Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Botafogo goleia o Ceilândia em Brasília e abre boa vantagem na Copa do Brasil


Com dois gols do zagueiro Kanu, Alvinegro controla partida do início ao fim e constrói bom placar visando classificação para as oitavas de final da competição





Kanu marcou dois gols para o Botafogo (Foto: Vitor Silva / Botafogo)



No estádio que tem o nome do maior ídolo de sua história, o Botafogo se sentiu em casa e deu show. O Glorioso venceu o Ceilândia por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, em jogo no Estádio Mané Garrincha, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Kanu, duas vezes, e Lucas Piazon marcaram.


+ Botafogo avança pela renovação do contrato de Kanu


Com a vantagem construída, o Botafogo pode até mesmo perder por dois gols de diferença na partida de volta - uma vitória do Ceilândia por três de vantagem leva a decisão para os pênaltis. O duelo será no dia 12 de maio, uma quinta-feira, no Estádio Nilton Santos.

O Ceilândia volta aos gramados neste sábado para enfrentar o Grêmio Anápolis no Estádio Jonas Duarte, pela 2ª rodada da Série D. O Botafogo mede forças com o Atlético-GO no domingo na Serrinha, pela 3ª rodada do Brasileirão.


CONEXÃO AÉREA

Melhor tecnicamente, o Botafogo ditou o ritmo do jogo desde o começo do jogo. Uma dupla já conhecida foi a responsável por fazer a alegria dos torcedores de Brasília: após escanteio batido por Daniel Borges, Kanu subiu mais alto que os marcadores e abriu o placar.


TEVE CHANCE PRA MAIS...

A equipe de Luís Castro ainda criou chances para aumentar o placar ainda no primeiro tempo. Del Piage desperdiçou uma, quando, após receber um passe de Matheus Nacimento, deixou a bola escapar quando estava cara a cara com o goleiro.

A outra foi com o camisa 90. Depois de receber sozinho no meio-campo, ele passou por dois marcadores, mas se confundiu com a bola na hora de finalizar. Mesmo assim, o Botafogo saiu com vantagem para o intervalo.


ROLO COMPRESSOR!

​O Botafogo compensou as chances perdidas no primeiro tempo logo no início da etapa complementar. Como um rolo compressor, o Alvinegro transformou o resultado em goleada rapidamente. Primeiro foi com Kanu, novamente em lance de bola parada, mas dessa vez em cobrança de falta.

Um minuto depois, o Botafogo logo recuperou a posse na saída do Ceilândia, Victor Sá passou por um marcador e tocou na medida para Lucas Piazon finalizar e marcar o primeiro gol com a camisa do Glorioso e ampliar a vantagem do time para 3 a 0.


TRÊS TRAVES VALE PÊNALTI?

​E não foi por falta de esforço que o Botafogo não ampliou o placar. O Alvinegro acertou três vezes a trave: primeiro com Victor Sá, pouco depois do terceiro gol em jogada individual deixando dois jogadores para trás.

Os outros dois já foram na reta final. Erison venceu um marcador na força e viu o chute rasteiro acertar a segunda trave. A terceira foi ainda mais dolorida: em falta de bem longe, Daniel Borges cobrou com maestria, mas a bola - claro - tocou o travessão. De qualquer jeito, isso não tirou a alegria da torcida do Botafogo em Brasília.


FICHA TÉCNICA
CEILÂNDIA X BOTAFOGO


Data-Hora: 20/04/2022, às 21h30
Local: Estádio Mané Garrincha
Árbitro: Braúlio da Silva Machado (FIFA - SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Onde assistir: Globo, Premiere e SporTV
​Gramado: Regular
​Cartões amarelos: Filipinho (CEI)
Cartões vermelhos:

Gols: Kanu (0-1, 18'/1ºT); Kanu (0-2, 8'/2ºT); Lucas Piazon (0-3, 9'/2ºT)

​CEILÂNDIA: Matheus Kaiser; Liel (Fernando Gomes 23'/2ºT), Medeiros, Gabriel Vidal, China (Hiwry 12'/2ºT); Werick, Thiago Gomes (Pacheco/Intervalo); Matheus Guarujá, Filipinho (Peninha 12'/2ºT), Geovane; Roberto Pítio (Hériclis 12'/2ºT). Técnico: Adelson de Almeida.


BOTAFOGO: Diego Loureiro; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu, Daniel Borges; Del Piage (Lucas Fernandes 22'/2ºT), Barreto (Tchê Tchê 7'/ºT), Patrick de Paula (Lucas Piazon/Intervalo); Gustavo Sauer, Matheus Nascimento (Erison 14'/2ºT), Diego Gonçalves (Victor Sá/Intervalo). Técnico: Luís Castro.



Fonte: LANCE!Brasília (DF)

Com 59 tatuagens sobre o Botafogo, torcedor projeta a próxima: "Homenagem a Textor"



Roberto Camilo de Oliveira é torcedor símbolo do clube em Brasília




Torcedor do Botafogo com 59 tatuagens promete homenagem a Textor em caso de título (https://ge.globo.com/video/torcedor-do-botafogo-com-59-tatuagens-promete-homenagem-a-textor-em-caso-de-titulo-10502507.ghtml)



Roberto Camilo de Oliveira, o Roberto Botafogo, nem precisa vestir a camisa de seu time para anunciar para quem torce. Aos 51 anos, ele acumula 59 tatuagens em homenagem ao clube - a meta é chegar em 71.


Os jogos do Botafogo em Brasília, cidade natal do torcedor, transformaram Roberto quase em um embaixador. Quem o viu em frente ao Estádio Mané Garrincha antes de Ceilândia x Botafogo, nesta quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil, presenciou um verdadeiro anfitrião: viabilizou cerveja de graça para receber os alvinegros, um carro de som e um banner de boas-vindas.




Tatuagem em torcedor do Botafogo em Brasília — Foto: Renata de Medeiros / ge


A primeira tatuagem - um escudo do Botafogo que não chega a ser grande estampado no braço esquerdo - foi em 2002, a única que ele pagou, garante. Todas as outras 58 foram presentes de amigos e tatuadores botafoguenses.


A próxima já está decidida: será da "Nova Era do Botafogo". Uma homenagem ao que John Textor representa, a oportunidade de transformar o clube em uma fênix ressurgida das cinzas. A tatuagem também faz referência à águia do Crystal Palace, outro clube cujas ações foram compradas pelo empresário norte-americano



Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Brasília

Diego Loureiro revela pedido de Castro para jogar com os pés: "Me sinto confortável"



Jovem conta que treinador português vem intensificando os treinamentos para o grupo de goleiros



Dono da meta alvinegra enquanto Gatito Fernández está fora, Diego Loureiro vem evoluindo sob os cuidados de Luís Castro. Titular do Botafogo no último domingo, na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, pelo Brasileirão, o jovem de 23 anos estará debaixo das traves na estreia na Copa do Brasil, contra o Ceilândia na quarta (20), às 21h30min, no Mané Garrincha, pela terceira fase da competição.


+ Com presença da torcida, Botafogo chega em Brasília para estrear na Copa do Brasil



Desde 2018 no Botafogo, o goleiro revelou que a chegada de Luís Castro o ajudou a desenvolver as habilidades para jogar com os pés. Admirador de atletas com essa valência, o português vem intensificando os treinos com o objetivo de melhorar este ponto.




Ceará x Botafogo Diego Loureiro — Foto: Lucas Emanuel/AGIF



- O professor gosta que a gente participe do jogo. Não só com a bola nos pés, mas em outras situações. São coisas que me sinto confortável, pois já tinha essa característica antes. Então é só adaptar ao que ele pede, saber o que ele precisa que a gente faça em campo. Não estou ali para ser o destaque do time, jogando com os pés. Estou ali para ajudar o Botafogo, a família Botafogo - disse, antes de continuar:


+ Botafogo divulga relacionados com Tchê Tchê, Sauer e Lucas Fernandes; Gatito segue fora


- A gente teve um treinamento um pouco mais intenso na questão dos pés. Trabalhamos bastante com os pés, outros quesitos e valências dos goleiros. É algo que a gente está aprimorando bastante nas últimas semanas com o professor Daniel Correia- completou.


+ Botafogo apresenta dupla vinda de Portugal


Além da função nova e das mudanças no treino, Loureiro nota que mais coisas mudaram em seu dia a dia. Um dos remanescentes da campanha que rebaixou o Botafogo para a Série B, em 2020, o goleiro reconhece que há um paralelo interessante entre o "antigo" e o "novo" clube.



Tchê Tchê é mais um reforço apresentado pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/tche-tche-e-mais-um-reforco-apresentado-pelo-botafogo-10497793.ghtml)


- Poucos atletas sobraram do ano do rebaixamento para hoje. A gente vê bastante a diferença, é um dia a dia mais leve hoje. É uma reviravolta muito importante. Acho que quem está aqui é grato ao John por ter acreditado no clube, ter investido forte. Estamos felizes com os reforços que estão chegando e queremos dar o retorno a ele, à torcida. Mostrar que valeu à pena confiar na gente, mas também sabemos que é um projeto de longo prazo, que tem muito a crescer ainda e nós vamos evoluindo como a família Botafogo


+ 2022 é um dos anos mais "estrangeiros" do clube; veja o ranking


A "família" entra em campo às 21h30min desta quarta (20), pela terceira rodada da Copa do Brasil. Victor Cuesta, apresentado nesta semana, não pode atuar mais pela campeonato, pois já entrou em campo com a camisa do Inter. A mesma situação acontece com Oyama, que já atuou pelo Mirassol, de DP. Gatito, com dores no joelho direito.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Por outro lado, Luís Castro tem novidades em campo. Além dos três reforços apresentados por último - Tchê Tchê, Gustavo Sauer e Lucas Fernandes - continuam fora. Quem volta a ser relacionado é Matheus Nascimento, que foi liberado após cumprir compromissos pessoais.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Renata de Medeiros — Brasília

Ceilândia x Botafogo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil



Vai começar a Copa do Brasil para o Botafogo! O tradicional alvinegro carioca faz o primeiro jogo nesta edição do torneio às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, contra o Ceilândia, no Mané Garrincha. O time do Distrito Federal é uma das surpresas dessa fase da competição.


+ Clique aqui e acompanhe a partida em TEMPO REAL a partir das 20h30


Apenas por ter alcançado a terceira fase, o Ceilândia já fez história. É a primeira vez que o clube vai além da segunda fase da Copa do Brasil. De quebra, o Gato Preto já garantiu uma premiação milionária, fundamental para as pretensões do clube em uma temporada de calendário completo. Até o final de 2022, o Ceilândia ainda disputará a Série D do Brasileirão e a Copa Verde.


O Botafogo chega embalado após a grande atuação no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, na estreia do novo treinador, Luís Castro. Os cariocas chegaram a Brasília reforçados com as últimas contratações: o volante Tchê Tchê, o meia Lucas Fernandes e o atacante Gustavo Sauer. Todos estão relacionados para a partida.


+ Confira a tabela da Copa do Brasil


Transmissão: na Globo, com narração de Renata Silveira e comentários de Janette Arcanjo, Júnior e Roger Flores; e no SporTV, com narração de Jader Rocha e comentários de PC Vasconcellos e Petkovic.


Tempo real: o ge acompanha a partida lance a lance e com vídeos exclusivos. Clique aqui e acompanhe a partir das 20h30.







Ceilândia

O time que vai a campo diante do Botafogo deve ser muito diferente dos titulares que saíram jogando diante de Londrina e Avaí. Isso porque a equipe sofreu um desmanche logo após o vice-campeonato no Candangão, perdendo várias peças fundamentais na campanha, como Romarinho, artilheiro da equipe.


Alguns jogadores, como o volante Tarta e o meia Cabralzinho, reforçaram o Brasiliense. Outros, não renovaram o contrato após o fim dos vínculos com o Ceilândia. Com isso, o técnico Adelson de Almeida deve mandar a campo o mesmo time que estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Costa Rica-MS na Série D.


Provável escalação: Matheus Kayser; Gabriel Arantes, Medeiros, Liel e China; Werick, Fernando Gomes, Matheus Falero, Filipinho e Thiago Magno; Roberto Pítio.


+ Mais notícias do Ceilândia





Provável Ceilândia contra o Botafogo — Foto: arte/ge


Quem está fora: ninguém


Botafogo - técnico: Luís Castro


No time visitante, a tendência de grandes novidades é no banco de reservas, e não nos 11 iniciais. O clube relacionou três reforços que ainda não estrearam com a camisa alvinegra: Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Gustavo Sauer. A expectativa da torcida é grande para ver os novos contratados em ação.


Por outro lado, também há desfalques: Gatito segue fora de combate, com dores no joelho direito. Outros dois nomes se juntam a ele na lista de baixas: o zagueiro Victor Cuesta e o volante Luís Oyama. Ambos já disputaram a Copa do Brasil por outros clubes e estão barrados pelo regulamento.


Provável escalação: Diego Loureiro; Saravia, Sampaio, Kanu e Daniel Borges; Patrick de Paula, Romildo, Lucas Piazon e Chay; Victor Sá e Erison.


+ Mais notícias sobre o Botafogo





Provável Botafogo contra o Ceilândia — Foto: arte/ge


Quem está fora: Carlinhos (pós-operatório do joelho esquerdo), Gatito (dores no joelho direito) e Rafael (pós-operatório do tendão de Aquiles esquerdo); Joel Carli (em transição); Cuesta e Oyama (regulamento).


Pendurados: ninguém.


Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC) (FIFA)
Assistente 1: Alex dos Santos (SC)
Assistente 2: Johnny Barros de Oliveira (SC)
Quarto árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)



Fonte: Por Redação do ge — Brasília