não tem problema em voltar para ajudar na recuperação da bola. Vale citar também o volante Richard Franco, que chega bem ao ataque com seu pé direito e o organizador Hernán Fredes, que se adaptou bem ao time.


Sobre a defesa, o Sol de América tem bons defensores. Mas foi o time que mais sofreu gols no Apertura (43). De certa forma é algo irregular a se destacar no rendimento da zona defensiva. Seria o ponto fraco. A falta de coordenação, um pouco de insegurança nas coberturas e desatenção em bolas paradas.


Christian Eduardo Mareco - ABC Digital e Rádio ABC Cardinal

Um dos pontos fracos é que se trata de uma equipe que não tem jogadores que vão muito para o embate. Falta força física ao time. Com exceção dos zagueiros, a maioria dos jogadores tem estatura mediana e maneja bem a bola no chão. Falta também profundidade ao ataque para aproveitar mais as jogadas e segurança na defesa. Muitas vezes os defensores fazem muitas faltas e deixam o time em inferioridade numérica.


Os destaques do time no momento são o goleador César Villagra, o goleiro Rubén Escobar e o lateral Walter Clar, o responsável pelas jogadas de bola parada.



Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro