Páginas

sábado, 11 de maio de 2019

Alex Santana festeja gol no Flu, e Gatito diz que Botafogo precisava vencer clássico


Meia marcou de cabeça no segundo tempo para dar vitória ao Alvinegro, que chega a nove pontos em quatro jogos no Campeonato Brasileiro



Melhores momentos de Fluminense 0 x 1 Botafogo pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro



O Botafogo, eliminado precocemente no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, vive boa fase no Brasileirão. Neste sábado, venceu o rival Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, e chegou a nove pontos em quatro jogos disputados na competição. Chegou, inclusive, à primeira vitória num clássico em 2019, para alegria e alívio de Gatito.


- Outra vitória muito importante contra um adversário muito bom, ainda mais por ser um clássico. São vários fatores. Precisávamos ganhar um clássico esse ano. Ganhamos de uma maneira muito boa. O Fluminense teve chances, mas também tivemos. Estou muito contente, feliz pela vitória no clássico - disse o goleiro.



Alex Santana, do Botafogo, festeja gol no Flu — Foto: Botafogo / Divulgação


O técnico Barroca, contratado para o Campeonato Brasileiro, caiu nas graças da torcida e do elenco. Gatito também fez elogios ao novo treinador, mas alertou para os perigos da longa competição.


- Tivemos um sentimento muito especial quando o Barroca chegou e passou uma confiança dele para os jogadores. Ele é muito importante para o que vem acontecendo com o grupo, o time. Temos de parabenizá-lo pelo o que estamos fazendo, mas é um campeonato muito grande pela frente.


A vitória do Botafogo não se deve apenas às defesas de Gatito, mas principalmente ao gol de Alex Santana no segundo tempo. De cabeça, o meia subiu e abriu o placar no Maracanã a fator do Alvinegro.


- Fico feliz de fazer o gol e ajudar a equipe. O principal era conseguir a vitória. Graças a Deus conseguimos a vitória. Conseguimos neutralizar. Trabalhamos bem para neutralizar e conseguimos.


Veja o que disseram outros jogadores do Botafogo no Maracanã:


Bochecha


Momento do Botafogo

- A gente está se dedicando bastante nos treinamentos. Estamos conseguindo levar para o campo o que ele pede. Estamos em evolução.


Surpresa?

- Botafogo é muito grande, acho que não é surpresa. Se pegar o passado do Botafogo, sempre tivemos grandes jogadores. É trabalhar quietinho, pé no chão para buscar os objetivos


Tranquilidade- Com a vitória, o ambiente fica mais leve, mais tranquilo. Bora descansar pra semana que vem.


Qualidade do adversário


- Time do Fluminense tem muita qualidade. No primeiro tempo, tentamos pressionar, ficamos um pouco envolvidos, mas acertamos a marcação no segundo tempo. Barroca pediu pra gente marcar mais firme.



Bochecha dá entrevista no Maracanã — Foto: Emanuelle Ribeiro



Fernando

Primeiro clássico

- Meu segundo jogo como profissional do Botafogo, primeiro clássico. Sair do primeiro clássico com uma vitória importantíssima, ainda mais num jogo dificílimo desse, pontuando fora de casa. Estamos colhendo os frutos do que o Barroca vem implantando.



Evolução
- Tanto eu quanto a equipe temos muito a crescer ainda. Vitória importante em vários aspectos: confiança, resultado a curto prazo, que é o que Barroca queria quando chegou.



Fernando dá entrevista no Maracanã — Foto: Emanuelle Ribeiro


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Barroca elogia Diniz e diz que jogada do gol foi treinada: "A equipe está amadurecendo"


Técnico alvinegro afirma que time criou boas chances, principalmente na etapa final, e ressalta trabalho do rival: "Comunidade do futebol precisa bater palmas para ele"




Melhores momentos de Fluminense 0 x 1 Botafogo pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro



Três vitórias seguidas, 75% de aproveitamento em quatro rodadas no Campeonato Brasileiro. Não faltam motivos para Eduardo Barroca festejar o momento do Botafogo. Neste sábado, após a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense (confira os melhores momentos no vídeo acima), o treinador destacou a evolução da equipe e diz que a jogada do gol da vitória foi treinada no dia anterior.


- O tempo de trabalho que o Diniz tem, o que ele impõe a seus jogadores, fizeram a gente ter que sair do estilo que estamos habituados. Tenho que dar os méritos ao trabalho dele. Precisamos ter repertório para jogar de outra forma. Acho que o Botafogo fez isso muito bem - destacou.


''Além do gol, tivemos três chances claras de fazer o segundo. O gol de hoje nós treinamos ontem. Trabalhamos preenchimento de área e colocamos em prática com o Alex. Nossa equipe está amadurecendo. Precisamos criar hábito coletivo e vamos usar a semana cheia para isso. Tentaremos fazer um grande jogo contra o Goiás na semana que vem''.


Diante do futebol apresentado pelas duas equipes, Barroca rasgou elogios ao técnico rival:


- A comunidade do futebol precisa bater palmas para o Diniz. Não pensamos em jogar retraídos, no contra-ataque. Tentamos encaixar a pressão e eles conseguiram sair. Usaram o homem a mais (goleiro) e tiveram êxito na maioria das jogadas no primeiro tempo. Com hábito coletivo, habilidade individual, confiança que o Diniz dá, o Fluminense nos criou muitas dificuldades. Sabia que seria um jogo de duelo, muitas vezes coletivo.




Eduardo Barroca, técnico do Botafogo — Foto: Edgard Maciel de Sá



O Botafogo terá mais uma semana livre para treinar até o próximo jogo. O Alvinegro volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Goiás, no Serra Dourada.


Confira outras respostas de Barroca:


Início de Brasileiro


Percebi que tínhamos um potencial de começar forte a competição ao ver a reação dos jogadores, a dedicação e empenho nos treinos e principalmente após a derrota para o São Paulo. Nossa meta ainda é começar bem, temos desafios duros até a nona rodada. Precisamos focar na recuperação dos jogadores, dar condição a todos eles na semana cheia. Queremos jogar assim até a nona rodada (parada para a Copa América), com muita entrega, dedicação. Sabendo que isso só está acontecendo pelo esforço dos jogadores, por como estão se dedicando.


Corda esticada

Os jogos vão trazendo problemas para a gente, tivemos um adversário que criou dificuldades. Diante disso, cabe a mim como treinador trabalhar, conversar, mostrar os acertos, os erros, trabalhar na semana cheia, cobrar eles... Temos que trabalhar com a corda esticada, na intensidade máxima. Queremos crescer a cada jogo.


Chances criadas

Acho que tivemos chances de gol. No primeiro tempo a chance do Diego Souza logo no início. No segundo tivemos chances claras. O hábito coletivo vai gerar o maior repertório para a criação de jogadas. O jogo traz problemas, temos que repetir, treinar e cobrar.


Atuação

Antes do gol do Alex, o Erik tinha tido uma chance clara. Acho que jogamos uma grande partida diante de um adversário forte e um grande treinador. Foi um jogo muito difícil, precisamos usar outros repertórios, mas saímos felizes e satisfeitos, com a terceira vitória seguida. Objetivo principal era competir e vencer. Conseguimos isso, agora é virar a página e pensar no Goiás.


Pés no chão

Continuamos com os pés no chão, sabendo das dificuldades, sabendo do nível da competição que só estamos conseguindo isso pelo mérito dos jogadores. Estou esticando a corda e cobrando. Eles estão respondendo. Assim vamos continuar porque ainda temos muita coisa a crescer.


Diego Souza

Diego é respeitado pelos rivais, faz os demais jogadores crescerem. Estou feliz com a entrega dele, com o empenho e o crescimento. Está voltando de lesão, estava muito cansado no vestiário.


Meta

Não trabalhei com meta de pontos. O compromisso é se exigir ao máximo, se cobrar ao máximo e trabalhar na plenitude pensando em ganhar todos os jogos. Vamos assim até a nona rodada, até a parada para a Copa América. Temos que arrumar soluções para ter a maior pontuação até essa parada. E em um segundo momento poder planejar a médio e longo prazo.


Torcida

A torcida do Botafogo reconhece esse tipo de momento. Está junto conosco desde o primeiro momento. Vejo eles junto, reconhecendo o esforço. É algo gratificante ver o esforço dos jogadores e os resultados.


Mudança na marcação do lado direito

A entrada do Yuri ajudou um pouco o Fernando na marcação pelo lado direito. Tivemos problemas no início porque o Erik estava na direita e ele é mais ofensivo que o Pimpão. Inverti no meio do primeiro tempo para o Pimpão ajudar e no intervalo optei pelo Yuri porque o conheço bem da base. O Fluminense joga com amplitude e profundidade.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro