Páginas

domingo, 11 de outubro de 2020

Atuações do Botafogo: Honda e Caio Alexandre constroem vitória, e Forster vai mal contra o Sport


Veja as notas dos jogadores alvinegros na vitória por 2 a 1 na Ilha do Retiro



Melhores momentos de Sport 1 x 2 Botafogo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro


Caio Alexandre [VOL]: nota 7,5

O volante acertou todos os passes que deu na partida. Mais livre para chegar à frente, conseguiu bons lançamentos e, mais uma vez, foi decisivo e marcou um dos gols. É seu terceiro gol seguido no Brasileirão.


Keisuke Honda [MEC]: nota 7,5

O japonês tem sido fundamental para o Botafogo e voltou a aparecer bem. Além do gol, seu primeiro no Brasileirão, jogou mais próximo do ataque e foi participativo na marcação.


Rafael Forster [VOL]: nota 4,0


O zagueiro que está atuando como volante não fez boa partida. Errou passes, teve dificuldades na saída de bola e foi expulso no segundo tempo, deixando a equipe vulnerável



Botafogo — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press


CONFIRA TODAS AS NOTAS:

Diego Cavalieri [GOL]: 6,5

Kevin [LAD]: 6,0

Marcelo Benevenuto [ZAD]: 6,0

Kanu [ZAE]: 7,0

Victor Luis [LAE]: 6,0

Rafael Forster [VOL]: 4,0

Caio Alexandre [VOL]: 7,5

(Rentería [VOL]: sem nota)

Honda [MEC]: 7,5

Kalou [ATA]: 5,5

(Guilherme [LAE]: 6,0)

Rhuan [ATA]: 6,0

(Warley [ATA]: sem nota)

Pedro Raul [ATA]: 6,0


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Lazaroni reconhece importância da primeira vitória fora, mas diz que Botafogo "não está satisfeito"


Contra o Sport, técnico consegue sua segunda vitória seguida à frente do time alvinegro: "Premiar o trabalho que vem sendo feito desde o início do ano"




Melhores momentos de Sport 1 x 2 Botafogo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro


Invicto em seu início como técnico do Botafogo, Bruno Lazaroni liderou o time em sua primeira vitória fora de casa nesse Campeonato Brasileiro. Os 2 a 1 sobre o Sport na Ilha do Retiro tiraram o Bota da zona de rebaixamento. O treinador reconheceu a importância do resultado, mas não terá tempo para comemorar e já foca na sequência.


- Importância para mostrar para os jogadores a capacidade que eles têm. São os maiores responsáveis por isso. Premiar o trabalho que vem sendo feito desde o início do ano. Graças a eles e à ajuda de todos os departamentos conseguimos uma vitória importante, mas não estamos satisfeitos. A partir de amanhã estamos focados no Grêmio para dar continuidade ao bom trabalho e à entrega que estão dando dentro de campo.



Bruno Lazaroni em Sport x Botafogo — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press


Com a vitória, o Botafogo chegou aos 18 pontos no Campeonato Brasileiro e termina a rodada fora do Z-4. Na próxima rodada, o Bota enfrenta o Grêmio, quarta-feira, às 19h15, na Arena do Grêmio.


Outras declarações de Lazaroni


Expulsão do Forster


- A gente fez um bom primeiro tempo. Conseguindo construir desde o Cavalieri, criando boas oportunidades. Tivemos maior número de escanteios, mais posse de bola, mais finalizações. Por causa da expulsão tivemos que recuar mais do que gostaríamos. Mesmo nessa dificuldade, conseguiram segurar o resultado.


- A estratégia acabou sendo recuar um pouco mais, ficar mais próximos da nossa área e tentar diminuir os cruzamentos, evitar os cruzamentos. O gol deles saiu oriundo dessa jogada. Qualquer jogador que fica de fora faz falta. Falo sempre para os atletas terem atitude bastante profissional para termos todos os atletas à disposição, qualquer tipo de dor procurar o DM. Qualquer atleta que fica de fora é uma perda muito grande para a gente.


Momento do time


- O clima no vestiário sempre foi muito bom. A gente vinha de boas atuações, em diversos momentos não estávamos sendo tão eficientes. Nos dois últimos jogos tivemos um volume interessante e fomos eficientes nas oportunidades. É tudo mérito dos atletas, do trabalho de todos os departamentos envolvidos.


Honda

- Honda é um jogador muito profissional, se coloca à disposição para ajudar a equipe, assim como o Kalou e os outros jogadores. A utilização dele (mais avançado) também foi em virtude da ausência do Bruno Nazário, que por característica era o jogador que desempenhava essa função.


Fonte: GE/Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Histórias de vida unem Bruno Lazaroni e Jair Ventura, que vão se reencontrar em Sport x Botafogo


Profissionais passaram infância juntos e começaram suas carreiras de treinador no clube carioca; colega em comum, Thiago Oliveira lembra convivência na Arábia Saudita


O confronto entre Sport e Botafogo, às 18h15 deste domingo na Ilha do Retiro, vai colocar frente à frente Jair Ventura e Bruno Lazaroni, treinadores que começaram a carreira no clube carioca. Mas não só esse fato une os profissionais, que também conviveram juntos na infância, inclusive quando os pais trabalharam na Arábia Saudita.


No final da década de 1980, Sebastião Lazaroni foi treinar o Al-Ahli, da Arábia, após ser campeão estadual com o Vasco. A sede do clube é na cidade de Jeddah, localizada a cerca de duas horas de distância de Meca, onde Jairzinho treinava o Al-Wehda. A proximidade fez com que Lazaroni e Jair, os pais, se reunissem com frequência. E os filhos os acompanhavam.


A memória desse período no Oriente Médio foi resgatada por Thiago Oliveira, filho do ex-goleiro Jair Eraldo, que trabalhava como treinador de goleiros na comissão técnica de Sebastião Lazaroni.


- A foto foi tirada na Arábia Saudita em 1988. Meu pai e o Sebastião Lazaroni tinham trabalhado juntos já no Vasco e foram para trabalhar no Al-Ahli, da Arábia. O Jairzinho trabalhava lá em outro clube e ia pra Jeddah nos finais de semana pra essas resenhas. O Bruno Lazaroni e eu já nos conhecíamos do Vasco, íamos aos treinos e lá, longe de casa, o laço ficou mais forte. Naquela época criou-se um vínculo, mas depois não nos encontramos.



Bruno Lazaroni, Jair Ventura e Thiago Oliveira com os pais na Arábia Saudita — Foto: Arquivo pessoal


- Falei com o Bruno há uns anos, ele trabalhava na base do Botafogo, perguntei a ele sobre alguns atletas, nos enfrentamos na base também. Com o Jair eu falei há poucos dias sobre essa lembrança da Arábia. Falei que estava torcendo muito por ele, tem feito grandes trabalhos, fez um ótimo trabalho no Botafogo. Ele ficou feliz por eu ser treinador também. Fico feliz pelas carreiras dele e do Bruno - disse Thiago Oliveira ao ge.

"Nós respirávamos futebol, acompanhávamos nossos pais, crescemos nesse meio".



Thiago Oliveira é técnico do Sertãozinho — Foto: Luciano André/Sertãozinho FC


Bruno, Jair e Thiago seguiram passos parecidos na carreira. Incentivados pelo ambiente em que foram inseridos desde a infância, construíram a vida profissional no futebol. Primeiro como jogadores e, posteriormente, como treinadores. O Botafogo também fez parte, mesmo que rapidamente, da vida de Thiago, que atualmente treina o Sertãozinho, no interior de São Paulo.


- Em 2013 ou 2014 eu fiz estágio como treinador nas categorias de base do Botafogo com o Mauricio Souza. Foi um grande aprendizado, fiquei lá mais de um mês, e muito do que levo hoje como treinador foi daquela época, Botafogo abriu as portas pra mim, foi muito bom, aprendi com ótimos profissionais, me ajudou muito no início de carreira.


- O modelo de gestão dos clubes mudou muito. Antigamente, dificilmente víamos treinadores da base ou auxiliares técnicos terem oportunidades. Hoje, o meio até mais fácil de um jovem treinador conseguir uma chance numa equipe profissional é trabalhando como auxiliar permanente ou no sub-20 de um grande clube. Nós fazemos cursos constantemente para buscar conhecimento. Convivi desde pequeno com esses grandes treinadores do passado, então temos que nos profissionalizar, mas também valorizar esses grandes técnicos do passado, que foram e são importantes. Sou muito feliz, porque tive contato com treinadores de diferentes momentos.




Jair Ventura fala sobre relação com Bruno Lazaroni (clique no link: https://globoesporte.globo.com/video/sport-x-botafogo-jair-ventura-fala-sobre-relacao-com-bruno-lazaroni-8930057.ghtml)


Depois de pendurar as chuteiras, o ex-atacante Jairzinho começou como preparador físico no Botafogo, em 2008. Oito anos depois, em 2016, foi efetivado como treinador do time profissional e levou a equipe, que estava na zona de rebaixamento, à Libertadores do ano seguinte.


- Eu tenho muitas histórias com o Bruno. Essa é uma delas, a gente na Arábia, nossos pais treinadores. Na folga, a gente se encontrava, jogava pelada praticamente o dia todo. Jogamos muita pelada juntos também no Leme, depois no sub-20, temos praticamente a mesma idade. Agora essa oportunidade como treinador, feliz pela efetivação dele - afirmou Jair Ventura ao ge.


O ex-meia Bruno Lazaroni encerrou a carreira de jogador em 2012 e chegou ao Botafogo em 2013 para a função de treinador do sub-13. Assumiu a coordenação da base por um período e tornou-se auxiliar permanente em 2018. Contra o Sport, fará seu terceiro jogo como técnico efetivado.



Bruno Lazaroni foi efetivado recentemente no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Oliveira deixou os gramados em 2015. O ex-atacante investiu na carreira de treinador, buscou cursos de profissionalização e tem tido chances em times de menor expressão no futebol brasileiro. O técnico de 39 anos tem os colegas Bruno e Jair como inspiração.


- São duas carreiras, o Jair já mais consolidado, com mais trabalhos, e o Sport é a prova da competência dele, estou acompanhando a evolução. Vi o jogo do Botafogo contra o Palmeiras, baita jogo, Bruno fez uma leitura muito boa contra um grande mestre, o Luxemburgo. Os dois times vivem momentos distintos e vou torcer para que ambos façam uma boa exibição - concluiu Oliveira.


O Botafogo é 17º colocado do Brasileirão, com 15 pontos. O Sport, em 8º lugar, tem 20 pontos. O jogo na Ilha do Retiro é válido pela 15ª rodada da competição.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro