Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2019

Antes da última rodada, veja o que cada time precisa para chegar às finais do Campeonato Carioca


GloboEsporte.com detalha o que está em jogo na sexta rodada da Taça Rio, que vai definir ao menos mais dois semifinalistas do Estadual. Vasco é o único garantido




André Durão



A Taça Rio chegou à ultima rodada com vagas abertas nos dois grupos e seis clubes brigando por três lugares na fase final do Campeonato Carioca. O Vasco, campeão da Taça Guanabara, já está garantido. Assim como o Flamengo (pela pontuação geral). O Fluminense tem a classificação encaminhada, mas o Botafogo precisa de milagre para não dar um adeus precoce à competição.


Além dos quatro grandes do estado, Bangu, Cabofriense e Volta Redonda também têm pretensões na rodada, seja para chegar à fase final ou ao mata-mata da Taça Rio. O GloboEsporte.com detalhou o que está em jogo na sexta rodada. Confira:


+ Veja a classificação geral do Carioca


+ Veja a tabela da Taça Rio


Grupo B

Fluminense

Só fica fora da semifinal da Taça Rio se perder para o Flamengo, e Vasco e Volta Redonda vencerem Bangu e Boavista, respectivamente. Ainda assim, no momento, o time tem vantagem de saldo de gols contra ambos de quatro e cinco gols, respectivamente.



Vasco

Se vencer o Bangu e o Volta Redonda também derrotar o Boavista, precisa que as vitórias sejam pela mesma diferença de gols. Pode até vencer por um gol a menos de vantagem, desde que o Volta Redonda não marque três gols a mais ou o Fluminense perca por uma boa margem para o Flamengo.
Se empatar, dependerá de um tropeço do Volta Redonda.
Se perder, terá que torcer para o Volta Redonda ser derrotado pela mesma diferença de gols ou pode até sofrer um a mais, desde que o Volta Redonda não marque três gols a mais.



Volta Redonda

Se vencer, precisa fazê-lo por um gol a mais do que o Vasco contra o Bangu, marcando pelo menos três gols a mais ou torcer por uma vitória do Flamengo sobre o Fluminense por uma boa margem.
Se empatar, precisa torcer por uma derrota do Vasco.
Se perder, precisa torcer por uma derrota do Vasco por um gol a mais, além de marcar três gols a mais.



Grupo C

Bangu

Depende apenas de uma vitória simples para se classificar
Se empatar ou perder, precisa torcer por tropeços de Flamengo ou Cabofriense.



Flamengo


Depende apenas de uma vitória simples para se classificar. Se empatar, precisará torcer por um tropeço da Cabofriense.

Em caso de derrota para o Fluminense e um empate da Cabofriense, não poderá marcar menos gols do que a Cabofriense na rodada para ficar com a vaga.



Cabofriense

Se vencer, precisa torcer por um tropeço de Bangu ou Flamengo.
Se empatar, precisará torcer por uma derrota do Flamengo, além de marcar mais gols do que o Flamengo na última rodada.


Botafogo

Só se classifica se vencer o Americano, o Flamengo perder e a Cabofriense tropeçar. Ainda assim, precisará tirar uma diferença de quatro e três gols, respectivamente.


Semifinal do Carioca pela Classificação Geral


Vasco

Já está na fase final do Carioca por ter sido campeão da Taça Guanabara. Se conquistar o título da Taça Rio, vai direto para a decisão do estadual sem a necessidade de disputar a semifinal.



Flamengo

Já está na semifinal do Carioca pela pontuação de toda a competição. Se for campeão da Taça Rio, abrirá uma vaga para outro time de melhor campanha na classificação geral.



Fluminense

Se vencer o Flamengo, garante a vaga na semifinal do Carioca mesmo que não seja campeão da Taça Rio.

Se tropeçar e o Bangu vencer, precisará ser campeão da Taça Rio ou torcer para o título da Taça Rio ir para Flamengo ou Bangu.



Bangu

Se vencer o Vasco e o Fluminense não ganhar do Flamengo, garante vaga na semifinal do Carioca, mesmo que não seja campeão da Taça Rio.
Se empatar, precisará vencer a Taça Rio ou torcer por um tropeço do Volta Redonda na última rodada do turno e para que o título vá para Flamengo ou Fluminense.



Volta Redonda

Se vencer e conquistar a classificação para próxima fase da Taça Rio, garantirá vaga na semifinal do Carioca com o título do turno.
Se vencer e não for campeão da Taça Rio, precisará torcer por um tropeço do Bangu na última rodada do turno e para que o título da Taça Rio fique com Flamengo ou Fluminense.



Botafogo e Cabofriense


Só chegam na fase final do Carioca se conquistarem o título da Taça Rio.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro


Análise: após primeiro tempo desastroso, Botafogo acorda e vence com gols trabalhados


Time roda muito a bola na etapa inicial, mas não sai do zero; no segundo tempo, jogadores são mais objetivos e, com simplicidade, conseguem os gols



Melhores momentos: Botafogo 4 x 1 Portuguesa pelo Campeonato Carioca



Terminado o empate por 1 a 1 entre Cabofriense e Volta Redonda, o Botafogo entrava em campo ainda com remotas chances de classificação para pegar a Portuguesa. Mas pareceu ter iniciado na condição de eliminado. Fez um primeiro tempo desastroso, algo reconhecido por jogadores e treinador. Voltou do intervalo melhor e, sem muito esforço, goleou por 4 a 1, no Nilton Santos, nesta quinta-feira.



Botafogo vence a Portuguesa por 4 a 1 — Foto: Reprodução/Twitter


Primeiro tempo de irritar o torcedor


O Botafogo foi pouquíssimo objetivo no primeiro tempo. Teve 72% de posse de bola, mas não foi perigoso em nenhum momento. Até começou bem, com Diego Souza perdendo chance no minuto inicial, mas posteriormente a Portuguesa foi muito mais incisiva.


O time da Ilha do Governador finalizou mais (9 a 6) na etapa, contra-atacou com perigo e colocou bola no travessão de Diego Cavalieri.


Principais nomes do elenco alvinegro, Erik e Diego Souza erraram bastante no primeiro tempo. Após o jogo, Zé Ricardo admitiu que os 45 minutos iniciais do Botafogo foram péssimos (clique aqui e leia).



Time acorda e consegue goleada

Na etapa final, o time manteve o controle da posse de bola, porém foi mais incisivo e os gols passaram a sair com naturalidade.


O Botafogo não passou a jogar um futebol vistoso, mas, fazendo o simples, construiu sua goleada. Um gol de oportunismo, o de Diego Souza, e os outros três em jogadas trabalhadas. No segundo, belo lançamento. No terceiro, paciência para trocar passes. E, no derradeiro, a individualidade de Rodrigo Pimpão.


Sem tirar o mérito do Botafogo e de Zé Ricardo pelo placar elástico construído, mas a Portuguesa voltou muito mal do intervalo e com uma marcação bem menos eficaz.


No gol de Ferrareis, tanto o lançador - Cícero - quanto o artilheiro tiveram muita liberdade. No de Alex Santana, o volante teve muita tranquilidade até bater de pé esquerdo. No contra, feito por Marcão, Pimpão fez o que quis pelo lado direito.


Para tentar o milagre no domingo, contra o Americano, em Bacaxá, às 16h, o Botafogo precisa ter a organização e a concentração apresentadas no segundo tempo. E não se pode nem pensar em repetir o que fez na primeira etapa.


- Em crescimento: embora Diego Souza não tenha feito uma grande partida, foi importante por diversas vezes, porque não se limita a ficar enfiado no meio dos zagueiros rivais. Troca de posição com Erik constantemente, prende a bola no ataque e, por diversas vezes, volta para buscar e armar o jogo.


- Ótimo momento: em 11 jogos como alvinegro, Alex Santana já soma os mesmos quatro gols que marcou em 2018, com a camisa do Paraná. Ótima indicação de Zé Ricardo à diretoria alvinegra.


- Apagado: Erik, melhor jogador do Botafogo desde que chegou ao clube, em agosto passado, fez uma partida discreta. Seu melhor momento foi no minuto inicial, quando deixou Diego Souza livre para marcar. O centroavante, porém, dominou errado e perdeu.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro