Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Valentim destaca evolução no segundo tempo e rasga elogios a Jefferson


Treinador vê time muito mal no primeiro etapa, tanto em posicionamento quanto em organização, e diz que time soube vencer apesar de não ser brilhante




Melhores momentos de Botafogo 2 x 1 Fluminense pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro


O Botafogo sofreu, mas venceu o Fluminense por 2 a 1, no estádio Nilton Santos. Se o resultado foi favorável, o desempenho nem tanto. O Fluminense, especialmente no primeiro tempo, dominou as ações e deu muito trabalho para a defesa do time da casa.


O treinador alvinegro, Alberto Valentim, reconheceu as deficiências de sua equipe, reclamando que muitas coisas que foram feitas na primeira etapa não foram treinadas. Apesar disso, destacou a evolução do time após o intervalo.


- Vocês vão lembrar, falei para os jogadores no intervalo, que nosso time joga como treina. Hoje não fizemos isso no primeiro tempo, por isso não fomos bem. Além de o Fluminense ser grande equipe. Pela primeira vez vi a gente fazendo coisas que a gente não treina. Posicionamento, organização.


- Segundo tempo melhoramos e conseguimos vencer um jogo mesmo não sendo brilhante, mas contra um adversário muito forte, muito forte na bola aérea. Mesmo com muitas dificuldades conseguimos vencer. Era muito importante vencer esse clássico.



Alberto Valentim reconheceu a má atuação do Botafogo contra o Fluminense (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)


Um dos principais responsáveis pelo triunfo do Botafogo foi o goleiro Jefferson. O principal ídolo recente do clube vem amargando a reserva para Gatito Fernandez, que vive grande fase, mas quando entra em campo faz a diferença.


Contra o Fluminense, foram pelo menos quatro defesas difíceis, uma delas em belíssimo chute de Sornoza, na reta final da partida, para garantir os três pontos. Valentim não poupou elogios ao camisa 1.


- Goleiro de seleção brasileira. Já conhecia de longe, e agora no dia a dia, é excepcional - disse Alberto.



Confira outras respostas do treinador:

Meta de pontuação?

- Nós não fizemos uma meta de pontos. O que a gente está falando e é verdade é de ir jogo a jogo. Agora é pensar no América-MG. Faltam sete, a classificação é boa, estamos a dois pontos do líder. Acredito que está bom o começo, podemos melhorar ainda.


Resultado foi injusto?


- Acho que o Fluminense jogou melhor, concordo com ele (Abel). É um termo que a gente usa quando não consegue vencer. Já vim aqui algumas vezes e falei isso. Fluminense é uma equipe organizada, difícil jogar contra. Acredito até que foi um pouquinho o que aconteceu na vitória deles (3 a 0 na final da Taça Rio), um resultado mentiroso.


Botafogo passou no teste em casa?

- A classificação é boa, mas o que eu peço pra eles é porque temos pontos a evoluir. Individual, melhorar o coletivo. Enfrentamos equipes muito fortes aqui e conseguimos fazer 7 pontos. Mas precisamos continuar nossa caminhada.


Avaliação Tática

- A gente varia um pouquinho esse desenho com o Renato fazendo ora esse volante, ora mais central, em um 4-2-3-1. O problema é que nossa fase defensiva era para o Kieza acompanhar, fazer uma linha, ora 4-1-4-1, ora 4-5-1, bem fechadinho.


- Com a posse deles vai virando um 4-4-2, com um jogador saindo para atacar a bola. A gente faz bem isso. Aconteceu que o Kieza ficou o tempo todo fazendo o segundo atacante, e o Renatinho fazendo a beirada. Não treinamos isso. O Fluminense conseguiu jogar.


- E a gente para contra-atacar estava jogando com o Renato muito atrás. E estávamos jogando bolas de primeira, o que eu não gosto. Não acho rápido, acho pressa. O Gustavo entrou bem corrigimos um pouquinho, deixando Lindoso um pouco mais à frente.


Três volantes

- A gente não melhorou só por isso. O Gustavo (Bochecha) entrou muito bem, rodamos a bola, sempre passando por ele. Mas não só por causa disso, também pelo nosso posicionamento, construção do nosso jogo


Estreia de Aguirre
- Gostei, no final entrou querendo jogo, na primeira jogada entrou fazendo tabela e quase... Ele vem treinado muito forte. A gente tem um controle diário da parte da fisiologia, quem atinge mais velocidade e distância, e ele está entre os primeiros.


- Precisa muito de ritmo de jogo, não adianta colocar jogador para correr 30km todo dia que não vai conseguir jogar. Não sei se repararam, mas coloquei ele de beirada no final porque o Kieza estava mais desgastado, precisava de alguém com mais fôlego na ponta.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro