Páginas

sábado, 24 de julho de 2021

Enderson vibra com vitória em estreia pelo Botafogo, mas pede desculpa aos atletas por expulsão


Técnico comanda o Glorioso no primeiro triunfo fora de casa na Série B, mas acaba expulso após discutir com o quarto árbitro






Estreando pelo Botafogo, Enderson Moreira leva cartão amarelo, discute com o quarto árbitro e acaba expulso (https://ge.globo.com/futebol/video/estreando-pelo-botafogo-enderson-moreira-leva-cartao-amarelo-discute-com-o-quarto-arbitro-e-acaba-expulso-9714997.ghtml)



O Botafogo conseguiu a primeira vitória fora de casa na atual edição da Série B do Campeonato Brasileiro ao bater por 1 a 0 o Confiança. A partida marcou a estreia do técnico Enderson Moreira, que exaltou o empenho dos atletas e deixou claro que a caminhada na competição, na qual o objetivo é voltar para a elite do futebol brasileiro, será longa e com muitas dificuldades. Ele, no entanto, acabou expulso no segundo tempo após discutir com o quarto árbitro. Depois da partida afirmou que pediu desculpas aos atletas pelo fato.


- Conversei com os atletas e realmente foi uma atitude que eu acho que não deveria ter feito. A gente está envolvido muito com a responsabilidade que é dirigir a equipe do Botafogo. A gente quer ganhar sempre. O que eu posso falar é que não houve nenhum tipo de desrespeito com ninguém. Houve uma cobrança em cima de determinado lance, mas não é uma conduta que faça parte daquilo que eu penso. Eu pedi desculpas para os atletas e é claro que tem o prejuízo porque fico fora das quatro linhas. O Luiz Fernando e o Lucio Flavio são auxiliares extremamente competente e que podem comandar a equipe neste sentido. Mas é uma coisa que a gente precisa, acima de tudo, evitar. É claro que a gente é colocado à prova constantemente. Precisamos ter mais equilíbrio emocional. Infelizmente, hoje eu não consegui me conter e peço desculpas não só para os atletas, mas para a torcida também. Não era a estreia que eu desejaria ter, mas aconteceu, não adianta agora ficar lamentando e criando uma situação maior do que realmente é. Já foi feito e agora é arcar com as consequências e preparar bem a equipe para a próxima partida dentro daquilo que a gente pode - disse.




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "É pensar jogo a jogo. Ainda estamos numa situação difícil" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-e-pensar-jogo-a-jogo-ainda-estamos-numa-situacao-dificil-9715109.ghtml)


Confira mais trechos da coletiva de Enderson:


Time com um pouco a cara do Enderson?



- É claro que a gente passou muitas informações. Eu tenho que ter tranquilidade para saber que nem tudo vai sair certo de uma vez. A gente tem uma carência de tempo e tivemos um problema com jogadores que estavam jogando e tivemos que fazer algumas substituições em função disso. Mas, acima de tudo, é perceber que eles estão tentando fazer e estão buscando. O percurso é longo e eles têm muita consciência disso e falei de maneira muito clara para eles isso. O mais importante, hoje, era conseguir os três pontos e a vitória, em função de todas as dificuldades e tudo aquilo que o Botafogo está passando neste momento. É importante a gente conquistar esse resultado. A gente sabia que era um jogo difícil, foi um time que treinou muito pouco. Precisar quando a equipe vai estar realmente executando aquilo que eu penso para futebol é difícil de prever. Mas eu falo que algumas coisas hoje já funcionaram. Tivemos uma capacidade boa de fazer e sofrer um pouquinho também. De sofrer, que eu digo, é no sentido de não tomar gol. Às vezes o adversário tem uma posse de bola maior, mas a gente conseguiu filtrar bem essas situações. É difícil prever quando, mas eu tenho muita convicção que passo a passo a gente vai conseguir executar aquilo que eu penso sobre o jogo.




Melhores momentos: Confiança 0 x 1 Botafogo, pela 14ª rodada do Brasileirão Série B


Tamanho e importância da vitória:



- É importante, acima de tudo, que a gente possa vencer jogos. Agora, o mais importante é a gente conseguir vencer os jogos. A Série B é uma competição muito igual e muito competitiva, todo mundo tem muita determinação e muita vontade para vencer os jogos. O importante era conquistar os três pontos, acima de tudo. De pouco adiantaria a gente jogar muito bem hoje e não sair com o resultado que é importante para nós. É claro que a minha cobrança não é só em cima do resultado, mas também em cima de boas atuações. Mas quando não se pode ter as duas coisas ao mesmo tempo, o mais importante é ter o resultado. Jogamos fora de casa, foi a primeira vitória fora na competição e isso traz um pouco mais de Confiança para os atletas. De certa forma a gente começa a encostar no lugar que a gente precisa encostar o mais rápido possível. Gostaria de valorizar tudo isso mesmo sabendo e tendo consciência de que tem muita coisa que precisa ser melhorada.


Atuações: Romildo faz o gol da vitória e recebe a melhor nota com Diego Loureiro





Romildo, do Botafogo, em jogo contra o Confiança — Foto: Reprodução



Avaliação inicial do elenco e contratação:


- A gente está sempre conversando com o nosso diretor, que é o Freeland, sobre algumas possibilidades. A gente sabe que está em um terço da competição e precisa ser muito assertivo nessas eventuais contratações ou contratação. Tem que ter paciência. Acho que conseguimos explorar muito desse grupo ainda. É importante falar isso. Acho que a gente consegue, pelo o que eu tenho observado, tirar muita coisa. É um passo de cada vez. Temos que estar atento ao mercado e a boas possibilidades também dentro da realidade financeira do que o Botafogo pode fazer. A gente também tem limites que pode avançar. Precisamos ser inteligentes nessa questão para sermos o mais competitivo possível dentro daquilo que o Botafogo pode investir neste momento.


Importância da confiança no desempenho:



- Acho que tivemos momentos bons em que conseguimos criar algumas situações. O próprio gol foi uma jogada em que trabalhamos um pouquinho no quase único treino que tivemos. Acho que conseguimos, de alguma forma, executar algumas coisas, mas não com tanta constância. E isso fez com que a gente perdesse um pouquinho em determinados momentos. Tivemos oportunidades de contra-ataque em que a gente poderia ter aproveitado um pouco melhor e talvez isso tirasse um pouquinho dessa pressão no fim do jogo. Mas temos que ter paciência no sentido de valorizar muito os três pontos e, ao mesmo tempo, ter consciência do caminho árduo que a gente tem. Caminho árduo que eu digo é: a gente precisa estar sempre melhorando, precisa buscar o algo mais. É um trabalho que eu sabia muito bem que, quando a gente chega nesta situação, a gente precisa contar com bons resultados, mas, acima de tudo, precisa melhorar algumas questões e é nesse aspecto que eu acho que a gente precisa investir.



Lesões no elenco do Botafogo:



- Acho que a gente tem uma estrutura boa em termos de departamento médico, musculação, fisioterapia, temos muita coisa boa. O clube é bem estruturado. Não há nenhuma sobra, mas tem tudo muito bem montado para aquilo que a gente busca desenvolver. A lesão tem vários fatores que podem influenciar. Tivemos agora um início de ano sem pré-temporada. Não tivemos tempo de dar descanso para os atletas e isso foi para todos os times. Então, isso afeta muito. Principalmente em uma remontagem de time, que é o que o Botafogo está passando, pegando jogadores com diferentes níveis de desempenho físico ainda. É uma série de fatores que a gente pode colocar aqui. O que eu vejo hoje, é que a gente tem uma estrutura boa o suficiente para que a gente possa desenvolver um bom trabalho. É evidente que a gente sempre projeta coisas ainda melhores e isso é muito importante: não se contentar com o que já temos e buscarmos sempre melhorar. Mas pela estrutura que o clube oferece hoje, temos condições de oferecer um bom trabalho.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:



Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Aracaju

Na emoção! Com um a menos, Botafogo vence Confiança e dá fim a jejum na Série B do Brasileirão



Com um jogador a menos durante os últimos minutos da partida, Alvinegro tem destaque para o goleiro Diego Loureiro e rasga sequência de cinco partidas sem vencer no torneio





Romildo marcou o gol do Botafogo (Foto: Reprodução/Premiere)



Foi sofrido e com doses extras de emoção, mas o Botafogo conquistou a primeira vitória fora de casa na Série B do Brasileirão. Neste sábado, o Alvinegro superou o Confiança por 1 a 0 no Batistão, em duelo válido pela 14º rodada da competição. Romildo marcou o gol do duelo.


Na estreia de Enderson Moreira, o Botafogo jogou com um atleta a menos durante os últimos 15 minutos da partida graças a uma expulsão de Warley. Mesmo assim, a equipe deu fim a um jejum de cinco partidas sem vencer.


Com o resultado, o Botafogo chegou a 16 pontos e subiu para a 11ª colocação da Série B - a diferença para o G4 é de sete. O Confiança, com 10, é o lanterna do torneio.


O Confiança volta aos gramados no próximo sábado para enfrentar o Brusque, às 21h, no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina. Já o Botafogo entra em campo na terça-feira para medir forças com o CSA, no Estádio Nilton Santos, em um jogo atrasado da 6ª rodada.



SONOLENTO

ZzzZzzZ... Os primeiros minutos de Confiança e Botafogo foram de pouca emoção. Duas das piores equipes desta Série B em termos de defesa, os dois times deram espaço para os ataques, mas tiveram dificuldade para criarem chances de perigo, o que gerou uma partida monótona.


VANTAGEM NO FIM!

Com o passar do tempo, o Confiança cresceu e atacou mais, mesmo que nada de forma tão perigosa. A equipe mandante tinha mais posse e ocupava mais a posse. De nada adiantou: quem abriu o placar foi o Botafogo. Aos 45 minutos, Romildo acertou um bom chute de fora de área após rebote da defesa e saiu para o abraço.


DIEGO LOUREIRO!

O segundo tempo começou mais agitado do que os primeiros 45 minutos. Tanto Botafogo quanto Confiança se lançaram mais ao ataque e a partida ficou mais aberta e com oportunidades. Atrás do placar, a equipe sergipana fez substituições mais ousadas e teve um ímpeto maior pelo gol, mas parou em um adversário: Diego Loureiro.


O goleiro do Botafogo fez, no mínimo, duas boas defesas ainda antes dos 20 minutos do segundo tempo. O camisa 29 foi peça fundamental para manter o Alvinegro à frente do placar.


QUE ISSO, RAPAZ?!

A pressão do Confiança por um gol de empate já era grande e a situação ficou ainda mais chamativa para a equipe mandante quando Warley levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O camisa 25 recebeu na ponta, errou um drible diante do marcador e, após perder a bola, puxou o adversário pelo calção, deixando o Alvinegro com um a menos.


Com um a mais, o Dragão apertou - e muito - pelo empate. Os últimos minutos da partida foram marcados por bolas alçadas na área. Todas as tentativas do Confiança, contudo, tinham um endereço final: Diego Loureiro. O goleiro foi fundamental para garantir a vitória para o Botafogo.


FICHA TÉCNICA
Confiança x Botafogo


Data-Hora: 24/07/2021, às 16h30
Local: Estádio Lourival Baptista, em Aracaju (SE)
​Árbitro: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Assistentes: Francisco de Assis da Hora (RN) e George Italo Antas Nogueira (RN)
Gramado: Regular
Cartões amarelos: Daniel Penha, Neto Berola, Nirley e Serginho; Diego Gonçalves, Warley, Enderson Moreira, Romildo e Diego Loureiro (BOT)
Cartões vermelhos: Enderson Moreira e Warley (BOT)


Gols: Romildo (0-1, 45'/1ºT)


CONFIANÇA: Rafael Santos; Marcelinho, Nirley (João Paulo 43'/2ºT), Isaque Gavioli, Luciano Juba; Madison (Gustavo Ramos 35'/2ºT), Serginho (Ítalo/Intervalo), Rafael Vila (Jhemerson 19'/2ºT); Daniel Penha, Tiago Reis, Neto Berola (Luidy/Intervalo). Técnico: Rodrigo Santana.


BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ewerton 48'/2ºT), Lucas Mezenga, Gilvan, Guilherme Santos; Romildo (Kayque 21'/2ºT), Barreto; Warley, Marco Antônio (Matheus Frizzo 21'/2ºT), Diego Gonçalves (Ênio 27'/2ºT); Rafael Navarro (Rafael Moura 27'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.



Fonte: LANCE! Alagoas (SE)

Confiança x Botafogo: veja como assistir, escalações, desfalques e arbitragem


Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Times se enfrentam neste sábado, às 16h30 (de Brasília), na Arena Batistão






— Foto: Editoria de arte/ge



Confiança e Botafogo se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h30 (de Brasília), na Arena Batistão, em jogo válido pela 14ª rodada da Série B. Por conta dos protocolos sanitários adotados por conta da pandemia do novo coronavírus, a partida será sem público (clique aqui para acompanhar o jogo em Tempo Real).


O Confiança vive um momento conturbado com protesto da torcida pela falta de vitórias. O Dragão não vence desde o dia 22 de junho, de lá para cá são sete jogos sem triunfos. Na última rodada, empatou com o Londrina, lanterna da competição, em 0 a 0 fora de casa.


O Botafogo está sem vencer há cinco jogos na Série B e conquistou apenas uma vitória nas últimas nove partidas. O duelo deste sábado marca a estreia de Enderson Moreira, que terá a missão de fazer os jogadores renderem mais e ocuparem uma posição melhor do que a 14ª colocação.


Transmissão: SporTV e Premiere, com narração de Gustavo Villani, comentários de Conrado Garcia, e Roque Jr e Fernanda Colombo na Central do Apito.


Tempo Real: o ge acompanha tudo, com vídeos exclusivos dos principais lances e dos gols (clique aqui para acessar).





— Foto: ge



Confiança - Técnico: Rodrigo Santana


O treinador azulino tem um retorno e alguns desfalques para a partida. O zagueiro Nery Bareiro está lesionado enquanto Victor Sallinas cumpre suspensão automática. Madison foi regularizado e concorre com Bruno Sena por uma vaga na equipe titular. Fora isso, o time base não deve sofrer mudança.



Escalação provável: Rafael Santos, Marcelinho, Isaque, Nirley e Luciano Juba; Serginho, Bruno Sena (Madison), Jhemerson e Daniel Penha; Neto Berola e Tiago Reis.





Provável Confiança para enfrentar o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Álvaro, Willians Santana, Hernane Brocador, Leandro Silva, Alex Henrique, Caíque Sá e Nery Babeiro (DM); Victor Sallinas (suspenso).


Pendurados: Nery Bareiro, Bruno Sena, Luciano Juba, Isaque, Rafael Santos, Jhemerson e Neto Berola.


+ Leia mais notícias do Confiança



Botafogo - Técnico: Enderson Moreira


Sem poder contar com 11 jogadores (10 deles machucados), Enderson Moreira precisará quebrar a cabeça para montar o time titular no jogo de estreia. Com relação ao último jogo, o novo treinador não poderá contar com quatro titulares: Kanu, Hugo, Pedro Castro e Chay.


Na zaga, a vaga deve ficar com Lucas Mezenga, que estreou na derrota para o Brusque por 2 a 1, mas sem comprometer. Guilherme Santos entra no lugar de Hugo, já que Rafael Carioca não foi relacionado. No meio de campo, a tendência é que Romildo ocupe a vaga de Pedro Castro. No lugar de Chay, quem deve entrar é Warley, mas ele ficará na ponta direita. A função do artilheiro do Botafogo deve ser ocupada por Marco Antonio.




Escalação provável: Diego Loureiro; Daniel Borges, Lucas Mezenga, Gilvan e Guilherme Santos; Barreto, Romildo e Marco Antonio; Diego Gonçalves, Warley e Rafael Navarro.





Provável escalação do Botafogo para enfrentar o Confiança — Foto: ge


Quem está fora: Chay (trauma na região lombar), Gatito (recuperação de operação no joelho), Hugo (Covid), Igo Gabriel, Kanu (lesão na coxa), Ronald (lesão no tornozelo), Pedro Castro (suspenso), Carli, Cavalieri, Jonathan e Oyama (em transição)


Pendurados: Luís Oyama e Rafael Carioca.


+ Leia mais notícias do Botafogo





— Foto: ge



Árbitro central: Zandick Gondim Alves Junior (RN)
Árbitro assistente 1: Francisco de Assis da Hora (RN)
Árbitro assistente 2: George Italo Antas Nogueira (RN)
Quarto árbitro: Michael Vinicius Santos Freitas (SE)
A Série B não tem VAR.


Fonte: GE