Páginas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Com festa da torcida, Conselho Deliberativo do Botafogo aprova venda de 90% da SAF a John Textor


Votação na noite desta quinta-feira teve 167 votos a favor. Próximo passo é aprovação na Assembleia Geral de sócios marcada para esta sexta




Em atualização


O Conselho Deliberativo do Botafogo aprovou a venda de 90% da SAF do clube a John Textor por 167 votos a favor e três contrários, além de uma abstenção. Ao todo, votaram 171 dos 239 conselheiros que estavam aptos. Para a aprovação passar era necessária maioria simples.


Este foi um dos últimos passos para finalizar o acordo com o americano. A próxima etapa é a Assembleia Geral de sócios do Botafogo, que está marcada para esta sexta-feira durante todo o dia. A votação estará aberta de 9h às 19h. Enquanto isso, clube e investidor têm mais dois meses para amarrar os últimos detalhes e assinar, enfim, o contrato de concessão.





Durcesio Mello com torcida do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Imprensa e torcedores ficaram do lado de fora da reunião realizada na sede de General Severiano. Por conter informações sigilosas, nem mesmo imagens e vídeos foram permitidos pelo clube. Sem poder saber o que acontecia lá dentro, os alvinegros fizeram festa do lado de fora. Cerca de 400 pessoas fora para o portão de General Severiano, e a cantoria chegou a interromper o debate interno. Conselheiros pararam para registrar a farra.


A reunião começou por volta das 19h (de Brasília) e foi até as 21h56. A votação foi realizada de forma híbrida, com alguns conselheiros de forma virtual e outros presencial. Ela foi aberta por Mauro Sodré, presidente do Conselho Deliberativo, seguido do Conselho Diretor e também do grupo que elaborou o projeto da SAF para apresentar as disposições do contrato.



Depois de apresentar o projeto, dirigentes e os profissionais envolvidos tiraram dúvidas dos conselheiros. Depois de todas as dúvidas sanadas - que o clube também respondeu com uma publicação no site oficial - passaram para a votação, que foi através de uma plataforma digital e sem maiores problemas.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Rio de Janeiro

Conselho Deliberativo do Botafogo vota venda da SAF para Textor; entenda o passo a passo


Quinta-feira será marcada por reunião que definirá mais um passo importante no processo da SAF




O Botafogo tem, nesta quinta-feira (13), mais um passo importante na transferência de 90% das ações da SAF ao empresário norte-americano John Textor: a votação do tema pelo Conselho Deliberativo. A partir das 19h, em General Severiano, os conselheiros se reunirão de forma híbrida - ou seja, virtual e presencialmente - para apreciar as condições do contrato que sela o acordo entre o clube e o investidor.


Hoje, o Botafogo tem 239 conselheiros. O projeto precisa de maioria simples - ou seja, 50% dos votos mais um -, para ser aprovado.


Antes de votações, grupo que elaborou projeto da SAF Botafogo faz carta à torcida: "Hora de ter serenidade"


- Nos preparamos para garantir segurança e amplitude no processo, nosso objetivo é ter a maior participação possível. É uma reunião histórica. Há que se ter essa consciência de que é um voto que muda o presente e o futuro do clube. Incentivo que haja muito debate para que o processo seja o mais transparente possível - declarou o presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Sodré.


A reportagem de ge traz os detalhes de como a reunião será realizada.





Votação será na sede de General Severiano — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Primeiro passo: apresentação


A reunião será aberta por Sodré e, na sequência, o Conselho Diretor - formado pelo presidente, Durcesio Mello, e os demais vices do clube - e o grupo que elaborou todo o projeto da SAF alvinegra entrarão em ação para apresentar as disposições gerais do contrato.



Botafogo planeja usar R$ 50 milhões de Textor para pagar salários, dia a dia e investir no futebol


A equipe responsável pela elaboração da proposta é formada por Andre Chame, porta-voz das negociações, Laercio Paiva, líder do plano de negócios, e pelos advogados Francisco Mussnich, Thiago Frazão e Henrique Pimenta.


Segundo passo: debate e esclarecimento de dúvidas

Depois de apresentar o projeto, os dirigentes e os profissionais envolvidos esclarecerão dúvidas dos conselheiros. Quem optar pelo acesso remoto poderá participar de três maneiras: por vídeo, chat ou enviar suas questões para um e-mail que será disponibilizado para este fim.


John Textor se empolga com vídeo da torcida do Botafogo e pede: "Pode mandar isso para mim?"


- Apenas quando o assunto estiver maduro é que encerro o debate e aí sim partimos para a votação - explicou Sodré.




Exclusivo: John Textor detalha negócio com o Botafogo e explica os planos para o clube (https://ge.globo.com/video/exclusivo-john-textor-detalha-negocio-com-o-botafogo-e-explica-os-planos-para-o-clube-10205168.ghtml)



Terceiro passo: a votação

Nesta etapa, não importa quem está presencial ou virtualmente na reunião: o voto será da mesma forma para todos. Cada conselheiro deverá preencher seus dados em uma plataforma digital, que colherá os votos e divulgará imediatamente o resultado. Segundo Sodré, não mais do que cinco minutos são necessários no processo.



O voto é secreto?


Não. O regimento interno do Conselho Deliberativo não prevê votação secreta para esse tipo de matéria. A plataforma registra o voto de cada um dos conselheiros. Isso não significa, porém, que a lista será publicitada pelo clube.


Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube



As cláusulas confidenciais serão apresentadas?

Não. É possível, porém, que alguma explicação da equipe técnica dê algum indício sobre as partes do contratos que são guardadas a sete chaves. Mas, em nenhum momento, o documento será apresentado na íntegra para não comprometer o negócio e a confidencialidade envolvida.


Por isso, a reunião não vai ser transmitida nos canais oficiais do clube. A imprensa também não terá acesso ao encontro. Além disso, é proibido qualquer registro de imagem durante a apresentação.




Exclusiva, parte 2: John Textor analisa dívidas e fala sobre a possibilidade de reforços (https://ge.globo.com/video/exclusiva-parte-2-john-textor-analisa-dividas-e-fala-sobre-a-possibilidade-de-reforcos-10205291.ghtml)



Quando o resultado da votação será publicado?


Assim que a reunião acabar. A plataforma mostra o resultado imediatamente após o encerramento da votação. A partir da divulgação aos conselheiros, uma ata resumida será redigida e publicada no site do clube.


Quando os sócios poderão votar?

A Assembleia Geral está marcada para sexta-feira (14), dia seguinte à decisão do Conselho Deliberativo. Os sócios poderão votar entre as 9h e as 19h também virtual e presencialmente. Na sexta, ge publicará reportagem semelhante a esta esclarecendo todo o processo para os sócios.