Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Botafogo reencontra Bangu em Moça Bonita para embalar no Carioca


Glorioso reencontra Alvirrubro um ano após retorno de Jobson ao futebol e terá jogo cercado de polêmicas




Apresentação Bangu x BotafogoO Botafogo voltará nesta quinta-feira a Moça Bonita e terá pela frente mais uma vez o Bangu, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net. No ano passado, os dois times se enfrentaram duas vezes em situações curiosas. A primeira, pela Taça Rio, o empate por 1 a 1 marcou a volta do atacante Jobson ao futebol. Já a segunda foi na semifinal da própria Taça Rio, com vitória do Glorioso. Desta vez, a situação é totalmente diferente.

Válido pela segunda rodada da Taça Guanabara, o jogo reserva uma curiosidade pela frente. De um lado, o Glorioso reclama do gramado de Moça Bonita, do outro, o Alvirrubro não contará com cinco jogadores emprestado pelo Alvinegro de General Severiano.

HORA DE DAR A VOLTA POR CIMA

Na estreia no Estadual, o Bangu foi à Região Serrana do Rio de Janeiro enfrentar o Friburguense. O Alvirrubro abriu o placar, mas não conseguiu manter o resultado sobre os donos da casa, que dominaram o jogo e viraram, terminando a partida em 2 a 1. Desta vez, o time comandado pelo técnico Cleimar Rocha precisa dos três pontos para sonhar com uma vaga na semifinal da Taça Guanabara.

- Nossa expectativa é fazer um jogo melhor do que o último para superar a equipe do Botafogo, que é muito forte. Então, se a gente não fizer um jogo melhor, diferente, vai ficar complicado. Espero que diante do Botafogo, a equipe já apresente melhoras em relação ao primeiro jogo do Estadual - garantiu o técnico Cleimar Rocha.

DESFALQUES COMPLICAM

Após o excelente futebol mostrado na estreia no Carioca, contra o Duque de Caxias, o Botafogo terá quatro desfalques para o jogo contra o Bangu, nesta quinta-feira. O time comandado por Oswaldo de Oliveira não contará com Lucas, Márcio Azevedo, Antônio Carlos e Renato, todos lesionados. Por sua vez, entram no time Gilberto, Lima, Dória e Jadson.

- Não tenho dúvidas para o jogo. O Antônio Carlos sentiu um pouco de dor e quero muito que ele jogue domingo, contra o Fluminense, não quero sobrecarregar. Como tenho substitutos bons para eles vou fazer esse revezamento. O Márcio Azevedo é a mesma coisa - garantiu Oswaldo de Oliveira - garantiu o técnico Oswaldo de Oliveira.

Quem fará sua estreia no Carioca, em Moça Bonita, será o atacante Bruno Mendes. Xodó da torcida, ele retorna do Sul-Americano Sub-20 com a responsabilidade de mostrar o grande potencial apresentado em 2012. Agora, com a camisa 7, ele é a referência ofensiva do elenco alvinegro:

- O Bruno (Mendes) joga. Ele foi bem no Sul-Americano e está fisicamente bem. Eu acho que ele tem que jogar, e vai ser titular - confirmou Oswaldo de Oliveira.

FICHA TÉCNICA

BANGU X BOTAFOGO

Estádio: Moça Bonita (RJ)
Data/hora: 24/1/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos

BOTAFOGO: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Mattos, Jadson, Lodeiro, Fellype Gabriel e Andrezinho; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

BANGU: Getúlio Vargas, Celsinho, Raphael Azevedo, Carlos Renan e Bruno Santos; Mayaro, André Barreto, Izes e Gilmar; Hugo e Alecsandro. Técnico: Cleimar Rocha.

Leia mais no LANCENET!


Oswaldo confirma que Antônio Carlos e Márcio Azevedo não jogam quinta


De olho no clássico com o Fluminense, técnico prefere não forçar os atletas. Nesta quinta ele saberá se conta com Seedorf para domingo



Márcio Azevedo e Antônio Carlos não enfrentam o
Bangu na quinta-feira (Foto: Fred Huber)
O time do Botafogo está pronto para o jogo contra o Bangu, nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), em Moça Bonita. O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou que vai poupar Antônio Carlos e Márcio Azevedo para o clássico com o Fluminense, no domingo. Dória e Lima serão os substitutos. No meio, Jadson entra na vaga de Renato, que está com uma lesão na coxa esquerda.

- Tanto o Márcio Azevedo quanto o Antônio Carlos não jogam. O Antônio está sentindo um pouco, e quero que ele jogue domingo. Não vou arriscar. Tenho um substituto pronto, o Dória. O Márcio também preciso que esteja bem no domingo.

Desta forma, o Bota entra em campo com Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Lima; Marcelo Mattos, Jadson, Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho; Bruno Mendes. Este último retoma o posto de titular e Henrique vai para o banco.

- O Henrique também está sentindo um pouco o jogo da estreia, está com algumas dores. O Bruno Mendes não fez gol na seleção mas jogou bem. Acho interessante que ele jogue.

Sobre Seedorf, que viajou para resolver problemas pessoais na terça e nesta quarta treina sozinho em General Severiano, Oswaldo afirmou que só vai saber na quinta-feira se conta com o camisa 10 no jogo contra o Fluminense.

- Vou saber apenas amanhã (quinta). Vai voltar de viagem e vamos saber. Teve problemas
familiares e não treinou ontem. Se ele responder bem, vai jogar.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo rebate Loco Abreu e diz que ninguém o queria de volta ao Bota


Técnico confirma que foi contra o retorno do atacante, ironiza a declaração de amor ao clube e não coloca uruguaio na relação de ídolos alvinegros



Oswaldo e Loco mantiveram boa relação até o fim
do primeiro semestre (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)
O técnico Oswaldo de Oliveira não deixou sem resposta as afirmações do atacante Loco Abreu de que ele seria o responsável por sua saída do Botafogo. O comandante alvinegro rebateu e disse que foi contra a ida do uruguaio para o Figueirense, apesar de o jogador estar insatisfeito com a reserva e ter se recusado a ir para jogos fora do Rio de Janeiro. Além das críticas, não incluiu o ex-camisa 13 em uma lista de ídolos que merecem este tipo de discussão.

- Não fiz força para sair, foi ao contrário. Fiz força para ele ficar. Fui pedir a ele três vezes para não sair, já que iríamos ter uma carência. Mas acabou que fizemos muitos gols no Brasileiro, o ataque não era o problema. Ele não me dizia que não queria ficar, só depois fui saber que ele estava negociando a saída. Da última vez que conversei foi no jogo contra o Inter. Ia ficar na reserva e não quis viajar. Aliás, só jogava no Rio. Não viajou para Paraíba, Campinas, Campos, Macaé... Eu não quis que ele voltasse. Se bate no peito e diz que é botafoguense, não pode se recusar a entrar em campo quando o time precisa - disparou.

Oswaldo afirmou que sua motivação para barrar Loco sempre foi técnica e confirmou que foi contra sua volta agora em 2013. O treinador disse que a opinião foi unânime, inclusive de alguns jogadores.
É uma situação que poderia ser evitada. Peço que não se fale mais isso. É um assunto constrangedor. Reconheço ídolos como Garrincha, Túlio, Carlos Alberto, Gottardo, Gonaçalves... esses foram grandes campeões. Ele saiu porque não estava fazendo gols. Eu lamento é a saída do Herrera"
Oswaldo de Oliveira

- O Abreu é uma página virada no Botafogo. Pode até voltar como treinador, presidente... porque tem uma representatividade grande no clube. Todos nós respeitamos. Discordo frontalmente do que ele disse. Sempre afirmei que não houve problema tático, e sim técnico. Não estava rendendo, não estava fazendo gols como o Bruno Mendes fez e até o Seedorf fez. É fácil ir lá para o Uruguai, atrás da trincheira, e falar. Isso é uma das razões pela qual não voltou. Lá no Figueirense mostrou que não estava preparado para cumprir seu papel. Quase não jogou. Quando não quis a volta, não fui sozinho. Diretoria, comissão, jogadores... todos foram contra. Muitos gostam dele, mas julgam que ele não nos ajudaria. Pode ser que agora no Nacional ele se condicione e volte a fazer um bom papel.

O treinador acredita que o momento das declarações de Loco foi inapropriado e avisou que esta foi a última vez que falou sobre o atacante uruguaio. Oswaldo chegou a contestar o status do atacante, autor do gol do título estadual de 2010, de como grande ídolo alvinegro.

