Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Lodeiro agradece por chance de interagir com grupo




Mesmo sem poder jogar, uruguaio ficou concentrado com elenco do Botafogo antes de jogo contra o Palmeiras, quarta-feira



Lodeiro - Treino do Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Uruguaio está regularizado desde julho, mas só deverá
estrear neste fim de semana (Foto: Alexandre Loureiro) 
O meia uruguaio Nicolás Lodeiro, que deverá fazer sua estreia pelo Botafogo neste domingo, contra a Portuguesa, está bastante à vontade no novo clube. Na última partida, contra o Palmeiras, o atleta ficou concentrado com o grupo a pedido do técnico Oswaldo de Oliveira, para que pudesse se ambientar aos novos companheiros.

A atitude do comandante tocou o uruguaio que, mesmo sem entrar em campo no meio de semana, mostrou-se satisfeito por interagir com os colegas.

- Fiquei feliz com a atitude dele (Oswaldo) ao me colocar na concentração, para acelerar minha adaptação. Foi uma atitude positiva que tiveram comigo. Foi uma experiência muito boa e eu senti muito acolhido - contou, com exclusividade, ao LANCENET!.

Principal estrela do Alvinegro, o holandês Clarence Seedorf também foi muito elogiado pelo atleta. Segundo ele, o camisa 10 foi muito carinhoso com ele, o que lhe serviu como um incentivo a mais para estar dentro de campo com o antigo ídolo.

- Conheci Seedorf no vestiário e já vi que é uma excelente pessoa. Para o grupo, isso é muito importante. No campo, nós sabemos a qualidade dele, é uma referência mundial. Ele me recebeu da melhor maneira possível, isso dá mais vontade de jogar com ele - afirmou Lodeiro.


Perto de estrear, Nicolás Lodeiro manda recado ao torcedor alvinegro






Alexandre Braz
Gabriel Andrezo
Vinícius Perazzini Leia mais no LANCENET! 


Amaral vai pra guerra



Volante aposta na conversa e na vontade para se acertar com companheiros




Amaral - Treino do Botafogo (Foto: Wagner Meier)É galera... Chegou a hora do volante Amaral estrear.

Levando-se em conta as últimas apresentações do time, tanto na Sul-Americana quanto no Brasileirão, parece claro que, além da carência na frente onde faltam artilheiros especialistas, faltava também um homem para guarnecer a entrada da área e fazer a cobertura dos nossos laterais que, no atual esquema, avançam em demasia.

Amaral é a aposta da vez por ser um primeiro volante clássico, daqueles que vão para o choque como um autêntico cão de guarda protegendo a casa. Um jogador com essas características torna-se imprescindível a qualquer esquema já que pode funcionar até mesmo como uma espécie de terceiro zagueiro. Mais ainda no Botafogo, tal a vulnerabilidade do nosso miolo de zaga.

Contratado recentemente junto ao Cruzeiro para suprir as ausências de M. Mattos e Lucas Zen que se recuperam de lesões graves, o volante terá chance na vaga antes ocupada pelo garoto Jadson, que tem características mais próximas as do titular Renato e, portanto, não deveria, em condições normais, ser escalado ao lado dele e sim ser considerado o seu reserva imediato.

Nesse esquema, nos falta o primeiro volante desde que Marcelo Mattos deixou o time. Desde então o time tem oscilado muito nas partidas e no setor. Até mesmo Renato, antes exaltado por suas atuações ao lado de Mattos, não vem fazendo um bom campeonato.

Com esse desequilíbrio, o treinador vem tentando achar uma solução com o revezamento de seus meias desde que Seedorf assumiu a condição de titular.  Porém, nenhum dos jogadores testados tem características de marcação que pudesse minimizar as falhas de cobertura e marcação. O que mais se aproxima dessa condição é Fellype Gabriel, porém o jogador não tem o vigor físico necessário para fazê-lo.

A expectativa da torcida é que Amaral entre na equipe já na partida deste domingo, contra a Portuguesa, no Canindé, uma vez que ficou no banco na derrota por 2 a 1 frente ao Palmeiras quando a zaga voltou a falhar muito, e não foi aproveitado.

Se faltar entrosamento em campo tem que ir na base da vontade e da conversa. Com a maratona de jogos, os times não tem tido tempo para trabalhar e, no caso do Botafogo, de entrosar seus novos contratados. É o caso de Rafael Marques e Lodeiro que ainda aguarda sua vez. O próprio R. Marques que tem tido seguidas chances  parece totalmente perdido em campo e não vem produzindo o que dele se esperava.

Amaral revela seu ponto forte antes da estreia pelo Fogão



A esperança da torcida é de que a solução para o baixo rendimento individual e coletivo dos zagueiros seja uma melhor proteção da entrada da área e a cobertura dos laterais, justamente os fundamentos em que o volante Amaral diz ser especialista. É esperar pra ver.



Felipaodf/BotafogoDePrimeira

Oswaldo de Oliveira ensaia jogadas com Amaral entre titulares no Bota


No campo anexo do Engenhão, time treina sob sol forte e ignora final olímpica entre Brasil e México

Amaral no treino do Bota deste sábado
(Foto: Vicente Seda/Globoesporte.com)
Após musculação e palestra com vídeos da Portuguesa, adversária deste domingo, o Botafogo foi ao campo anexo do Engenhão por volta das 9h45m deste sábado. O holandês Seedorf, porém, só apareceu 30 minutos depois, intensificando os trabalhos na academia. Oswaldo de Oliveira não quis saber da final olímpica entre Brasil e México, que começou enquanto os alvinegros ainda estavam no gramado. Os titulares só começaram a deixar o campo às 11h20m, e alguns deles não esconderam a curiosidade.

- Quanto está o jogo? - perguntou Renato

No treino, foi feito um rápido aquecimento sob sol forte para então ser iniciado um trabalho tático. Oswaldo conversou com um grupo com mais de 11 jogadores, no qual estava Amaral, que deve estrear como titular neste fim de semana, antes de começar a ensaiar jogadas. Neste grupo também estavam os laterais Márcio Azevedo e Lucas. Ao que tudo indica, Lima ficará na reserva.

O uruguaio Lodeiro, que também deverá ficar no banco, participou da atividade revezando com Andrezinho as cobranças de escanteio para treinar o posicionamento de ataque e defesa. Em seguida, as bolas alçadas começaram a partir da intermediária, com meias e atacantes avançando em velocidade para finalizar. Do outro lado do campo, o restante do elenco treinou arremates. O time alvinegro para enfrentar a Portuguesa no Canindé deverá ser escalado com Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.

Por Vicente Seda Rio de Janeiro


Lodeiro: 'Meus problemas ficaram no passado'




Meia do Botafogo falou com exclusividade ao LANCENET! sobre lesão que o afastou dos campos por quase um ano


Especial Lodeiro (Foto: Wagner Meier)
Lodeiro disse ao LNET! que encanto pelo
 Fogão é antigo (Foto: Wagner Meier)

Contratado pelo Botafogo há um mês, Lodeiro é visto no Uruguai como uma das principais promessas da geração dele. Aos 23 anos, o meia tem na bagagem um título da Copa América, em 2011, e a quarta colocação na Copa do Mundo de 2010, pelo Uruguai. Jogador com bons requisitos para qualquer clube de ponta no mundo mas que escolheu o Botafogo para recomeçar após perder espaço no Ajax, da Holanda, por ter ficado quase um ano fora de ação depois de fratura sofrida no pé direito.

Pela primeira vez, e com exclusividade ao LANCENET!, Lodeiro comentou - em espanhol - detalhadamente sobre a lesão sofrida na última Copa. A fratura no dedo mínimo do pé direito está curada. E o potencial craque celeste quer provar que vai dar certo.

Como aconteceu a saída meteórica do Nacional para o Ajax?
Em 2009, quando eu tinha 20 anos, minha carreira teve uma evolução muito grande. Fui campeão uruguaio pelo Nacional e convocado para a seleção principal. Eu era da sub-20 desde o ano anterior. Tudo isso deu muita projeção e sempre sonhei em sair para jogar no exterior. Quando chegou a possibilidade de ir para a Holanda, estava convencido de que seria um grande desafio. E não tive problema na adaptação.

O quanto a lesão sofrida na Copa de 2010 atrapalhou o ciclo pelo Ajax?
Sofri a lesão contra Gana, nas quartas de final. Naquele momento eu estava jogando muito bem, com bom ritmo. Eu teria mais possibilidades de jogar pelo Ajax após Mundial. O técnico já tinha falado isso comigo e eu só estava esperando o momento de regressar da Copa do Mundo. Porém, a lesão me impediu de ter a continuidade que eu queria. São coisas que acontecem no futebol. Você sabe que pode ocorrer qualquer tipo de lesão no esporte.

Houve algum tipo de problema no tratamento?
Fui para a Holanda me tratar por três meses. Eu me recuperei nesse tempo, mas depois tive uma nova recaída. Hoje estou totalmente recuperado, voltei a jogar há um bom tempo. Meus problemas ficaram no passado. Hoje não sinto dificuldades e estou feliz.

Mesmo com a lesão, a Copa teve saldo positivo para você?
Sem dúvida teve saldo positivo. Foi um sonho estar na Copa do Mundo. Isso não é para todos os jogadores. Não fomos campeões, mas o quarto lugar para o Uruguai depois de tanto tempo foi algo muito bom. Eu participei disso e ganhei muita confiança em mim. A Copa do Mundo foi boa para o futebol do Uruguai e para meu crescimento na carreira.

Na Copa do Mundo, a torcida do Botafogo fez corrente pelo Uruguai por Loco Abreu. Como você viu toda essa manifestação?
Foi algo muito bonito, uma torcida de um outro país, vibrando pelo Loco no Mundial. Ainda mais pelo Uruguai ser um rival do Brasil. Por isso, acredito que a torcida do Botafogo seja especial, que ame muito seus jogadores e os siga em toda parte. A torcida me encantou.

As conversas com Loco foram importantes para você vir?
Ele me falou muito bem do clube. Disse que o Botafogo é muito grande, com uma estrutura boa e uma torcida apaixonada. Foi ele quem colocou em mim o interesse pelo Botafogo. Há algum tempo venho seguindo o clube e estou muito motivado para defendê-lo. É um desafio muito lindo para mim.

Você foi campeão da Série A pelo Nacional, no Uruguai, e Ajax, na Holanda. Tem segredo?
Eu sempre tenho um objetivo, que é ser campeão. Tenho contrato até 2016. Já fui campeão pelo Nacional e pelo Ajax. Agora chegou a vez do Botafogo. Vim para ser campeão, não para só jogar. Quero ser campeão, sobretudo porque o Botafogo não vence o Brasileiro há muito tempo.

O que deu errado com a seleção uruguaia na Olimpíada?
Nossa ilusão era grande, pois o time era bom. Mas nem sempre o mais forte ganha no futebol.

Como será continuar a "dinastia uruguaia" no Botafogo?
A vontade será a característica em comum. Quando não se vai bem, a raça pode resolver o jogo.

Alexandre Braz, Gabriel Andrezo e Vinícius Perazzini Leia mais no LANCENET!