Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Botafogo tem jogo com mais roubadas de bola em vitória sobre o Bangu


Equipe de Luís Castro faz partida com mais desarmes na temporada 2023; treinador elogia sistema defensivo



O Botafogo derrotou o Bangu por 2 a 0 e emendou o sexto jogo seguido sem perder na temporada - justamente o período que Luís Castro assumiu o comando da equipe no ano. Mais do que o triunfo no Estádio Luso-Brasileiro, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Carioca, a ocasião foi marcada por ter sido a partida que a equipe mais roubou bolas do adversário em 2023.







Melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Bangu pelo Carioca 2023



Foram 28 desarmes contra o Bangu. Antes, o maior número de roubadas de bola em um só jogo havia sido na vitória contra o Madureira, 25 ao todo.


Em entrevista coletiva após a partida, Luís Castro destacou a evolução defensiva da equipe na temporada. O português ressaltou o fato do time não ter sido vazado. Desde que o Botafogo passou a jogar com o time principal em 2023, foram cinco jogos sem levar gol em seis oportunidades - apenas o Volta Redonda marcou contra a meta alvinegra até aqui.




"Temos um time honesto para competir lá em cima", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/temos-um-time-honesto-para-competir-la-em-cima-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11361810.ghtml)


- São sinais que a equipe dá de que está em um caminho de trabalho interessante. Agora são sinais que não podem travar aqui que é o nosso objetivo fundamental, que é fazer evoluir a equipe. A equipe não ter sofrido gols e não sofrer há quatro nos dá essa estabilidade. Mas sabemos como é perigoso o futebol, de um momento para o outro perdemos as coisas que construímos. Temos todos a consciência que estamos fazendo um percurso interessante, mas temos muito que correr para estarmos no nível que queremos estar - analisou.





Tiquinho Soares pressiona goleiro do Bangu em marcação pressão do Botafogo — Foto: André Durão



Contra o Bangu, o jogador que mais se destacou no quesito foi Victor Sá, com quatro desarmes ao todo. Adryelson, Marçal e Cuesta contribuíram com três (cada) e ficaram na vice-liderança. Quase 40% dessas roubadas de bola vieram no campo ofensivo, com o Botafogo frequentemente pressionando a saída de bola já no terço final.


Desarmes do Botafogo nos jogos com Luís Castro

x Volta Redonda: 25

x Madureira: 25

x Fluminense: 22

x Nova Iguaçu: 20

x Boavista: 24

x Bangu: 26

Análise: Botafogo mostra evolução em início de sequência decisiva



Time domina o Bangu com bom trabalho de bola e sofre pouco na defesa, apesar de mostrar ainda problemas na criação


O Botafogo mostrou duas faces do próprio jogo na vitória por 2 a 0 sobre o Bangu, gols de Tiquinho Soares e Lucas Piazon: um time que controla o jogo e trabalha bem a bola, mas que precisa de mais agressividade quando tem ela.




Melhores momentos de Botafogo 2 x 0 Bangu pelo Carioca 2023


Enfrentando o quinto colocado da Taça Guanabara, mais uma vez o Glorioso mostrou que as peças de qualidade no meio-campo ajudam a fazer o sistema de Luís Castro, baseado em triangulações, funcionar com eficiência na parte central do campo e também a evitar riscos defensivos.


O Bangu finalizou só duas vezes durante todo o jogo, nada que fizesse Lucas Perri um personagem relevante na tarde na Ilha do Governador. Porém, apesar de circular a bola perto da área durante boa parte do primeiro, não foram muitas as chances criadas.



"Temos um time honesto para competir lá em cima", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/temos-um-time-honesto-para-competir-la-em-cima-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11361810.ghtml)


Uma das principais veio em erro do Bangu, com a saída de bola atabalhoada de Paulo Henrique nos minutos iniciais que quase terminou em gol de voleio de Gabriel Pires. Sem chances de finalizar, Tiquinho circulava bastante e criou uma outra boa oportunidade no pivô para Victor Sá na reta final da etapa, mas a finalização do atacante acabou travada.






Tiquinho, Cuesta e Tchê Tchê comemoram gol com Piazon — Foto: André Durão/ge



Na volta para o segundo tempo, a entrada de Marlon Freitas no lugar de Patrick de Paula trouxe mais presença de área, com o meia encostando em Tiquinho Soares. Isso ficou claro logo nos primeiros minutos. O camisa 17 teve duas chances de finalizar de cabeça, parando na defesa alvirrubra. Um prenúncio do que viria pela frente.


Se Marlon ajudou, Piazon foi quem mudou a partida. O meia entrou no lugar de um apagado Gustavo Sauer, que até teve um bom momento no começo do segundo tempo, mas no geral não produziu tanto, e teve participação direta nos lances decisivos.


Cobrança de escanteio de Piazon, casquinha de Marlon Freitas e Tiquinho apareceu na segunda trave para, de peixinho, completar para a rede. O próprio Lucas Piazon fechou o placar pegando uma bola na entrada da área e enchendo pé.





Lucas Piazon, Botafogo x Bangu — Foto: André Durão



Enquanto não consegue resolver o problema da criação com a bola rolando, o Glorioso vem usando com muita eficiência a arma da bola parada para anotar seus gols. Foi assim na vitória sobre o Volta Redonda, sobre o Madureira e novamente neste sábado.


É bem verdade que o Botafogo ainda tem coisas a melhorar, mas o time vem mostrando consistência e evolução constante, mesmo enquanto ainda tem que lidar com alguns desfalques de peso. As provas de fogo, porém, apenas começaram.


Se o Bangu é o quinto colocado da Taça Guanabara, pela frente a equipe de Luís Castro terá dois clássicos, contra Vasco na próxima quinta-feira (16) e contra o Flamengo, no dia 25, antes de decidir a vida na primeira fase da Copa do Brasil contra o Sergipe.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro