Páginas

domingo, 11 de julho de 2021

Análise: com Chamusca na corda bamba, Botafogo se afasta do G-4 com falhas recorrentes na defesa


Sequência de resultados pode custar o cargo ao treinador, que tem futuro discutido pela diretoria do clube. No campo, time repete erros e deixa pontos pelo caminho na luta para voltar à elite




Melhores momentos: Botafogo 3 x 3 Cruzeiro pela 11ª rodada do Brasileiro Série B



Rodada a rodada, o Botafogo se afasta da zona de classificação em meio às falha de uma defesa que perde segurança e opções jogo após jogo. Os resultados deixam não só o time longe do G-4 da Série B como colocam Marcelo Chamusca na corda bamba, com o cargo ameaçado pela falta de vitórias.


Contra o Cruzeiro, o time repetiu erros que são recorrentes nesse início de campeonato. O ataque produz, mas o meio de campo some em alguns momentos do jogo e a defesa não passa segurança. O que não tem só a ver com os titulares de cada setor, mas com o comportamento da equipe em cada fase da partida.


A situação pode custar o cargo a Marcelo Chamusca. O técnico terá o futuro discutido pelos dirigentes do Botafogo a partir desse domingo. A balança pesa mais para o lado da demissão, mas o martelo só será batido após o consenso entre presidente, vice, diretor de futebol e CEO não só sobre a ruptura, mas também para alinhar os próximos passos.


Enquanto isso, o treinador aposta na volta por cima e planeja os passos para superar o momento adverso. Inclusive com a chegada de reforços, como revelou na entrevista coletiva do último sábado.





Treinador está pressionado pelos resultados — Foto: iShoot Photography/Futura Press



Resultados pressionam

Toda essa turbulência acontece após somente uma vitória nos últimos cinco jogos da Série B. Sequência que deixa a equipe no meio da tabela, no 10º lugar, com 13 pontos. A diferença para o G-4 pode chegar a sete após essa 11ª rodada.


Contra o Cruzeiro, Chay tentou de tudo para dar a vitória ao Botafogo. Fez três gols, mas viu o time sofrer outros três e repetir erros que se tornam recorrentes no campeonato. A começar pelas falhas no sistema defensivo. Dos erros de passe que não permitem que o time fique com a bola por muito tempo à falta de atenção em jogadas capitais. Nem mesmo o primeiro gol aos oito minutos de jogo deixou a partida confortável.





A Voz da Torcida - Dep: "Semana que vem, espero que Chamusca não esteja mais no comando" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-dep-semana-que-vem-espero-que-chamusca-nao-esteja-mais-no-comando-9677573.ghtml)



O gol cedo deu tranquilidade até demais para o Botafogo. Apesar das brechas que o Cruzeiro apresentava na defesa, o time da casa não aproveitou como deveria o espaço que teve para construir um placar ainda melhor no primeiro tempo. Deixou os visitantes, aos poucos, crescerem no jogo e irem ao intervalo com quase o dobro de finalizações, seis contra 11.


O descontrole levou à virada do Cruzeiro. Coube a Chay evitar o pior, mas o time não escapou do tropeço na volta para casa. Foram os primeiros pontos perdidos como mandante no campeonato.


Sem saber se com Chamusca, o Botafogo terá a semana livre para preparar o time que enfrenta o Brusque, no próximo sábado, fora de casa, pela 12ª rodada da Série B.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro