Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

60 dias de evolução e bom ambiente: Carleto elogia trabalho no Botafogo


Quase dois meses após o início da pré-temporada, lateral mantém pés no chão, mas enaltece ambiente e relação com René: "Ele já chega falando: que saudade de vocês"



Thiago Carleto elogia o trabalho que vem sido
feito no Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress)
Quase dois meses se passaram desde o início da pré-temporada do Botafogo, no dia 8 de janeiro. Na época, o ambiente ainda era de incertezas e preocupação com o ano difícil do time, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de um início que surpreendeu a todos no Carioca - a equipe é líder isolada -, o clima agora é leve no dia a dia de treinamentos no Estádio Nilton Santos. Às vésperas do segundo clássico consecutivo, Carleto deixou claro que "nada está ganho" e mantém os pés no chão. Ao mesmo tempo, porém, enalteceu a relação com os companheiros e com o técnico René Simões.

- É um ambiente verdadeiro, de respeito. Nós já saímos de casa querendo trabalhar. O René brinca com a gente, já chega falando: "que saudades de vocês". Se ele tem motivos para querer estar com a gente, por que eu também não vou querer? A linha do trem é essa. Tudo isso se deve ao comprometimento de todos. Mas nada está ganho ainda. Temos que ter os pés no chão. São 60 dias de trabalho que para nós está sendo fundamental. Deixamos a euforia com a torcida, com a imprensa - disse o lateral.

É um ambiente verdadeiro, de respeito. Nós já saímos de casa querendo trabalhar. O René brinca com a gente, já chega falando: "que saudades de vocês". Se ele tem motivos para querer estar com a gente, por que eu também não vou querer?
Carleto, lateral do Botafogo


Carleto quase marcou na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, ao acertar uma bomba de falta no travessão de Paulo Victor. Domingo, contra o Fluminense, clube pelo qual ele atuou em 2012 - e foi campeão brasileiro -, o lateral espera melhor sorte. O lateral apontou Fred como um dos que o Botafogo tem que ter mais cuidado, mas ressaltou que o Alvinegro tem que impor o próprio jogo.

- Temos que tomar cuidado, porque o Fluminense tem jogadores de qualidade. Tem que tomar cuidado com o Fred. Mas se colocarmos a bola no pé e jogarmos o nosso jogo, vamos dificultar a vida deles. Temos tudo para jogar bem e sair com a vitória no domingo.

No treino tático desta quarta-feira, René Simões colocou Gegê no lugar de Diego Jardel. A outra mudança fica por conta da suspensão de Roger Carvalho - Giaretta ocupa a vaga ao lado de Renan Fonseca. Perguntado se as mudanças afetam diretamente no jeito de o Botafogo jogar, Carleto afirma que não.

- Não muda. Nós temos que respeitar as mudanças. O Jardel é excelente, assim como o Gegê. O professor optando por quem optar, não tem problema. Temos que ter comprometimento com aquilo que ele tem passado para a gente. Todos entendem isso.

Botafogo e Fluminense se enfrentam no próximo domingo, no Maracanã, às 18h30 (de Brasília). O jogo é válido pela oitava rodada do Campeonato Carioca.

Por Gustavo Rotstein e Sofia MirandaRio de Janeiro/GE

Gegê ganha vaga de Diego Jardel antes de clássico contra o Fluminense


Depois de reclamar de substituição, meia perde espaço. Diego Giaretta é escolhido para substituir Roger Carvalho



Diego Jardel perde vaga de titular em treino
(Foto: Gustavo Rotstein)
Com a confiança dos bons resultados, René Simões mostrou que em time que está ganhando também se mexe. Em treino tático realizado na tarde desta quarta-feira, no campo anexo do Estádio Nilton Santos, o treinador substituiu Diego Jardel por Gegê na equipe titular, em relação à equipe que fez 1 a 0 no Flamengo, no último domingo. A mudança, entretanto, ainda será confirmada ao longo da semana de preparação para o clássico contra o Fluminense.

Diego Jardel foi substituído por Sassá ainda no primeiro tempo do jogo contra o Flamengo. Ao deixar o campo, o meia não escondeu a insatisfação e por isso foi publicamente repreendido por René Simões. O treinador, entretanto, garantiu que a atitude do jogador não teria influência em suas escolhas para o clássico contra o Fluminense.

Diego Giaretta também atuou entre os titulares. Ele foi o escolhido para o lugar de Roger Carvalho, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Outra mudança foi a entrada do volante Dierson, que ainda atua nos juniores, no lugar de Marcelo Mattos, que foi poupado por causa de cansaço muscular. No entanto, ele não deve ser problema para o jogo deste domingo, no Maracanã.

O Botafogo treinou com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Dierson, Willian Arão, Gegê e Tomas; Jobson e Bill.

Depois de comandar um treino tático no qual cobrou rápida transição da defesa para o ataque, René Simões observou a equipe num coletivo em campo reduzido, promovendo alguns testes, como Sassá e Tássio no ataque.

Rodrigo Pimpão apareceu no campo pela primeira vez desde que sofreu estiramento na coxa direita, dia 11 de fevereiro. No entanto, ainda seguirá entregue ao departamento médico. Os volantes Airton (dores no púbis) e Andreazzi (dor na panturrilha), seguem em tratamento.

Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda Rio de Janeiro/

Volta de Maicosuel entra em pauta no Botafogo para disputa da Série B


Ainda sem fazer contatos com Atlético-MG ou empresário, diretoria de clube carioca projeta buscar a volta do meia, apesar da transferência ser considerada difícil




Maicosuel comemora gol nos tempos de Botafogo: desejo
 da diretoria para 2015 (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
O Botafogo está satisfeito com seu bom início de ano no Campeonato Carioca, mas sabe que o Campeonato Brasileiro da Série B vai exigir um elenco ainda mais qualificado. Por isso, trabalha internamente a possibilidade de buscar a volta de Maicosuel. O meia pertence ao Atlético-MG, com o qual tem contrato até 2019, e esse é apenas um dos motivos pelos quais a transferência é tratada pelo Alvinegro carioca como sendo difícil.

Uma das principais questões é o salário de Maicosuel, considerado muito alto para os padrões alvinegros. Por isso, o Botafogo entende que a volta do jogador seria possível somente se o Atlético-MG concordasse em arcar com parte do valor. Antes, entretanto, os cariocas buscarão junto à diretoria do Galo informações sobre a possibilidade de seu empréstimo, caso ele não esteja nos planos do técnico Levir Culpi.

O Botafogo não confirma o interesse em Maicosuel, e o representante do jogador afirma não ter sido contactado por ninguém do clube carioca. Mas, em General Severiano, o nome do jogador é falado internamente como um reforço importante para a ajudar a equipe a retornar à elite do futebol brasileiro. Entretanto, ainda não é unanimidade. Alguns integrantes do clube são contra porque acreditam que o fato de Maicosuel ser um atleta realizado financeiramente foge do perfil traçado para o elenco de 2015.

Maicosuel tem a seu favor o carinho da torcida do Botafogo. Ele chegou ao clube em 2009, mas ficou somente no primeiro semestre daquele ano, quando foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha. O meia retornou a General Severiano no ano seguinte e ficou até 2012, até ser vendido para a Udinese, da Itália.

No total, foram 96 jogos e 26 gols marcados com a camisa do Botafogo, conquistando a Taça Guanabara de 2009 e a Taça Rio de 2012.

No Atlético-MG desde o segundo semestre do ano passado, Maicosuel participou da campanha do título da Copa do Brasil, mas não vive boa fase na atual temporada. O meia começou como titular, mas vem perdendo espaço na equipe de Levir Culpi e atualmente não conta com a paciência da torcida. O Bota também aposta nestes fatores como facilitadores da volta do Mago.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE