Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2020

VP do Botafogo garante estrutura 'melhor do que as que estão no ar' para transmitir jogos


Em entrevista ao LANCE!, Emílio Adam, vice-presidente de comunicação do clube, afirmou que a BotafogoTV pretende transmitir partidas, mas aguarda segurança jurídica para tal



Estádio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva / SS Press / BFR)


Por problemas envolvendo a FLATV, a Rede Globo quebrou o contrato de transmissão do Campeonato Carioca de 2020 com os clubes. Desta forma, o Botafogo, teoricamente - assim como todas as outras equipes da competição -, possui condição para realizar as transmissões das próprias partidas.


O Botafogo, classificado para as semifinais da Taça Rio, garante ter estrutura suficiente para transmitir uma partida para o seu torcedor. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Emílio Adam, vice-presidente de comunicação do Glorioso, afirmou que a condição do Alvinegro é mais que suficiente para tal, mas que, internamente, o clube ainda toma cuidados jurídicos.

- A BotafogoTV (canal do clube no YouTube) pode criar uma estrutura melhor do que as que estão no ar por aí. Temos total condição sim de fazer, desde que a gente tenha o respaldo jurídico. É importante, nosso camisa 10 é o jurídico. Com relação à estrutura, podemos montar algo melhor do que as estão por aí, pode ter certeza. Mas tudo com respaldo. Se o Botafogo tiver meio porcento de chance de ter problemas com a transmissão, a BotafogoTV não fará nada - afirmou

O Botafogo tem interesse em realizar uma transmissão por meio do streaming para impulsionar o canal do YouTube. Na apresentação de Keisuke Honda, em abril, uma partida da equipe sub-17 foi transmitida na plataforma. O clube, agora, cuida das questões jurídicas para evitar possíveis problemas futuros.


E MAIS:
Globo cita 'violação' após jogo na FLA TV e anuncia que não transmitirá mais o Carioca
Testes não funcionam e empate expõe 'dependência' do Botafogo em Luís Henrique
Paulo Autuori valoriza classificação do Botafogo e volta a criticar retorno do futebol no Rio: 'Falta bom senso'
Kanu admite equilíbrio, mas vibra com resultado do Botafogo: 'Tem que comemorar a vaga'
ATUAÇÕES: Botafogo não empolga, e Cavalieri se destaca no empate contra Portuguesa-RJ




Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Globo rescinde contrato de transmissão do Campeonato Carioca


Empresa toma decisão após quebra da exclusividade prevista no contrato, mas decide pagar aos clubes valores previstos para este ano


A Globo rescindiu nesta quinta-feira o contrato de transmissão do Campeonato Carioca. A decisão foi tomada após quebra da exclusividade prevista no compromisso assinado com 11 clubes que disputam a competição - a exceção é o Flamengo - e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).


Apesar da rescisão, a emissora vai manter os pagamentos previstos para este ano. Os clubes com contrato e a Ferj foram informados da decisão na manhã desta quinta.



Maracanã receberá os jogos finais do Campeonato Carioca — Foto: André Durão / GloboEsporte.com


Leia na íntegra a nota da Globo:

"A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada.


No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais.


No dia 18 de junho, a Presidência da República editou a Medida Provisória 984, passando ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O Flamengo se baseou nessa MP para transmitir a sua partida ontem no Maracanã. A Globo entende que a Medida Provisória não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.


Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e os demais Clubes não foram capazes de garantir a exclusividade prevista no contrato, não restou à Globo outra alternativa além da rescisão e o encerramento das transmissões dos jogos do Carioca - incluindo os três jogos de hoje que encerram a quinta rodada da Taça Rio e que seriam exibidos no Sportv e no Premiere.


A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores. Exatamente por isso, apesar da decisão de rescindir o contrato imediatamente, a Globo está disposta a fazer os pagamentos restantes desta temporada, em nome da sua parceria histórica com o futebol e da sua boa relação com as equipes. Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."


Fonte: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo pega time mais preparado e sofre para garantir vaga na semifinal da Taça Rio


Depois de goleada sobre a Cabofriense, time de Autuori encontra Portuguesa melhor fisica e tecnicamente e não consegue se impor; classificação vem após empate sem gols



Melhores momentos de Portuguesa-RJ 0 x 0 Botafogo pela 5ª rodada da Taça Rio



O empate em 0 a 0 com a Portuguesa, na última quarta-feira, garantiu o Botafogo na semifinal da Taça Rio, mas o desempenho do time não agradou. O resultado e a atuação são bem diferentes da goleada sobre a Cabofriense, mas as circunstâncias também são outras.


+ Autuori fica "satisfeito" com classificação após pouco tempo de treino


O Botafogo enfrentou um time com um preparo físico melhor, que teve mais tempo de treino e que entrou em campo com chances de classificação para a fase final da Taça Rio. Posto isso, o time sofreu para seguir na competição. A sorte também não ajudou.


Paulo Autuori, de volta ao comando da equipe depois de protesto contra a Ferj, fez novos testes na escalação e mudou as peças do setor defensivo. Kanu retornou à titularidade e foi bem. Seguro ao lado de Marcelo Benevenuto, o zagueiro mostrou que merece permanecer na posição.



Cavalieri foi o melhor do Botafogo contra a Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O problema voltou a ser as laterais. Fernando apareceu mais, por isso também ficou mais exposto. O lateral-direito apoiou Luiz Fernando na pressão por aquele setor, que foi o mais explorado pelo Botafogo na partida, e acertou uma cabeçada no travessão. Ainda está longe da melhor atuação.


O lado esquerdo foi a grande deficiência. Guilherme Santos fez jogo apagado e pouco apareceu no ataque. Com isso, Luis Henrique ficou sem apoio na frente e não chegou perto da atuação do último domingo. O atacante, que costuma se arriscar nas jogadas individuais, pouco foi acionado nos 90 minutos. Sem a ousadia de Luis, o Bota perdeu muito.


Autuori montou o time no 4-1-4-1, com Caio Alexandre próximo da zaga e Pedro Raul mais à frente no ataque. Ao longo da partida, viu-se Caio mais perto de Honda e dos pontas, enquanto Bruno Nazário e Pedro ficavam mais adiantados, mas o entrosamento da dupla não surtiu efeito contra uma Portuguesa que soube anular o meio e o ataque do adversário.


Apesar de mal na partida, o Botafogo esteve mais perto da vitória que a Portuguesa. O time alvinegro dominou o primeiro tempo e acertou três bolas na trave de Milton Raphael. A equipe da casa foi superior na etapa final, e o atacante Chay viu Diego Cavalieri impedir o gol que poderia ter dado a classificação à Lusa.



Com defesas que garantiram o empate, Cavalieri foi o melhor em campo. Marcelo Benevenuto e Kanu também foram bem atrás. Guilherme Santos, Bruno Nazário e Luís Henrique não se destacaram.



Luis Henrique não fez boa partida pelo Botafogo contra a Portuguesa — Foto: Vitor Silva/Botafogo


As circunstâncias da classificação devem ser destacadas. Foram apenas 10 dias de treinos presenciais, e o Botafogo conseguiu superar os obstáculos, em especial físicos, além de desfalques, para seguir na Taça Rio. Agora terá mais três dias para se preparar para o próximo confronto.


Coincidência do destino, o time de Autuori poderá enfrentar o Fluminense na semifinal, caso este se mantenha na liderança do Grupo B. Depois de lutarem lado a lado fora de campo contra o retorno do Campeonato Carioca, tudo indica que a dupla disputará dentro das quatro linhas quem seguirá jogando o estadual.




Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

Paulo Autuori exalta classificação do Botafogo para semifinal da Taça Rio: "Estou satisfeito"


Empate em 0 a 0 com a Portuguesa-RJ garantiu a classificação na 2ª posição do Grupo A



Após garantir a classificação da semifinal da Taça Rio, o técnico do Botafogo, Paulo Autuori, demonstrou alivio em relação ao time. Sobretudo, pelo pouco tempo que a equipe teve para treinar após o retorno da paralisação provocada pela pandemia. Em entrevista o empate de 0 a 0 com a Portuguesa-RJ, nesta quarta-feira, ele se mostrou satisfeito com o desempenho de sua equipe.




Paulo Autuori, Botafogo — Foto: André Durão


- Fizemos algumas alterações já pensando na possibilidade de classificação e de poder já no domingo jogar. Tivemos poucos dias de treino. Oito sessões para fazer dois jogos em três dias. Estou satisfeito. Aproveitamos o jogo para ver jogadores que não temos utilizados. Temos que ter clareza do futuro que nos espera. Dentro disso o jogo serviu bastante. No primeiro tempo tivemos chance real de gol, três bolas na trave. No primeiro tempo não criamos tanto, normal com substituições. Estou satisfeito porque num espaço curto de tempo a equipe conseguiu em dois jogos mostrar coisas interessantes, com estrutura diferente - disse Autuori.


Nesta partida, o técnico optou por fazer diversas mudanças em relação ao último jogo, quando o Botafogo goleou a Cabofriense por 6 a 2. Houve mudanças no meio, nas duas laterais e na zaga. Autuori explicou as mudanças.


- Variações são normais. Fiz alterações por dois fatores, uma para preservar os jogadores e também com objetivo de observar determinados jogadores uma em estrutura diferente. É o momento de preparar. Agora vamos recuperar o máximo possível. Vamos nos preparar para o jogo domingo não sabemos onde vai ser. O importante é nesse curto espaço rodar os jogadores para tentar equalizar o nível - analisou.


O técnico voltou a criticar a Ferj pelo retorno do Carioca mesmo diante da pandemia de corona vírus no Rio, um dos estados mais afetados no Brasil. Reclamou ainda do intervalo que os clubes cariocas terão entre o fim do estadual e o início do Brasileiro o que, segundo Autuori, será prejudicial à equipe.


- São situações que acontecem temos que buscar soluções. Continuo achar absurdo voltar agora. Descaso muito grande com a integridade física dos jogadores. Neste momento que o mundo atravessa, o mais importante são vidas. O Campeonato Carioca vai parar e os outros estaduais dos outros estádios vão iniciar. O tempo que vamos parar para o Brasileiro não é nada bom. Podia juntar um pouco mais o estadual com o Brasileiro. É um pouco de lógica. Foi o único estado que houve essa pressão para voltar, um açodamento. Cada dia fica mais claro que não tinha necessidade disso. A gente vê claramente algumas atitudes da federação que são de retaliação aos clubes que se opuseram - considerou.



Fonte: Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro