Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Indefinição sobre Libertadores adia conversas com parceiros no Botafogo


Diretoria vem negociando renovações sem colocar a classificação para a competição sul-americana como condição. Time está na quarta colocação no Brasileiro



Seedorf com o uniforme do Botafogo
 recheado de patrocinadores
(Foto: Vítor Silva / SSPress)
Os contratos de patrocínio do uniforme do Botafogo terminam no fim do ano. O clube já começou a conversar informalmente sobre 2014. São três parceiros atuais (Guaraviton, Herbalife e Havoline), além da Puma, fornecedora de material esportivo, que tem compromisso até o fim do ano que vem.

No entanto, a indefinição sobre o calendário do Botafogo em 2014 já começa a adiar conversas mais ativas com os atuais patrocinadores. Além, claro, da expectativa pelo surgimento de novas possibilidades de parceria.

Se o Botafogo tivesse vencido o Goiás, domingo, teria chegado ao segundo lugar e aberto sete pontos em relação ao quinto colocado. Com a derrota, viu a diferença cair para apenas um ponto, além de ocupar apenas última vaga do G-4.

A negociação dos novos contratos vem sendo conduzida sem colocar a classificação para a Libertadores como condição. No entanto, ela poderia ser mais agressiva com essa garantia.

Faltam seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo é contra o Internacional, em Caxias do Sul.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Bruno Mendes faz acordo com Grupo HAZ e se desvinculará do Macaé


Atacante ficará livre para negociar novo contrato, mas não deve ficar no Botafogo


Bruno Mendes resolveu situação na Justiça
 (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Bruno Mendes tem um problema a menos na carreira. O atacante do Botafogo fez, nesta segunda-feira em audiência realizada em Macaé (RJ), um acordo com o Grupo HAZ, dono de 75% dos direitos econômicos do jogador, para se desvincular do Macaé (clube parceiro do grupo de investimentos) no fim do ano.

Com isto, o camisa 38 do Glorioso receberá parte do dinheiro que pediu na Justiça. A princípio, o vínculo dele com o time de Macaé iria até setembro de 2017, mas ele deve ser encerrado no fim da atual temporada, após acordo entre seu atual empresário, Juan Figer, e o antigo, Gustavo Arribas. O empréstimo de Bruno Mendes ao Botafogo se encerra no fim desta temporada. O vínculo dele não deve ser renovado por ele ter tido uma temporada de 2013 muito ruim. O técnico Oswaldo de Oliveira nem sequer o tem utilizado em alguns treinamentos.

Nesta segunda-feira, o jogador - que estava em Goiânia no jogo do Botafogo contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro, ocorrido no último domingo, desembarcou no Rio no meio da manhã e seguiu para a audiência em Macaé. O atacante era esperado no aeroporto pela mãe, Márcia Mendes, e pelo seu amigo Lê, que foram com ele para a cidade do nordeste do estado.

Alexandre Braz e Walace Borges - Lancenet

Botafogo desembarca no Rio e Jefferson pede tranquilidade pela Libertadores



Goleiro e capitão do time, jogador seguiu a postura do técnico Oswaldo de Oliveira e se mantém confiante na possibilidade do time assegurar vaga na competição Sul-Amaricana



Jefferson foi o único a falar com os
jornalistas (Foto: Alexandre Braz)
A delegação do Botafogo desembarcou no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, vinda de Goiânia, onde no domingo, no Serra Dourada, foi derrotada pelo Goiás, por 1 a 0, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem nenhum torcedor alvinegro presente no aeroporto Santos Dumont, o goleiro Jefferson - único jogador a falar com a imprensa, seguiu a postura adotada pelo técnico Oswaldo de oliveira, e pediu calma na busca pela vaga na Copa Libertadores de 2014.

Com sobriedade, o capitão alvinegro lembrou a semana de treinos realizado pelo Botafogo para enfrentar os goianos, disse que o empate teria sido um ótimo resultado, mas destacou que o time terá jogos importantes pela frente para alcançar o seu objetivo.

- São coisas do futebol, nós tentamos, sabíamos das dificuldades que teríamos, a questão do clima e tudo mais. Treinamos a semana toda, jogamos, tivemos chances e eles também. No final tomamos o gol, mas temos seis jogos ainda para buscarmos a classificação. Não era o que queríamos, fomos para vencer, na pior das hipóteses, um empate estaria de bom tamanho. Não foi o que esperávamos. Agora temos um jogo importante contra o Internacional. Também teremos jogos em casa para decidirmos a nossa classificação - analisou o goleiro.

Além de Jefferson, o atacante Elias foi escolhido pelo clube para atender aos jornalistas no desembarque no Rio. Porém, o jogador se recusou a falar com os jornalistas. O meia Seedorf desembarcou com pouco assédio. O único torcedor a se aproximar dele para pedir uma foto, não foi atendido. Nesta segunda-feira os jogadores estão de folga. Na terça, às 9h, eles se reapresentam no Engenhão. No domingo, às 17h, no Centenário, em Caxias do Sul, o time enfrenta o Internacional, pela 33ª rodada.

Com 53 pontos, o Botafogo ocupa a quarta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e, após o fim da rodada, leva apenas apenas um ponto de vantagem para o Goiás, primeiro clube fora da zona de classificação para a competição sul-americana, grande meta do Alvinegro para o fim da temporada.

Alexandre Braz - Lancenet

Botafogo tem 3ª maior queda no returno e luta contra nova decepção do G-4



Seedorf faz jogada na partida entre Botafogo e Goiás pelo Brasileirão/ Adalberto Marques/AGIF

O Botafogo perdeu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro no último domingo, ao ser derrotado por 1 a 0 para o Goiás no Serra Dourada. O revés fora de casa reforça a queda do time de General Severiano no segundo turno. Apenas outras duas equipes tiveram uma variação de aproveitamento tão ruim quanto do Alvinegro até agora.

Se no primeiro turno, os comandados de Oswaldo de Oliveira tiveram 63% de aproveitamento dos pontos disputados, na segunda metade do campeonato o número baixou para 44%. A queda de 19% só não é maior que de Corinthians e Internacional, que oscilaram 21.9%.

A lembrança das últimas três edições do torneio nacional, quando o Botafogo chegou perto da vaga à Libertadores, mas não se classificou, assustam parte da torcida. Em 2010, a vaga escapou na última rodada. Nos anos seguintes, boas campanhas terminaram sem o lugar no G-4.

Apesar do histórico da equipe nos últimos torneios nacionais, o técnico Oswaldo de Oliveira vê a oscilação como natural e destaca a qualidade dos adversários.

"Qual time que não oscilou no campeonato? Até o Cruzeiro oscilou, é naturalíssimo. Temos encarado adversários fortes. Qualquer time ganha e perde, isto é natural", disse o técnico do Botafogo, agora 4º colocado, com 53 pontos.

Um dos possíveis trunfos da equipe carioca está no elenco 'reforçado'. O departamento médico está quase vazio e apenas o lateral Lucas e o meia Cidinho estão em fase final de recuperação. Eliminado da Copa do Brasil, o Botafogo terá as semanas livres para trabalhar na reta final do torneio.

"Ainda temos seis jogos. Por que eu vou temer perde a vaga agora? Vamos jogar e tentar vencer, só isso. Não tenho medo de nada. Vamos jogar, só isso. Nossa equipe tem jogado bem. A maioria dos times teve uma caída agora. A temperatura mudou, são jogos em sequência. Quem tem o elenco melhor, consegue", destacou Oswaldo de Oliveira.

Além da queda de rendimento do meia Seedorf, outro fator que ajuda a compreender a queda do Botafogo é a venda de alguns jogadores ao longo do torneio. O atacante Vitinho e os meias Fellype Gabriel e Andrezinho foram negociados e reduziram as opções do técnico Oswaldo de Oliveira.

O jogadores do Botafogo terão a segunda-feira de folga e voltam aos treinamentos na terça, no campo anexo do Engenhão. O Alvinegro volta a campo contra o Internacional, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no próximo domingo, às 17h.


Do UOL, no Rio de Janeiro