Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

Em jogo-treino, Sassá marca dois e se destaca; titulares ficam na academia


Na manhã desta terça, grupo do Bota foi dividido em dois: titulares ficam na academia em General Severiano, enquanto reservas disputam jogo-treino com o Sub-20 na Escola Naval



Sassá marcou duas vezes no jogo-treino contra
 o Sub-20 (Foto:Reprodução)
A manhã desta terça-feira foi marcada pela reapresentação do elenco alvinegro após a vitória sofrida contra o Bangu. Como o esperado, os titulares ficaram realizando uma atividade física na academia de General Severiano.

Enquanto isso, os reservas participaram de um jogo-treino contra o Sub-20 alvinegro, na Escola Naval. O grande destaque da atividade foi o atacante Sassá, que marcou dois gols na vitória dos reservas por 3 a 0. O argentino Gervásio Nuñez completou o placar.

Recuperado de cirurgia realizada por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo - em novembro do ano passado - Sassá vem treinando bem nas últimas semanas e está cada vez mais próximo de voltar a ser opção para Ricardo Gomes.

Ainda na sede do clube, foram ao gramado apenas Renan Fonseca, Emerson, Bruno Silva, Andreazzi e Lucas Zen, todos sob supervisão dos preparadores físicos Emílio Faro e Ednilson Senna. Todos estão se recuperando de lesões e a tendência é que eles estejam à disposição para a partida contra o Boavista.


Fonte: LancenetLANCE!/Rio de Janeiro (RJ)

Melhor defesa do Carioca, Botafogo aposta na organização e compactação para a temporada


Alvinegro disputou 15 partidas em 2016 e sofreu apenas uma derrota



Ricardo Gomes implantou a compactação nos setores do Alvinegro (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Apesar de não fazer exibições de encher os olhos do torcedor, o Botafogo vem chamando a atenção neste início de 2016 pela consistência defensiva. O time tem a melhor defesa do Campeonato Carioca, com apenas sete gols sofridos. A fase positiva na parte de trás até passa pelas mãos e boas atuações de Jefferson, mas vai além disso. A compactação vem sendo um fator crucial para a equipe manter a regularidade.

Na primeira fase do Estadual, o Alvinegro conquistou 22 dos 24 pontos disputados. Foi apenas no 11º jogo disputado, já na Taça Guanabara, que a equipe sofreu sua primeira derrota. Apesar da superioridade em campo, o Glorioso perdeu para o Cruz-Maltino, por 1 a 0. Foi o único revés em 15 partidas na temporada.

Segundo colocado em número de desarmes certos no Carioca, de acordo com o Footstats, o Botafogo aposta em um time compacto para garantir bons resultados em 2016. Para o comentarista dos canais Esporte Interativo André Rocha, a organização é a chave para a segurança defensiva.

“Ricardo Gomes perdeu muitas peças do Botafogo na virada do título da Série B para a temporada do ano de 2016. Por isso, ele teve que apostar ainda mais na organização da equipe, principalmente na compactação dos setores. O Botafogo é, hoje, o time carioca que melhor compacta os seus setores, tanto jogando no 4-3-1-2, com o Gegê um pouco mais adiantado e uma trinca de volantes com Airton, Lindoso e o Bruno Silva, quanto quando joga mais fechado com uma linha de quatro, com Bruno Silva na direita, Gegê aberto na esquerda e, centralizados, Airton e Lindoso, com dois atacantes à frente. Aí, sim, o Botafogo nega espaço aos adversários com muita organização, com um trabalho defensivo muito bem coordenado e a equipe acaba sofrendo poucos gols.”

O comentarista destaca que, embora seja uma equipe bastante organizada, o Alvinegro deixa a desejar com a baixa criatividade do elenco.

“O que precisa é, realmente é, quando toma a posse de bola, saber ocupar o campo de ataque. Já evoluiu muito. Jogadores como Airton já chegam mais à frente, o Ricardo Gomes estimula o jogador a sair mais para o jogo. Fica faltando a qualidade, o toque diferente para fazer com que a equipe tenha criatividade para criar espaços. Quando o Botafogo joga contra uma equipe inferior, ou precisa atacar, o time não consegue propor o jogo, ou até propõe, mas, no último terço do campo, não tem aquela jogada diferente, um passe, ou um drible para criar espaço na defesa adversária. É isso que vem faltando no Botafogo: a qualidade. Organização não falta ao time do Ricardo Gomes.”

O Botafogo volta a campo neste domingo (17) para encarar o Boavista, às 16h (de Brasília), em Bacaxá, pela sétima rodada da Taça Guanabara.


Fonte: Esporte Interativo/por Jamille Bullé

Neilton perde espaço, agente deixa futuro em aberto e revela sondagens


Protagonista em 2015, atacante sofre para recuperar titularidade após lesão. Empresário diz ter conversas iniciais com europeus: "As coisas estão caminhando"



Os desejos profissionais de ano novo ainda não se realizaram para Neilton. O que era para ser o ano da afirmação por enquanto é de poucos jogos, raros gols e incerteza. Um dos protagonistas da conquista da Série B, o atacante ainda não conseguiu repetir em 2016 as boas atuações da temporada passada. Diante de lesão em janeiro, Neilton perdeu espaço e vem atuando pouco. Reserva, ele ainda não jogou sequer uma partida completa neste ano.

Na temporada, foram 11 jogos. Desses, apenas dois como titular, contra Boavista e Coruripe, quando Ricardo Gomes optou por times mistos. Foram 381 minutos em campo, média de 34 minutos em cada uma das 11 disputadas. O gols rarearam. No Carioca, Neilton marcou apenas um, em cobrança de pênalti, contra a Cabofriense. Pouco para quem era uma das apostas de liderança técnica para a temporada.

Neilton ainda não completou uma partida inteira em 2016 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Segundo maior salário do elenco, atrás apenas de Jefferson, a atual situação não estava nos planos quando ele bateu o pé para ter seu empréstimo renovado por mais um ano. Sem espaço no Cruzeiro, Neilton ficou no Botafogo para ter sequência e jogar com frequência, o que não está acontecendo.

A situação chateia, mas Neilton respeita a decisão e não cria problemas para não atrapalhar o bom ambiente. A ideia é reconquistar em campo o espaço perdido. Mas ele quer jogar. No último sábado, o atacante fez um post enigmático, em uma rede social, mas apagou logo depois.

- As pessoas corajosas vivem sem medo de errar, levam tombos, se levantam, brigam com os dias e ao final se consagram vencedoras - postou Neilton.


Conversa com portugueses

O problema é que Neilton tem tido pouco tempo para mostrar futebol. No domingo, contra o Bangu, ele entrou em campo aos 33 minutos do segundo tempo. Quando o tempo esteve a seu lado, não aproveitou. Titular contra o Cururipe, na estreia na Copa do Brasil, Neilton teve atuação apagada e foi substituído na etapa final.

Boas atuações na Série B levaram o Botafogo a renovar com Neilton (Foto: Satiro Sodré / SSpress)

Enquanto isso, as pessoas que gerenciam a carreira do atacante estão atentas. Se antes a prioridade era o Botafogo, a possibilidade de uma transferência, hoje, já é analisada com outros olhos.

- Conversas e interesses existem. As coisas estão caminhando. Fomos procurados por clubes de Portugal e Espanha. O clube português acompanha o Neilton desde o Santos. Ainda estamos conversando e temos uma situação para o Neilton no meio do ano. Viajo no próximo mês à Europa, mas é muito prematuro, precisamos conversar com o Botafogo. A prioridade dele sempre foi o Botafogo. Mas é claro que, com ele nessa situação (reserva), chegando uma proposta da Europa, podemos negociá-lo - frisou o empresário do atacante, Hamilton Bernard.

Emprestado ao Botafogo até dezembro, o clube carioca receberia 10% de direito de vitrine em uma eventual negociação para o exterior. O Alvinegro arca com aproximadamente 65% do salário do atacante. Os 35% demais cabem ao Cruzeiro, com quem Neilton tem contrato até o fim de 2018. Com o Botafogo, o vínculo vai até dezembro. 

Ricardo Gomes: lesão atrapalhou o início de ano de Neilton (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Lesão atrapalhou

Neilton foi prejudicado por uma lesão muscular logo na primeira semana de treinos em Domingos Martins, na pré-temporada do Botafogo no Espírito Santo. Pouco antes do retorno aos gramados, ele foi diagnosticado com um desequilíbrio muscular nas coxas, o que o afastou dos gramados até a 5ª rodada do Carioca.

- Ele teve uma lesão na pré-temporada. É complicado. Juntando as férias com a lesão, ele ficou sem jogar por oito, nove semanas. Por isso a falta de ritmo. E ele está pagando por isso. Mas isso é uma coisa que será resolvida ao longo do ano - lamentou Ricardo Gomes.


Outro fator que tirou espaço de Neilton foi o acerto com Salgueiro. Contratado com status de titular, o uruguaio, que vem atuando como segundo atacante, encaixou bem no time. Além da qualidade, Ricardo Gomes entende que a experiência de Salgueiro é importante para ajudar os mais jovens no ataque.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro