Páginas

sábado, 19 de abril de 2014

Após fracasso em Estaduais, São Paulo e Botafogo estreiam no Brasileiro


Equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela primeira rodada do Nacional





Apresentação São Paulo- x Botafogo - Capa Interna
São Paulo e Botafogo estreiam no Brasileirão
São Paulo e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h, no Morumbi, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez que as equipes se encontraram foi no segundo turno do nacional do ano passado, também na casa tricolor. Na ocasião, o placar terminou empatado em 1 a 1.

O Tricolor entrará em campo para esquecer o sufoco que passou no Brasileirão do ano passado, quando ficou a maior parte da competição na zona da degola, e também a eliminação no Campeonato.

Este Nacional será o último do ídolo Rogério Ceni. Há 23 anos no clube, o goleiro anunciou que este será seu último ano como atleta profissional. O técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, acredita que esse fator pode servir como motivação para o grupo, mas alertou que o plantel precisa passar por melhorias para o Tricolor brigar pelo título da competição.

- Claro que serve (como motivação). Seria importante ele se aposentar com um título, a gente vai fazer o possível para isso. Mas para pensar em título precisamos melhorar muito. Temos um bom time, bons jogadores, mas em algumas posições vamos precisar de gente. Mas com certeza seria uma alegria muito grande se a gente visse o Rogério, que foi o maior ídolo da história do São Paulo, sair um um título - disse o comandante.

Para o duelo, o técnico deverá promover a entrada do meia Boschilia. O jogador, que ainda não entrou como titular no profissional, tem se destacado e poderá entrar na vaga de Osvaldo. Ganso também tem situação no time arriscada. Além deles, Alexandre Pato também pode não estar na equipe que começará a partida. O atacante sentiu um incômodo muscular na última semana e sua presença ainda é um mistério.

BOTAFOGO ESTREIA NO BRASILEIRÃO APÓS ELIMINAÇÕES

Pressionado após as eliminações vexatórias no Carioca e na Libertadores, o Botafogo estreia no Brasileiro precisando de um resultado positivo para acalmar as coisas no clube.

Uma das medidas tomadas pela diretoria foi a troca de técnico. Vagner Mancini assumiu na quarta-feira e fará sua estreia pelo Alvinegro neste domingo. E o técnico sabe da importância de não perder para o São Paulo, apesar de jogar fora de casa.

- É fundamental conseguir um resultado positivo na estreia. Sempre que você inicia um trabalhado é de vital importância que consiga um bom resultado na primeira partida. Conseguindo êxito, os atletas passam a confiar mais no trabalho e em tudo aquilo que você tenta transformar - disse Mancini.

Outra novidade do Glorioso durante a semana, o atacante Emerson Sheik ainda não fará sua estreia diante do Tricolor Paulista. Ele está aprimorando a forma física e deverá fazer a primeira partida pelo Glorioso na segunda rodada do Brasileirão, contra o Internacional, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X BOTAFOGO

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 20/4/2014 – 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos, Alvaro Pereira; Souza, Maicon, Boschilia e Ganso; Alexandre Pato e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho.

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória, Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner, Lodeiro; Wallyson e Ferreyra. Técnico: Vagner Mancini.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo tem primeira conversa para discutir futuro de Renato e Aírton


Diálogo informal de dirigentes com empresário da dupla de volantes trata do que será feito ao término de contrato, durante a Copa do Mundo



Renato tem futuro no Botafogo em jogo
(Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)
Às vésperas do início do Campeonato Brasileiro, o Botafogo também volta suas atenções para a composição de seu elenco num futuro próximo. Nos últimos dias, integrantes da diretoria e o agente de Renato tiveram uma conversa sobre o jogador, que terá contrato encerrado em 30 de junho. Como nesta data a temporada nacional estará em pausa por conta da disputa da Copa do Mundo, a intenção é decidir a situação em breve.

A primeira conversa do Botafogo com o empresário Cláudio Guadagno foi informal. O volante, que em maio completa 35 anos, tem um salário considerado muito alto, e é certo que a diretoria não pretende mantê-lo nestas condições. O Alvinegro planeja brevemente ouvir Renato, junto de seu representante, para saber se ele estaria disposto a renovar o vínculo com um valor considerado dentro da realidade. Mas mesmo assim não é certo que o jogador permaneceria. O clube também considera que seja um desejo do atleta procurar novos ares.

O Botafogo ainda pretende esperar para saber qual será o papel de Renato neste início de Brasileirão dentro do planejamento de Vagner Mancini. O volante iniciou a temporada como o capitão do time B, que disputou o Campeonato Carioca, mas sequer foi relacionado por Eduardo Hungaro para alguns jogos da Libertadores. Assim, a avaliação do novo treinador será levada em consideração, mas não decisiva.

Em situação semelhante está Aírton, que tem o mesmo agente de Renato. Numa conversa igualmente informal, o Botafogo afirmou que ainda não tem definido se pretende manter o volante, que tem contrato até o fim de junho, data que também termina seu empréstimo ao Internacional. Assim, caso queira mantê-lo no segundo semestre, o Alvinegro teria de negociar diretamente com o Benfica, de Portugal, que é dono dos direitos do jogador.

Entretanto, em General Severiano poucos acreditam que haja a renovação do contrato de Aírton. Além de não ser titular, o volante tem sofrido rejeição por parte da torcida devido às suas atuações. Sua última partida jogando desde o início foi a derrota por 3 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina, que determinou a eliminação do Botafogo da Libertadores.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Emerson “estreia” com gol e vitória em rachão do Botafogo


Com Lodeiro atuando como goleiro, time de Sheik vence de virada após intensivo treinamento de bolas paradas em véspera de jogo contra o São Paulo





Depois de uma sessão intensiva de treinos de bola parada, Vagner Mancini decidiu descontrair o ambiente do Botafogo na véspera da partida contra o São Paulo. Ainda em recuperação física e por isso fora da estreia da equipe no Brasileirão, Emerson Sheik fez uma espécie de estreia pelo Alvinegro atuando no rachão realizado sob forte sol na manhã deste sábado. O novo camisa 7 fez um gol e deu passe para outro na vitória por 3 a 2 de seu time.


Com 1,70m, Lodeiro foi o goleiro da equipe de Emerson, que contava com uma dupla de zaga formada por Ferreyra e Helton Leite. Do outro lado, coube ao volante Marcelo Mattos a tarefa de vestir as luvas, mas sem conseguir evitar uma derrota que parecia garantida.

Emerson deve estrear pelo Botafogo na segunda rodada do Brasileiro, contra o Inter (Foto: Gustavo Rotstein)


A equipe de colete amarelo chegou a abrir dois gols de vantagem, com Dedé e Dória. Mas um gol de Emerson – no qual um passe para o meio da área acabou por passar por todo mundo e encontrar a rede – colocou o time de azul de volta à disputa. Bolívar, recebendo um passe de Sheik, e Edílson construíram a vitória de virada.

Antes, entretanto, Emerson realizou mais uma sessão de treinos físicos, enquanto Vagner Mancini intensificou o posicionamento das jogadas de bola parada. O treinador pela primeira vez contou com Dória, que foi reintegrado ao Botafogo após um período de treinamentos com a seleção brasileira sub-20.

Após o rachão, o Botafogo treinou cobranças de pênalti e falta, com Jorge Wagner, Wallyson, Dória, Lodeiro e Zeballos. A equipe alvinegra está confirmada para o duelo de domingo, às 16h, no Morumbi, com Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra.

Lodeiro "fecha o gol" durante o rachão do Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro