Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Moreira Salles propõem participação na SAF para ceder Espaço Lonier ao Botafogo



Clube tem dívida milionária com João e Walter Moreira Salles pela compra da propriedade, que serve de CT provisório para o futebol profissional. John Textor avalia opções


O Botafogo treinará no Espaço Lonier até o fim do ano, mas ainda não tem destino definido para 2023. À procura do novo centro de treinamentos para o clube, John Textor negocia com os irmãos Moreira Salles a aquisição definitiva do local e busca outras opções.


+ Delegação de clube belga de Textor visitará o Bota


Sobre o Lonier, os termos na mesa são a cessão de percentual da Sociedade Anônima do Futebol alvinegra em troca do espaço. Ou que o empresário assuma a dívida que é do clube. A decisão depende de Textor, que ainda não externou posição sobre o assunto.


Na época da aquisição, em 2017, João e Walter Moreira Salles emprestaram cerca de R$ 30 milhões ao clube para comprar a propriedade, contrato que não foi honrado pela associação. Sem grana para pagar a dívida e nem para tocar a obra, o clube cedeu o controle de volta aos irmãos, que apresentaram um novo projeto em 2021.





Jogadores do Botafogo treinam no Espaço Lonier — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Além desse valor, o Botafogo tem mais R$ 20 milhões em dívidas com a família, que também ajudou com empréstimos para contratações e capital de giro em época mais difíceis. Os números estão no último balanço financeiro divulgado pelo clube. Torcedores do Botafogo, os irmãos Moreira Salles também participaram do início da caminhada para o clube-empresa ao bancar um estudo da Ernst & Young em 2019.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Opções na mesa

Esta não é a única saída para o futebol do Botafogo, na visão de Textor. O empresário irá construir um novo CT, mas ainda não bateu o martelo sobre o local e visitou espaços também de olho em um futuro estádio para o clube.


+ DM: atualizações sobre Carli, Rafael e Sampaio





John Textor em visita ao Lonier, em janeiro — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Depende da negociação, mas o Lonier é bem avaliado. Tanto que o clube fez melhorias e deu preferência ao espaço no lugar do estádio Nilton Santos. E mais reformas estão a caminho, como em campos, academia e outras dependências, para melhorar a estrutura de trabalho. Até agora, sem impactos na estrutura, o que só poderia acontecer depois do acordo entre as partes.


Enquanto isso, a diretoria busca opções que precisem de menos preparo e sirvam para o curto prazo, nem que seja como base provisória. A promessa é ter um lugar estruturado para abrigar a equipe principal na próxima temporada. Nos últimos meses, o Bota chegou a negociar com o CFZ, de Zico, mas a conversa não andou. Para a base, o clube tem contrato com o Cefat, em Niterói.



Planos distintos

Por enquanto, o Botafogo continua a usar o Lonier provisoriamente, pela boa relação com os irmãos Moreira Salles. Se a estadia for permanente, a ideia é ter uma casa integrada com a equipe principal e as divisões de base, com mais campos e reforma total na estrutura.




Walter Moreira Salles em reunião sobre o CT, em setembro de 2021 — Foto: Reprodução



No projeto dos Moreira Salles, a ideia é diferente. Os irmãos também preveem uma transformação completa do local, mas a prioridade é a formação. A intenção é fazer do Lonier o CT da base do Botafogo, inclusive com a construção de uma escola para dar atenção completa à garotada.


Esse é um dos pontos também em discussão. Até agora, João e Walter Moreira Salles se mostraram ativos no projeto do novo centro de treinamentos do clube. A intenção deles é manter a posição ao ganhar participação na empresa alvinegra.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro