Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Análise: contra o Fortaleza, "boas perspectivas" do Botafogo começam a render resultados



Time de Luís Castro venceu o jogo por 3 a 1 na Arena Castelão



Ao entrar em campo contra o Fortaleza na tarde deste domingo (4), na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão, o Botafogo via, do outro lado, um time que até aquele momento servia como inspiração. Desde que o returno do Brasileirão começou, os cearenses não haviam perdido, enquanto os cariocas ainda não tinham conseguido vencer.


+ Luís Castro diz que Rafael terá que operar; jogador volta ao Rio com time do Botafogo



Antes do duelo, o Botafogo sabia que tinha que se inspirar no time de Vojvoda: mesmo depois de um primeiro returno inteiro no Z-4, os adversários mantiveram o técnico e conseguiram uma arrancada que somou quatro vitórias e um empate e cinco rodadas.





Fortaleza x Botafogo: Luis Castro — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O roteiro até aqui parecia definir bem a situação de ambas equipes no campeonato. Mas o Botafogo, ao vencer por 3 a 1, conseguiu inverter os papeis: deixou seu momento complicado no Ceará e agora quer a mesma calmaria que vinha tomando conta do Fortaleza.


+ Luís Castro celebra união entre atuação e resultado no Botafogo: "O trabalho compensa"


Quem olhava a escalação poderia apostar que a solução, àquela altura, era Tiquinho Soares - afinal, ele era arma nova contra o adversário, já que fazia sua estreia no Castelão. O que se viu, porém, foram outros dois reforços tomando conta do jogo: Eduardo e Marçal. E um veterano, Gatito Fernández, que defendeu pênalti e garantiu segurança ao time alvinegro.








A preocupação principal era transformar em gols o bom desempenho para o Fortaleza. Nas últimas partidas, os cariocas conseguiam entregar momentos efetivos de perigo contra o gol adversário, mas esbarrava em obstáculos na hora de marcar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Neste domingo, não foi o que aconteceu. Logo no primeiro gol, marcado por Eduardo, foi possível identificar uma das jogadas trabalhadas por Castro nos treinos: lance até a linha de fundo com cruzamento ou passe centralizado. Essa dinâmica parece ter dado mais segurança ao ataque, que chegou, sem vacilar, à área adversária.




"Botafogo é o campeão cearense de 2022", brinca Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/video/botafogo-e-o-campeao-cearense-de-2022-brinca-pedro-a-voz-da-torcida-10909082.ghtml)


A movimentação mais intensa no setor ofensivo também tem a ver com a estratégia utilizada pelo clube para vencer. A disposição era evidente até na saída de bola adversária, quando o Botafogo fazia pressão para recuperar a bola.


- Conseguimos controlá-los através de uma ação muito alta do Marçal e criar uma ação coordenada com homens do meio de campo, que eram o Lucas Fernandes e Tchê Tchê, nossos dois volantes, que controlaram a nossa linha. No nosso momento ofensivo sabíamos que teríamos que ter cuidado com o time do Fortaleza porque deixavam dois atacantes na frente e puxavam o contra-ataque - explicou Tquinho, antes de continuar:


+ Atuações do Botafogo: Gatito, Marçal e Eduardo são os destaques na vitória sobre o Fortaleza


- Apesar de conseguirmos matar essas referências no ataque, tínhamos que marcar os dois pontas que se transformavam em quatro na frente e vinham em progressão muito forte. Então, tínhamos que ter esses cuidados de equilibrar o time e também sabíamos que tinha que ser mais agressivos nas finalizações e foi isso que fizemos, entramos com mais homens. Os jogadores desempenharam com sucesso.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


O funcionamento deu tão certo que o segundo gol, também marcado por Eduardo, surgiu de jogada bem semelhante à do primeiro. Além da organização tática - que passou muito pelo fato de a defesa conseguir atuar de maneira mais segura e controlada -, o Botafogo também contou com o momento inspirado de Marçal, que acertou chutaço no gol de Fernando Miguel.


Para quem está farto de boas perspectivas em um time que não conseguia reverter desempenho em resultado, o jogo de domingo foi um alento para demonstrar que Castro agora está com o grupo de que precisa para o fim do Brasileirão. Em comparação com o time que disputava o título da Série B ano passado, apenas Gatito começou como titular.


Com o resultado, o Botafogo sobe para a 13ª posição, com 30 pontos. Agora, a distância para a zona de rebaixamento é de cinco pontos.




Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Fortaleza