Páginas

domingo, 30 de outubro de 2022

Botafogo busca feito inédito neste Brasileirão para manter sonho da Libertadores vivo


Glorioso ainda não venceu dois jogos consecutivos no Nilton Santos e vai em busca de um resultado positivo na terça-feira





Glorioso entra em campo na próxima terça-feira (Vitor Silva /BFR)



O Botafogo pode alcançar um feito inédito neste Campeonato Brasileiro em caso de vitória na próxima terça-feira. Apesar da evolução nesta reta final, o time de Luís Castro ainda não venceu dois jogos consecutivos dentro de casa.


Embora tenha realizado uma campanha expressiva como visitante, os alvinegros seguem oscilando quando atuam no Nilton Santos. O Glorioso sonha com uma vaga na Libertadores e precisa vencer o Cuiabá para manter este objetivo vivo.


O Botafogo disputou 17 jogos como mandante nesta competição e obteve cinco vitórias, quatro empates e oito derrotas. Apesar da campanha desfavorável, um resultado negativo na próxima terça geraria uma desanimação inevitável em muitos torcedores.


RELEMBRE OS JOGOS DO BOTAFOGO COMO VISITANTE NESTE BRASILEIRÃO

Botafogo 1 x 3 Corinthians
​Botafogo 1 x 1 Juventude
Botafogo 3 x 1 Fortaleza
Botafogo 1 x 2 Goiás
Botafogo 0 x 1 Avaí
Botafogo 1 x 0 São Paulo
Botafogo 0 x 1 Fluminense
Botafogo 0 x 1 Atlético-MG
Botafogo 2 x 0 Athletico-PR
Botafogo 1 x 1 Ceará
Botafogo 0 x 0 Atlético-GO
Botafogo 0 x 1 Flamengo
Botafogo 0 x 0 América-MG
Botafogo 2 x 0 Coritiba
Botafogo 1 x 3 Palmeiras
Botafogo 0 x 1 Internacional
Botafogo 2 x 1 RB Bragantino


Além do Cuiabá, os alvinegros também enfrentam o Santos nesta reta final de temporada. Com o Nilton Santos repleto de alvinegros nos dois confrontos, o Botafogo vai em busca de duas vitórias dentro de casa para se aproximar das primeiras colocações e sonhar com acesso para Libertadores.

Botafogo e Cuiabá se enfrentam na próxima terça-feira, às 19h, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Os ingressos já estão sendo vendidos no site do clube.



E MAIS: Botafogo perde para o Fluminense de virada, mas garante vaga na final da Copa Rio/OPG Sub-20



Fonte: LANCE Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo tem aproveitamento superior no Brasileirão com 10 reforços no ano



Dos contratados com 10 jogos ou mais, Tiquinho é quem conquista mais pontos do que foi disputado com ele em campo; Cuesta, é o que faz mais falta ao time com apenas um ponto a cada três sem ele em campo



O Botafogo tem se mostrado um time mais maduro no segundo turno do Campeonato Brasileiro e melhorou bastante em relação à primeira metade, muito por causa dos reforços oriundos da segunda janela de transferências. Dos 15 reforços que o clube teve neste ano desde a chegada de John Textor, e que atuaram pelo menos 10 vezes no Brasileirão, 10 deles tiveram um aproveitamento superior à média do time no Campeonato Brasileiro.


+ Júnior Santos cresce em reta final, e Botafogo avalia futuro



O melhor aproveitamento do Botafogo é quando tem Tiquinho Soares em campo. Nos 10 jogos em que atuou, o time conquistou uma média de dois pontos por partida: venceu seis jogos, empatou dois e perdeu outros dois (para Inter e Palmeiras). Até agora, são quatro gols marcados (14 do time no período) e uma assistência.





Tiquinho Soares em São Paulo x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Coincidência ou não, cinco dos seis reforços com melhor aproveitamento vestindo o uniforme preto e branco chegaram na segunda janela de transferências. Além de Tiquinho, que lidera, o top-5 conta com três jogadores que ainda não caíram nas graças da torcida e outros dois que já são queridinhos: Gabriel Pires (63,64%), Júnior Santos (60,61%), Adryelson (56,41%), Marçal e Patrick de Paula (ambos com 55,56%).


+ Saravia e Lucas Fernandes treinam e podem voltar a ser relacionados pelo Botafogo


Mas aproveitamento inferior não significa futebol fraco. Em alguns casos é o contrário, como com Jeffinho e Tchê Tchê. Por mais que o atacante oscile em alguns jogos e nem sempre tome as melhores decisões, ele é o xodó alvinegro. O volante, por sua vez, começou mal o Brasileirão, mas depois reencontrou o futebol e tem sido um dos destaques do Bota nesta reta final. O que pode justificar o aproveitamento ruim é que eles têm mais de 20 jogos na competição e passaram por aquele momento ruim do primeiro turno.


Cuesta faz falta ao time

Por mais que tenha um companheiro de zaga que ficou sete jogos seguidos sem cometer uma falta sequer, Cuesta não é o mesmo defensor. Por mais que cometa infrações, o argentino naturalizado brasileiro faz uma falta diferente.




De olho na Pré-Liberta, Botafogo recebe o Cuiabá na terça (https://ge.globo.com/video/de-olho-na-pre-liberta-botafogo-recebe-o-cuiaba-na-terca-11072883.ghtml)



Dos reforços, ele e Tchê Tchê foram os que mais entraram em campo: 25 vezes cada um. A diferença é que nas nove partidas sem o zagueiro, o Botafogo conquistou apenas nove pontos, um aproveitamento de 33,33%, já que cada partida vale três pontos.


Outro dado interessante é que mesmo que se considerasse apenas as partidas com "El Patrón" em campo, o Bota ocuparia a 14ª colocação, com 38 pontos. Vale lembrar que isso significa 25 partidas, nove a menos do que os adversários.


O Botafogo volta a campo na próxima terça-feira, às 19h (de Brasília), quando recebe o Cuiabá, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. O Bota é o 10º colocado, com 47 pontos, e está a três do São Paulo, oitavo lugar.



Fonte: ge


Foram levados em consideração reforços que atuaram em mais de 10 partidas pelo Campeonato Brasileiro com a camisa do Botafogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro