Páginas

domingo, 24 de julho de 2016

Ricardo lamenta atuação do sistema defensivo: "Não está suportando"



Após derrota em Chapecó e volta à zona de rebaixamento, treinador diz que Alvinegro não conseguiu traduzir a superioridade em gols e reclama do lance de Canales




Ricardo Gomes deixou a Arena Condá, em Chapecó, consciente da atuação ruim de seu sistema defensivo. Na derrota por 2 a 1 para a Chapecoense, o Botafogo bobeou nos dois gols adversários e, apesar de ter mais domínio de bola, não conseguiu sair do estádio com a vitória. O treinador alvinegro lamentou o resultado na tarde deste domingo (veja os melhores momentos no vídeo acima).


- Primeiro tempo equilibrado. Tivemos dificuldades de traduzir o domínio em gols. O setor defensivo não está muito bem. Precisamos melhorar. Entre dominar o jogo e conseguir os três pontos tem uma grande diferença. Temos que traduzir esse domínio em gols. O sistema defensivo não está suportando - disse Ricardo Gomes em entrevista coletiva.


O treinador reclamou do lance de Canales, que chegou a balançar as redes, mas teve seu gol anulado por impedimento. Ricardo acredita que a jogada não foi irregular. Para ele, o gol seria importante para o chileno, que havia ficado três meses parado por causa de lesão.


- Essa avaliação é mais interna (sobre o Canales). Ele ficou três meses parado. Entrou contra o Flamengo, treinou bem nas últimas duas semanas. Mas não dá para analisar assim. Ele conseguiu o gol que não estava impedido. Isso é uma pena. Seria bom para o atacante, voltar assim. Isso tem um peso, dá moral. 

Ricardo Gomes, durante a derrota para a Chapecoense (Foto: Márcio Cunha / Agência Estado)


Com o resultado, o Botafogo volta à zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 17 pontos. O próximo adversário no Campeonato Brasileiro é o Palmeiras, jogo que seria segunda-feira, dia 1º de agosto, mas pode ser antecipado ou adiado por questões de policiamento. No meio da semana, o Alvinegro enfrenta o Bragantino, quarta-feira, no Luso-Brasileiro, às 19h30 (de Brasília).


Veja outros tópicos da entrevista coletiva de Ricardo Gomes:

Bloqueio da Chapecoense
- Dois lances do Bruno Silva e o gol do Canales, que não estava impedido, foram no primeiro tempo. No segundo tempo, o Botafogo dominou. Demoramos a chegar ao gol de empate e logo em seguida sofremos outro gol. A Chapecoense ficou mais na parte defensiva, e não conseguimos desbloquear esse esquema.

Dificuldade no último passe
- Estamos chegando bem na área, mas o último passe não está sendo correto. Na conclusão, não está dando certo. Tirando o lance do Canales, que foi um gol legal.

Atuação de Camilo, autor do gol
- Camilo fez um belo gol, mas não fez uma grande partida.

Indefinição da data do jogo com o Palmeiras
- Acho melhor pegar logo o Palmeiras, mas primeiro a Copa do Brasil. Ainda nem sabemos a data exata e o local contra o Palmeiras, então vamos decidir se pouparemos ou não na terça-feira. Acho que não dificulta o planejamento. Deu para trabalhar bem nas duas semanas. Não dá para reclamar disso.

Salgueiro
- O Salgueiro tem oscilado. Está com algumas dificuldades, mas é um jogador de boa dinâmica e técnica. Ainda não encontrou o melhor espaço dele.

Ausência de Airton
- O Airton tem mais cancha, o meio de campo fica mais organizado. Mas hoje, a derrota não foi pela ausência dele. Foram falhas de posicionamento, independentemente do Airton. Hoje a derrota não foi por causa da ausência do Airton.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Chapecó, SC

Com dedo de Caio Júnior, Chape volta a vencer e empurra Botafogo para Z-4


Hyoran, surpresa na escalação, e Lucas Gomes, que entrou no 2º tempo, decidem, e Verdão do Oeste quebra sequência negativa de quatro jogos sem vitória no Brasileiro




Para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro e quebrar uma sequência de quatro jogos sem ganhar, a Chapecoense contou com o dedo de Caio Júnior. O técnico teve estrela para garantir os três pontos na Arena Condá na tarde deste domingo. Primeiro, porque apostou em Hyoran: o meia, que entrou bem contra o Atlético-PR na Copa do Brasil, ganhou a vaga e marcou um lindo gol. Segundo, colocou Lucas Gomes na etapa final: o fôlego renovado do velocista foi decisivo para ganhar na corrida e marcar o gol da vitória por 2 a 1. E terceiro, pois bancou Filipe Machado na defesa: o zagueiro foi importante para segurar o resultado. Retornando ao estádio onde jogou por um ano e meio, Camilo foi discreto e vaiado, mas descontou em bela cobrança de falta. O Botafogo, depois de quatro rodadas, retorna à zona de rebaixamento.

Surpresa na escalação, Hyoran comemora o lindo gol que fez, o primeiro da vitória da Chapecoense (Foto: Reprodução)

Com a vitória, a Chapecoense chegou a 22 pontos, pulou provisoriamente para o 10º lugar e empurrou o Botafogo para o Z-4, com 17 pontos. Na próxima rodada, a Chape visita o São Paulo no domingo que vem, às 11h (de Brasília) no Morumbi, enquanto o Alvinegro joga no dia seguinte com o Palmeiras, às 20h, ainda sem local definido. Antes, porém, os dois times decidem uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil às 19h30 de quarta-feira: os catarinenses recebem o Atlético-PR na Arena Condá, e os cariocas esperam o Bragantino na Arena Botafogo.


Quem assistiu ao início de jogo na Arena Condá pode ter pensado: Ricardo Gomes deu um nó tático em Caio Júnior. Afinal, mesmo jogando fora de casa, só dava Botafogo. Foram 65% de posse de bola, cinco finalizações, duas chances claras e um gol anulado de Canales por impedimento. Mas na prática, quer dizer, na eficiência, foi Caio Júnior que teve influência no resultado ao apostar em Hyoran. O meia, surpresa na escalação, fez um lindo gol aos 24 minutos, praticamente na única chance da equipe. O Alvinegro foi para o tudo ou nada na etapa final com Neilton, Salgueiro e Canales, trinca que foi responsável pela reação no clássico com o Flamengo. Só que desta vez o filme não se repetiu. Camilo chegou a empatar em cobrança perfeita de falta, mas Lucas Gomes, escolhido por Caio Júnior para entrar no segundo tempo no lugar de Ananias, ganhou na velocidade de Diogo Barbosa e tocou por cavadinha na saída de Sidão, dando números finais ao placar. E o Verdão do Oeste, mesmo longe de ter jogado bem, soube usar a mesma eficiência na defesa para segurar o resultado.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Chapecó, SC

Atalhos de Camilo: Bota busca vitória inédita na Arena Condá em tira-teima


Camisa 10 lidera time no palco onde foi sua casa durante um ano e meio e conhece a fundo; após um triunfo e uma derrota, Alvinegro trava desempate com a Chapecoense



Desde que estreou, Camilo mostrou a sua importância para o Botafogo: em cinco jogos fez um gol e deu quatro assistência, tornando-se o motor do meio de campo de Ricardo Gomes. Só que às 16h (de Brasília) deste domingo, mais do que nunca, o Alvinegro depositará nos pés do camisa 10 a esperança para conduzi-lo a uma vitória inédita na Arena Condá, estádio onde o jogador conhece bem. Entre 2014 e 2015, passou um ano e meio atuando no palco em que estufou a rede cinco vezes e comandou a Chapecoense no Campeonato Brasileiro e na surpreendente campanha na Copa Sul-Americana. Além do meia, o time conta com Bruno Silva, outro ex-atleta rival, para desvendar os atalhos do campo de Chapecó (SC) e levar a melhor no tira-teima do duelo: as duas equipes se enfrentaram apenas em duas partidas na história, ambas em 2014, com um triunfo para cada lado. É hora do desempate!

Pela Chapecoense, Camilo jogou um ano e meio e fez cinco gols na Arena Condá (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)

A Chapecoense é um adversário duro de ser derrotado em casa. Na única oportunidade em que visitou o rival, o Botafogo saiu derrotado por 2 a 0. Em 2016, o time catarinense perdeu apenas duas vezes em seus domínios, para Joinville no estadual e Corinthians no Brasileiro. Porém, sua campanha em casa na atual Série A está irregular, com apenas 47%, e faz o Alvinegro sonhar com a vitória para seguir fora da zona de rebaixamento - com 17 pontos, viu o Z-4 se aproximar com os primeiros jogos da 16ª rodada. O time de Ricardo Gomes também pode continuar fora da área da degola em caso de empate, mas se perder dependerá de outro resultado: que Cruzeiro e Sport fiquem iguais no placar e somem apenas um ponto no Mineirão.

Provável escalação contra a Chapecoense tem volta de Carli e possível retorno de Salgueiro de titular (Foto: Arte Esporte)

Uma vitória fará o Botafogo, além de se afastar mais do Z-4, ultrapassar o adversário, que tem dois pontos a mais e três colocações acima na tabela. É o famoso "jogo de seis pontos", na linguagem futebolística, e por conta disso Ricardo Gomes adotou o mistério na equipe. Mas a dúvida do treinador está apenas no substituto do suspenso Airton. Porém, sua escolha mudará o sistema de jogo alvinegro: se optar por Fernandes, o time vai continuar com três volantes; já se escolher Salgueiro, a trinca de frente que buscou a reação contra o Flamengo e terminou o clássico terá sua primeira chance como titular. O desafio, entretanto, é não sofrer gols: sem Airton, a equipe fez nove jogos neste Brasileirão e foi vazada 17 vezes, quase duas por partida.


Chapecoense x Botafogo


Local: Arena Condá, em CHapecó (SC)
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)

Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Lindoso, Bruno Silva, Camilo e Salgueiro (Fernandes); Neilton e Canales

Desfalques: Jefferson, Leandrinho, Gegê, Rodrigo Pimpão e Sassá
Pendurados: Fernandes, Renan Fonseca, Leandrinho e Anderson Aquino

Arbitragem: Anderson Daronco (RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Transmissão: PremiereFC e Tempo Real do GloboEsporte.com


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Chapecó, SC