- Acho que se valoriza demais isso em um momento inadequado explorando a sensibilidade da torcida do Botafogo, que tem uma carência. É uma situação que poderia ser evitada. Peço que não se fale mais isso. É um assunto constrangedor. Reconheço ídolos como Garrincha, Túlio, Carlos Alberto, Gottardo, Gonaçalves... esses foram grandes campeões. Sempre vou dizer que ele saiu porque não estava fazendo gols. Inclusive, em seu último jogo, que foi o nosso primeiro no Brasileiro, contra o São Paulo, o time fez quatro gols no segundo tempo depois que ele saiu, e o Herrera entrou. Eu lamento é a saída do Herrera.

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Dória, Lima, Jadson e Bruno Mendes são as novidades no time titular em treino Botafogo



Trio que voltou da seleção sub-20 pode atuar diante do Bangu



Bruno Mendes/Jadson/Doria - Botafogo (Fotos: Alexandre Loureiro e Cleber Mendes)
Trio pode atuar entre os titulares do Botafogo
 (Fotos: Alexandre Loureiro e Cleber Mendes)
Dória, no lugar de Antônio Carlos, Jadson na vaga de Renato, Lima na lateral esquerda substituindo Márcio Azevedo e Bruno Mendes, no comando de ataque para a saída de Henrique. Estas foram as principais mudanças na equipe do Botafogo em relação a equipe que estreou no Campeonato Estadual, contra o Duque de Caxias no domingo, no treino tático da manhã desta quarta-feira, realizado no campo anexo do Engenhão.

Antes do treino, Oswaldo de Oliveira conversou por cerca de 20 minutos com os jogadores no centro do gramado. Antônio Carlos, que deixou o jogo do último domingo, contra o Duque de Caxias, no segundo tempo, fez um trabalho físico individual atrás de um dos gols, orientado pelo preparador físico do Botafogo, Ricardo Henriques. Nenhum problema do defensor foi divulgado.

Já Márcio Azevedo, que sofreu uma entrada forte ainda no primeiro tempo contra o time de Caxias, não treinou com o time na terça. Nesta manhã o lateral correu em  um dos lados do campo, também com um membro da preparação física. Com isso, os dois não têm presença garantida no jogo de quinta, contra o Bangu, às 17h, em Moça Bonita.

Quem já está fora é Renato. O volante realizou exames médicos para avaliar o problema na coxa esquerda, mas o resultado não foi divulgado e o jogador não tem previsão de volta ao time. O lateral-direito Lucas, que não enfrentou o Duque de Caxias, está fora mais uma vez e será substituído por Gilberto.
Se confirmado, o time que deve entrar em campo contra o Bangu será:

Jefferson, Gilberto, Dória (Antônio Carlos), Bolívar e Lima (Márcio Azevedo); Marcelo Mattos, Jadson, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel; e Bruno Mendes.

Leia mais no LANCENET! 


Loco Abreu declara amor ao Botafogo e fala em voltar após aposentadoria


Orgulhoso por fazer parte da história do clube, uruguaio agradece carinho
dos torcedores e revela plano de retornar ao Glorioso quando for treinador





Loco Abreu nunca escondeu seu carinho pelo Botafogo. Ano passado, quando defendia o Figueirense, ele causou polêmica ao vestir a camisa do ex-clube por baixo, contra o Flamengo, e ainda beijar o escudo do clube em provocação ao rival. Apesar da relação estremecida com o treinador Oswaldo de Oliveira, nada mudou em relação ao Glorioso. Em entrevista ao "SporTV News", ele revelou que continua a torcer pelo time e garantiu que vai voltar. Ele só não deu muita esperança ao torcedor que deseja vê-lo em campo ao sugerir que o retorno deve acontecer somente quando pendurar as chuteiras (assista ao vídeo).

- Voltar eu vou voltar porque, graças a Deus, tenho história no clube. Estou dentro da lembrança do torcedor. O Botafogo está dentro da minha lembrança. Obviamente, amanhã, um dia que for treinador, a possibilidade de dirigir o Botafogo está presente. Aqui tenho três anos de contrato. Estou feliz. Quando me aposentar, vou analisar o melhor lugar para começar (a carreira de treinador) - disse o atacante, que está com 36 anos.

Apesar da idade, ele espera render muito pelo Nacional, com quem assinou por três anos, e garantir lugar na seleção uruguaia. O camisa 13 tem muita expectativa para o ano.

- Falei que, em 2013, com o amor que tenho pelo número 13, queria estar na Libertadores. Ninguém acreditava. O destino me colocou no Nacional. O que se planeja normalmente se cumpre - disse.

Loco Abreu vai disputar a Libertadores pelo Nacional-URU (Foto: Fernando Soutello / Agif)
Depois de cumprir o contrato com o clube, aí sim ele pensa em voltar ao Botafogo. Pelo menos é o que diz. O que motiva Loco a manter o vínculo é o sentimento que tem pelo clube e o carinho do torcedor, com quem criou uma relação especial nos dois anos e meio em que defendeu a equipe - foram 101 jogos e 62 gols.
saiba mais

Loco Abreu atribui saída do Botafogo a Oswaldo de Oliveira: 'Não me quis'
Assista a outros vídeos do SporTV News

- Fico feliz quando eu vou lá em General Severiano e você vê no muro do povo, em frente à sede, que lá o torcedor coloca quem está na história. Graças a Deus estou lá. Então, para mim, é um orgulho. Até hoje, o torcedor fala para mim que não deveria sair. É uma felicidade enorme.

Quando deixou o clube na metade de 2012, emprestado ao Figueirense, ele imaginava que voltaria, o que não aconteceu. De casa, ele agradece a torcida e declara amor ao clube.

- Ao torcedor do Botafogo, muito obrigado pelo que deu para mim e minha família. Foi uma época muito legal. Sou um botafoguense a mais torcendo, tenho o Fogão no coração. Tudo o que fiz, faço e vou fazer será pelo clube e nunca pelo lado pessoal. Tem muitas pessoas fazendo isso. Eu, não - concluiu

Por Guido Nunes e Fabio Grijó Montevidéu, Uruguai

Edilson comemora acerto e exalta História do Botafogo



Jogador realizou exames médicos nesta terça-feira e expectativa é que seja anunciado antes do duelo contra o Bangu, na quinta-feira



Edilson - Treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Edilson é o novo reforço do
Botafogo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Oswaldo de Oliveira ganhou mais uma peça para o tabuleiro de xadrez dele. Edilson, de 26 anos, que estava no Grêmio, fez exames médicos nesta terça-feira e ficará no Glorioso até o fim do ano. O lateral-direito chega e já tem a difícil tarefa de disputar posição com Lucas, titular da equipe, e Gilberto, que foi muito elogiado na partida contra o Duque de Caixas. 

Ele não foi contratado para ser uma das principais peças do tabuleiro do treinador. O jogo estratégico de Oswaldo já tem quem faça as funções de rainha, bispos e até das torres, principais peças do xadrez. Como o objetivo do jogo é não deixar o adversário “matar” o rei, o comandante reforçou as laterais, que no ano passado era um dos problemas. Assim, a majestade fica mais segura e o sucesso é mais provável.

No ano passado, quando Lucas não podia jogar, Jadson e Gabriel foram improvisados em algumas situações, já que Lennon não agradou. Agora, além de Lucas e Edilson, o clube ainda tem o jovem Gilberto. No lado esquerdo, Márcio Azevedo começou o ano passado com desconfiança e não tinha reserva até o meio da temporada, quando chegou Lima. Além deles, o clube contratou Julio Cesar. Agora as laterais estão protegidas e com mais de um reserva.

Mas essa disputa por posição não preocupa Edilson. Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, ele garante que está feliz com o desafio e não vê a hora de trabalhar.

– Estou muito feliz por acertar com o Botafogo. Essa escolha foi pelo fato de o clube ser muito grande e pelo grupo, que tem muita qualidade. Espero fazer um bom trabalho aqui – contou o novo lateral do Botafogo, elogiando a história do clube:

– O Botafogo é um clube com muita tradição, muitos craques vestiram essa camisa. Achei interessante que na cidade tem lugares que os muros são grafitados com a imagem de ídolos do Botafogo.

Toda peça é importante, tanto no futebol como no xadrez. Edilson chega sabendo que vai precisar mostrar que pode ser importante. A primeira meta é convencer o treinador que vai ajudar o time de alguma forma. Quem sabe colaborando em um xeque-mate?

Raphael Bózeo e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!