Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Botafogo é a equipe com mais empates e menos vitórias no Campeonato Brasileiro


Em 18º lugar na tabela e com apenas 11 pontos conquistados, o Glorioso é a
única equipe com apenas uma vitória na competição




Botafogo saiu na frente com Victor Luis, mas cedeu o empate - (Foto:Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo precisa ligar o alerta no Campeonato Brasileiro. Em 18º lugar e com 11 pontos conquistados, o Glorioso é a única equipe com apenas uma vitória na competição. Além disso, empatou pela oitava vez no Brasileirão, também liderando o quesito na tabela.


O empate vem sendo uma rotina nada agradável para o torcedor do Botafogo. Após ceder a igualdade no jogo diante do Atlético-GO, o Alvinegro completou o oitavo jogo seguido sem vitória na competição. São ao todo oito empates em 11 partidas, campanha que explica o time atualmente na zona de rebaixamento. 


Vale destacar que o Botafogo já atingiu o dobro de empates na atual edição do Brasileirão em comparação ao campeonato de 2019. Na última temporada, o Alvinegro empatou apenas quatro vezes durante toda competição.


Sem vencer desde o dia 19 de agosto, diante do Atlético-MG de Jorge Sampaoli na 4º rodada, o Alvinegro tem apenas uma vitória no Brasileiro, ficando com o posto de equipe com menos vitórias na tabela. Goiás e Bahia, 19º e 20º na tabela, somam dois triunfos na competição.


Apesar da campanha ruim e da permanência na zona de rebaixamento, a comissão técnica do Botafogo mantém a confiança no trabalho. Em entrevista coletiva após o empate diante do Atlético-GO, o auxiliar técnico de Paulo Autuori, Renê Weber, ressaltou a criação da equipe apesar dos empates e lamentou os resultados que o time deixou 'escapar' durante a competição. 


- Se você cria situações e não executa é sinal de que a equipe cria ao contrário dos resultados finais, desse alto número de empates. Em vários jogos estivemos na frente e acabamos sofrendo empate no final. Preocupante é quando não se cria nada. A gente tem criado, mas os resultados têm nos escapado. Não fizemos bom jogo, o desgaste começa a aparecer. Não só pra gente, mas pra todas as equipes. E não há como treinar. Só pensar no próximo jogo - disse o auxiliar. 


Fonte: LANCE! Gabriel Grey/Rio de Janeiro (RJ) 

Análise: Botafogo tem espaços, mas falta velocidade e sobra decisões erradas em novo empate


Time sentiu dificuldades de aproximar meio de campo com jogadores de frente e vê principal chance diante do Atlético-GO ser desperdiçada por Luiz Otávio





Melhores momentos: Atlético-GO 1 x 1 Botafogo pela #12ª rodada do Brasileirão 2020.




Luiz Otávio recebe ótimo passe de Bruno Nazário na área e finaliza em cima de Jean, que impede o que poderia ser a vitória do Botafogo diante do Atlético-GO na noite do último domingo. O lance, aos 23 do segundo tempo, serve de exemplo para o comportamento do time alvinegro no Estádio Olímpico. O Bota teve espaços e conseguiu criar, mas explorou muito mal as oportunidades.


Pela oitava vez em 11 jogos, o Botafogo empatou no Brasileirão.


Sem Marcelo Benevenuto, Autuori manteve o esquema com três zagueiros e deu oportunidade a David Sousa. O time ficou enterrado na defesa em boa parte do primeiro tempo, com os três defensores mais os laterais esperando o Atlético-GO, que usou muito as pontas do campo. Mas o Bota teve espaço para trabalhar no ataque e, de certa forma, teve volume.


+ Weber admite jogo ruim do Botafogo


Com o lado esquerdo da defesa sendo intensamente explorado pelos adversários, o jovem Sousa conseguiu fazer partida segura e ajudar Victor Luis, que por vezes teve dificuldades de controlar o ímpeto dos mandantes.


Com os laterais ocupados com a marcação, o Botafogo perdeu força ofensiva pelas pontas e faltou explorar esse recurso diante de um Atlético-GO que deu vários espaços. Kevin teve mais liberdade pra isso, mas não foi efetivo nos cruzamentos e passes.


+ Caio Alexandre sente desconforto na coxa



Bruno Nazário fez boa partida, mas ficou afastado na transição — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Com dez finalizações contra quatro do Atlético-GO na primeira etapa, o Botafogo criou, mas não esteve tão perto do gol até um chute de Victor Luis pegar na mão de João Victor. Uma jogada que terminaria em nada. O próprio lateral converteu a penalidade.


Faltou também um meio-campo mais participativo. Forster, que "vira" volante quando o Botafogo tem a bola, deixou a desejar na aproximação com os jogadores de meio. Nazário, mais adiantado e próximo aos atacantes, precisou recuar para receber bolas, o que afeta sua produtividade na frente. Mesmo assim, o camisa 10 conseguiu boas situações, deu passes que terminaram em finalizações e participou da principal jogada do Botafogo na partida: a finalização de Luiz Otávio para defesa de Jean.


- No primeiro tempo a gente conseguiu um bom jogo. No segundo também. Foi um detalhezinho que acabamos errando, uma saída. Uma bola difícil ali no meio. Estávamos sem jogador ali. Aconteceu, tomamos o gol. A gente fica triste por mais um empate, mas é fora de casa e um adversário difícil - avaliou Forster.


O Atlético-GO fez um jogo sem variação no Olímpico, mas a insistência acabou em gol. Após erro na saída de bola do Botafogo, o time mandante ficou com a bola na direita, em jogada previsível, e chegou à linha de fundo para um cruzamento que terminou em gol de Hyuri.


Depois de sofrer o empate, o jogo ficou mais aberto e faltou ao Botafogo movimentação e decisões acertadas, o que tem sido comum. O time não deu trabalho ao Atlético-GO. Foi facilmente marcado. Pedro Raul, que jogava bem, saiu, enquanto Matheus Babi, em sua pior partida até aqui, ficou. A entrada de Davi Araujo fez o Botafogo crescer e aumentar a presença no ataque, mas não passou disso. Kalou entrou mal novamente.


Vimos um time que criou, teve um número considerável de finalizações (17), mas esteve longe de surpreender.


O desgaste vai ser um problema para todas as equipes no Brasileirão, mas pode ser fatal para um time com poucas peças como é o Botafogo. A equipe alvinegra é pouco reativa e decisiva. Na próxima quarta-feira, às 21h30, no Nilton Santos, receberá o Bahia para o que será seu nono jogo em setembro.


Deu bom


David Sousa. O zagueiro de 19 anos foi seguro, apesar de algumas movimentações equivocadas, e ganha confiança para ter novas oportunidades. A avaliação interna do jogador já era positiva no Botafogo. Tem evoluído fisica e tecnicamente.
Esquema com três zagueiros está amadurecendo. O trio de defesa funcionou bem. Kanu e Forster fizeram boa partida também no Olímpico.
Davi Araujo. Desponta como opção de velocidade para um time que carece de explosão e movimentação no ataque.


Deu ruim

Victor Luis. Lateral marcou o gol, mas não conseguiu conter avanços do ataque adversário e ficou devendo no apoio aos jogadores de frente.
Luiz Otávio. O volante não se apresenta como opção segura no banco de reservas. Mais uma vez entrou mal e desperdiçou a grande chance de vitória do Botafogo. Caio Alexandre, que deu lugar a Luiz, também não somou para o time no primeito tempo.
Matheus Babi. Depois de uma sequência positiva, o centroavante faz mais um jogo abaixo. Errou quase tudo que tentou e se movimentou menos diante do Atlético-GO. O erro nas decisões foi um problema dele e do Botafogo como um todo no terço final. Kalou também entrou mal.



Font: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Caio Alexandre sente desconforto na coxa e será avaliado pelo Botafogo no Rio de Janeiro


Volante foi substituído no intervalo do empate em 1 a 1 com o Atlético-GO





Melhores momentos: Atlético-GO 1 x 1 Botafogo pela #12ª rodada do Brasileirão 2020.



O Botafogo, que teve desfalques importantes no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO neste domingo, poderá ter outro problema para a sequência do Campeonato Brasileiro. Caio Alexandre sentiu desconforto na parte posterior da coxa esquerda. O volante será reavaliado no Rio de Janeiro e já vai iniciar tratamento nesta segunda-feira.


+ Auxiliar de Autuori, Weber admite jogo ruim


Caio foi substituído no intervalo pelo também volante Luiz Otávio de pois de ter feito um primeiro tempo abaixo do esperado. O Botafogo viaja ainda nesta noite de volta ao Rio de Janeiro.



Caio Alexandre em Atlético-GO x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Na próxima quarta-feira, o Botafogo recebe o Bahia às 21h30 no Nilton Santos, em jogo adiado da primeira rodada do Brasileirão. Além de Caio, Gatito e Marcelo Benevenuto, com dores na coxa, serão reavaliados pelo departamento médico do clubes antes do próximo compromisso.


Ainda estão no DM Lucas Barros (cirurgia no joelho), Marcinho (cirurgia no joelho) e Guilherme Santos (lesão na coxa esquerda). Esse último está em fase final de recuperação e tem chances de voltar na próxima rodada.



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro