Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Agente de M. Azevedo tem reunião com Botafogo, mas venda de lateral não é concluída



M. Azevedo está com negociação encaminhada para o Metalist, da Ucrânia

A venda de Márcio Azevedo para o Metalist-UCR está cada vez mais próxima de ocorrer. O agente do atleta, Sandro Becker, esteve na tarde desta quarta-feira em General Severiano e teve uma reunião com a cúpula do futebol do Botafogo. A transferência ainda não foi selada, mas as negociações estão avançadas e o acerto deve ocorrer ainda nesta semana.

Caso ao certo ocorra neste prazo, o camisa 6 teria sua participação vetada para a semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, neste domingo, no Engenhão. A proposta dos ucranianos é de 3 milhões de euros – aproximadamente R$ 7,8 milhões. O Botafogo detém apenas 25% dos direitos econômicos e receberia cerca de R$ 2 milhões.

Márcio Azevedo já vinha sofrendo assédio de alguns clubes desde o início do ano. Antes da temporada começar, uma equipe da China procurou o jogador. Depois, foi a vez de Palmeiras e Fluminense tentarem sua contratação. O Botafogo vinha segurando o lateral até agora, mas foi seduzido pelos valores apresentados pelo Metalist.

O lateral-esquerdo deixa o Botafogo após finalmente conquistar seu espaço em General Severiano. No ano passado, Márcio Azevedo superou as desconfianças que surgiram em relação ao seu futebol após um início muito abaixo do esperado. Em 2011, o jogador decepcionou e ficou no banco de reservas durante praticamente toda a temporada.

No último ano, porém, Márcio aproveitou a brecha deixada pela venda de Cortês ao São Paulo e cresceu de produção. Para recuperar o bom futebol que o levou para o Botafogo, o lateral contou também com o apoio do técnico de Oswaldo de Oliveira, que lhe concedeu o status de titular absoluto da equipe desde o primeiro momento.

Com o possível desfalque de Márcio Azevedo, Julio César deve ser o titular do Botafogo contra o Flamengo no domingo. Além dos dois, o Alvinegro conta com o jovem Lima para a lateral esquerda.

Bernardo Gentile Do UOL, no Rio de Janeiro

Marcelo Mattos treina ao lado de zaga titular e deve voltar na semifinal



Volante está recuperado de um torção no tornozelo direito e fez grande parte do treino tático realizado por Oswaldo de Oliveira ao lado de Bolívar e Dória



Marcelo Mattos - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Marcelo Mattos foi bem em treino
 de defesa (Foto: Alexandre Loureiro)
Recuperado de uma torção no tornozelo direito, o volante Marcelo Mattos deve mesmo ganhar uma vaga no Botafogo diante do Flamengo, no domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. Em treino de ataque contra defesa, na tarde desta quarta-feira, em General Severiano, o camisa 5 atuou durante grande parte ao lado de Bolívar e Dória, que serão titulares na zaga.

Em atividade realizada com inúmeras broncas do técnico Oswaldo de Oliveira, o jogador se movimentou muito bem, deu combate aos atacantes e mostrou estar pronto para retornar. Por sua vez, Renato, que participou normalmente do treino da manhã, fez apenas o aquecimento em campo e deixou a atividade mais cedo.

Com o retorno de Mattos, Oswaldo de Oliveira terá a chance de acabar com as improvisações de Fellype Gabriel ou sacar o jovem Gabriel, que também chegou a treinar ao lado de Bolívar e Dória, mas por tempo reduzido. Caso escolha a primeira opção, terá dois homens com alto poder de marcação. Caso opte pela segunda, pode ter uma vantagem na saída de bola e uma maior movimentação no setor.

OPÇÕES PARA O ATAQUE

Oswaldo também aproveitou a atividade para acertar o posicionamento ofensivo do Botafogo. Durante vários momentos, usou um meio formado por Fellype Gabriel, Seedorf, Vitinho e Lodeiro, além de utilizar Lucas e Julio Cesar (que deve substituir Márcio Azevedo, que negocia saída para a Ucrânia) nas laterais. Assim, começa a ajustar as possibilidades ofensivas para o duelo decisivo. Vale lembrar que a vantagem do empate é do Flamengo, portanto, o Alvinegro terá que vencer o jogo se quiser chegar à final da Taça Guanabara.


Leia mais no LANCENET! 

Provável titular, Dória diz estar pronto para encarar o Flamengo


Zagueiro conta que percalços neste início de ano, como a perda da vaga de titular e a eliminação com a Seleção, não o abalaram



Dória no treino do Bota. Zagueiro diz
estar em boa 
forma
(Foto: Marcos Tristão/Ag. O Globo)
Dória deve fazer neste domingo seu segundo jogo como titular neste ano com a camisa do Botafogo. E será uma partida especial, a semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão, contra o arquirrival Flamengo. Ele deve atuar ao lado de Bolívar na vaga de Antônio Carlos, que tem um leve estiramento na coxa esquerda e dificilmente terá condições de entrar em campo.

Apesar de não ter feito a pré-temporada com o time, já que estava com a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano, e não ter entrado em muitos jogos, o zagueiro, de 18 anos, avisou que está em boa forma.

- Não tem nada confirmado, mas seu eu jogar vou ficar feliz e encarar da forma mais séria possível. Vou fazer o melhor para tentar a vitória. Me sinto bem fisicamente. Treinei e joguei todas as partidas com a Seleção. Voltei no embalo.


Estou numa boa. Não deixei cair, o importante é estar bem quando tiver uma nova oportunidade."
Dória

Neste início de ano, Dória encontrou alguns obstáculos, como a má campanha do Brasil no Sul-Americano e a perda da vaga de titular após a contratação de Bolívar. Além disso, sua negociação com o Juventus, da Itália, não se concretizou. Ele garante que não se abalou com nada disso.

- Fiquei na minha, tranquilo. Não mexeu comigo. Treinei normal, minha rotina não mudou. Estou numa boa. Não deixei cair, o importante é estar bem quando tiver uma nova oportunidade. São dois jogadores experientes (Antônio Carlos e Bolívar), cada um com sua virtude, e são muito importantes para o Botafogo.

Sobre a semifinal de domingo, Dória disse que a equipe está preparada para tentar anular o ataque do Flamengo.

- O time do Flamengo é muito forte, vão para cima mesmo. Temos que ficar colados, definir uma marcação. Já sabemos o que fazer. A motivação está lá em cima, esperamos conseguir a vitória.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Gols sofridos no primeiro tempo complicam o Botafogo no Carioca


Os sete aconteceram nos 45 minutos iniciais, inclusive na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, rival na semifinal da Taça Guanabara, neste domingo



Bolivar deve atuar ao lado de Dória
 na semifinal 
contra o Flamengo
(Foto: Fernando Soutello/AGIF)
O Botafogo sofreu sete gols no Campeonato Carioca em oito jogos. Todos com uma característica em comum: aconteceram no primeiro tempo. Cinco deles até os 20 minutos, inclusive o da derrota por 1 a 0 para o Flamengo. Essa é justamente a estatística negativa que o time pretende neutralizar no confronto com o rival, domingo, no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara.

Na disputa, o Flamengo entra em campo com a vantagem do empate e o Botafogo sabe que precisa ter mais atenção do que nos últimos jogos para sua situação não se complicar. Nas quatro partidas anteriores à semifinal, o time saiu atrás no marcador.

- Acho que tomamos muitos gols rápidos. É entrar um pouco mais ligado para não acontecer, entrar ligado e focado nisso. A nossa defesa começa lá na frente, com o ataque. São detalhes, dá para acertar. Não pode ter essa desatenção no inicio para não sofrer esses gols - disse o lateral-direito Lucas.

Contra o Flamengo, na fase de classificação da Taça Guanabara, o Botafogo sofreu o gol aos três minutos de jogo em uma cobrança de escanteio (veja o vídeo), na qual Hernane aproveitou a sobra de uma cabeçada despretensiosa de González. Os zagueiros estão de olho para o erro não se repetir e atrapalhar os planos do time na semifinal.



- A gente fica muito chateado e vimos que o Oswaldo também ficou, pelo fato de termos levado mais um gol em jogada de bola parada. Isso é uma coisa muito complicada, porque a gente treina muito na véspera das partidas. Eu acho que nesse momento não existe mais erro, não se pode ter mais porque você pode pagar caro por isso. É um jogo importante e a gente precisa vencer - comentou Bolívar.

A defesa ainda pode ter um desfalque importante para o confronto com o Flamengo. O zagueiro Antônio Carlos sofreu um estiramento leve na coxa esquerda e deve ficar fora do jogo. Bolívar atuará então ao lado de Dória, seu parceiro no empate em 0 a 0 com o Bangu e em boa parte do empate em 2 a 2 com o Boavista, quando entrou em campo apenas depois de o time sofrer o segundo gol.

- A gente fica feliz porque a lesão do Antônio Carlos era para ser uma coisa mais grave, mas é uma lesão de grau um, uma coisa de fácil recuperação. Se o Antônio não puder e o Oswaldo optar pelo Dória, é um jogador que a gente já conhece, de muita disposição, com força e vontade de vencer. O Botafogo está bem servido de zagueiros e a gente espera manter uma boa regularidade na competição. Queremos não sofrer gols para sair com uma vitória - afirmou Bolívar.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo tem dilema contra o Fla: manter Fellype Gabriel improvisado ou voltar com volantes de origem



Recuperados de lesão, Mattos e Renato serão reavaliados e podem ficar à disposição para o clássico. Com eles, time ganha mais consistência, mas perde ofensividade




Fellype Gabriel - Treino do Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
Fellype Gabriel já fez cinco jogos
 como volante (Foto: Cleber Mendes)
Um dilema tático promete tomar conta da cabeça do técnico Oswaldo de Oliveira nos treinos até a semifinal da Taça Guanabara, contra o Flamengo, no domingo. Os volantes Marcelo Mattos e Renato estão livres de dores por lesões e podem voltar ao time, inclusive no lugar do meia Fellype Gabriel, que tem atuado improvisado como volante titular há cinco rodadas. O time ganharia em equilíbrio defensivo com volantes de origem, mas perderia em ofensividade logo em um duelo que só passará a decisão se vencer. O que vale mais?

Pelos números, quem espera por muitos gols alvinegros deve torcer para que Fellype Gabriel siga como volante. A média de gols marcados nas cinco partidas com o jogador atuando improvisado como volante titular foi de 2,6, contra a média de 1,3 das três primeiras rodadas, quando Fellype estava jogando no meio.

Porém, com Fellype Gabriel atuando na marcação, a média de gols sofridos pulou de 0,3 para 1,6. Colocar o jogador como titular mais uma vez seria certamente um risco calculado para fazer o sonhado gol da classificação, mas os jogadores prometem disposição para compensar qualquer tipo de escolha tática.

– Não acho que sentimos problemas (pela ausência do Marcelo Mattos). Os gols que sofremos foram por circunstâncias das partidas, quem está entrando está dando conta do recado. Os gols sofridos não foram por causa de jogador A ou B – comentou o zagueiro Bolívar, que isentou Fellype Gabriel de qualquer tipo de culpa no aumento da média de gols sofridos, mas comemorou a possibilidade de Marcelo Mattos e Renato poderem voltar ao time no clássico:

– Essa decisão vai passar pelo Oswaldo, mas fico feliz por agora termos muitos jogadores à disposição. Quem ganha com isso é o Oswaldo de Oliveira – disse Bolívar.

Polivalência deu confiança

Após ter atuado com Oswaldo de Oliveira no Japão, Fellype Gabriel chamou à atenção pela polivalência logo no retorno ao Brasil. No terceiro jogo dele pelo Botafogo, foi improvisado como volante e marcou três gols contra o Vasco. De lá, nunca mais perdeu espaço no time.

Permeando entre várias posições do campo, inclusive a lateral direita, o camisa 11 tem total confiança da comissão técnica. Ainda no ano passado, o comandante alvinegro chegou a afirmar que Fellype era um dos jogadores mais importantes do elenco.

A opinião dos especialistas

Oswaldo de Oliveira deve manter Fellype Gabriel como segundo volante?
Se o Marcelo Mattos tiver condição de voltar, tiraria o Gabriel e manteria o Fellype. É a melhor formação.
Alvaro Oliveira Filho - Colunista do LANCE!

Em condições normais, o melhor é jogar com Mattos e Renato. Se isso for possível, é o que Oswaldo deve fazer.
Roberto Assaf - Colunista do LANCE! 

Núcleo Botafogo Rio de Janeiro (RJ)